SóProvas


ID
2044612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à teoria do consumidor.

Dois indivíduos que, estando no nível ótimo de Pareto, tenham comprado um pacote de viagem para passar férias em Orlando, nos Estados Unidos, possuem níveis de utilidade iguais.

Alternativas
Comentários
  • Mesma nível de utilidade (satisfação), não significa quantidade consumida igual de bens.

  • Eficiência não implica obrigatoriamente equidade e vice-versa. Equidade não significa eficiência. Pode-se ter equidade e eficiência juntas, mas não necessariamente como uma regra.

  • O que significa dizer que está no "nível ótimo de Pareto"?

  • Ótimo de Pareto: Ocorre quando eu não puder alterar a situação de alguém, a não ser em detrimento de outrem.

  • Mais uma de economia sem comentários agregadores...

    Acoorda QC

  • GABARITO ERRADO

     

    A utilidade descreve as preferências do consumidor. Como essas são pessoais, não é possível afirmar que as utilidades são iguais, mesmo quando todos experimentam a eficiência de Pareto.

     

     

  • Não mesmo!

    Uma coisa está totalmente desvinculada da outra.

    Na aula mesmo nós vimos preferências de Rafael em Júlia distintas.

    Isso não os impede de estar numa situação ótima de Pareto.

    Aliás, trocas livres tendem a levar a esta situação.

    Resposta: E

  • O enunciado faz referência ao conceito de Ótimo de Pareto, utilizado em vários campos de conhecimento, inclusive na microeconomia. Vamos ao tema:

    Ótimo de Pareto, em economia, é a situação de máxima eficiência possível na alocação de recursos, isto é, não é possível realocá-los sem que a melhora na situação de um indivíduo corresponda, necessariamente, a piora de outro. Em outras palavras, na microeconomia, Ótimo de Pareto traduz a situação que a utilidade de um agente econômico não pode ser aumentada sem que a utilidade de outro agente seja diminuída em consequência.

    Voltando à assertiva, notem que o conceito não diz respeito a níveis de utilidade iguais. Ótimo de Pareto não implica, necessariamente, em níveis de utilidade iguais entre os indivíduos analisados, apenas que não é possível melhorar a situação de um sem prejudicar a do outro. Inclusive, o conceito não trata da questão se os recursos estão alocados de forma socialmente justa, da distribuição dos recursos, a alocação pode ser excelente do ponto de vista econômico e péssima do ponto de vista social e de igualdade entre as utilidades dos indivíduos.

    Além do mais, as preferências dos consumidores são distintas entre si e um pacote de viagem para Orlando pode gerar mais utilidade para uma pessoa do que para outra, só pensar em quem já foi 10 vezes e em quem está indo pela primeira vez.


    Gabarito do Professor: ERRADO.