SóProvas


ID
2044177
Banca
Quadrix
Órgão
CREMAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O Assistente Administrativo recebe a incumbência de redigir um memorando. Atendendo aos requisitos básicos da redação oficial, ele deverá redigir o documento de forma concisa, ou seja, o texto deverá transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Outro requisito importante é a clareza, qualidade básica de todo texto oficial. Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. E, além disso, deverá evitar a duplicidade de interpretações que pode decorrer de um tratamento personalista dado ao texto. Essa descrição corresponde à característica do(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

    No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

    a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.

    Fonte: Redação Oficial para Concursos, 2011, Paulo Paranhos, página 7

     

  • Gab: D

     

    que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunica­ções oficiais decorre:

     

    a) DA AUSÊNCIA DE IMPRESSÕES INDIVIDUAIS de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém­-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Admi­nistração guardem entre si certa uniformidade;

     

    b) DA IMPESSOALIDADE de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;

     

    c) do CARÁTER IMPESSOAL do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.

  • GAGARITO LETRA D

    Do enunciado "um tratamento personalista dado ao texto". Ou seja, um tratamento pessoal.