SóProvas


ID
2045335
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder a questão.

Texto 1

FICHAMENTO

    O Fichamento é uma parte importante na organização para a efetivação da pesquisa de documentos. Ele permite um fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho.
    Os registros e a organização das fichas dependerão da capacidade de organização de cada um. Os registros não são feitos necessariamente nas tradicionais folhas pequenas de cartolina pautada. Podem ser feitos em folhas de papel comum ou, mais modernamente, em qualquer programa de banco de dados de um computador. O importante é que elas estejam bem organizadas e de acesso fácil para que os dados não se percam.
    Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de resumo ou de conteúdo, e o fichamento de citações.
     FICHA BIBLIOGRÁFICA: é a descrição, com comentários, dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.
    FICHA DE RESUMO OU CONTEÚDO: é uma síntese das principais ideias contidas na obra. O pesquisador elabora esta síntese com suas pró­ prias palavras, não sendo necessário seguir a estrutura da obra. Observação: Existem dois tipos de resumos:
    a) Informativo: são as informações específicas contidas no documento. Nesta ficha pode-se relatar sobre objetivos, métodos, resultados e conclusões. Sua precisão pode substituir a leitura do documento original.
    b) Indicativo: são descrições gerais do documento, sem entrar em detalhes da obra analisada. FICHA DE CITAÇÕES: é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.
BELLO, 2004, apud GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 7. ed. Brasília: JRG, 2015, passim. (com adaptações)]

Analise as assertivas a seguir com base no trecho: "O importante é que elas estejam bem organizadas e de acesso fácil para que os dados não se percam.”

I. "que” é pronome relativo.

II. "que” introduz oração subordinada adjetiva.

III. "que” é conjunção integrante.

IV. "que” introduz oração subordinada substantiva predicativa.

Com base nas proposições acima, encontre a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O importante é ? ISSO = conjunção integrante;

    Se é C.I já não é P.R só por ai mata a questão e vida que segue;

  • TIPOS DE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

    Subjetivas

    As orações subordinadas substantivas subjetivas atuam como sujeito do verbo da oração principal. Exemplos:

    Ainda dá tempo: Encontre a sua bolsa de estudos!

    1. É fundamental o seu comparecimento à reunião.

    2. É fundamental que você compareça à reunião.

    3. É fundamental você comparecer à reunião.

     

    O primeiro período é simples. Nele, "o seu comparecimento à reunião" é sujeito da forma verbal é. Na ordem direta é mais fácil constatar isso: "O seu comparecimento à reunião é fundamental".

    Nos outros dois períodos, que são compostos, a expressão "o seu comparecimento a reunião" foi transformada em oração ("que você compareça a reunião" e "você comparecer à reunião"). Nesses períodos, as orações destacadas são subjetivas, já que desempenham a função de sujeito da forma verbal "é". A oração "você comparecer à reunião", que não é introduzida por conjunção e tem o verbo no infinitivo, é reduzida.

    Quando ocorre oração subordinada substantiva subjetiva, o verbo da oração principal sempre fica na terceira pessoa do singular. As estruturas típicas da oração principal nesse caso são:

    a) verbo de ligação + predicativo - é bom..., é conveniente..., é melhor..., é claro..., está comprovado..., parece certo..., fica evidente..., etc.

    Observe os exemplos: 
    É preciso que se adotem providências eficazes. 
    Parece estar provado que soluções mágicas não funcionam.

    b) verbo na voz passiva sintética ou analítica - sabe-se..., soube-se..., comenta-se..., dir-se-ia..., foi anunciado..., foi dito..., etc.

    Exemplos: 
    Sabe-se que o país carece de sistema de saúde digno. 
    Foi dito que tudo seria resolvido por ele.

    c) verbos como convir, cumprir, acontecer, importar, ocorrer, suceder, parecer, constar, urgir, conjugados na terceira pessoa do singular.

    Exemplos: 
    Convém que você fique. 
    Consta que ninguém se interessou pelo cargo. 
    Parece ser ela a pessoa indicada.

    Muitos autores consideram que o relativo "quem" deve ser desdobrado em "aquele que". Tem-se, assim, um relativo (que), que introduz oração adjetiva. Outros autores preferem entender que "Quem usa drogas" é o efetivo sujeito de experimenta. Esta nos parece a melhor solução.

  • Importante atentar para o fato de que a frase em questão possui dois "que", mas que a questão trata somente do primeiro deles ("O importante é que (...)").

  • Qual seria a letra correta? Não estou conseguindo marcar nenhuma!!!!