SóProvas


ID
2045377
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

"Consiste no estoque dos itens que já foram produzidos, mas ainda não foram comercializados" O conceito apresentado refere-se à definição de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como D e eu DISCORDO da banca.

    DIAS (2010) - O ciclo total do estoque, que vai desde a compra da matéria-prima até a venda do produto acabado, deve ser minimizado e ao mesmo tempo as faltas de estoque mantidas ao mínimo possível.

    1. CESGRANRIO -ANP - 2008A produção de bens requer o processamento
    de elementos que serão transformados em bens finais ou produto acabado. O
    petróleo, por exemplo, passa por diversos processos até sua utilização final por
    indústrias e lares. Esses elementos que originam e desencadeiam todo o processo
    de transformação recebem o nome de
    a) matéria em processamento.
    b) matéria em acabamento.
    c) matéria-prima.
    d) matéria acabada.
    e) matéria semi-acabada.
    Comentário FELIPE PETRACHINI : Pode haver certa dúvida quanto a escolher “matéria-prima” e  “matéria semiacabada”, mas o próprio enunciado se refere a elementos que “..originam e desencadeiam todo o processo...”. Pois bem, se os elementos é que dão origem ao processo, então estamos falando dos elementos mais básicos que alimentam a produção, ou seja, as matérias-primas, a primeira coisa a aparecer em nosso processo produtivo. LETRA C.

    Segundo o estágio de processamento, os materiais se apresentarão da  seguinte maneira8:
    1. Matérias-primas - 2. Materiais em processamento 3. Materiais semiacabados 4. Materiais acabados ou componentes 5. Produtos acabados.

    Produtos acabados –São aqueles que já passaram por todo processo produtivo, estão prontos e acabados. São os produtos que são oferecidos aos clientes.

    9Dias, Marco Aurélio P., Administração de Materiais: princípios, conceitos e
    gestão, ed. Atlas, 6ª ed., pág. 15.

  • Gab. D

     

    Matérias-primas– são aqueles materiais que normalmente são obtidos dos chamados fornecedores, são aqueles materiais básicos e necessários para o processo produtivo, seu volume está diretamente ligado à quantidade de produtos acabados.

     

    Materiais em processamento– São aqueles que já não são mais matérias-primas, mas que ainda não são um produto acabado, são materiais que ainda estão sendo utilizados na confecção de produtos, estão em uma fase intermediária, e desta forma, já não se encontram no almoxarifado.

     

    Materiais semiacabados– São aqueles que estão em um estágio um pouco mais avançado do que os materiais em processamento, estão
    parcialmente acabados, faltam poucas etapas do processo produtivo para tornarem-se produtos acabados.

     

    Materiais acabados (ou componentes)– São peças isoladas que serão componentes do produto final.

     

    Produtos acabados– São aqueles que já passaram por todo processo produtivo, estão prontos e acabados. São os produtos que são oferecidos aos clientes.
     



    Fonte:Felipe Petrachini - Estratégia

  • - Estoque de Proteção ou Hedge Inventory: é feito quando excepcionalmente está previsto um acontecimento que pode colocar em risco o abastecimento normal de estoque e gerar uma quebra na produção e/ou vendas. Normalmente são greves, problemas de novas legislações, período de negociação de nova tabela de preços, etc;

     

    https://portogente.com.br/portopedia/78666-tipos-de-estoques

  • Produto acabado é aquele cujo processamente já se encerrou e está pronto pra ser comercializado. Assim, LETRA D CORRETA.