SóProvas


ID
2045416
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A cheia dos rios Madeira e Purus, que deixaram sete municípios em estado de emergência, preocupam os donos de embarcações que transportam cargas para Porto Velho, em Rondônia. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Navegação, Claudomir Carvalho, a enchente atípica do rio Madeira está fazendo com que a viagem para Porto Velho que era feita em 8 dias, esteja demorando 11 dias para ser concluída.”  


(Vasconcelos, Jéssica. Enchente anormal do rio Madeira afeta economia do Amazonas. A Crítica.com. em 27/02/2014).   

Sobre a navegabilidade do rio Madeira, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Como pode ser visto a alternativa B e C se contradizem, mas o gabarito está como a alternativa E.

    b) De Porto Velho até sua foz no rio Amazonas, o Madeira é navegável, seguindo, desta forma, até Belém, capital do estado do Pará, durante todo o ano.

     c) O trecho do rio até as proximidades de Porto Velho não apresenta condições de navegabilidade devido à grande quantidade de cachoeiras existentes.

  • Vanderlúcia,

    Na verdade não se contradizem, "até as proximidades de PVH" engloba a região de Nova Mamoré, o encontro com o Rio Abunã e as Usinas Hidrelétricas, toda essa região é considerada Alto Madeira e não apresenta condições de navegabilidade. Depois da Cidade de Porto Velho, segue sentido sua Foz no Rio Amazonas Onde tem condições de navegabilidade. Esse trecho de Porto Velho até sua foz é conhecido como baixo madeira.

  • mas a C afirma CACHOEIRAS, que eu saiba NÃO há nesse percurso!!

  • Percurso denominado Alto Madeira segue da nascente do rio, na Cordilheira dos Andes, no Equador, entrando no Brasil pelo Sul do estado com diversas cachoeiras e altíssimos desníveis até Porto Velho.


    O Rio madeira surge nos encontros dos Rios Beni e Mamoré e surge na porção oeste do Estado.

  •  Também fiquei em dúvida, Vanderlúcia.

    Lendo um pouco mais sobre o assunto, chego a conclusão que não há contradição. “As Proximidades de Porto Velho” se refere a Parte Oeste de Cachoeira de Santo Antônio (que fica no município de Porto Velho). O Rio segue de Oeste ao Leste desse jeito (a grosso modo):

    _Alto Madeira (Parte Não Navegável, a Oeste): da Confluência entre os Rio Mamoré e Beni (como explicado pelo colega Parceles) até a parte oeste da Cachoeira de Santo Antônio (“Proximidades de Porto Velho”)

    _Baixo Madeira (Parte Navegável, a Leste): do Leste da Cachoeira da Santo Antônio (Município de “Porto Velho”) até sua foz, onde encontra o Rio Amazonas (no Município de belém do Pará)

    Ou seja, a Parte Navegável abrange o Município de Porto Velho (ou parte dele, pelo menos) e o município de Belém do Pará (ou parte dele, pelo menos)

    http://www.overmundo.com.br/guia/cachoeira-de-santo-antonio

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrografia_de_Rond%C3%B4nia

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Madeira

  • O rio Madeira nasce na Cordilheira dos Andes, BOLÍVIA. Entrando no Brasil pelo OESTE do estado.

  • Rio madeira até Belém???? Impossível. O madeira passa somente pelo Amazonas e Rondônia. Essa questão está errada.

  • Fui por exclusão.É só associar rio Madeira com Brasil, Bolívia e Rondônia. Essas são as palavras chaves. a unica coisa que eu tinha certeza é que esse rio nao tem nada a ver com o Equador. Portanto letra E.

  • O rio Madeira nasce nos Andes bolivianos e peruanos e banha os estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

    É formado pela confluência dos rios Beni (e seu afluente Madre de Dios) e Mamoré (e seu afluente Guaporé), evento que ocorre em Rondônia, na fronteira entre Brasil e Bolívia. A partir deste ponto recebe o nome de Madeira e estende-se por cerca de 1.425 quilômetros até a foz no rio Amazonas, próximo a Itacoatiara/AM. Possui como principais afluentes os rios Abunã e Ji-Paraná, em Rondônia, e Aripuanã, no estado do Amazonas. 

  • Letra D completamente errada! O rio que Antes de entrar em território brasileiro se chama ucayali, depois que entra em território brasileiro passa a se chamar de Rio solimões chegando ao rio negro passa a ser o Rio Amazonas (Franscisco orellana deu esse nome por conta das "Amazonas")

    Sua nascente fica nos andes