SóProvas


ID
2044903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo a doenças respiratórias que podem acometer a criança.

A espirometria é importante para o diagnóstico clínico da asma em crianças a partir dos cinco anos de idade, podendo fornecer informações sobre a limitação e a reversibilidade do fluxo aéreo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto.

     

     

    A espirometria (do latim spirare = respirar + metrum = medida) é a medida do ar que entra e sai dos pulmões. Pode ser realizada durante respiração lenta ou durante manobras expiratórias forçadas.

     

    A espirometria é um teste que auxilia na prevenção e permite o diagnóstico e a quantificação dos distúrbios ventilatórios. A espirometria deve ser parte integrante da avaliação de pacientes com sintomas respiratórios ou doença respiratória conhecida.

  • Espirometria

     

    Estudo da função pulmonar após expiração forçada, cujos valores são comparados com a média esperada para sexo, altura e peso. O objetivo principal é comprovar a presença do processo obstrutivo e demonstrar sua reversibilidade. Avalia-se principalmente o VEF1 (volume expiratório forçado no primeiro segundo) e a CVF/VEF1 (capacidade vital forçada/VEF1 ).

     

    A reversibilidade é definida pelo aumento maior ou igual a 7% do valor previsto e 200 ml do VEF1 (para o Global Initiative for Asthma – GINA, o valor aceito na variabilidade é de ≥ 12% e 200 ml) após a administração de broncodilatadores (BD de curta duração, 200-400 mcg de salbutamol). Quando se utiliza o medidor de pico do fluxo expiratório, o incremento deve ser igual ou maior que 20% em adultos.

     

    Considera-se indicativo de asma os pacientes que apresentarem VEF1 /CVF < 0,7 do previsto para adultos e < 0,9 para crianças, na ausência de outras doenças respiratórias tais como DPOC em adultos ou bronquiolite em crianças.

     

    • VEF1 ≥12% do previsto e 200ml (absoluto) → REVERSIBILIDADE

    • VEF1 /CVF<0,7 (adultos) e <0,9 (crianças)

     

    CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre doenças respiratórias que podem acometer a criança.

    A espirometria é um teste de função pulmonar que permite a avaliação dos volumes e fluxos de ar. É importante para o diagnóstico de doenças pulmonares como a asma. Em crianças a partir dos cinco anos de idade pode fornecer informações sobre a limitação e a reversibilidade do fluxo aéreo. Em crianças menores não é indicado devido a dificuldade de orientação e seguimento para realização.

    Resposta do Professor: Certo.