SóProvas


ID
204538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em março de 2010, Tancredo Neves completaria 100 anos de idade. Esse político exerceu cargos de deputado, senador e governador de Minas Gerais, até ser eleito Presidente da República por um colégio eleitoral, em 1985. No Brasil, a eleição de Tancredo Neves para Presidente da República marcava o fim de um regime político

Alternativas
Comentários
  • Tancredo neves foi eleito a presidente do Brasil com o vice josé Sarney, em 1985 marcando o fim do regime militar no Brasil. O povo brasileiro estava exigindo as Diretas Já, portando a letra correta é a B

  • Continuando o comentário da colega abaixo, ´como vice e assumindo LOGO DEPOIS como presidente, Sarney expandiu o seu reinado para além do Maranhão.

    Reinado esse que até hoje não se desfez.

  • Vinte anos após, o corpo médico do Hospital de Base de Brasília revelou que não divulgou o laudo correto da doença à época, que não teria sido diverticulite, mas sim um tumor. Embora benigno, o anúncio de um tumor poderia ser interpretado como câncer, causando efeitos imprevisíveis no andamento político no momento.

    Assumiu a Presidência da República o vice José Sarney, encerrando o período de 5 governos conduzidos por militares, chamado de Anos de chumbo, iniciado com o Golpe de 1964 ou Revolução de 1964.

    Mesmo sem ter tomado posse, Tancredo Neves é, por força de lei, elencado entre os ex-presidentes do Brasil, pela lei nº 7.465, de 21 de abril de 1986:

    "O cidadão Tancredo de Almeida Neves, eleito e não empossado, por motivo do falecimento, figurará na galeria dos que foram ungidos pela Nação brasileira para a Suprema Magistratura, para todos os efeitos legais".

    Em 2010, ocorre o centenário de nascimento de Tancredo Neves. Em 1º de março de 2010, foi lançado um selo comemorativo do centenário de nascimento do ex-presidente. O evento fez parte de uma série de homenagens que se seguiram até o dia do centenário de seu nascimento: 4 de março de 2010.

    É lembrado "como político conciliador e hábil articulador político"

    A cidade baiana Presidente Tancredo Neves foi nomeada em sua homenagem.

    Deixou dois depoimentos que saíram em livros: o primeiro: "Tancredo Neves, A trajetória de um liberal", a partir de uma entrevista dada à sua sobrinha Lucília de Almeida Neves, narra sua trajetória política até 1954 apenas, pois Tancredo parou a entrevista para se dedicar integralmente à eleição no colegial eleitoral que ocorreria em 1985. O segundo livro entrevista foi "Tancredo fala de Getúlio", onde dá seu depoimento sobre o antigo presidente e a sua atuação política ao lado de Getúlio.

    No final de março de 2010, o então Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, inaugurou a nova sede do Governo do Estado, denominada Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.