-
Gabarito CERTO
produto interno bruto Total dos bens e serviços produzidos pelas unidades produtoras residentes destinados ao consumo final sendo, portanto, equivalente à soma dos valores adicionados pelas diversas atividades econômicas acrescida dos impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos.
O produto interno bruto também é equivalente à soma dos consumos finais de bens e serviços valorados a preço de mercado sendo, também, equivalente à soma das rendas primárias. Pode, portanto, ser expresso por três óticas:
a) da produção - o produto interno bruto é igual ao valor bruto da produção, a preços básicos, menos o consumo intermediário, a preços de consumidor, mais os impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos;
b) da demanda - o produto interno bruto é igual a despesa de consumo das famílias, mais o consumo do governo, mais o consumo das instituições sem fins de lucro a serviço das famílias (consumo final), mais a formação bruta de capital fixo, mais a variação de estoques, mais as exportações de bens e serviços, menos as importações de bens e serviços;
c) da renda - o produto interno bruto é igual à remuneração dos empregados, mais o total dos impostos, líquidos de subsídios, sobre a produção e a importação, mais o rendimento misto bruto, mais o excedente operacional bruto
ftp://ftp.ibge.gov.br/Contas_Nacionais/Sistema_de_Contas_Nacionais/Notas_Metodologicas_2010/05_glossario_referencias.pdf
bons estudos
-
Pessoal, o PIB pode ser calculado por 3 óticas: Produto/Produção, Renda e Despesa/Demanda
A questão cobrou, praticamente, esta fórmula a respeito da ótica do produto/produção:
PIB(cf) = Valor Bruto da Produção - Consumo Intermediário
Lembrando também que existe essa:
PIB(pm) = PIB(cf) + Impostos Indiretos - Subsídios
Bons estudos!
-
O produto interno bruto é a diferença entre o valor bruto da produção e o consumo intermediário. Por esta ótica, calculamos o PIB pelo produto agregado, mostrado pela conta de produção.
Vale lembrar que precisamos pegar o produto e excluir o consumo intermediário para evitar a dupla contagem, pois se já contamos o pão (produto final) não precisamos contar a farinha (consumo intermediário).
Resposta: C
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Essa é uma das famosas e polêmicas questões que o Cebraspe considera correta mesmo estando incompleta, uma vez que não mencionou os impostos que são somados ao preço e os subsídios que devem ser subtraídos para chegar ao preço básico (de mercado).
Revisando:
A conta de produção mede um velho conhecido nosso: o Produto Interno Bruno, PIB. Em alguns casos, ele pode receber o nome de valor adicionado bruto, algo que faz sentido, uma vez que é uma variável do tipo fluxo, que demonstra quanto uma economia produziu em determinado período.
Em outras palavras, se dissermos que o PIB de 2020 foi de R$1 trilhão, estaremos dizendo que essa economia adicionou o valor total de R$1 trilhão nesse ano, e se trata de um valor bruto, uma vez que não leva em conta a depreciação.
Para obter o saldo dessa conta, faz-se o seguinte:
- Valor da Produção – Consumo Intermediário + Impostos sobre o Produto – Subsídios = PIB
Portanto, adota-se o conceito de PIB a preços de mercado (preços básicos).
Passando os conceitos acima para a linguagem da contabilidade nacional, com valores reais da economia brasileira em 2016, temos o seguinte:
Conta de Produção em 2016 (em milhões de reais)
Usos _____________ Transações e saldos _____________ Recursos
Produção _____________________ 10 542 067
5 124 368 _________ Consumo intermediário
Impostos sobre produtos __________ 855 109
Subsídios aos produtos __________ (-) 5 603
6 267 205 _________ Produto Interno Bruto
O gabarito fica com ressalvas, a despeito do caráter didático desta resolução.
-
Gab. C
Suponhamos que um país produza um único bem final que seja consumido por seus habitantes: o pão. Para produzir pão, no entanto, é necessário produzir trigo e farinha. O processo de produção pode ser representado a seguir:
- Produto............Valor do produto...................... Insumos.........................Valor adicionado
- Trigo.......................10.......................................................0............................................10
- Farinha ..................15..................................................... 10.......................................... 15
- Pão .........................20..................................................... 15 ...........................................5
Assim, o Valor do Produto Agregado dessa economia é 20, que corresponde à produção do único bem final dessa economia. Esse valor pode também ser encontrado somando-se o valor adicionado em cada etapa do processo produtivo.
Já o Valor Bruto da Produção (VBP) é a soma do valor de cada um dos bens na economia que, no nosso exemplo, é igual a 45. Esse valor, evidentemente, apresenta o problema de dupla contagem, já que no valor de cada produto também foram incluídos os valores dos insumos necessários à sua produção, ou seja, o chamado consumo intermediário.
Dessa forma, o Valor Adicionado (VA) é dado por: VA = VBP - Consumo de bens e serviços intermediários.
Fonte: Manual de Macroeconomia (USP); p.21
-
Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos
10/12/2019 às 10:33
O produto interno bruto é a diferença entre o valor bruto da produção e o consumo intermediário. Por esta ótica, calculamos o PIB pelo produto agregado, mostrado pela conta de produção.
Vale lembrar que precisamos pegar o produto e excluir o consumo intermediário para evitar a dupla contagem, pois se já contamos o pão (produto final) não precisamos contar a farinha (consumo intermediário).
Resposta: C