SóProvas


ID
2042191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 6.404/1976, com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis e com a deliberação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) n.º 675/2011, julgue o item a seguir, relativo a princípios, estrutura, procedimentos e normas da contabilidade brasileira.

Os princípios contábeis relacionam-se à contabilidade como ciência do patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    A Contabilidade é uma ciência social, portanto, não exata, necessitando dos princípios de Contabilidade de adoção obrigatória para todas as entidades (pessoas fisicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos) na sua execução, de forma a padronizar as informações contábeis divulgadas para os seus usuários.

    Princípios de contabilidade
    No artigo 1° da resolução CFC nº 750/93, alterado pela resolução CFC nº 1.282/10, consta que os princípios fundamentais de Contabilidade passam a denominar-se princípios de Contabilidade, que atualmente correspondem aos princípios da(o):
    - competência
    - continuidade
    - entidade
    - oportunidade
    - prudência
    - registro pelo valor original

    Fonte: Sérgio adriano, contailidade 3D
    bons estudos

  • Gabarito Certo

    Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional.

    A partir de 02.06.2010, os "Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC)", citados na Resolução CFC 750/1993, passam a denominar-se "Princípios de Contabilidade (PC)", por força da Resolução CFC 1.282/2010.

    Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.

    São Princípios de Contabilidade:

    I) o da ENTIDADE;  

    II) o da CONTINUIDADE;  

    III) o da OPORTUNIDADE;  

    IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;  

    V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC 1.282/2010)  

    VI) o da COMPETÊNCIA; e  

    VII) o da PRUDÊNCIA

     

    fonte:http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/principiosfundamentais.htm

  • Para mim eu teria pedido recurso. Porque ela é ciências sociais, mas não do patrimônio do patrocínio é objeto. 

  • Muita gente não entende porque a contabilidade é um ciência social aplicada. Isso acontece porque a Contabilidade estudada a atividade econômica do homem, por isso que é uma ciência social aplicada (aplicada à atividade econômica).

  • Princípios foram revogados.
  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/8UGWD4sPyjY

  • Contabilidade é uma ciência social (e não do patrimônio), mas para essa questão temos que ter em mente o seguinte: por ser uma ciência não exata, ela necessita que Princípios de Contabilidade sejam adotados de forma obrigatória para todas as entidades na sua execução, para que seja possível padronizar as informações contábeis divulgadas para os seus usuários.

    Ou seja, os princípios contábeis são aplicado na contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, e justamente por ter como objeto o Patrimônio das Entidades, podemos considerar que ““Os princípios contábeis relacionam-se à contabilidade como ciência do patrimônio.”

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.

    bons estudos

  • CESPE INVENTANDO MODA COMO SEMPRE

  • invenção da cespe. todo mundo aprendeu que era uma ciência social. mas para cespe eh uma ciência patrimonial.
  • CORRETO.

    Devemos iniciar essa questão pela Devemos iniciar essa questão pela definição de contabilidade.

    Definição formal de contabilidade: Contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica (1º Congresso Brasileiro de Contabilidade/1924).

    objeto da contabilidade é o PATRIMÔNIO. Patrimônio é conjunto de bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade.

    campo de aplicação são as aziendas. A azienda surge quando temos um patrimônio gerido de maneira organizada.

    Resolução 750/93 (com suas alterações) foi a principal norma a tratar dos Princípios de Contabilidade. Vejamos:

    Art. 2º Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

    Vamos então analisar a assertiva:

    “Os princípios contábeis relacionam-se à contabilidade como ciência do patrimônio.”

    Essa questão gera dúvidas entre os alunos, já que o CESPE a considerou CERTA.

    Vimos anteriormente que a Contabilidade é uma ciência social (e não do patrimônio), mas para essa questão temos que ter em mente o seguinte: por ser uma ciência não exata, ela necessita que Princípios de Contabilidade sejam adotados de forma obrigatória para todas as entidades na sua execução, para que seja possível padronizar as informações contábeis divulgadas para os seus usuários.

    Ou seja, os princípios contábeis são aplicado na contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, e justamente por ter como objeto o Patrimônio das Entidades, podemos considerar que ““Os princípios contábeis relacionam-se à contabilidade como ciência do patrimônio.”

    FONTE: PDF ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • Certo.

    A contabilidade é uma ciência social aplicada, que tem como objeto o PATRIMÔNIO de qualquer pessoa, assim, pode ser denominada de ciência do patrimônio.