SóProvas


ID
2044294
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto aos princípios gerais do Sistema Tributário Nacional estabelecidos na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab = Letra A

    Art. 149 da CF. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.

  • FUNDAMENTO LEGAL DA LETRA E:

    -

    Art. 146, parágrafo único, inciso I, da CF.

  • --> LETRA A 

     

    a) Os Estados podem instituir tributos, tais como taxas e contribuições de interesse das categorias profissionais. ERRADO. Art. 149, CF: "compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo".

     

     b) As normas gerais sobre prescrição e decadência, em âmbito tributário, devem ser definidas em lei complementar. CERTO. Art. 146, III, b, CF: "Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: b) obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência tributários". 

     

    c) As contribuições de intervenção no domínio econômico são instituídas exclusivamente pela União. CERTO. Art. 149, CF: "compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo". 

     

     d) O tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas é possibilitado pelo Sistema Tributário Nacional. CERTO. Art. 146, III, d, CF: "Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive nos regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art. 239". 

     

     e) O Distrito Federal pode ter um regime único de arrecadação de impostos, opcional para os contribuintes. CERTO. Art. 146, parágrafo único, CF: "a lei complementar de que trata o inciso III, d, também poderá instituir um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, observado que: I - será opcional para o contribuinte". 

  • Eu já fui gato-mestre em Tributário, em uma época, e em Trabalho, em outra época. Usei do meu conhecimento empoeirado e no fundo do baú mental pra acertar essa. Agora, ter uma matéria fresca na cabeça é outra coisa Hehehe

     

    Vida longa e próspera, C.H.

  • QUESTÃO ANULÁVEL.

    Na verdade, os Estados podem sim instituir contribuições de interesse das categorias profissionais (art.149, §1º). O que é exclusiva da União é a CIDE.

    Portanto, LETRA A está CORRETA.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Sistema Tributário Nacional. Atenção: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A- Incorreta. Trata-se de competência exclusiva da União. Art. 149, CRFB/88: "Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo".

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 146: "Cabe à lei complementar: (...) III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: (...) b) obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência tributários; (...)".

    C- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 149, vide alternativa A.

    D- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 146: " Cabe à lei complementar: (...) III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: (...) d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art. 239. (...)".

    E- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 146, parágrafo único: "A lei complementar de que trata o inciso III, d, também poderá instituir um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, observado que: I - será opcional para o contribuinte; (...)

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (já que a questão pede a incorreta).