SóProvas


ID
2044723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com respeito à estrutura orçamentária e à evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue o item que se segue.

A evolução da dívida externa líquida negativa no final da primeira década deste século ajudou a reduzir a dívida total líquida do setor público, ainda que a dívida interna líquida tenha crescido.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Brasil paga sua dívida comprando dólares.

    ↑pagamento dívida externa = comprar US$

     

    Quando faz esta operação, entretanto, interfere no mercado de reais, porque troca real por dólar. Ou seja, há um aumento da oferta de real. Para evitar a inflação, precisa vender títulos para retirar os reais do mercado, aumentando a dívida interna.

    Então, na verdade quando pago dívida externa estou só transferindo a dívida para o plano interno.

  • A evolução da dívida externa líquida negativa no final da primeira década deste século ajudou a reduzir a dívida total líquida do setor público, ainda que a dívida interna líquida tenha crescido.

    Tradução:
    A redução da dívida externa líquida no final dos anos 2010, ajudou a reduzir a dívida total líquida do setor público, ainda que a dívida interna líquida tenha crescido.

  • Perfeito!

    Olhemos de novo para nosso querido (e importantíssimo!) gráfico:

    Note que a dívida externa líquida (roxa) fica ainda mais negativa entre 2005 e 2008, o que contribui para a queda da dívida líquida total (laranja), mesmo que a dívida líquida interna (azul) tenha subido no período.

    Resposta: C

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale / Galera do QC

    A  dívida  externa  líquida  brasileira  tornou-se  negativa  no  final  da  década  passada.  A  dívida interna, entretanto, aumentou no período. Tendo em vista a queda da dívida líquida total do setor público entre 2002 e 2010, concluímos que a evolução da dívida externa líquida negativa no final da primeira década deste século ajudou a reduzir a dívida total líquida do setor público

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q681542 ➜ O  resultado  primário  do  setor  público  corresponde  ao  déficit  nominal  deduzido  dos  juros nominais incidentes sobre a dívida pública. (CERTO)

    • R: O conceito de juros nominais é bem mais amplo, e inclui a inflação (correção dos preços). Esta correção dos preços pode ser resumida nas correções monetária e cambial, pois tais correções são decorrentes de variações no valor da moeda (correção monetária e cambial).
    • Assim, quando somamos os juros nominais ao déficit primário, estamos somando não somente as taxas de juros sobre a dívida, mas também a correção monetária e cambial. Por isso:
    • déficit nominal = déficit primário + juros nominais
    • déficit primário = déficit nominal - juros nominais

    ===

    Q447631 ➜ O resultado primário do setor público corresponde ao déficit nominal deduzido dos juros nominais apropriados por competência, incidentes sobre a dívida pública. Para facilitar a mensuração do efeito da política fiscal executada pelo governo, a parcela dos juros externos e incidentes sobre a dívida mobiliária em moeda estrangeira não é considerada.

    • R: O resultado primário do setor público, corresponde ao déficit nominal (NFSP) menos os juros nominais apropriados por competência, incidentes sobre a dívida pública. A parcela dos juros externos e incidentes sobre a dívida mobiliária vinculada à moeda estrangeira é convertida pela taxa média de câmbio de compra.

    ===

    Q898915 ➜ A Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP), corresponde à diferença entre o fluxo agregado de receitas totais (inclusive de aplicações financeiras) e de despesas totais (inclusive despesas com juros), em determinado período. (CERTO)

    • R: NFSP é igual ao déficit nominal;segundo o manual de estatística fiscal bo BACEN 2018
    • Déficit nominal: Receitas totais menos despesas totais
    • Déficit operacional: Receitas totais menos despesas totais SEM correção monetária
    • Déficit primário: Receitas totais menos despesas totais SEM correção monetária E juros reais

    ===

    Q840291 ➜ A Dívida Líquida do Setor Público corresponde ao total das obrigações do setor público não financeiro deduzido dos seus ativos financeiros junto aos agentes privados não financeiros e ao resto do mundo. (ERRADO)

    • R: Dívida líquida do setor público corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor público não-financeiro e do BC frente ao sistema financeiro (público e privado), ao setor privado não-financeiro e ao resto do mundo.