SóProvas



Questões de História e Geografia do Estado do Amazonas


ID
4873
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder às questões de nos 21 e 22.


A Região Norte do Brasil sempre teve sua economia
marcada pelo extrativismo vegetal e, pelas próprias
condições socioespaciais, pela utilização da mãode-
obra indígena. Contudo, no início do século XX,
duas mudanças são sentidas: o aparecimento de uma
mão-de-obra não indígena e a queda da borracha no
mercado internacional.

Apesar da queda sofrida pela produção amazônica da borracha, um novo surto de exportação acontece em terras amazônicas nos anos 40 do século XX. Assinale a opção que explica corretamente o fato citado.

Alternativas
Comentários
  • Quando a extensão da guerra ao Pacífico e ao Índico interrompeu o fornecimento da borracha asiática, as autoridades americanas entraram em pânico. O presidente Roosevelt nomeou uma comissão para estudar a situação dos estoques de matérias-primas essenciais para a guerra. E os resultados obtidos por essa comissão foram assustadores:

    "De todos os materiais críticos e estratégicos, a borracha é aquele cuja falta representa a maior ameaça à segurança de nossa nação e ao êxito da causa aliada (...) Consideramos a situação presente tão perigosa que, se não se tomarem medidas corretivas imediatas, este país entrará em colapso civil e militar. A crueza dos fatos é advertência que não pode ser ignorada." (Comissão Baruch)

    As atenções do governo americano se voltaram então para a Amazônia, grande reservatório natural de borracha, com cerca de 300 milhões de seringueiras prontas para a produção de 800 mil toneladas de borracha anuais, mais que o dobro das necessidades americanas. Entretanto, naquela época, só havia na região cerca de 35 mil seringueiros em atividade com uma produção de 16 mil a 17 mil toneladas na safra de 1940-1941. Seriam necessários, pelo menos, mais 100 mil trabalhadores para reativar a produção amazônica e elevá-la ao nível de 70 mil toneladas anuais no menor espaço de tempo possível.

    Para alcançar esse objetivo, iniciaram-se intensas negociações entre as autoridades brasileiras e americanas, que culminaram com a assinatura dos Acordos de Washington. Como resultado, ficou estabelecido que o governo americano passaria a investir maciçamente no financiamento da produção de borracha amazônica. Em contrapartida, caberia ao governo brasileiro o encaminhamento de grandes contingentes de trabalhadores para os seringais - decisão que passou a ser tratada como um heróico esforço de guerra. No papel, o esquema parece simples, mas a realidade mostrou-se muito mais complicada quando chegou o momento de colocá-lo em prática.

  • DURANTE A 2º GUERRA MUNDIAL (1939-1945) OS JAPONESES INVADIRAM A MALASIA QUE NA ÉPOCA ERA A GRANDE PRODUTORA DE BORRACHA .

    ASSIM OS EUA FICARAM DESABASTECIDOS DESTA MATÉRIA PRIMA DE SUMA IMPORTÂNCIA (O LATÉX). PARA SANAR ESSE PROBLEMA O EUA 


    SABENDO QUE A AMAZÔNIA BRASILEIRA É UMA GRANDE RESERVA NATURAL DE BORRACHA, PROCUROU O GOVERNO BRASILEIRO PARA 


    ASSINAR O TRATADO DE WASHINTON NO QUAL, O EUA INVESTIU FINANCEIRAMENTE NA EXTRAÇÃO DA BORRACHA E O BRASIL SE 


    RESPONSABILIZOU POR ENVIAR TRABALHADORES PARA A REGIÃO.
  • A letra E é a resposta correta. 
  • e)

    Com os seringais da Malásia nas mãos dos japoneses, os norte-americanos passaram, por determinação dos Acordos de Washington, a reativar a exploração e o fornecimento da borracha para as suas indústrias.

  • Nesse período também houve campanhas do governo de Getúlio Vargas para incentivar a migração de brasileiros para a Amazônia. As campanhas “Marcha para o Oeste” e “Novo Eldorado” atraíram pessoas, principalmente do Nordeste, para trabalhar nos seringais da região. Esses migrantes ficaram conhecidos na história como “Soldados da Borracha”. Isso porque a migração ocorreu durante o esforço de guerra dos Estados Unidos pela borracha brasileira na Segunda Guerra Mundial, uma vez que as plantações no Sudeste Asiático haviam sido ocupadas pelos japoneses. Como a borracha era um produto estratégico para os aliados, a seringueira da Amazônia voltou a ser extraída em larga escala. Com os seringais da Malásia nas mãos dos japoneses, portanto, os norte-americanos passaram, por determinação dos Acordos de Washington, a reativar a exploração e o fornecimento da borracha para as suas indústrias.

    Esse novo ciclo, porém, durou pouco. Assim que a guerra acabou, os Estados Unidos voltaram a importar a borracha asiática e suspenderam os investimentos que estavam fazendo no Brasil.

    Resposta: E


ID
4879
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TCE-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

"Para reajustar o organismo político às necessidades econômicas de o país garantir as medidas apontadas, não se oferecia outra alternativa além da que foi tomada, instaurando- se um regime forte, de paz, de justiça e de trabalho."

FENELON, Dea. Proclamação de Getúlio Vargas in 50 Textos da História do Brasil.
SP: Hucitec, 1974, p. 159.

Com esta proclamação, irradiada por todo o país, Getúlio Vargas anunciava o Estado Novo. Assinale, dentre as opções abaixo, a que caracteriza a repercussão dessa ditadura implantada na região amazônica, em especial, no Território Federal do Guaporé.

Alternativas
Comentários
  • A instauração do Estado Novo no governo Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937 inaugurou um dos períodos mais autoritários da história do Brasil.
    Inspirado no fascismo italiano e no salazarismo português, o novo regime foi marcado pelo autoritarismo, pela supressão das liberdades individuais e pela forte intervenção estatal.

    A justificativa dada por Vargas para a instituição do regime foi a necessidade de impedir um "complô comunista", que ameaçava tomar conta do país, o chamado Plano Cohen, que foi depois desmascarado como uma fraude. O presidente também queria aplacar os interesses partidários que dominavam a disputa eleitoral.

    Nessa ocasião, Vargas anunciou a nova Constituição de 1937, que suspendia todos os direitos políticos, abolia os partidos e as organizações civis. O Congresso Nacional foi fechado, assim como as Assembléias Legislativas e as Câmaras Municipais. Para divulgar as ações do governo e censurar os meios de comunicação, Getúio criou o Departamente de Imprensa e Propaganda (DIP).

  • e)

    O governador era nomeado pelo Presidente da República, não existindo Poder Legislativo em âmbito estadual ou municipal.


ID
135706
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Plano Amazônia Sustentável (PAS) as diretrizes estratégicas para promover o desenvolvimento da Amazônia brasileira estão organizadas em eixos temáticos.

As alternativas a seguir apresentam os eixos temáticos do PAS, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • O PAS segue cinco grandes eixos:

    Produção sustentável com inovação e competitividade Gestão ambiental e ordenamento territorial Inclusão social e cidadania Infra-estrutura para o desenvolvimento Novo padrão de financiamento Gabarito B
  • Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado em 8 de maio de 2008, é um plano do Governo Federal brasileiro em parceria com os governadores dos estados da região amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). A elaboração envolveu a participação dos governos dos nove estados da região amazônica

  • O PAS está organizado em torno de cinco grandes eixos:

    • Produção sustentável com inovação e competitividade
    • Gestão ambiental e ordenamento territorial
    • Inclusão social e cidadania
    • Infra-estrutura para o desenvolvimento
    • Novo padrão de financiamento

  • O PAS está organizado em torno de cinco grandes eixos[2]:

    Produção sustentável com inovação e competitividade

    Gestão ambiental e ordenamento territorial

    Inclusão social e cidadania

    Infra-estrutura para o desenvolvimento

    Novo padrão de financiamento

  • Tentou confudir c o

    Programa Calha Norte (PCN) tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional,


ID
158536
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

" ( ... ) Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos, traziam arcos com setas. Vinham todos rijamente sobre o batel; e Nicolau Coelho fez sinal que pousassem os arcos. E eles pousaram ( ... )"

Desta forma, Pero Vaz de Caminha descrevia o primeiro encontro entre portugueses e nativos. Ao longo da ocupação e colonização da Amazônia, porém, os conquistadores ibéricos

Alternativas
Comentários
  • A questão D pode ser confundida com a alternativa certa, no entanto, não houve a preservação das aldeias. alternativa certa "E"

  • Com o fim da União Ibérica em 1640, Portugual expulsa os Holandeses que tinham invadido o litoral brasileiro e "piratiado" a produção de cana de açurcar (economia da época)  para as Andilhas. Com a crise do açucar iniciam-se as espedições.

    Primeira missão a passar por RO (as anteriores passaram apenas na foz do Rio Madeira) foi a de Raposo Tavares em 1647 que ficou conhecida como a grande bandeira.

    As missões encontraram índios e drogas do sertão, sendo utilizados como mão de obra, logo surgui a necessidade de pessoas para "gerencia-las" surgindo as missões.

    Primeira aldeia missionária em RO, 1728, Aldeia de Santo Antônio, Padre João Teixeira.

    Perseverança e força sempre,

    Bons estudos.
  • GABARITO E

    A) respeitaram a organização política, social e econômica dos nativos (...)

    Não houve nenhum respeito pela cultura indígena.

    B) facultaram aos indígenas das missões religiosas (...)

    Não, os indígenas foram obrigados.

    C) desestruturaram as comunidades indígenas em seu aspecto político, econômico e social, reduzindo todos os grupos indígenas brasileiros a um mesmo estágio cultural (...)

    Índio não é tudo igual, cada aldeia tinha sua cultura.

    D) fixaram os primeiros núcleos de povoamento na região com a finalidade de facilitar a catequese e a pacificação dos indígenas, bem como a preservação de suas aldeias.

    O início da questão está correto, porém a parte grifada está errada. Não houve a preservação das aldeias.

    E) fixaram os primeiros núcleos de povoamento na região com a finalidade de facilitar a catequese e a pacificação dos indígenas, bem como a preservação de suas aldeias.

    CORRETA. O objetivo do bandeirante era escravizar e dos missionários catequizar.

    Fonte: Eduardo Joreu - Exército PHD

  • Usaram a mão de obra indígena para extrair as drogas do sertão.

    Sem os indígenas os colonos ou lusos não conseguiam dar um passo dentro da floresta.

  • Os missionários partiam em expedições ao interior da floresta para “descer” os indígenas e levá-los aos aldeamentos, onde eram divididos para:

    Trabalhar nas propriedades rurais de colonos portugueses;

    Nas missões das ordens religiosas; e

    Para o governo.

    Os missionários defendiam que estavam ajudando os índios, pois estavam:

    Catequizando-os;

    Ensinando-os a moral cristã;

    Retirando-os da barbárie; e

    Integrando-os à sociedade colonial.

    Assim, entre os valores europeus repassados aos povos indígenas estava principalmente a função do trabalho. O índio deveria tornar-se um bom cristão e trabalhador.

    Resposta: E


ID
366223
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Amazônia Continental por sua especificidade, apresenta uma área de interesse e importância mundial que abrange territórios como: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. No Brasil, encontra-se em 69% de sua área, a qual é demarcada como Amazônia Legal, compreendendo vários estados brasileiros (dentre eles o Estado de Rondônia). Em relação a sua importânciamundial, a região temsido alvo de interesses internacionais.

Comrelação àAmazônia, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • boa tarde essa resposta serviu para minha tarefa

  • C - já existe uma presença militar externa na Amazônia Continental, pelo Plano Colômbia, permitindo aos EUA o fornecimento de pessoal e material bélico para o combate ao narcotráfico e à guerrilha.


ID
366997
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Amazônia Continental por sua especificidade, apresenta uma área de interesse e importância mundial que abrange territórios como: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. No Brasil, encontra-se em 69% de sua área, a qual é  demarcada como Amazônia Legal, compreendendo vários estados brasileiros (dentre eles o Estado de Rondônia). Em relação a sua importância mundial, a região tem sido alvo de interesses internacionais.

Com relação à Amazônia, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Amazônia Continental é a que está presente nos países da América do Sul,compreende à área chamada de floresta equatorial, que tem o maior poder florestal TROPICAL,além da maior bacia, a Amazônica e tem o equivalente a cinco por cento da superfície da terra.

    Amazônia legal é a que esta presente na área legal do Brasil, compreende a área que foi instituída pelo Governo como forma de promover a preservação da Amazônia e acabar com os desmatamentos e agressões à fauna e flora. Esta Amazônia ocupa nove estados brasileiros e é a área de vegetação.

  • Gab B. Já existe uma presença militar externa na Amazônia Continental, pelo Plano Colômbia, permitindo aos EUA o fornecimento de pessoal e material bélico para o combate ao narcotráfico e à guerrilha.

ID
559684
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Embora na Amazônia as temperaturas sejam elevadas o ano todo, em alguns pontos de seu território como no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia, ocorrem quedas bruscas de temperatura conhecidas como fenômeno da friagem. Isto ocorre devido:

Alternativas
Comentários
  • ao deslocamento demassa de ar polar vinda do Sul;

     

  • gaba: B

    A massa polar atlântica é uma massa de ar de aspecto frio e úmido que é originada no Oceano Atlântico, entre o Polo Sul e a Patagônia.

  • Tudo mentira!!!

    ahahaha

    MORO AQUI E NÃO TEM NENHUMA MASSA FRIA SÓ QUENTE MESMO

     

  • Isso é fato. Atualmente, estamos passando por esse fenômeno meteorológico. Cidades do Sul tiveram queda drástica na temperatura. Aqui no Norte, tá um frio danado rs...

  • GABARITO:

    B) ao deslocamento de massa de ar polar vinda do Sul;

  • Embora na Amazônia as temperaturas sejam elevadas o ano todo, em alguns pontos de seu território como no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia, ocorrem quedas bruscas de temperatura conhecidas como fenômeno da friagem, quando a massa de ar Polar Atlântica (mPa) avança rumo ao Norte pelas planícies interiores da porção oeste do Brasil

    Resposta: B

  • B - PM AM / PCAM

  • Temos as seguintes massas

    MEA massa equatorial atlântica

    MEC massa equatorial continental

    MPA massa polar atlântica

    São as massas que interferem na Amazônia.

  • Embora na Amazônia as temperaturas sejam elevadas o ano todo, em alguns pontos de seu território como no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia, ocorrem quedas bruscas de temperatura conhecidas como fenômeno da friagem, quando a massa de ar Polar Atlântica (mPa) avança rumo ao Norte pelas planícies interiores da porção oeste do Brasil.

    FONTE: Direção Concursos.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!


ID
595762
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nas últimas décadas do século XIX e início do XX, a região amazônica sofreu grande influência dos principais acontecimentos mundiais. Pode ser destacada a ampliação e a diversificação da produção industrial na Europa e nos Estados Unidos, porém ainda nas primeiras décadas do século XX, a região do Acre sofreu um declínio econômico que representou também a diminuição do ritmo de crescimento populacional. Este declínio econômico ocorreu, principalmente, pelo seguinte fator:

Alternativas
Comentários
  • b

    transferência de mudas de seringueiras para as colônias inglesas na Ásia.

  • Gaba: B

    A economia na região amazônica era dada pela exploração das seringueiras, conhecida como Ciclo das Borrachas. Certa vez, um dos exploradores teve a audácia de pegar uma "mudinha" de seringueira e levar para a Ásia, já que o clima e a terra lá eram férteis para plantação, obtendo, portanto, grandes quantidades de árvores, fazendo com que não fosse mais necessário desbravar a amazônia para colher borracha oriunda do óleo branco das árvores.

    Bons estudos!!

  • Roubaram as sementes e levaram p plantar na Ásia.

  • 0rient4is S4fad0s :@


ID
595786
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Aparentemente é fácil caracterizar uma região. À Amazônia, por exemplo, está associada a imagem de uma área com clima quente e úmido, coberta por uma floresta tropical úmida, banhada por uma intrincada e extensa bacia hidrográfica (...). Esse verdadeiro consenso que existe a respeito do que seja a Amazônia é uma imagem que foi contraditoriamente construída ao longo da História. É, na verdade,mais uma imagem sobre a região do que da região. Desse modo, a identificação de uma determinada porção do território num mapa como uma região não é tão ingênua ou tão simples como pode parecer à primeira vista e quanto sugeremos livros didáticos de geografia.”(PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia, Amazônias. São Paulo, Ed Contexto, 2001,p p. 17- 18)

O aspecto destacado pelo autor é de que:

Alternativas
Comentários
  •  

    a Amazônia é uma região homogênea para os colonizadores, contudo possui uma efetiva diversidade étnica e social, vivenciada pelo povo local.

  • " É, na verdade, mais uma imagem sobre a região do que da região. Desse modo, a identificação de uma determinada porção do território num mapa como uma região não é tão ingênua ou tão simples como pode parecer à primeira vista "
  • Gabarito letra B


ID
665242
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau serão as primeiras da Amazônia a utilizar o sistema de turbina tipo bulbo, que não exige grandes superfícies alagadas, sugerindo uma perspectiva de sustentabilidade ecológica. Essas usinas estão sendo construídas no rio:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Rio Madeira

  • Usina Hidrelétrica de Jirau é uma usina hidrelétrica, construída no Rio Madeira, a 120 km de Porto Velho, em Rondônia. 

     A usina, juntamente com a de Santo Antônio, foi inaugurada no fim de 2016 e foram consideradas fundamentais para o suprimento de energia elétrica no Brasil a partir de meados de 2013 e estiveram entre as obras mais importantes do Governo Federal.

     

    RIO MADEIRA SÃOO DUAS JIRAU E SANTO ANTÔNIO

     

    NÃO CONFUNDIR (COMO EU ) COM A

     Usina de Belo Monte está sendo construída na bacia do Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no sudoeste do estado Pará.

  • VAMOS LÁ, RIO MADERIA É UM DOS MAIORES DA AM QUE POSSUEM UM GRANDE POTENCIAL ELETRICO, JA O RIO AMAZONAS NÃO, POIS É UM RIO PLANO. RIO MADEIRA TEMOS SANTO ANTONIO E JIRAU. USINA BALBINA EM PRESIDENDENTE FIGUEIREDO (UM DESASTRE) ENÃO SERVE NEM PRA ABASTECER A CAPITAL.

    USINA TUCURUI NO PARA NO RIO TOCANTIS É UMA DAS MAIORES DA REGIAO NORTE E DE SUMA IUMPORTANCIA.


ID
735232
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O ponto mais elevado do relevo brasileiro, o pico da Neblina, encontra-se:

Alternativas
Comentários
  • letra: C

    O Pico da Neblina está localizado na Serra do Imeri (Planalto das Guianas, norte do Amazonas, fronteira entre Brasil e Venezuela). É o ponto mais alto (ponto culminante) do território brasileiro com 2.993,78 metros (medição feita pelo IBGE em 2004).

    https://www.suapesquisa.com/pesquisa/pico_da_neblina.htm

     


ID
735244
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação à integração da Amazônia às dinâmicas territoriais comandadas pelo Centro-Sul, analise os trechos a seguir.

I. Um vetor oriental de ocupação estruturou-se a partir da década de 1960. Nas décadas seguintes, uma vasta mancha de povoamento, nucleada por áreas de intensa modificação das paisagens naturais, organizou-se em torno do vetor oriental.

II. Um vetor ocidental de ocupação estruturou- se a partir da década de 1970. A colonização agrícola impulsionada por imigrantes do Centro- Sul originou dezenas de núcleos urbanos, dando origem a uma rede urbana original, complexa e diferenciada.


Assinale a alternativa que apresenta os eixos viários que induziram, respectivamente, o vetor oriental e o vetor ocidental:

Alternativas
Comentários
  •  

    letra: A

    O vetor oriental da Amazônia se estruturou na década de 1960 em torno da Belém-Brasília. Ali se iniciou a exploração de minérios na Serra dos Carajás, a Estrada de Ferro de Carajás, o Porto de Itaqui e a hidrelétrica de Tucuruí. Extende-se até São Luís (MA).

    O vetor ocidental de ocupação se estruturou a partir da década de 1970, em torno do segmento sul da Cuiabá-Santarém e da Brasília-Acre. No Mato Grosso e em Rondônia, migrantes do Centro-Sul iniciaram uma colonização agrícola que fez surgir vários centros urbanos. Além disso, a criação e consolidação da Zona Franca de Manaus transformou a capital em um importante polo industrial, reforçando seus vínculos com o capital do Centro-Sul – e substituindo Belém como metrópole regional.

    https://fichasmarra.wordpress.com/2011/03/16/amazonia/


ID
735247
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nas matas de terra-firme, em que a competição pela luz é intensa, as árvores do estrato superior podem alcançar 50 e 60 metros de altura. A copa das árvores forma um dossel contínuo que retém os raios solares, tornando o interior da floresta escuro e úmido. Nos estratos inferiores, sombreados, árvores de menor porte se interpenetram e se emaranham com cipós e lianas, caracterizando uma formação densa e compacta.
Essa formação resulta das seguintes condições climáticas dominantes na região, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  O trecho se refere ao ecossistema amazônico. Essa região possui clima equatorial. A variação de sua latitude circunda as proximidades do da linha do equador. Logo, há uma incidência maior de energia devido a sua latitude, e não menor.

     

    Gabarito: D

  • Devido à posição da latitude, as florestas equatoriais existe maior incidência de raios solares (energia), e não menor incidência. 

    As faixas equatoriais recebem mais diretamente os raios solares, que incidem com maior intensidade e geram mais calor sobre o ambiente. Já nos ambientes temperado e polaresos raios solares incidem de forma mais inclinada e, portanto, com menor intensidade.


ID
735253
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A “conquista” recente da Amazônia e o desflorestamento dos corredores de ocupação removeram, em muitas áreas, os fundamentos naturais da economia extrativa.”

MAGNOLI, D. Geografia, a construção do mundo. Ed. Moderna. São Paulo. 2005.

A área mais atingida por esse processo é a:

Alternativas
Comentários
  • letra C

    Na região de Marabá (ou da chamada antiga região do polígono dos castanhais) é possível identificar ainda hoje as marcas históricas da descontinuidade e transformação profundas pelas quais as suas estruturas políticas, economias e sociais passaram ao longo de todo o século XX.

    http://www.abphe.org.br/uploads/ABPHE%202017/11%20A%20transi%C3%A7%C3%A3o%20hist%C3%B3rica%20das%20oligarquias%20da%20castanha%20na%20regi%C3%A3o%20de%20Marab%C3%A1%20redes%20sociais,%20hegemonia%20e%20transforma%C3%A7%C3%B5es%20no%20bloco%20de%20poder%20das%20elites%20locais%20entre%20os%20anos%20de%201920%20e%201980.pdf

  • Minha região rs

    Marabá, nova Ipixuna, itupiranga...

    GAB C


ID
735256
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Crescimento demográfico de Manaus:

Ano -------- População aproximada
1950 -------    280.000
1960 -------    321.000
1970 -------    473.000
1980 -------    922.000
1990 ------- 1.011.000
2000 ------- 1.347.000
2010 ------- 1.802.000

Assinale a alternativa que indica a década de maior crescimento relativo e a razão que o justifica.

Alternativas
Comentários
  • letra A

    A Zona Franca de Manaus é um polo industrial voltado para a atração de fábricas, com o intuito de promover uma maior integração territorial regional e gerar empregos.


ID
735259
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A soja produzida no Centro-Oeste perde competitividade no mercado mundial devido às dificuldades de escoamento da produção. Alguns procedimentos para o escoamento mais eficiente estão citados nas alternativas a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • LETRA : ( A)

  • O Porto de Manaus é destinado para a o PIM (Polo Industrial de Manaus) e não para a soja.

  • O Porto de Manaus é destinado para a o PIM (Polo Industrial de Manaus) e não para a soja.

  • Essa me pegou, porque conheço a região e vejo que a ferrovia só passa ferro da Vale


ID
735262
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um fato responsável pelo agravamento dos problemas espaciais da cidade de Manaus nas últimas décadas foi a:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: (C)

  • Um fato responsável pelo agravamento dos problemas espaciais da cidade de Manaus nas últimas décadas foi a instalação da Zona Franca.

    GAB: C

  • Gabarito: C (ZFM)

    motivo: Falta de infraestrutura

  • Bom saber !!!
  • Entre as suas consequências estão o esvaziamento das zonas rurais e o crescimento desordenado das cidades. No Brasil, o êxodo rural ganhou força com a industrialização e se intensificou entre 1970 e 1980, quando mais da metade da população passou a viver nas cidades.


ID
735265
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A extensa faixa de “fronteiras mortas” levou o governo brasileiro a adotar, nas últimas décadas do século XX, ações diante das tensões surgidas com o aumento do narcotráfico e com as questões de fronteiras surgidas na região.

A principal ação adotada nesse sentido foi:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: ( A )

  • Gabarito A: O Projeto Calha Norte é um programa de desenvolvimento civil e militar na Região Norte do Brasil, seu título integral é "Desenvolvimento e segurança na região ao norte das calhas dos rios Solimões e Amazonas".

  • Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o Programa Calha Norte (PCN) tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação. 

  • Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o Programa Calha Norte (PCN) tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação. 

    No cumprimento dessa missão, possui como objetivos estratégicos o aumento da presença do Poder Público; a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico.

    Também busca a promoção do desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região onde atua.

    O PCN , distribuídos em dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Matogrosso, Matogrosso dos Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ao todo, são 5.986.784 km²): 70,30% do Brasil (Área do Brasil: 8.515.767 km²). Total da População da Área de abrangência do PCN (15.832.958 hab): 7,53% do Brasil (a população do Brasil em 2019 era de 210.037.000 hab, segundo o IBGE).

    Outro dado considerado relevante é que o PCN engloba 85% da população indígena brasileira em uma área que corresponde a 99% da extensão das terras indígenas.


ID
735268
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os principais objetivos do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) estão relacionados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • LETRA ( D ) :

  • A controle do espaço aéreo;

    B fiscalização das fronteiras;

    C mapeamento dos recursos naturais;

    São muito importantes para a região de fronteira e nessa localidade para garantir a soberania do país

  • LETRA (D)

  • Monitoramento da Amazônia Legal (e não do crescimento vegetativo, como cita a questão), que se constitui de nove estados:

    1. Rondônia,
    2. Acre,
    3. Amazonas,
    4. Amapá,
    5. Roraima,
    6. Pará,
    7. Tocantins,
    8. Mato Grosso e
    9. oeste do meridiano 44° do Maranhão.

    Fonte: IBGE.

  • Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) faz parte Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), responhsável pelo controle ambiental, o desenvolvimento regional, o controle do tráfego aéreo, a coordenação de emergências, o monitoramento das condições meteorológicas e o controle de ações de contrabando.


ID
735271
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A União Ibérica, que durou exatos 60 anos (1580/ 1640), provocou profundas transformações no Brasil. Assinale a afirmativa que apresenta uma dessas modificações.

Alternativas
Comentários
  • O limite imposto de território era o Tratado de Tordesilhas, onde basicamente o planeta era dividido entre Portugal e Espanha, após essa consolidação do rei da Espanha se tornar o rei de Portugal e governar os dois ao mesmo tempo, ao Tratado de Tordesilhas houve um relaxamento em suas determinações e o brasileiro pôde adentrar no interior da colônia, tornando o território extenso.

    LETRA A

    APMBB

  • PM AMAZONAS

  • PM AM COM FORÇA TOTAL 2021/2022

  • O Tratado de Tordesilhas foi um acordo feito entre os reinos de Portugal e Espanha, em 7 de junho de 1494, que definiu os limites das áreas de exploração entre ambos na América do Sul. A divisão se daria a partir de um meridiano estabelecido a 370 léguas de Cabo Verde. Nessa partição, as terras descobertas a oeste da linha imaginária pertenceriam aos espanhóis e as terras descobertas a leste pertenceriam aos portugueses. O fim do tratado se deu com a formação da União Ibérica, quando os reinos de Portugal e Espanha foram unificados.

  • Boa José e Alessandro, em nome do nosso senhor Jesus Cristo !!! ;-)

ID
735274
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Uma das principais medidas da política pombalina na América Portuguesa foi estabelecer um controle mais rígido sobre a produção e a circulação da riqueza.
A medida adotada por esta política para reforçar o monopólio português na Amazônia foi:

Alternativas
Comentários
  • Medidas que afetaram o Brasil:

    letra b

    - Criação do Estado do Grão-Pará e Maranhão.

    - Para dinamizar a exploração de riquezas na colônia e o controle comercial, Pombal criou a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba.

    - Aumento da fiscalização sobre a exploração de ouro e cobrança de impostos nas regiões auríferas. Neste contexto foi criada a derrama.


ID
735289
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 10 de abril de 1984 uma enorme manifestação política tomou as ruas do Rio de Janeiro. Cerca de um milhão de pessoas, sob a liderança dos partidos oposicionistas e contando com o apoio de órgãos da sociedade civil como a ABI e a OAB, exigiam a aprovação, pelo Congresso Nacional, da emenda constitucional que determinava:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: ( A)


ID
735292
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A atividade econômica que possibilitou a presença portuguesa no vale amazônico no século XVII foi:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: (B)

  • B de bola

  • Qual era a principal mão de obra utilizada na extração de drogas do sertão na Floresta Amazônica?

    Cacau, cravo, guaraná, urucum, poaia e baunilha foram alguns dos produtos que ficaram conhecidos como as tais “drogas do sertão”. Na maioria das vezes, a extração das drogas do sertão era feita pelas missões jesuítas que se localizavam no interior do território e aproveitavam da mão de obra indígena disponível.

  • Questão estranha pelo fato de dizer que houve a produção das drogas do sertão, sendo que as drogas do sertão eram encontradas na natureza e não era produzidas...

  • Durante as missões jesuíticas tivemos ali a exploração das chamadas drogas do sertão, são

    especiarias da região norte do país como castanha-do-pará, baunilha, noz de pixurim, Urucum,

    corante, cravo, canela e o guaraná. aproveitavam a mão de obra do índio para tirar essas drogas

    do sertão. As missões dos jesuítas a extração das drogas na região NORTE. E a pecuária foram

    responsáveis pelos processos de interiorização do Brasil. 


ID
735295
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os fatos da História Amazônica relacionados nas alternativas a seguir estão corretos, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas

ID
735298
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O principal desafio do governo regencial era enfrentar a ameaça à unidade territorial do Império, representada pelas várias revoltas e rebeliões que estouravam em várias províncias como, por exemplo, na província do Grão-Pará, a Cabanagem (1835-1840).

As razões para esses movimentos incluem:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: ( A )

  • as disputas políticas locais e o descontentamento com a injustiça social

    As disputas políticas locais se dão ao fato de que o povo da colônia do Grão-Pará não podia mais escolher seus próprios governantes, decisão esta que vinha do Rio de Janeiro e que contribuiu para que parte da elite do Grão-Pará juntar-se ao movimento da Cabanagem.

    Injustiça social - Nenhuma população aceita numa boa o processo de escravidão de seu povo, logo temos a revolta por parte de índios e negros.

  • Se analisar direito. A própria questão da a resposta no item certo . ;-D

ID
735307
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O período autoritário (1964-1985) promoveu grandes transformações na Amazônia. Os militares, amparados por uma suposta ameaça de internacionalização, adotaram uma política de incentivos fiscais e de implantação de grandes projetos para viabilizar o desenvolvimento econômico da Região Amazônica.

A partir do texto, assinale a alternativa que apresenta a ideia síntese do discurso oficial dos governos militares.

Alternativas
Comentários
  • foi no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a colonização da floresta passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais. Era a época da Marcha para o Oeste.

    Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida como "Integrar para não Entregar". Junto com a ocupação e o desenvolvimento da região veio também a destruição do bioma.

    Presidente Castelo Branco


ID
735310
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Amazônia é mais falada do que conhecida, mais discutida do que vivida, mais mito do que realidade. (...) A principal razão para que tantos mitos resistam ao tempo deve-se ao baixo grau de escolarização e ao pouco acesso às informações da maior parte dos seus habitantes.

MEIRELLES FILHO, João. O livro de ouro da Amazônia. EDIOURO. Rio de Janeiro.2006.

A partir do texto, analise as afirmativas a seguir que derrubam os mitos em relação à Amazônia.

I - Pulmão do mundo – a Amazônia é um bioma em equilíbrio dinâmico; o que ele produz, praticamente consome.

II - Vazio demográfico – a Amazônia tem uma população, espacialmente dispersa, com mais de 400 povos indígenas e milhões de habitantes locais, os caboclos.

III - Celeiro do mundo – A Amazônia tem solos de baixa fertilidade, incapazes de suportar empreendimentos agropecuários sem apresentar impactos ambientais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão certas

  • Por que a floresta amazônica foi apelidada de pulmão do mundo?

    Estima-se que 20% do oxigênio do mundo seja produzido pela Floresta Amazônica. Não à toa, apelidada de 'Pulmão do Mundo', a floresta representa um imenso espaço de biodiversidade com uma quantidade de espécies, vegetais e animais, surpreendente.

  • é né

  • A Amazônia já não é vista mais com esse rótulo de pulmão do mundo, haja visto que as algas presentes nos oceanos é quem tem maior produção ou liberação de oxigênio na atmosfera. Em termos de bioma e biodiversidade sim ela é a mais rica e dinâmica. Por isso que considerei a 1º falsa....

  • Pulmão consome o2, a floresta consome co2 e LIBERA O2, n tem lógica ser considerada " Pulmão do mundo "

  • kkkkk.....engraçado q as próprias alternativas desmentem as frases.
  • Como assim a milhões de habitantes kkk


ID
736066
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Uma das estratégias de conservação da vida indígena na Amazônia é a criação de áreas destinadas a esse segmento da sociedade brasileira. No exemplo da área indígena de Lourdes, um grupo indígena significativamente presente é o:

Alternativas
Comentários
  • Os Ikolen, também conhecidos como Gavião, são falantes de uma língua da família Tupi-Mondé. Habitam a bacia do igarapé Lourdes e outros afluentes do rio Machado (ou Ji-Paraná), no estado de Rondônia, próximo à divisa com o Mato Grosso. Sua população distribui-se em seis aldeias, todas elas localizadas no interior da Terra Indígena Igarapé Lourdes, que compartilham com um outro grupo indígena: os Karo.

    http://pib.socioambiental.org/pt/povo/ikolen

  • Suruí ~> Cacoal (RO)

    Cinta Larga ~> Espigão D'oeste (RO)

  • Terra Indigena Igarapé Lourdes – Demarcada e homologada com uma área de 185.534,00 ha, residem os Povos: Gavião e Arara; 

  • Os Zoró vivem na Terra Indígena Zoró, demarcada e homologada, no município de Rondolândia (desmembrado em 1998 do município de Aripuanã), em Mato Grosso, em área próxima à divisa com Rondônia. Os Tuparis são um grupo indígena que habita o Sul do estado brasileiro de Rondônia, mais precisamente nas Áreas Indígenas Rio Branco e Rio Guaporé
  • Gavião


ID
817825
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As siglas PA, PR, RO e AM correspondem, respectivamente, aos seguintes Estados:

Alternativas
Comentários
  • a)

    Pará, Paraná, Rondônia e Amazonas

  • Complementando as siglas.

    Paraíba - PB

    Roraima - RR

    Amapá - AP

  • Por que não cai uma dessa, em minha prova ? 

  • GAB A

    COMPLETANDO OS COMPLEMENTOS;

     

    ESTADO      SIGLA 

       

    Acre            AC 

    Alagoas      AL 

    Amapá        AP 

    Amazonas  AM 

    Bahia          BA 

    Ceará         CE 

    Distrito Federal   DF 

    Espírito Santo   ES 

    Goiás                GO 

    Maranhão          MA 

    Mato Grosso      MT 

    Mato Grosso do Sul   MS 

    Minas Gerais             MG 

    Pará                           PA 

    Paraíba                      PB 

    Paraná                      PR 

    Pernambuco             PE 

    Piauí                         PI 

    Rio de Janeiro          RJ 

    Rio Grande do Norte RN 

    Rio Grande do Sul   RS 

    Rondônia                 RO 

    Roraima                  RR 

    Santa Catarina       SC 

    São Paulo              SP 

    Sergipe                 SE 

    Tocantins              TO

  • PARAIBA E PB KKKK

  • bons tenpos q caia esses tipos de questao kk

  • Aquela famosa questão "mamão com açúcar" :)

  • fala sério!

  • Parece uma questão simples e de fato é, mas acontece que teve um exame da ordem que os candidatos foram eliminados pois o fato hipotético ocorrera em JOÃO PESSOA/PB e muitos endereçaram a peça com a sigla PA ou PE, diante disso, o examinador achou que era identificação da peça, quando na verdade era ignorância dos examinandos.

    #TJ/AM2019

  • Parece uma questão simples e de fato é, mas acontece que teve um exame da ordem que os candidatos foram eliminados pois o fato hipotético ocorrera em JOÃO PESSOA/PB e muitos endereçaram a peça com a sigla PA ou PE, diante disso, o examinador achou que era identificação da peça, quando na verdade era ignorância dos examinandos.

    #TJ/AM2019

  • RO - RORAIMA KKKKKKKKKKKKKK

  • Quem errar merece sair algemado da sala.

  • Quero uma questão dessa na minha prova =D

  • PQ NÃO VEM ESSA QUESTÃO EM PROVA MEU DEUS

  • Quero uma questão assim

    PA de Paraíba ?


ID
819430
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau serão as primeiras da Amazônia a utilizar o sistema de turbina tipo bulbo, que não exige grandes superfícies alagadas, sugerindo uma perspectiva de sustentabilidade ecológica. Essas usinas estão sendo construídas no rio:

Alternativas
Comentários
  • e

    Madeira.

  •  Hidrelétrica Santo Antônio:

     Estar localizada no Rio Madeira, na cidade de Porto Velhocapital de Rondônia. Possui 50 turbinas do tipo Bulbo para geração de energia elétrica com potência de cerca de 71,6 megawatts cada uma, totalizando 3.568,3 MW de potência instalada e 2.424 MW de energia assegurada. É a quarta maior hidrelétrica em operação no Brasil e uma das maiores do mundo.

    A concessionária responsável pela hidrelétrica é a Santo Antônio Energia, atualmente quarta maior geradora hídrica do país, formada pelas empresas Odebrecht Energia do Brasil, SAAG Investimentos, Furnas Centrais Elétricas, Cemig e Caixa FIP Amazônia Energia.

    Usina Hidrelétrica de Jirau 

    É uma usina hidrelétrica, construída no Rio Madeira, a 120 km de Porto Velho, em Rondônia. Tem um reservatório com uma área de 361,6 km²quando está com seu volume máximo.

    Tem capacidade instalada de 3.750 MW, (sendo 2.184 MW assegurados) e faz parte do Complexo do Rio Madeira.

    A construção esteve a cargo do consórcio "ESBR - Energia Sustentável do Brasil", formado pelas empresas Suez Energy (GDF Suez, atual Engie)(50,1%), Eletrosul (20%),  (20%) e Camargo Corrêa (9,9%).

    A usina, juntamente com a de Santo Antônio, foi inaugurada no fim de 2016 e foram consideradas fundamentais para o suprimento de energia elétrica no Brasil a partir de meados de 2013 e estiveram entre as obras mais importantes do Governo Federal.

    FONTE : WIKIPÉDIA

  • Porto velhense aqui, difícil não errar!!

ID
827362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

     Longe do centro principal da vida da Colônia, o Norte do Brasil viveu existência muito diversa do Nordeste. A colonização ocorreu aí lentamente, a integração econômica com o mercado europeu foi precária até fins do século XVIII, e predominou o trabalho compulsório indígena. Até 1612, quando os franceses estabeleceram-se no Maranhão, fundando São Luís, os portugueses não tinham demonstrado maior interesse por se instalar na região. 


Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 90 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os processos de exploração, conquista, ocupação e colonização da Amazônia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra (C).

    a) Embora em menor escala que na agroindústria açucareira nordestina, a escravidão africana rivalizou em importância com a indígena no Norte do Brasil colonial.

    Não há que se falar em escravidão africada no Norte neste período cobrado pela questão (1612), já que houve tão somente a escravização indígena no cultivo das drogas do sertão. O escravo negro foi trago apenas no século XVII para realizar serviços braçais de cunho mais árduos do que o simples cultivo de drogas.

    b) A fundação de Belém consistiu em uma reação de Portugal à presença holandesa no litoral brasileiro e assegurou o domínio português sobre a região amazônica.

    A fundação de Belém foi uma estratégia de Portugal a fim de assegurar aquela região, mas o objetivo primário foi a fundação do povoado Feliz Lusitânia, bem como a construção do Forte do Presépio, e não da dominação da região amazônica como um todo como a assertiva nos traz.

    c) No século XVII, Pedro Teixeira empreendeu uma longa viagem de exploração pelo rio Amazonas, a qual culminou com sua chegada ao P3ru.

    Correto. Pedro Teixeira foi um bandeira responsável pela missão de mostrar a viabilidade de alcançar os mercados pacíficos via a hidrovia amazônica, na qual, alcançou até os Andes no P3ru.

    Obs.: Acreditem ou não, o Qconcursos censura a palavra "P3ru". ¯\_(ツ)_/¯

    d) O dinamismo da economia da região Norte no período colonial pode ser constatado pela grande circulação de moeda nessa região.

    Questão completamente sem sentido, o contexto histórico apresentado pela questão ocorria no início do Século XVII, então não há que se falar em circulação de moeda corrente nessa região.

    e) A decisão portuguesa de dominar a Amazônia foi motivada pelo temor de que a Espanha dominasse, de fato, as áreas que lhe pertenciam, de acordo com o Tratado de Tordesilhas.

    Portugal de fato visava a assegurar as áreas que lhe pertenciam, mas em outro momento histórico e não de acordo com o Tratado de Tordesilhas. Essa preocupação de Portugal surgiu apenas em 1750 por meio do Tratado de Madri, em um momento que os portugueses objetivavam assegurar suas terras após a descoberta do ouro no Vale do Guaporé.

  • A expedição chegou à QUITO - EQUADOR

  • Pedro Teixeira partiu de Gurupá (PA) e alcançou Quito em outubro de 1638.

  • Expedição de Pedro Teixeira ocorreu em 27 de outubro de 1637, partindo de Cametá subindo o rio Amazonas, não Gurupá como mencionado aqui. Só pra ajudar na formulação da sua resposta e outros colegas não marcarem errado. TMJ PMAM/ PCAM

  • Em 1637, foi a vez do explorador português Pedro Teixeira realizar uma importante viagem ao longo do rio Amazonas.

    O Estado do Maranhão e Grão-Pará fora criado em 1621 pelos portugueses. Em 1637 era governado pelo comandante-mor Jácomo Raimundo de Noronha que, na época, decidiu enviar uma expedição ao rio Amazonas com cerca de 2 mil pessoas, a maioria indígenas. Essa expedição – com o objetivo de firmar uma fronteira entre o Grão-Pará e o território que incluía o Peru, Equador, Colômbia e Brasil – partiria de Cametá, no Pará, até Quito. Pedro Teixeira foi escolhido para comandá-la. Ele também foi instruído a verificar locais para a construção de fortes, manter a disciplina dos seus homens e tratar de forma amistosa os índios. O jesuíta Cristóbal de Alcuña foi o relator da viagem de volta de Pedro Teixeira. Assim, ao fim dessa longa viagem de exploração pelo rio Amazonas, Pedro Teixeira chegou ao Peru.

    Resposta: C


ID
849637
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Amazônia é frequentemente alvo de debates ecológicos mundiais de caráter generalista e que negligenciam aspectos mais simples e diretos relacionados com seu meio ambiente. Uma relação simples no ecossistema amazônico é estabelecida entre o enunciado abaixo e a alternativa correta.

Assinale-a.

Evitar o processo de desmatamento para evitar:

Alternativas
Comentários
  • c) impacto direto das gotas de chuvas contra o solo.

  • c) impacto direto das gotas de chuvas contra o solo.

    Causa o assoreamento do terreno e consequentemente a lixiviação. lavagem superficial do solo e o transporte dos sedimentos. na Amazônia esses se encontram em uma camada fina criada pelas folhas e etc.


ID
849652
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A região amazônica obteve um elevado crescimento populacional no final do século XIX e início do século XX, fazendo com que sua população saltasse, entre 1872 e 1900, de 329 mil para 695 mil habitantes, sendo 260 mil migrantes. O fator econômico que serviu de atração e a região que mais enviou migrantes para a região da Amazônia, respectivamente, foram:

Alternativas
Comentários
  • Só retificando: Borracha - Região Norte!

  • "O fator econômico que serviu de atração e a região que mais enviou migrantes para a região da Amazônia, RESPECTIVAMENTE, foram:"

    Gabarito: Letra "D" Borracha - Nordeste

    Muitos nordestinos, fugidos da seca, vieram trabalhar nos seringais, extraindo o látex para a produção de borracha.


ID
966835
Banca
UEPA
Órgão
PC-PA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Apesar de 61% da área florestal da Amazônia Legal estar coberta por nuvens, sobretudo nos estados do Amapá e Pará que apresentaram 93% e 80% de cobertura de nuvens, respectivamente, o Imazon registrou um aumento de 6% de desmatamento no local entre janeiro de 2012 e este ano. A degradação comprometeu 1 milhão de toneladas de CO2 equivalente.(Fonte http://amazonia.org.br/2013/02/desmatamento). No que diz respeito a expansão dos desmatamentos na região amazônica nos últimos anos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c

    o aumento dos desmatamentos está associado a expansão da fronteira agrícola e das áreas de plantations, fato que pode ser agravado com a produção de matéria prima para produção de biocombustíveis na região. 

  • A expansão do desenvolvimento agrícola ocasionou um maior incidente no desmatamento, acho que como exemplo disso, o cultivo da cana-de-açúcar.

  • questão errada.

    gabarito seria letra B tendo em vista que o plantetion ocorreu no século XVI, e a questão pediu os principais fatores dos ULTIMOS ANOS.

    bons estudos a todos.

    PM AM, caveira!!!!!!!!!!!

  • Eu não sei vcs mas toda vez que tem uma questão envolvendo as alternativas agropecuário ou plantação de soja , sempre estão optando para a plantação de soja… e não para as 2 em conjunto
  • o problema do desmatamento na amazonia está na nova fronteira agrícola e também sim na monocultura, pois para plantar soja (o que mais desmata a amazonia e o gado) precisa lapiar todo o solo, é muito mais danoso a monocultura ao solo, do que a agricultura normal.

  • Deveria ser a letra B, nos últimos anos o desmatamento está associado ao crescimento da agropecuária...
  • Erro da alternativa B ' uma das atividades mais recentes dentre as desenvolvidas na região'

  • A expansão do agronegócio é considerada uma das principais causas do aumento do desmatamento no mundo todo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), só na , a expansão da agricultura e da pecuária comercial é responsável por aproximadamente 70% do desmatamento.


ID
1009669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da história do estado de Rondônia.

O Território Federal do Guaporé foi criado por Getúlio Vargas mediante o desmembramento de uma parte do território dos estados do Acre e do Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • Território Federal do Guaporé é a denominação antiga do Estado de Rondônia, dada quando do desmembramento deste do Estado do Amazonas de do Estado do Mato Grosso, ocorrido em 13 de setembro de 1943. (Fonte: Wikipedia)

  • Foi negociado o território do Acre com  a bolivia em 1903. Sancionado no congresso em 1904 na vigência do Presidente Rodrigues Alves

  • Território Federal do Guaporé  foi criado pelo Presidente Getulio Vargas no dia 13 de setembro de 1943 através do Decreto nº 5.812, sua área territorial foi composta por parte dos estados do Amazonas e do Mato Grosso.

  • 1943 - O nome antigo era uma referência ao , que divide o  da a -

    1956 - A Lei Ordinária nº 2731, de 17 de fevereiro de 1956, muda a denominação do Território Federal do Guaporé para , em homenagem ao sertanista Marechal  (1865-1958).

  • Mato grosso e Amazonas!

  • Amazonas e

    Mato Grosso

  • AMAZONAS e Mato Grosso

  • Formação de Rondônia em três fases.

    A primeira é a criação do Território Federal de Guaporé, (Decreto-Lei Nº 5.812 13/09/1943), sendo uma formação do desmembramento do sul do estado do Amazonas e do norte do estado do Mato Grosso;

    a segunda fase quando passa a ser denominado como Território Federal de Rondônia, (Lei Nº 2.731 17/02/1956), e

    a terceira e última fase trata-se da elevação a estado (Lei complementar Nº 41 22/12/1981).

  • Guaporé = Desmembramento de uma parte dos estados do Amazonas e Mato Grosso.

    GAB: E


ID
1029667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo em vista que o período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.

Nesse período, adotou-se uma política de reforma agrária com base na propriedade coletiva da terra.

Alternativas
Comentários
  • Basta entender que propriedade coletiva (comunismo) e regime militar não tem relação positiva.
  • A propriedade não era coletiva, era individualizada por família. As familias se deslocavam das regiões, geralmente, sul e nordeste com a proposta de receber um lote de terra para produção rural. Essas famílias, que já não tinham uma condição muito boa na região de origem, por isso viam na região norte uma nova oportunidade para se reestabelecer. Muitos se deram bem e viraram latifundiários com grandes fortunas hoje em dia.

  • A terra não era coletiva, existiam incentivos do governo para vir a amazonia, seja atras da criação da suframa ou seja atraves de credito para terras, a fronteira agrícula começou a se deslocar do sul para o centro oeste e hoje em dia esta nas bordas da amazonia e para, o chamado arco de fogo. Lembrando que é muitas terras nas mãos de poucas pessoas.


ID
1048375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo em vista que o período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.


Nesse período, adotou- se uma política de reforma agrária com base na propriedade coletiva da terra.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: E

    A propriedade não era coletiva, era individualizada por família. As familias se deslocavam das regiões, geralmente, sul e nordeste com a proposta de receber um lote de terra para produção rural. Essas famílias, que já não tinham uma condição muito boa na região de origem, por isso viam na região norte uma nova oportunidade para se reestabelecer. Muitos se deram bem e viraram latifundiários com grandes fortunas hoje em dia.

  • Processo Histórico

    1494

    A assinatura do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha concedeu aos espanhóis o direito de domínio da porção oeste da América do Sul, onde está localizada a floresta Amazônica.

    1540

    Apesar do domínio espanhol na região, os portugueses ocuparam a Amazônia e impediram a invasão de ingleses, franceses e holandeses na floresta.

    1637

    Os portugueses realizaram a primeira grande expedição pela Amazônia, sendo composta por mais de 2 mil pessoas. Durante essa jornada, ocorreu a exploração de frutos como o cacau e a castanha.

    1750

    Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Madri, cujo conteúdo proporcionava o direito de domínio da floresta Amazônica àquele que realizasse a ocupação e exploração da mata. Nesse sentido, os portugueses conquistaram o direito de domínio na Amazônia.

    Fim do século XIX

    Esse período foi marcado pela exploração da borracha. Essa atividade tornou-se bastante expressiva para a economia local, visto que as fábricas inglesas importavam a matéria-prima em grandes quantidades. Estima-se que entre as décadas de 1870 e 1900, cerca de 300 mil nordestinos migraram para a região.

    1960 (período da ditadura militar )

    Temendo uma possível internacionalização da floresta, os militares promoveram diversas obras de infraestrutura para integrar a Amazônia ao restante do país, a principal delas foi a Transamazônica. A ordem era “Integrar para não Entregar”.

    Por meio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o governo oferece uma série de incentivos aos interessados em produzir na região. Mas segundo o historiador Alfredo Homma, "os subsídios são direcionados aos mais favorecidos ".

  • O período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia. Houve o desenvolvimento de projetos de colonização agrícola e de assentamentos rurais para migrantes nordestinos e sulistas.

    Na década de 1970, a Amazônia passa a ser prioridade para o governo militar. Os objetivos eram atrair agricultores do Centro-Sul e do Nordeste para:

    Ocupar grandes extensões de florestas da região;

    Extrair riquezas minerais e

    Iniciar o aproveitamento do seu potencial hidrelétrico.

    Assim, grandes projetos foram implantados na Amazônia, como:

    Os projetos de mineração de Carajás e do rio Trombetas;

    A construção de hidrelétricas como Tucuruí;

    A abertura de estradas como a Transamazônica e a Santarém-Cuiabá; e

    A instalação de fazendas de gado bovino, a qual deu início ao desmatamento de grandes extensões de floresta.

    Nesse período, a região experimentou um aumento expressivo na população – passando de 11,2 milhões de pessoas, em 1980, para 24 milhões em 2010.

    O modelo de ocupação baseado em grandes projetos, porém, causou impactos no modo de vida das populações tradicionais da floresta, gerando vários conflitos sociais. Por consequência, os resultados na melhoria da economia regional foram limitados.

    Já no período militar havia muitos conflitos pela terra, o que demonstra que o seu uso não era tão coletivista quanto a questão sugere.

    Resposta: E


ID
1048378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo em vista que o período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia, julgue os itens seguintes, relativos a esse processo.

Houve o desenvolvimento de projetos de colonização agrícola e de assentamentos rurais para migrantes nordestinos e sulistas.

Alternativas
Comentários
  •  

    Certo

  • FAZIA PARTE DE UMA SÉRIE DE DISCURSOS POLITICOS DIRECIONADO A OCUPAÇÃO DESSA REGIÃO: LEVANDO OS HOMENS SEM TERRA A TERRA SEM HOMENS . É PRECISO INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR COMO DIZIA CASTELO BRANCO.

  • O período da ditadura militar foi marcado por alterações no processo de ocupação da Amazônia. Houve o desenvolvimento de projetos de colonização agrícola e de assentamentos rurais para migrantes nordestinos e sulistas.

    Na década de 1970, a Amazônia passa a ser prioridade para o governo militar. Os objetivos eram atrair agricultores do Centro-Sul e do Nordeste para:

    Ocupar grandes extensões de florestas da região;

    Extrair riquezas minerais e

    Iniciar o aproveitamento do seu potencial hidrelétrico.

    Assim, grandes projetos foram implantados na Amazônia, como:

    Os projetos de mineração de Carajás e do rio Trombetas;

    A construção de hidrelétricas como Tucuruí;

    A abertura de estradas como a Transamazônica e a Santarém-Cuiabá; e

    A instalação de fazendas de gado bovino, a qual deu início ao desmatamento de grandes extensões de floresta.

    Resposta: C


ID
1130224
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Enquanto na Amazônia os ciclos são de “chuva” (inverno) e “seca” (verão), nessas regiões os ciclos anuais são de “cheia” e “vazante”. Durante as cheias elas são alagadas e a água do rio deposita grande quantidade de matéria orgânica, renovando a fertilidade dos seus solos.

O trecho acima refere-se:

Alternativas
Comentários
  • EU FIZ ESSA PROVA KKKK

  • igapo sempre alagada

    Varzea alaga às vezes

    Terra firme normalmente não alaga

    alternativa "b"

  • várzea possui áreas eventualmente alagadas, e solos mais férteis.

  • No enunciado já se pode obter a resposta quando o mesmo cita a palavra (vazante).

  • Alagamento = Várzea

  • As áreas ao longo dos grandes rios da Amazônia que sofrem inundação são chamadas de áreas alagáveis, e são popularmente conhecidas como várzeas e igapós. As várzeas são áreas férteis banhadas por rios de água branca ou barrenta. A cor das águas se dá à grande quantidade de material presente.


ID
1130230
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As definições relacionados à economia da borracha apresentadas a seguir estão corretas, com exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • seringueiro não possuia terra.


  • O seringueiro não era o dono da terra.
  • *SISTEMA DE AVIAMENTO: troca de mercadorias de forma antecipada, tornando uma cadeia de endividamento desse ciclo. FIRMAS EXPORTADORAS, CASAS AVIADORAS, ARMAZÉNS E SERINGUEIROS.

    *O REGATÃO:mascote dos rios, homem que vendia mercadorias a um preço mais acessível e comprava a borracha por um preço melhor que o pago no armazém.Eles eram perseguidos pelos donos dos seringais.

    *O SERINGEIRO: é um homem livre, mas preso pelas dívidas impagáveis adquiridas desde de que aceitou a trabalhar nos seringais ( homem vindo do Nordeste com a esperança de ficar rico).

  • Não precisa pensar no passado, se tinha ou nao terras, basta olhar é vê que o seringueiro é quem trabalha na seringa, faz os cortes nas árvores, cuida ...

  • Pra mim e a letra A

    Seringueiro não tinha terra.. veio do nordeste

  • seringalista proprietário do seringal.

  • kkkk....essa questão deveria ser anulada. os seringalistas eram os donos dos seringais. portanto essa questão está totalmente equivocada

ID
1130233
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O termo enclave é usado para descrever a formação de um núcleo de povoamento e valorização econômica em áreas dominadas por paisagens naturais. Assinale a alternativa que não apresenta uma economia de enclave.

Alternativas
Comentários
  • Economia de Enclave (industrial) 1: Economia, posta em um espaço (sub)periférico, entendida como toda aquela que roda com capital e tecnologia exógenos, atraídos mediante vantagens competitivas estáticas (fundamentalmente incentivos fiscais), onde os lucros retornam aos donos do capital residentes em outras plagas e a tecnologia do chão de fábrica é inteiramente assimétrica com o chão da academia local, constituindo a passagem para uma economia auto-sustentada a construção de vantagens competitivas dinâmicas que oportunizarão não só a consolidação das firmas existentes mas, sobretudo, o desenvolvimento do empreendedorismo local a partir da emergência de empresas de base tecnológica, cujos produtos e processos estabeleçam sintonia com os insumos, saberes e a cultura local (amazonidades), enquanto processo de inserção positiva e inteligente no contexto da globalização contemporânea, assegurado o consumo local. Vide uso em "Trajetória Tecnológica Alternativa: o acaso amazônico (um enfoque partir do projeto zfm)".

    Verbete inserido por Antônio José Botelho na Wikipédia em maio de 2007 

  • Alternativa D - Vale do Tapajós, Pará: mineração.

  • Pergunta referente do estado do Amazonas ?! Tomara que não esteja estudando errado.

ID
1130236
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Até meados do século XX, a vida das populações amazônicas se organizou em torno dos rios. A partir daí, os interesses se deslocaram para as riquezas minerais e pela decisão política de integrar o espaço amazônico ao resto do país.

Assinale a alternativa que indica o padrão de organização espacial que passou a orientar a ocupação da Amazônia a partir da segunda metade do século XX:

Alternativas
Comentários
    • As Rodovias movimentaram muito a região amazônica

    Portanto só fica as alternativas A e C

    • Elimino a letra pois não faz sentido a região Amazônica ter sido movimentada por causa da Várzea , Várzea seria um alagamento que os rios causam
  • a partir da segunda metade do século XX, ja nos encontramos com o desenvolvimento de estradas e a criação da zona franca de Manaus. o que confirma a opção Estradas - Terra Firme - Agricultura Empresarial

  • Podemos dizer que o processo era o: "Integrar para não entregar..." como lema dos governos militares na época.

    Desta forma foram construídas diversas estradas entre as mais importantes destacamos 2: Transamazônica e a Cuiabá Santarém. (ESTRADAS)

    Para se ter estradas deveriam ser construídas em TERRA FIRME (pois nunca alagam) era um processo de ocupação chamado de espinha de peixe, em que se constroem as estradas e suas áreas adjacentes são ocupadas dando lugar a grandes empresas estabelecidas para agricultura.

    Qualquer erro vai comentando abaixo...

  • Índice IQQ

  • Quem fez essa questão NUNCA FOI NO AMAZONAS. NUNCA


ID
1130317
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta ações realizadas pela metrópole portuguesa, no século XVII, para se estabelecer no espaço amazônico.

Alternativas
Comentários
  • Os jesuitas foram importantes na colonização da amazônia. as missões e construções de fortes pelo império e povoados garantiram a presença portuguesa na região

  • Francisco Caldeira de Castelo Branco chegou à foz do Rio Amazonas no dia 12 de janeiro de 1616, construindo o Forte Presépio, na desembocadura do rio Pará, um dos afluentes do rio Amazonas, formando ao seu redor o que viria a ser a cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará.

    Resposta. A

    Me coriga se eu estive erado.


ID
1130323
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, em ordem cronológica, as principais etapas da economia do estado do Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Após a efetivação do Tratado de Madrid, em 1750, Portugal intensificou a ocupação das terras amazônicas com a criação da Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão, no intuito de organizar a produção de drogas do sertão realizada na região e comercializada com a Europa. Durante o século XIX teve início na região Norte o Ciclo da Borracha (1870-1910) – Esse ciclo foi impulsionado pelo processo da revolução industrial (2ª revolução – aço, energia, petróleo, automóveis)

    FONTE: Aula 03 de História do GRAN.


ID
1155256
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue os itens relativos à geografia de Rondônia.

A hidrografia de Rondônia é parte integrante da Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta. Sobre os rios de Rondônia, afirma-se que O Guaporé nasce na Chapada dos Parecis, no Mato Grosso e se constitui em fronteira natural entre Brasil/Bolívia; já o Madeira nasce na junção dos rios Beni e Mamoré e é um dos principais afluentes do Amazonas pela margem direita.

Alternativas
Comentários
  • Sobre os rios de Rondônia, afirma-se que O Guaporé nasce na Chapada dos Parecis, no Mato Grosso e se constitui em fronteira natural entre Brasil/Bolívia; já o Madeira nasce na junção dos rios Beni e Mamoré e é um dos principais afluentes do Amazonas pela margem direita.

    então esta Certo.


ID
1155268
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue os itens relativos à geografia de Rondônia.

Um dos principais aspectos naturais da Região Amazônica é seu grande potencial hídrico. Sobre as características dos rios e bacias hidrográficas amazônicas é correto afirmar que surgem inúmeros rios temporários ou intermitentes devido ao predomínio de estruturas geológicas cristalinas; os rios perenes surgem exclusivamente onde os índices pluviométricos ultrapassam a 2000mm anuais.

Alternativas
Comentários
  • Nos rios perenes há sempre água fluindo em seu leito.

  • Rio perene não surge, ele ja está lá. sempre existe água

  • Rios intermitentes ou temporários - ocorrem em apenas um período do ano, ou seja, secam em época de estiagem;

    Rios Perenes - São rios de fonte continua, ou seja, correm o ano inteiro sem a necessidade de uma fonte pluvial;

    Rios efêmeros - São aqueles ocasionados em decorrência de grandes chuvas;

    Chuvas orográficas - são também conhecidas como chuvas de montanhas. É um fenômeno que se forma quando as massas de ar atinge uma altitude elevada;

  • Perenes: são rios que contêm água todo o tempo, durante o ano inteiro. Eles são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial. Este último proporciona a alimentação contínua, fazendo com que o nível do lençol subterrâneo nunca fique abaixo do nível do canal.


ID
1155307
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue os itens, relativos à história de Rondônia.

Na década de 80 o governo federal, através do INCRA implantou o primeiro projeto de colonização em Rondônia, o Pic Ouro Preto, na região central do Estado, em terras antes pertencentes ao seringal Ouro Preto, se constituindo na primeira experiência de colonização oficial realizada na Amazônia.

Alternativas
Comentários
  • Não foi a primeira experiência - ERRADO

  • As primeiras colonizações da Amazonia ocorreram bem antes da década de 80. Um exemplo a ser citado foi o fomente feito na era Vargas com o objetivo da descentralização de emigração que se direcionava apenas as partes centrais e sul do Pais. Com isso, foram implementadas diversas de fomente à descentralização e migração ao norte, a exemplo da zona franca de Manaus.

  • De fato o PIC Ouro Preto fora o primeiro Projeto Integrado de Colonização, num época marcada pela "Marcha para o Oeste", na intenção do governo se fazer presente na Amazônia e protegê-la de interferências externas.

    O erro da questão é dizer que fora na década de 80. Na verdade, o PIC Ouro Preto iniciou-se na década de 70, com a presença marcante do INCRA na região.

  • O primeiro projeto integrado de colonização (PIC Ouro Preto) foi criado em 19 de junho de 1970 e implantado na região de Ouro Preto do Oeste.

  • Quem tem dúvida não devia comentar resposta errada. Isso atrapalha.


ID
1235098
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O período compreendido entre 1877 e 1910 ficou conhecido no Brasil como “Primeiro Ciclo da Borracha”. Extraía-se a borracha na Amazônia, principalmente entre o Brasil e a Bolívia, onde está situado o Estado de Rondônia. Um pouco depois, a produção brasileira entrou em decadência. Podemos apontar como causa principal do declínio desta produção: 

Alternativas
Comentários
  • A produção na Amazônia entrou em decadência por conta da concorrência da produção asiática, na Malásia, que à época era uma colônia inglesa.

  • A Amazônia já estava perdendo a primazia do monopólio de produção da borracha, porque os seringais plantados pelos Ingleses na Malásia, no Ceilão e na África tropical durante o período de crescente valorização da borracha no cenário internacional, com sementes oriundas da própria Amazônia, passaram a produzir látex com maior eficiência e produtividade. Conseqüentemente, com custos menores e preço final menor, o que os fez assumir o controle do comércio mundial do produto, superando a brasileira.

  • Em 1877, mais de 70 mil sementes de seringueiras do  são contrabandeadas para Inglaterra, num escandaloso caso de biopirataria. Este fato marca o início deste primeiro ciclo.

    Em 1910, tem início a concorrência da Hevea brasiliensis plantada na Ásia, utilizando aquelas sementes contrabandeadas décadas antes e produzindo a custos muito inferiores aos da mata nativa no Brasil.

  • Gabarito C

    A seringueira, árvore de onde se extrai o látex, matéria-prima para a produção da borracha, é nativa da Amazônia. No entanto, os ingleses levaram, ilegalmente, para fora da Amazônia, mudas da seringueira e desenvolveram, com sucesso e custo mais baixo, seringais e a extração do látex na Malásia. A produção na então colônia inglesa derrubou a produção do látex amazônico.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • INGLESES FDP LEVARAM AS SEMENTES DAS SERINGUEIRAS PARA MALASYA E LÁ HOUVE O PLANTÍO DE FORMA ORDENADA E COM MAIS QUALIDADE E MAIS BARATO, BOM ISSO LEVOU NOSSO AMAZONAS A DECADÊNCIA ... VAMOS JUNTOS PM AM 2022 SCVP

  • Ficou marcado pela BIOPIRATARIA que é a exploração, manipulação e exportação ilegal de recursos naturais de um determinado ecossistema ou bioma de alguma região no caso Amazônia.

  • Não sabia que reino unido estava no meio da malásia kkkkk


ID
1372660
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em fins do século XIX e início do século XX se deu o primeiro grande surto da exploração da borracha na Amazônia brasileira. Os seringais do Alto Madeira contaram principalmente com o trabalho de:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro ciclo da borracha: 1879-1912

    Para extração da borracha neste período, acontece uma migração de nordestinos, principalmente do Ceará, pois o estado sofria as consequências das secas do final do século XIX.

    Resposta C

  • A BASE DA MÃO DE OBRA NO PRIMEIRO CICLO DA BORRACHA ERA NORDESTINA. LETRA C

  • gabarito C - nordestinos, fugidos da seca que assolava o sertão à época.


ID
1399813
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Funai estima que 69 grupos estejam isolados

A Funai estima que haja no país 69 grupos isolados, espalhados principalmente pelos Estados da Amazônia Legal – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins e parte do Maranhão. Há indícios de um grupo que viveria nas proximidades da cidade de Cavalcante, em Goiás.

Segundo o Coordenador-Geral do Departamento de Índios Isolados da Funai, há nove grupos que estão mais vulneráveis às ações predatórias.

( Folha de S. Paulo 2 de jun. de 2008.Adaptado.)

As ações predatórias referidas no texto são promovidas por:

Alternativas
Comentários
  • c

    madeireiros.

  • Extração de madeira é a principal causa atritos com as comunidades indigenas.

  • a) fiscais federais ERRADO

     b)outras etnias indígenas. ERRADO

     c) madeireiros. CERTO

     d) policiais armados. ERRADO

  • gabarito Letra C

     

    Tocantins é um estado que vem sendo povoado com maior intensidade desde a década de 70 principalente por projetos de colonização do Estado. O estímulo às atividades agrícolas foram fundamentais para o desenvolvimento econômico da região que além da expressiva produção de arroz e milho é um dos grandes produtores de soja transgênica do país. O avanço da fronteira agrícola com frentes pioneiras envolvem 3 atividade: extração ilegal da madeira, pecuária e produção de soja. O aumento da demanda por terras faz seus valores aumentarem e a disputa por áreas são muitas vezes violentas e a grilagem é uma prática comum. Os principais conflitos que a fronteira agrícola em expansão estimulou foi entre madeireiros e indígenas e fazendeiros com movimentos como o MST.

  • A Amazônia brasileira é lar para um grande número de tribos isoladas, mais do que em qualquer outro lugar no mundo. Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), acredita-se que existam pelo menos 100 grupos de índios isolados na parte brasileira da floresta amazônica.

    A decisão desses índios de não manter contato com outras tribos e não-índios é quase certamente resultado de anteriores encontros desastrosos e da contínua invasão e destruição de sua floresta.

    Por exemplo, os grupos isolados que vivem no estado do Acre são provavelmente os sobreviventes do boom da borracha, quando muitos índios foram escravizados.

    Nas profundezas da floresta amazônica no Brasil vivem tribos que não têm contato com o mundo exterior. Madeireiros ilegais e fazendeiros estão invadindo suas terras e trazendo doenças. Eles não sobreviverão, a menos que isso pare.

  • Segundo Elias Biggio, coordenador-geral do Departamento de Índios Isolados da Funai, há nove grupos que estão mais vulneráveis às ações predatórias, como os ataques de madeireiros. Eles estão em reservas em Mato Grosso, próximo à divisa com o Amazonas.

     

     

    Letra C. 

  • Gaba: C

    Dizem que dinheiro não dá em árvore, mas para os madeireiros dá sim. E dá e muito!!

  • Por causa dessa e de outras questões kkkk, meus tios são todos concursados kkkkk

  • madeireiros

  • Geralmente são posseiros/madereiros e empresários ruralistas com os quais os Índios enfrentam problemas.

  • Não tem nem texto de apoio. Além de não ser G/H do Amapá. O jeito é interpretar a questão pela "bagagem" (de conhecimento) que a gente carrega.

  • Atualmente têm também os garimpeiros

  • Os madeireiros são uma das principais ameaças à integridade das terras indígenas.

    Resposta: C


ID
1487800
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“[...] A negociação que se abriu [...] entre o Brasil e a Bolívia permitiu a solução consagrada pelo Tratado de Petrópolis, que dispunha a incorporação ao Brasil de 190.000 km² de territórios de população brasileira, a cessão à Bolívia de pouco mais de 3.000 km², o pagamento de 2 mi lhões de l ibras (hoje correspondentes a quase 180 milhões de dólares) a título de compensação pela permuta desigual [...]”

(RICUPERO, Rubens. Rio Branco:o Brasil no mundo . Rio de Janeiro:Contraponto – Petrobrás, 2000, p. 31).

Com o Tratado de Petrópolis, além das negociações a que o texto se refere, o Brasil assumiu coma Bolívia o compromisso de:

Alternativas
Comentários
  •  

    construir a Estrada de FerroMadeira-Mamoré.

  • Construir a EFMM, Já que na época a BolÍvia não tinha passagem para o Mar pois, estava em conflito com o Peru.

     

    Letra A

  • no Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade brasileira Petrópolis, que formalizou a incorporação do Acre ao território brasileiro. Com esse acordo, o Brasil pagou à Bolívia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e indenizou o Bolivian Syndicate em 110 mil libras esterlinas pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano.[1][2] Em contrapartida, cedia algumas terras no Amazonas e comprometia-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para escoar a produção boliviana pelo rio Amazonas.

  • Com a instalação de brasileiros em território boliviano, o governo propôs a compra dessa área, pagando uma parte em dinheiro e assumindo o compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré. Assim, a Bolívia, país que não é banhado por mar, teria uma saída para o oceano Atlântico, O acordo foi assinado em 1903 e a área é o atual estado do Acre.

  • Sendo que a Estrada foi financiada pelo EUA

  • Sendo que a Estrada foi financiada pelo EUA

  • comprometia a construir a construir a Estrada de FerroMadeira-Mamoré.  para dar trânsito às trocas comerciais bolivianas pelo , no acordo o governo brasileiro obrigou-se a pagar à Bolívia a quantia de 2 milhões de  (cerca de um bilhão de reais a preços atuais) para indenizar Bolivian Syndicate, um consórcio de investidores estadunidenses, pela rescisão do contrato de arrendamento, firmado em 1901 com o governo boliviano

  • Uma curiosidade: na tentativa de conter o avanço das epidemias de malária entre os operários da Madeira-Mamoré, foram contratados, em 1910, pela Madeira MamoréRailway Company, responsável pela construção da ferrovia, os médicos sanitaristas Belisário Penna (1868 – 1939), que trabalhava na Diretoria Geral de Saúde Pública e Oswaldo Cruz (1872-1917).


ID
1545685
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Há sinais desse movimento desde a época do descobrimento, mas foi no governo de Getúlio Vargas (1930/1945) que a colonização da floresta passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais. Era a época da Marcha para o Oeste.
(...) Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema 'Integrar para não Entregar'.“

                                                                            (Peixoto, Fabrícia. Linha do tempo: Entenda como ocorreu a
                                                                                   ocupação da Amazônia
. Disponível em www.bbc.co.uk)

A ocupação da Amazônia ganhou fôlego no século XX, como mostra o trecho da reportagem acima. Sobre as consequências dessa ocupação, pode-se destacar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Entre as alternativas, é a única que evidencia uma consequência da ocupação da Amazônia.
  • Gaba: C

    Nem precisa ler o texto. Por isso é mais importante se ler as assertivas primeiro.

    Obs.: quando se fala em região amazônica, existem mais problemas do que benefícios, já que a região foi muito explorada no decorrer do tempo.

  • consequências 

  • Pra acertar é só ir na lógica de que o Brasil só ferra a Amazônia e os desfavorecidos.

  • Complementando o comentário dos colegas...

    A – ERRADA

    “(...) Entretanto, o desmatamento na Amazônia tem aumentado desde 2012 – e tende a continuar.” (..) (fontes no final do comentário)

    B – ERRADA

    A questão demarcação de terra dos grupos indígenas da região (que ainda é uma questão atual) passou a ser reconhecida pelo Estado Brasileiro oficialmente com a Constituição de 1988. Além disso, a demarcação dos conflitos reduz os conflitos (não os evita)

    C - CERTA

    D – ERRADA

    O meio de transporte padrão (predominante) na região é o hidroviário

    E – ERRADA

    Conforme trecho do texto associado à questão, “...Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema 'Integrar para não Entregar'….

    Fonte:

    https://www.ecycle.com.br/6743-desmatamento-da-amazonia.html

    https://brasilescola.uol.com.br/brasil/rios-amazonicos-principais-vias-transporte.htm

    http://www.funai.gov.br/index.php/2014-02-07-13-25-20

  • Há sinais desse movimento desde a época do descobrimento, mas foi no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a colonização da floresta passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais. Era a época da Marcha para o Oeste.

    Foram anos de incentivos governamentais à exploração da floresta. Estradas foram abertas para facilitar o desenvolvimento da região. Durante a ditadura militar, a política para a Amazônia ficou conhecida pelo lema "Integrar para não Entregar".

  • não existe povoar um lugar sem provocar desmatamento, poluição, exploração ilegal dos recursos naturais e por ai vai

  • Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e ciências associadas além da capacidade de relacionar tudo ao tema proposto.  Sobre as consequências da ocupação da Amazônia buscamos a alternativa correta.
    A) Sustentabilidade de forma geral significa "satisfazer as necessidades do presente sem inviabilizar a satisfação das necessidades de gerações futuras", ou seja, significa a princípio, a utilização de um conjunto de estratégias de uso racional de recursos. Este modelo é o que deveria ter pautado as políticas públicas para o desenvolvimento da região, mas que de fato foi utilizado em raríssimas ocasiões.  
    B) A demarcação de terras indígenas é uma política pública que garante o uso e a permanência em terras públicas por populações originárias do Brasil e, na prática, na maioria dos casos, significam a manutenção da biodiversidade e o uso sustentável  dos recursos dessas áreas. Infelizmente este tipo de política não foi utilizado na região na quantidade necessária para resolver tensões e invasões entre os nativos e grupos invasores interessados na exploração predatória de recursos como madeira, minerais e até mesmo a terra em si que passa a ser utilizada após a invasão para a produção agropecuária. 
    C) Os dados sobre o desmatamento da região são produzidos via satélite e estão disponíveis para a conferência da comunidade internacional que estuda o tema o que significa, na prática, que não é possível falsificar informações oficiais sobre o tema. A quantidade de áreas de cobertura vegetacional original na Amazônia ainda é tão grande que essa massa de floresta é capaz de atuar na regulação de fenômenos climáticos em escala global. Devido a isso o desmatamento no Brasil é processo acompanhado por cientistas de todo o mundo e amplamente criticado, sendo o país frequentemente alvo de sanções internacionais por deixar isto ocorrer de forma descontrolada.  
    D) Por motivos geográficos a rede de transporte local é amplamente baseada no transporte hidroviário já que é onde se localiza a maior bacia hidrográfica do planeta e a construção de ferrovias demanda altos investimentos e causa graves impactos ambientais.
    E) A porosidade nas fronteiras é um grave problema da região que luta contra o tráfico de drogas e a biopirataria. Políticas de fronteira para a região estão, em geral, mais ocupadas em conter estes problemas do que em facilitar o acesso ao território nacional. 

    GABARITO DO PROFESSOR: C 
  • G.V tinha em mente apenas a econômia e povoar a amazônia.


ID
1555537
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os rios e bacias hidrográficas não obedecem limites políticos entre estados e países. Muitos rios possuem suas nascentes em um país e sua foz em outro. Entre os rios a seguir, assinale o que conecta diretamente os estados de Rondônia e Amazonas.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    Madeira.

  • Gabarito A

    Rio Madeira

    Nasce com o nome de rio Beni na Cordilheira dos Andes, Bolívia. Desce das cordilheiras, recebendo, então, o rio Mamoré e seu afluente Guaporé, em RONDÔNIA, na fronteira entre Brasil e Bolívia. A partir deste ponto recebe o nome de Madeira e estende-se por cerca de 1.425 quilômetros até a foz no Rio Amazonas, próximo à Itacoatiara. Possui como principais afluentes os rios Abunã e Ji-Paraná, em Rondônia, e Aripuanã, no estado do Amazonas. O rio recebe este nome, pois, no período de chuvas, seu nível sobe e inunda as margens, trazendo troncos e restos de madeira das árvores.

  •  Complementando o comentário dos colegas

    B – ERRADA

    Rio Jaci Paraná

    _Abrangência

    _ _País:

    _ _ _ _Brasil

    _ _ _ _ _ _Estado:

    _ _ _ _ _ _ _ _Rondônia

    _Obs: Um dos Afluentes do Rio Madeira

    C – ERRADA

    Rio Mamoré

    _Abrangência

    _ _País

    _ _ _ _Bolívia

    _ _ _ _Brasil

    _ _ _ _ _ _Estado:

    _ _ _ _ _ _ _ _Rondônia

    _Obs

    _ _ _1: Da Confluência do Rio Mamoré e Beni, surge a nascente do Rio Madeira.

    _ _ _2: Serve de Divisa entre Brasil e Bolívia

    D – ERRADA

    Rio Guaporé

    _Abrangência

    _ _País

    _ _ _ _Bolívia

    _ _ _ _Brasil

    _ _ _ _ _ _Estado:

    _ _ _ _ _ _ _ _Mato Grosso

    _ _ _ _ _ _ _ _Rondônia

    _Obs:

    _ _1: É um dos Afluentes do Rio Mamoré

    _ _2: Serve de Divisa entre Brasil e Bolívia

    E – ERRADA

    Rio Corumbiara

    _Abrangência

    _ _País

    _ _ _ _Brasil

    _ _ _ _ _ _Estado

    _ _ _ _ _ _ _ _Rondônia

    _Obs: É um dos Afluentes do Rio Guaporé

    Fonte:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Jaci_Paran%C3%A1

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Mamoré

    https://mochileiro.tur.br/ro%20rios%20mapa-rio.jpg

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Guapor%C3%A9

    http://www.corumbiara.ro.gov.br/1a-expedicao-as-nascentes-do-rio-corumbiara-projeto-agua-viva-distrito-de-verde-seringal/

    https://www.google.com/search?ei=IElrXemiNJPZ5OUPqIidwAg&q=Rio+Corumbiara&oq=Rio+Corumbiara&gs_l=psy-ab.3..0l2j38j0i5i30l2.12254.13886..14530...0.5..0.154.707.2j4......0....1..gws-wiz.......0i71j0i13j0i7i30j0i7i5i30j0i67.dFh-TizxsLk&ved=0ahUKEwjpsubk5K7kAhWTLLkGHShEB4gQ4dUDCAo&uact=5

    http://rondoniaemsala.blogspot.com/2012/01/hidrografia-ro.html

  • O principal afluente do rio amazonas e o rio negro .

  • O rio Madeira é um rio da que banha os de e do . É um dos afluentes principais do . Tem extensão total aproximada de 3315 km, sendo o 17º maior do mundo em extensão.

    Uma subespécie de habita em exclusivo o sistema fluvial do Madeira.

  • Principal rio para transporte de soja e etc

  • O rio Madeira conecta diretamente os estados de Rondônia e Amazonas.


ID
1573708
Banca
CISLIPA
Órgão
CISLIPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As unidades de conservação de uso sustentável admitem a presença de moradores. Elas têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Quais são elas?

Alternativas
Comentários
  • b

    R.D.S. – Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Floresta Nacional.

  • Unidade de Proteção Integral - objetivo principal é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais;
    Unidade de Uso Sustentável - objetivo principal é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

     

    Proteção Integral:

    Estação Ecológica

    Reserva Biológica

    Parque Nacional

    Monumento Natural

    Refúgio de Vida Silvestre

     

    Uso Sustentável:

    Área de Proteção Ambiental

    Área de Relevante Interesse Ecológico 

    Floresta Nacional 

    Reserva Extrativista

    Reserva de Fauna 

    Reserva de Desenvolvimento Sustentável 

    Reserva Particular do Patrimônio Natural 

     

    GAB: B

     

    DICA: decorem o que for de proteção integral que é menos. O restante será de uso sustentável.

  • Uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) 

    é uma área natural que abriga populações tradicionais que vivem em sistemas de exploração sustentável dos recursos naturais.

    Ao proteger o uso do ambiente desenvolvido ao longo de gerações e adaptado às condições ecológicas locais, esta categoria de unidade de conservação de uso sustentável contribui para a proteção da natureza e para a manutenção da diversidade biológica.

    São objetivos da RDS assegurar as condições para a reprodução e a melhoria dos modos de vida das populações tradicionais que nela habitam, inclusive na exploração de recursos naturais. Além disso, visa valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente desenvolvidas por estas populações.

    FONTE; www.oeco.gov.br

  • Ótima dica

  • Uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) é uma área natural que abriga populações tradicionais que vivem em sistemas de exploração sustentável dos recursos naturais. Ao proteger o uso do ambiente desenvolvido ao longo de gerações e adaptado às condições ecológicas locais, esta categoria de unidade de conservação de uso sustentável contribui para a proteção da natureza e para a manutenção da diversidade biológica.

    São objetivos da RDS assegurar as condições para a reprodução e a melhoria dos modos de vida das populações tradicionais que nela habitam, inclusive na exploração de recursos naturais. Além disso, visa valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente desenvolvidas por estas populações.

    As RDS são áreas de domínio público que permitem o convívio com populações tradicionais, no entanto, as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser, quando necessário, desapropriadas. O uso das áreas ocupadas pelas populações tradicionais é regulado por um contrato de concessão e um termo de compromisso, que devem estar de acordo com o Plano de Manejo da unidade. Além da exploração sustentável dos recursos, a visitação e a pesquisa cientifica também são permitidas e até incentivadas na área, desde que autorizadas pelo órgão gestor.

    Elas são geridas por um Conselho Deliberativo que é presidido pelo órgão governamental responsável (órgão estaduais, no caso das RDS criadas pelos estados, e o ICMBio, na RDS federal) e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e das populações tradicionais residentes na área.

    As Reservas de Desenvolvimento Sustentável foram criadas pela Lei 9.985/00.

  • Peguei um trem numa estação ecologica e fiz uma reserva biológica para um parque nacional que tem um monumento natural e refugio da vida silvestre.


ID
1738795
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na segunda metade do século XIX foi assinado o Tratado de Ayacucho. Esse tratado tinha como uma das premissas as novas territorialidades utilizadas pelo Brasil na região da Amazônia. A nova divisão territorial tinha como uma das bases a(s):

Alternativas
Comentários
  • Tratado de Ayacucho, também denominado de Tratado da Amizade, foi assinado entre Brasil e Bolívia no dia 27 de março e selado em 23 de novembro de 1867. faz parte de uma série de acordos de ordem geopolítica e militar relacionados à demarcação territorial das regiões pertencentes ao atual Estado brasileiro. Outro nome dado ao acordo foi Tratado de Cunha Gomes, já que as fronteiras passaram a ser estabelecidas a partir dos rios Guaporé e Mamoré, passando pelo rio boliviano Beni e seguindo uma linha reta que recebeu o nome de Cunha Gomes a qual, atualmente, estabelece os limites entre os estados do Acre e do Amazonas.

  • Show seu comentário. Tmj, pmam 2022

  • Este tratado era composto por trinta artigos nos quais se declarava a paz entre os países e se estabeleciam relações amigáveis de navegação e tráfego, algumas que persistiram no . Foram recuadas as fronteiras bolivianas a favor do Império Brasileiro, a partir dos rios  e , passando por  e seguindo uma linha reta que recebeu o nome de Cunha Gomes. As embarcações bolivianas teriam acesso aos rios brasileiros a partir dali.


ID
1769620
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A cidade de Parintins recebe anualmente milhares de turistas para assistirem a disputa entre os “bois” Caprichoso e Garantido. Em que Estado da Região Nordeste acontece esta festa popular?

Alternativas
Comentários
  • Regiao NORTE acontece essa festa. O examinador errou na pergunta,mas que falta de atencao.

  • Região NORDESTE? Passivo de anulação!!!

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Parintins

     

  • isso mesmo .. 

  • No enunciado o correto seria: 

    Em que Estado da Região Norte acontece esta festa popular?

    A Resposta correta: A) Amazonas 

  • kkkkk bizarro a banca cometer esse erro

  • Não foi o examinador que errou. Ele até fez certo, mas na hora que o estagiário foi redigir, aí, sim, este errou e trocou as regiões.

    Quem já foi estagiário entenderá tal situação! Hehehe

  • Triste esse erro 

    questão ia ser ótima!

  • Questão ia ser linda rsrsrs

  • Exatus

  • COMPLICADO... ESSA É PIOR QUE CONFUNDIR RONDÔNIA COM RORAIMA!

  • eu passo malkkkkkkkk


ID
1771528
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

''O barril de pólvora está lá, basta que alguém risque o palito de fósforo para a gente ter uma nova tragédia''.

A declaração acima foi feita pelo Procurador da República Reginaldo Trindade, de acordo com publicação do Portal Amazônia, no dia 12/05/2015. A declaração diz respeito à problemática envolvendo a Terra Indígena dos Cinta Larga.

Em relação à localização dessas terras e à problemática existente atualmente nelas, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • e

    está localizada na porção leste do Estado, onde as invasões de garimpeiros têm gerado conflitos com os indígenas que vivem ali.

  • Os Cinta-Larga: vivem uma situação parecida com a da grande maioria dos agricultores familiares da Amazônia. Carecem de tudo. Mas eles moram em cima da maior mina de diamantes do mundo.

    Espigão D´Oeste (RO) –

    Os indígenas Cinta Larga, falantes da língua Tupi Mondé, vivem uma situação parecida com a da grande maioria dos agricultores familiares do interior da Amazônia.

    Suas casas não têm sistema de esgoto, nem água encanada. As escolas e os postos de saúde são precários e o que produzem nas roças é ineficiente à sobrevivência, pois faltam maquinário, insumos, assistência técnica e crédito bancário.

    Mas eles moram em cima da maior mina de diamantes do mundo, com capacidade para exploração de um milhão de quilates de pedras preciosas por ano, com receita anual estimada em US$ 200 milhões (ou R$ 760 milhões).

    A exploração ilegal das pedras preciosas, que ganhou força em 1998 e chegou a reunir 5 mil garimpeiros, em 2004, mudou a vida dos índios. O Ministério Público Federal estima que vivem cerca de 2.500 Cinta Larga nas Terras Indígenas Roosevelt, Serra Morena, Parque Aripuanã e Aripuanã, que ficam na divisa dos estados de Rondônia e Mato Grosso.

    Por Ana Aranda, especial para a Amazônia Real

  • Em fevereiro de 2003, organizações indígenas brasileiras estiveram em Washington para uma reunião com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) onde denunciaram as violações de direitos humanos sofridas pelos povos indígenas de Raposa Serra do Sol, em Roraima, e dos Cinta Larga, em Rondônia e Mato Grosso.

    O documento entregue à Comissão destaca, sobre os Cinta Larga, o saque e a espoliação econômica de recursos das Terras Indígenas, especialmente os garimpos de diamantes, que envolvem assassinatos, tortura e semi-escravidão de índios e garimpeiros. Outros pontos importantes são a disseminação de alcoolismo e de prostituição entre as comunidades indígenas e o aumento da ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), desnutrição e mortalidade infantil. Esta grave situação coloca os Cinta Larga como o único povo cuja população tem diminuído nos últimos anos, em contraposição ao aumento geral da população indígena no Brasil.

  • Com a denominação "Cinta Larga" ou "Cinturão Largo", confundiam-se, de início, diversos grupos que habitavam a região próxima à fronteira entre leste de Rondônia e noroeste do Mato Grosso, uma vez que todos usavam algum tipo de cinto e construíam malocas grandes e compridas.

    Esse grupo Tupi tem na caça sua atividade central, e as festas, onde ela é consumida após complexo ritual, equacionam simbolicamente caça e guerra, revelando, em muito, aspectos da sociedade Cinta Larga e garantindo o equilíbrio do grupo. Equilíbrio este que nos últimos anos vem sendo profundamente abalado pela incidência de garimpeiros em suas terras.

  • gab:E

  • Rondônia

    Mato Grosso

    Garimpeiros querendo invadir

    Maior mina de diamante do mundo

  • Até hoje existem esses conflitos.

    Índios são contaminados pelo mercúrio lançado no rio por conta da exploração do ouro.

    A exploração de minerais vem causando grande desmatamento.


ID
1771534
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A BR-319 foi inaugurada oficialmente em 1976, no governo Ernesto Geisel. Porém, nunca foi concluída integralmente. Nas décadas de 1980 e 1990, a manutenção da estrada foi abandonada pelo poder público. Somente na década de 2000, as obras de pavimentação foram retomadas com o asfaltamento das duas pontas da rodovia (...)"

Fonte: http://www.ariquemesonline.com.br, 02/10/2015. Acesso em 03 de outubro de 2015.

A importância da rodovia citada no texto está relacionada ao fato de ser a via de integração por terra: 

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    liga porto velho a Manaus

  • BR-319:

    Também conhecida como Rodovia Álvaro Maia ou Rodovia Manaus–Porto Velho, é uma rodovia federal diagonal brasileira com 885 quilômetros que liga as cidades de Manaus e Porto Velho, na Região Nortedo Brasil.

    Ao longo do seu percurso, a rodovia passa pelos estados brasileiros do Amazonas e brevemente por Rondônia. A BR-319 é a única ligação rodoviária disponível entre Manaus e o estado de Rondônia, com todo o restante do Brasil. O trecho de 345,5Km entre Manaus e a localidade de Havelândia (no limite de município entre Manicoré e Beruri) é concomitante com a BR-174.

    Sua extensão é de 885 km, dos quais 820,1 no Amazonas e 64,9 em Rondônia.

    FONTE: .

  • fiquei feliz essa eu sabia....

  • parabéns andreia
  • Essa eu não podia errar, minha cidade kkkkkkk

  • 174 - Manaus - Roraima

    230 - Humaitá - Pará (Transamazônica)

    319 - Manaus - Rondônia

  • Manaus à Rondônia.

  • Intuito de povoar a amazônia e

    Fins econômicos.

  • 174 - Manaus - Roraima

    230 - Humaitá - Pará (Transamazônica)

    319 - Manaus - Rondônia

  • PM-AM 2022 ;-))

  • Só pela palavra "Ariquemes" no link da fonte já dava pra supor que a resposta tinha relação com Rondônia...


ID
1794655
Banca
FUNCAB
Órgão
SUPEL-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Decreto-lei nº 5.812 (13 de setembro de 1943) criou o Território Federal do Guaporé, com partes desmembradas do(s) seguinte(s) estado(s):

Alternativas
Comentários
  • letra E
    Art. 1º São criados, com partes desmembradas dos Estados do Pará, do Amazonas, de Mato Grosso, do Paraná e de Santa Catarina, os Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguassú

  • Guaporé atual Rondônia. Por sinal o nome Mato Grosso originalmente se refere a uma região no noroeste do estado e do atual estado de Rondônia.

     

  • Porque o nome de Mato Grosso?
    Quem nos dá tal resposta é José Gonçalves da Fonseca, em seu trabalho escrito por volta de 1780, Notícia da Situação de Mato Grosso e Cuiabá, publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1866, que assim nos explica a denominação Mato Grosso.

                                                          [...] se determinaram atravessar a cordilheira das Gerais de oriente para poente;

                                                         e como estas montanhas são escalvadas, logo que baixaram a planície da parte oposta

                                                         aos campos dos Parecis (que só tem algumas ilhas de arbustos agrestes), toparam com

                                                         matos virgens de arvoredo muito elevado e corpulento que entrando a penetrá-lo o foram

                                                         apelidando Mato Grosso: e este é o nome que ainda conserva todo aquele distrito.

    Dessa forma, ainda em 1754, vinte anos após descobertas as Minas do Mato Grosso, pela primeira vez o historico dessas minas foi relatado num documento oficial, onde foi alocado o termo Mato Grosso, e identificado o local onde as mesmas se achavam. Todavia, o historico da Câmara de Vila Bela não menciona porque os irmãos Paes de Barros batizaram aquelas minas com o nome de Mato Grosso.

     

    A Rainha D. Mariana Vitória, ao nomear Dom Antonio Rolim de Moura Tavares como Primeiro Capitão General, em Carta Patente de 25 de setembro de 1748,
    assim se expressa em as suas famosas Instruções, que lhe determinariam as orientações para a administração da Capitania, em especial os tratos com a fronteira do reino espanhol. Assim nos dá o documento:

                             [...] fui servido criar uma Capitania Geral com o nome de Mato Grosso

                             [...]

                             1° - [...] atendendo que no Mato Grosso se querer muita vigilância por causa

                             da vizinhança que tem, houve por bem determinar que a cabeça do governo

                             se pusesse no mesmo distrito do Mato Grosso [...];

                             2° - Por ter entendido que no Mato Grosso é a chave e o propugnáculo do sertão do Brasil [...].

    E a partir daí, da Carta Patente e das Instruções da Rainha, o governo colonial mais longínquo, mais ao oriente em terras portuguesas na América, passou a se chamar de Capitania de Mato Grosso, tanto nos documentos oficiais como no trato diário por sua própria população. Logo se assimilou o nome institucional Mato Grosso em desfavor do nome Cuiabá. A vigilância e proteção da fronteira oeste eram mais importantes que as combalidas minas cuiabanas. A prioridade era Mato Grosso e não Cuiabá.

  • Criado pelo Presidente Getulio Vargas no dia 13 de setembro de 1943 através do Decreto nº 5.812, sua área territorial foi composta por parte dos estados do Amazonas e do Mato Grosso. 

  • DECRETO-LEI Nº 5.812, DE 13 DE SETEMBRO DE 1943. Cria os Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguassú.

  • Antiga Guaporé, hoje Rondônia.

    Am e Mato Grosso.

  • Questão muito boa.

  • Durante a Segunda Guerra Mundial, o Decreto-lei nº 5.812 (13 de setembro de 1943) criou o Território Federal do Guaporé, com partes desmembradas dos seguintes estados do Amazonas e Mato Grosso. A partir de 1956, essa região seria conhecida como Território Federal de Rondônia. Este é o antigo nome, portanto, do atual estado de Rondônia.

    Resposta: E

  • Art. 1º São criados, com partes desmembradas dos Estados do Pará, do Amazonas, de Mato Grosso, do Paraná e de Santa Catarina, os Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguassú.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, o Decreto-lei nº 5.812 (13 de setembro de 1943) criou o Território Federal do Guaporé, com partes desmembradas dos seguintes estados do Amazonas e Mato Grosso. A partir de 1956, essa região seria conhecida como Território Federal de Rondônia. Este é o antigo nome, portanto, do atual estado de Rondônia.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!


ID
1940410
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, com base em critérios diferentes adotados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), propôs uma divisão regional alternativa para o Brasil, dividindo-o em regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão regional não leva em consideração os limites político-administrativos dos estados, mas sim, as formas de ocupação e a apropriação do território, utilizando critérios como as características econômicas do espaço, resultando em três complexos regionais: o Nordeste, o Centro-Sul e a Amazônia. Nesse sentido, sobre a realidade geoeconômica nordestina, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB D

  • O Meio Norte, sub-região de transição entre o Sertão e a Amazônia, também conhecido como Mata dos Cocais, possui no beneficiamento do babaçu e da pecuária, boa parte do seu suporte econômico.


ID
2045416
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A cheia dos rios Madeira e Purus, que deixaram sete municípios em estado de emergência, preocupam os donos de embarcações que transportam cargas para Porto Velho, em Rondônia. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Navegação, Claudomir Carvalho, a enchente atípica do rio Madeira está fazendo com que a viagem para Porto Velho que era feita em 8 dias, esteja demorando 11 dias para ser concluída.”  


(Vasconcelos, Jéssica. Enchente anormal do rio Madeira afeta economia do Amazonas. A Crítica.com. em 27/02/2014).   

Sobre a navegabilidade do rio Madeira, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Como pode ser visto a alternativa B e C se contradizem, mas o gabarito está como a alternativa E.

    b) De Porto Velho até sua foz no rio Amazonas, o Madeira é navegável, seguindo, desta forma, até Belém, capital do estado do Pará, durante todo o ano.

     c) O trecho do rio até as proximidades de Porto Velho não apresenta condições de navegabilidade devido à grande quantidade de cachoeiras existentes.

  • Vanderlúcia,

    Na verdade não se contradizem, "até as proximidades de PVH" engloba a região de Nova Mamoré, o encontro com o Rio Abunã e as Usinas Hidrelétricas, toda essa região é considerada Alto Madeira e não apresenta condições de navegabilidade. Depois da Cidade de Porto Velho, segue sentido sua Foz no Rio Amazonas Onde tem condições de navegabilidade. Esse trecho de Porto Velho até sua foz é conhecido como baixo madeira.

  • mas a C afirma CACHOEIRAS, que eu saiba NÃO há nesse percurso!!

  • Percurso denominado Alto Madeira segue da nascente do rio, na Cordilheira dos Andes, no Equador, entrando no Brasil pelo Sul do estado com diversas cachoeiras e altíssimos desníveis até Porto Velho.


    O Rio madeira surge nos encontros dos Rios Beni e Mamoré e surge na porção oeste do Estado.

  •  Também fiquei em dúvida, Vanderlúcia.

    Lendo um pouco mais sobre o assunto, chego a conclusão que não há contradição. “As Proximidades de Porto Velho” se refere a Parte Oeste de Cachoeira de Santo Antônio (que fica no município de Porto Velho). O Rio segue de Oeste ao Leste desse jeito (a grosso modo):

    _Alto Madeira (Parte Não Navegável, a Oeste): da Confluência entre os Rio Mamoré e Beni (como explicado pelo colega Parceles) até a parte oeste da Cachoeira de Santo Antônio (“Proximidades de Porto Velho”)

    _Baixo Madeira (Parte Navegável, a Leste): do Leste da Cachoeira da Santo Antônio (Município de “Porto Velho”) até sua foz, onde encontra o Rio Amazonas (no Município de belém do Pará)

    Ou seja, a Parte Navegável abrange o Município de Porto Velho (ou parte dele, pelo menos) e o município de Belém do Pará (ou parte dele, pelo menos)

    http://www.overmundo.com.br/guia/cachoeira-de-santo-antonio

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrografia_de_Rond%C3%B4nia

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Madeira

  • O rio Madeira nasce na Cordilheira dos Andes, BOLÍVIA. Entrando no Brasil pelo OESTE do estado.

  • Rio madeira até Belém???? Impossível. O madeira passa somente pelo Amazonas e Rondônia. Essa questão está errada.

  • Fui por exclusão.É só associar rio Madeira com Brasil, Bolívia e Rondônia. Essas são as palavras chaves. a unica coisa que eu tinha certeza é que esse rio nao tem nada a ver com o Equador. Portanto letra E.

  • O rio Madeira nasce nos Andes bolivianos e peruanos e banha os estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

    É formado pela confluência dos rios Beni (e seu afluente Madre de Dios) e Mamoré (e seu afluente Guaporé), evento que ocorre em Rondônia, na fronteira entre Brasil e Bolívia. A partir deste ponto recebe o nome de Madeira e estende-se por cerca de 1.425 quilômetros até a foz no rio Amazonas, próximo a Itacoatiara/AM. Possui como principais afluentes os rios Abunã e Ji-Paraná, em Rondônia, e Aripuanã, no estado do Amazonas. 

  • Letra D completamente errada! O rio que Antes de entrar em território brasileiro se chama ucayali, depois que entra em território brasileiro passa a se chamar de Rio solimões chegando ao rio negro passa a ser o Rio Amazonas (Franscisco orellana deu esse nome por conta das "Amazonas")

    Sua nascente fica nos andes


ID
2178424
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, em ordem cronológica, as principais etapas da economia do estado do Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • Extrativismo: Atividade que consiste em extrair da natureza quaisquer produtos que possam ser cultivados para fins comerciais ou industriais.

    principais atividades econômicas praticadas no Estado são: extração vegetal, mineral e animal, denominados respectivamente de extrativismo.

  • Gabarito: A

    Após a efetivação do Tratado de Madrid, em 1750, Portugal intensificou a ocupação das terras amazônicas com a criação da Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão, no intuito de organizar a produção de drogas do sertão realizada na região e comercializada com a Europa. Durante o século XIX teve início na região Norte o Ciclo da Borracha (1870-1910) – Esse ciclo foi impulsionado pelo processo da revolução industrial (2ª revolução – aço, energia, petróleo, automóveis)

    FONTE: Aula 03 de História do GRAN.


ID
2205175
Banca
FMZ - AP
Órgão
CBM-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com base em seus conhecimentos e nas informações seguintes sobre território federal, julgue as proposições abaixo.

I - A divulgação da criação do Território Federal do Amapá ocorreu em 1940, através do “discurso do rio Amazonas”, proferido pelo Presidente Getúlio Vargas, entretanto o Território foi criado somente em 1943.
II - As principais características da administração dos territórios federais eram a descentralização e não concentração do poder político e os governadores eram indicados pela presidência da república.
III - No período da ditadura militar brasileira a administração dos territórios federais foi dividida entre as forças armadas e o Amapá passou a ser governado pela Marinha.
IV - A instituição do Território Federal do Amapá foi uma estratégia das elites políticas e econômicas locais para controlar e explorar as riquezas naturais da região, em especial da foz do rio Amazonas.

Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Comentários
  • Apenas I e III


ID
2287942
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A partir do século XX, diversos governos brasileiros determinaram a execução de uma política de ocupação e exploração da Região Amazônica. O período varguista (1930/1945) e o Regime Militar (1964/1985) foram dois desses períodos com projetos audaciosos de integração da região amazônica ao restante do país. Dentre as consequências desse processo, percebe-se a deterioração da região norte em função de vários aspectos, sendo um dos mais importantes:

Alternativas
Comentários
  •  

    a falta de um equilíbrio entre os projetos de exploração da região amazônica e a preservação da região; 

  • A ideia principal eram ocupação. Período da 2° Guerra Mundial que tratava de briga por território, é Getúlio Vargas tinha vasta extensão de território pouco povoado. Tratou de cuidar.
  • século xx

    período: Varguista e Regime Militar

    Ano:(1930/1945) e (1964/1985)

    intuito:Integração da região amazônica ao restante do país.

    Consequências: A falta de um equilíbrio entre os projetos de exploração da região amazônica e a preservação da região.

  • Para responder esta questão da FGV, tem que saber o significado de deterioração: estado alterado para pior; danificação, decomposição, estrago.

    Pois bem, a falta de um equilíbrio entre os projetos de exploração da região amazônica e a preservação da região levou uma alteração, haja vista o desmatamento ocasionou um grande estrago na natureza, tais como derrubada e queimada da vegetação a fim de expandir o povoamento e agricultura na região.

    a única que está relacionada à região amazônia e ao atual território de Rondônia no século XX que vai do ano1901 até o ano 2000 é a letra "A"

    bons estudos e avante!

  • Não havia, àquela época, a preocupação ambiental. Portanto, os projetos de ocupação durante o governo Vargas (1930-1945) e os governos Militares (1964-1985) não tiveram preocupação em equilibrar tais projetos com a preservação ambiental.

    Letra a.

  • para trás nem pra pegar impulso (Evandro Bitencourt Guedes )

  • olá vale resaltar que foi nessa época que manaus passou de París dos Trópicos a Miami Brasileiro, justamente com a criação da ZFM
  • Nessa época o único pensamento era apenas econômico e de assegurar as terras próximo as fronteiras.

    Tanto que foram abertas estradas e mediante a essas estradas se iniciou pequenos povoamentos.

    PM-AM

  • Até hoje.

  • gente acertei, to surpreso.. ;-))

    PM-AM 2022

  • Algumas tentativas de colonização da Amazônia no século XX ocorreram principalmente no período do Estado Novo de Getúlio Vargas (1943), quando houve o incentivo para a migração de brasileiros para a Amazônia. As campanhas “Marcha para o Oeste” e “Novo Eldorado” atraíram pessoas, principalmente do Nordeste, para trabalhar nos seringais da região. Esses migrantes ficaram conhecidos na história como “Soldados da Borracha”.

    Já sob o regime militar iniciado em 1964, repetia-se o slogan “integrar para não entregar”, que sintetiza a então preocupação do governo em povoar esta parte do país.

    Resposta: A

  • Letra A

    a falta de um equilíbrio entre os projetos de exploração da região amazônica e a preservação da região;

  • Algumas tentativas de colonização da Amazônia no século XX ocorreram principalmente no período do Estado Novo de Getúlio Vargas (1943), quando houve o incentivo para a migração de brasileiros para a Amazônia. As campanhas “Marcha para o Oeste” e “Novo Eldorado” atraíram pessoas, principalmente do Nordeste, para trabalhar nos seringais da região. Esses migrantes ficaram conhecidos na história como “Soldados da Borracha”.

    Já sob o regime militar iniciado em 1964, repetia-se o slogan “integrar para não entregar”, que sintetiza a então preocupação do governo em povoar esta parte do país.

    FONTE: Direção Concursos.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!

  • Gabarito letra A


ID
2543104
Banca
FGV
Órgão
SEPOG - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


Desde a boca do Jaurú pela parte ocidental prosseguirá a fronteira em linha reta até a margem austral do rio Guaporé defronte da boca do rio Sararé que entra no dito Guaporé pela sua margem setentrional; com declaração que se os comissários, que se hão de despachar para o regulamento dos confins nesta parte, na face do país, acharem entre os rios Jaurú e Guaporé outros rios, ou balizas naturais por onde mais comodamente, e com maior certeza, se possa assinalar a raia naquela paragem, salvando sempre a navegação do Jaurú, que deve ser privativa dos portugueses, e o caminho que êles costumam fazer do Cuiabá para Mato Grosso; os dois Altos contraentes consentem e aprovam que assim se estabeleça, sem atender a alguma porção mais ou menos de terreno que possa ficar a uma ou a outra parte.

                                                 Tratado de Madri, Art. VII. 1750. Apud http://info.lncc.br/madri.html


A respeito da sistematização das fronteiras da Região Amazônica, no século XVIII, analise as afirmativas a seguir. 


I. O Tratado privilegiou a rede fluvial e os marcos geográficos para definir as novas fronteiras, a serem confirmadas por eventuais comissões demarcatórias de ambas as partes.

II. A negociação garantiu a Portugal o controle exclusivo da navegação pelo rio Jauru, fator importante porque permitiria supervisionar o acesso às minas de Mato Grosso, território elevado a capitania, em 1748.

III. O acordo se baseou no princípio do uti possidetis, segundo o qual o direito de posse da terra caberia a seus efetivos ocupantes.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • A titulo de informacao o rio Jauru nasce na chapada dos Perecis na parte do MT...

  • Gab. E. As três afirmações estão corretas.

  • O tratado de Madri (1750) foi importante para a definição dos limites territoriais do Brasil e privilegiou a rede fluvial e marcos geográficos da época. Nesse tratado regia o principio do UTI POSSIDETIS, ou seja, a posse é de quem ocupa. Esse princípio foi ao encontro da política de ocupação da coroa portuguesa a qual previa a implantação de fortes, povoados,...

  • Em 1750 foi assinado o Tratado de Madri ( tratado do UTIPOSSIDETIS). Ele foi rejeitado pela espanha e anulado pelo tratado de el Pardo em 1771 e depois restaurado com algumas modificações pelo tratado de Santo Idelfonso.

    Alguns pontos fundamentais do tratado de Madri para a região amazônica:

    * O tratado privilegiou a rede fluvial e os marcos geográficos para definir as novas fronteiras, a serem confirmadas por eventuais comissões demarcatórias de ambas as partes.

    * A negociação garantiu a Portugal o Controle exclusivo da navegação pelo rio Jauru, fator importante porque permitiria supervisionar o acesso às minas de Mato Grosso, território elevado a capitania, em 1748.

    * O acordo se baseou no princípio do Utipossidetis, segundo o qual o direito de posse da terra cabeira a seus efetivos ocupantes.

     

    Estratégia Concursos. Professor Sérgio Henrique. CGE/RO.

  • Pelo conhecimento adquirido, afirmativa III correta, por interpretação do texto, I e II também.

  • As três estão corretíssimas

  • As três estão corretíssimas


ID
3057124
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Amazônia brasileira é uma região com muitas peculiaridades sociais, culturais e econômicas e essas peculiaridades requerem uma ação estatal planejada para toda a região, visando a seu desenvolvimento econômico-social, mas também à preservação de seus ecossistemas. Por isso foi instituído, em 1953, o conceito de Amazônia Legal, que inclui vários estados brasileiros. Compõem, hoje, a chamada Amazônia Legal, os seguintes estados:

Alternativas
Comentários
  • DECORAAAAA

    ESTADOS DO NORTE SÃO 7

     

    1 Acre

    2 Amapá

    3 Pará

    4 Amazonas

    5 Rondônia

    6 Roraima

    7 Tocantins

     

     

    AMAZÔNIA LEGAL SÃO 9

    1 Acre

    2 Amapá

    3 Pará

    4 Amazonas

    5 Rondônia

    6 Roraima

    7 Parte dos estados do Mato Grosso,

    8 Parte dos estados do Tocantins

    9 Parte dos estados do Maranhão.

  • Amazônia Legal é uma área que engloba NOVE Estados do Brasil pertencentes à bacia amazônica:

    1 ACRE

    2 AMAPÁ

    3 PARÁ

    4 AMAZONAS

    5 RONDÔNIA

    6 RORAIMA

    7 MATO GROSSO (em parte)

    8 TOCANTINS (em parte)

    9 MARANHÃO (em parte)

  • gab: C

  • # Venha nomeação TJ AM 2019

    • BIZU, AMAZONAS LEGAL VAI SER 9 ESTADOS
    • SEMPRE CONTA SE TEM NOVE E COMPARA AOS MAIS PRÓXIMOS DA AMAZONAS
  • Você de volta para 5° serie, uma prova vai acontecer ....

  • A Amazônia Legal corresponde à área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM delimitada em consonância ao Art. 2o da Lei Complementar n. 124, de 03.01.2007. A região é composta por 772 municípios distribuídos da seguinte forma: 52 municípios de Rondônia, 22 municípios do Acre, 62 do Amazonas, 15 de Roraima, 144 do Pará, 16 do Amapá, 139 do Tocantins, 141 do Mato Grosso, bem como, por 181 Municípios do Estado do Maranhão situados ao oeste do Meridiano 44º, dos quais, 21 deles, estão parcialmente integrados na Amazônia Legal. Possui uma superfície aproximada de 5.015.067,75 km², correspondente a cerca de 58,9% do território brasileiro.

    Embora o nome dê ideia só de região norte, por ser AMAZÔNIA LEGAL, atinge parte do Nordeste e do Centro-Oeste:

    PARTE NORTE

    AMAZONAS

    PARÁ

    RORAIMA

    RONDÔNIA

    ACRE

    AMAPÁ

    PARTE NORDESTE E CENTRO-OESTE

    TOCANTINS

    MARANHÃO

    MATO GROSSO

  • Acre, Amapá, Amazonas,

    Pará

    Rondônia, Roraima,

    Mato Grosso, Maranhão

    Tocantins

    Lembra que sao 9 estados

  • PM-AM 22

  •  Amazônia Legal e os seguintes estados:

    Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e parte do estado do Maranhão.

  • Região Norte; Amazônia Legal; Amazônia Internacional -> https://prnt.sc/26jv2rm


ID
3114877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Manaus é uma metrópole em plena Amazônia. Centro urbano que tem ganhado projeção nacional nas últimas décadas, a cidade exerce influência direta sobre municípios dentro e fora do estado. 

Com relação à rede urbana de Manaus, julgue o item seguinte.


A rede urbana de Manaus é uma das maiores do país em extensão territorial e influencia cidades nos estados do Amazonas e de Roraima.

Alternativas
Comentários
  • Rede urbana é o conjunto de cidades ou centros urbanos que estão articulados territorialmente e que estabelecem diferentes relações entre si. As redes urbanas são formadas por cidades de diferentes tamanhos e níveis de desenvolvimento e estão interligadas devido ao fluxo de pessoas, bens e serviços.

  • Por ser uma região de pouca industrialização, Manaus, acaba se tornando referência para toda a região.

  • Maior rede urbana do País? Ué, não é o Estado com maior vazio demográfico? 62 municípios faz do AM a maior rede urbana?

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • Esse questão é passiva de recurso

  • Cuidado com a pegadinha "em extensão territorial". Isso torna a questão correta.
  • Essa pegadinha é fofa,por ser uma DAS.

  • Apesar de possuir uma população superior a 3,4 milhões de pessoas, o território amazonense é pouco povoado.

    Os municípios sob influência regional direta de Manaus caracterizam-se por densidades demográficas baixas e de grande extensão territorial.

    A propósito, a rede urbana de Manaus é uma das maiores do país em extensão territorial e influencia cidades nos estados do Amazonas e de Roraima.

    Resposta: C

  • Considerando que Manaus tem cerca de 2 milhões de habitantes, e a maior parte disso é uma população urbana, podemos dizer que a malha urbana é bem extensa; ainda que considere um certo exagero colocá-la entre as maiores do país.

  • Manaus exerce significativa influência como metrópole regional, influenciando cerca de 4,5 milhões de pessoas nos estados do Amazonas e Roraima, sendo a segunda maior rede urbana em área do Brasil, polarizando cerca de 19% do território nacional.

  • ERREI POR CAUSA DE RORAIMA !

  • Apesar de possuir uma população superior a 3,4 milhões de pessoas, o território amazonense é pouco povoado.

    Os municípios sob influência regional direta de Manaus caracterizam-se por densidades demográficas baixas e de grande extensão territorial.

    A propósito, a rede urbana de Manaus é uma das maiores do país em extensão territorial e influencia cidades nos estados do Amazonas e de Roraima.

    Portanto, gabarito letra: C

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!


ID
3114880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Manaus é uma metrópole em plena Amazônia. Centro urbano que tem ganhado projeção nacional nas últimas décadas, a cidade exerce influência direta sobre municípios dentro e fora do estado. 

Com relação à rede urbana de Manaus, julgue o item seguinte.


Os municípios sob influência regional direta de Manaus caracterizam-se por densidades demográficas baixas e de grande extensão territorial.

Alternativas
Comentários
  • Dados que confirmam tais afirmativas:

     Se fosse um país, a Amazônia Legal seria o 6º maior do mundo em extensão territorial. ""

    Densidade demográfica: habitantes/km2 : Amazonas 2,61."Viverde"

  • GAB-C

  • A região se caracteriza por ser de baixa densidade demográfica, sabendo-se que 85% das pessoas vivem nas zonas urbanas e grande maioria na região sul e sudeste.

  • Questão no mínimo estranha. Veja bem, os municípios sob influência de Manaus realmente são pouco populosos, mas não têm grande extensão territorial como afirma a questão. Haja vista que nem todos os municípios do AM são grandes em território, e a questão tratou dos municípios e não do Estado como um todo.

  • questão possível de anulação ..
  • Olá!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • Apesar de possuir uma população superior a 3,4 milhões de pessoas, o território amazonense é pouco povoado.

    Os municípios sob influência regional direta de Manaus caracterizam-se por densidades demográficas baixas e de grande extensão territorial.

    A densidade demográfica do Amazonas (2,23 hab./km²) é a segunda menor quando analisamos este índice dentre todas as 27 unidades federativas do país.

    Resposta: C

  • Para respondem a pergunta devemos saber primeiro quais são os Municípios sob a influência direta de Manaus. Isso engloba praticamente todos os municípios vizinhos da região metropolitana de Manaus (o que inclui, Iranduba e Careiro da Varzea), bem como os mais mais distantes (ex. São Gabriel da Cachoeira). No primeiro caso temos citado trouxe como exemplo o menor e o quarto menor município do Estado, respectivamente. No segundo caso, temos o maior município do Estado (e 2 maior do Brasil). Ou seja, Manaus influência diretamente tanto municípios pequenos quanto municípios grandes. Isso sem falar na população de Itacoatiara, que também é município vizinho de Manaus e possui mais de 100 mil habitantes (3 mais populoso do Estado). Ou seja, não dá para generalizar desse jeito. Questão mto mal feita, merece anulação.

  • Apesar de possuir uma população superior a 3,4 milhões de pessoas, o território amazonense é pouco povoado.

    Os municípios sob influência regional direta de Manaus caracterizam-se por densidades demográficas baixas e de grande extensão territorial.

    A densidade demográfica do Amazonas (2,23 hab./km²) é a segunda menor quando analisamos este índice dentre todas as 27 unidades federativas do país.

    Portanto, Certa a alternativa.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!


ID
3116845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação a aspectos econômicos de Manaus, julgue o item subsecutivo.


Diferentemente dos municípios de Coari, Anamã e Codajás, o município de Manaus recebe royalties pela exploração mineral e produção de petróleo e gás no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gab: ERRADO

    O erro da questão é afirmar que o maior recebedor de royalties é o município de Manaus, quando o correto seria dizer Coari, que é o maior produtor de óleo e gás natural do estado.

  • Diferentemente dos municípios de Coari, Anamã e Codajás, o município de Manaus recebe royalties pela exploração mineral e produção de petróleo e gás no Brasil. ERRADO

    A província petrolífera do Urucu, próxima ao rio de mesmo nome, no município de Coari, é atualmente a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil. A extração mineral nessa bacia, que integra a bacia do rio Solimões, beneficia vinte municípios amazonenses, entre eles Coari, Tefé, Anamã e Manaus, que recebem os royalties da exploração mineral.

    A Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas, maior reserva provada terrestre de petróleo e gás natural do país, destaca-se também pelo desafio de produzir petróleo com respeito ao meio ambiente e redução dos impactos da atividade sobre a região.

  • Gabarito Errado

    Para quem não sabe o que é um ''royalties''.

    Royalties são uma quantia paga por alguém a um proprietário pelo direito de uso, exploração e comercialização de um bem. São exemplos de bens produtos, obras, marcas e terrenos. O royalty pode ser pago para o governo ou para a iniciativa privada.

    Bons Estudos!

  • ERRADA

    O município de Manaus não recebe royalties pela exploração mineral e produção de petróleo e gás no Brasil.

    Ainda mais, conforme a tabela de repasse disponível no site da ANP, os 20 municípios do Amazonas que são beneficiados são : Coari, Manaus, Tefé, Codajás, Caapiranga, Anamã, Anori, Autazes, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Itapiranga, Iranduba, Parintins, Silves, Urucuará, Urucurituba, Beruri, Careiro, Manacapuru e Manaquiri.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

  • 19 são os municípios que recebem Royalties, mesmo os que não são explorados, mas tem o sistema de escoamento de gás passando por seu território, em ordem crescente de valores:

    1° Coari - R$ 61,9 milhões

    2° Manaus - R$ 13,7 milhões

    3° Codajás - R$ 630,5 mil

    4° Anamã - R$ 569 mil

    5° Anori - R$ 570,5 mil

    *Dados de 2013

  • recebem Royalties

    1° Coari - R$ 61,9 milhões

    2° MAnaus - R$ 13,7 milhões

    3° Codajás - R$ 630,5 mil

    4° Anamã - R$ 569 mil

    5° Anori - R$ 570,5 mil

  • O erro da questão é afirmar que o maior recebedor de royalties é o município de Manaus, quando o correto seria dizer Coari, que é o maior produtor de óleo e gás natural do estado.

  • O Amazonas é o quarto estado no país em arrecadação de royalties, ficando atrás do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

    Entre os municípios que receberam os maiores valores em novembro de 2018, por exemplo, estão:

    ·        Coari, R$ 7,916 milhões;

    ·        Anamã, R$ 963,6 mil;

    ·        Codajás, R$ 960,7 mil;

    ·        Anori, R$ 923,6 mil;

    ·        Tefé, R$ 721 mil; e

    ·        Manaus, R$ 426,9 mil. 

    O royalty é uma compensação financeira devida à União pelas empresas que produzem petróleo e gás natural no território brasileiro: uma remuneração à sociedade pela exploração desses recursos não renováveis.

    Resposta: Errado


ID
3121195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ao tempo da América Portuguesa, durante o reinado de D. José I, foram construídas diversas fortificações na Amazônia, entre as quais o Real Forte da Beira, na margem direita do rio Guaporé.

A respeito dessa fortificação e seu contexto histórico, e da exploração econômica na região amazônica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Foi convertida em presisdio

  • O REAL FORTE DA BEIRA FOI CONVERTIDO EM PRESIDIO.


ID
3188563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ao tempo da América Portuguesa, durante o reinado de D. José I, foram construídas diversas fortificações na Amazônia, entre as quais o Real Forte da Beira, na margem direita do rio Guaporé.

A respeito dessa fortificação e seu contexto histórico, e da exploração econômica na região amazônica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • Resposta D, quando foi inaugurado em 1793 já não tinha mais relevância na proteção militar devido a vários acordos entre Portugal e Espanha, e a queda do ciclo do ouro no Vale do Guaporé.

  • Com a devida vênia, o RFPB foi "inaugurado"em 1783 (não em 1793 - outro comentário).

    Ademais friso que o RFPB nunca ficou pronto, pois perdeu o seu escopo inicial.

  • Com a devida vênia, o RFPB foi "inaugurado"em 1783 (não em 1793 - outro comentário).

  • a) O nome da fortificação foi escolhido em homenagem ao

     

    ERRADA. A escolha do nome da fortificação coube a Luiz Pereira de Mello e Cáceres, governador de Mato Grosso durante 17 anos (1772-1789), em homenagem ao primogênito de D. Maria I, D. José II, príncipe da Beira, uma cidade em Portugal.

     

    b) A descoberta de ouro às margens do rio Coxipó-Mirim

     

    ERRADA. Em 1718 uma grande jazida de ouro é descoberta no rio Coxipó-Mirim, afluente do rio Cuiabá, pelo bandeirante Pascoal Moreira Cabral, que funda ali, em 1719, o arraial de Cuiabá. O ciclo de prosperidade econômica em Vila Bela foi originado pela descoberta de jazidas auríferas no rio Galera motivados por mineradores cuiabanos e paulistas.

     

    c) A região guaporense, em Mato Grosso,

     

    ERRADA. A região guaporense, em Mato Grosso, desenvolveu-se por meio de uma sociedade mercantilista e escravocrata, constituída por uma elite militar, religiosa e de funcionários da administração pública, de sertanistas, faiscadores de ouro, comerciantes, pequenos fazendeiros e donos de engenho.

     

    d) No século XVIII, com o declínio do ciclo do ouro, o Real Forte da Beira foi convertido em quartel de vigilância e depois, em presídio.

     

    CORRETA. Devido a pouca importância militar após a sua inauguração em 1783 , acordos entre portugueses e espanhóis e o declínio acentuado do ciclo do ouro no vale do Guaporé, o forte passou de quartel de vigilância e combate para presídio do governo imperial brasileiro e, posteriormente, do republicano.

     

    e) As minas e lavras encontradas em Mato Grosso ao longo da primeira metade do século XVIII

     

    ERRADA. As minas e lavras encontradas em Mato Grosso ao longo da primeira metade do século XVIII eram de fácil extração, o que dificultava a exploração era a distância da região aurífera com o núcleo urbano, os ataques de índios e os caminhos fluviais cheios de obstáculos.

    Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1037069

  • No século XVIII, com o declínio do ciclo do ouro, o Real Forte da Beira foi convertido em quartel de vigilância e depois, em presídi

  • Durante o reinado de Dom José I, foram construídas diversas fortificações na Amazônia, entre as quais o Real Forte Príncipe da Beira, na margem direita do rio Guaporé, município de Costa Marques, no estado de Rondônia. No século XVIII, com o declínio do ciclo do ouro, o Real Forte da Beira foi convertido em quartel de vigilância e depois, em presídio.

    Resposta: D


ID
3279334
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em  visita  a  Manaus  no  dia  25  de  julho  de  2019,  o  presidente  Jair  Bolsonaro  (PSL)  prometeu  pavimentar  a  rodovia BR‐319, que corta o estado do Amazonas, e ironizou  adversários políticos ligados à defesa ambiental. “Imagina se  eu tivesse comigo o  Zequinha Sarney ou a Marina Silva como  ministro. Nunca vocês iam ver  essa BR  asfaltada”, afirmou. 


                                                      Internet:  <https://noticias.uol.com.br> (com adaptações). 

Acerca do assunto abordado no texto acima e de temas a ele relacionados, julgue o item.


Acidentes no transporte hidroviário na Amazônia são relativamente frequentes, já que essa opção é importante, em razão da ausência ou das más condições das rodovias na região.

Alternativas
Comentários
  • Certo, o meio de transporte mais utilizado no Amazonas com destino aos munícipios são os Barcos e frequentemente acontece acidentes: nos últimos 10 anos, ocorreram 1.289 mortes. Os estados do Norte foram responsáveis por 708 mortes, cerca de 55% do registro nacional. Somente no Pará (186) e no Amazonas (421) (Agência Brasil)

  • Acidentes no transporte hidroviário na Amazônia são relativamente frequentes, já que essa opção é importante, em razão da ausência ou das más condições das rodovias na região.

    ERREI ESSA QUESTÃO EM VIRTUDE DE INTERPRETAR O TRECHO ENTRE VÍRGULAS COMO UM COMENTÁRIO, LOGO PENSEI QUE A QUESTÃO ESTAVA DANDO COMO RAZÃO DOS ACIDENTES SER A AUSÊNCIA OU MÁS CONDIÇÕES DAS RODOVIAS NA REGIÃO, O QUE NÃO É A CAUSA, MAS SIM A AUSÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO ADEQUADA AO TRANSPORTE HIDROVIÁRIO NA AMAZÔNIA.

  • Atenção: Veja: "já que - conjunção para introduzir a causa, que gerou a consequência" - o fato de, faz com que.

  • Por causa da carência das rodovias, as hidrovias ganham bastante relevância no Norte do país. Infelizmente, acidentes no transporte hidroviário na Amazônia são relativamente frequentes, já que essa opção é importante, em razão da ausência ou das más condições das rodovias na região.

    Resposta: C

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: Certo


ID
3301651
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a Zona Franca de Manaus, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D - Lei 3173/1957 "Cria uma zona franca na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, e dá outras providências".

  • Um comentário aos amigos que ficaram em dúvidas nas demais:

    A - Mais de 60% das fábricas do complexo automotivo do Brasil encontram-se em Manaus, berço da indústria automobilística nacional. Destaca-se a produção de veículos leves, médios e utilitários. Errado, em Manaus temos forte produção no polo de duas rodas, porém não se enquadra nas categorias médio e utilitários, muito menos 60%. Na ZFM destacam-se: TVs, celulares, veículos, aparelhos de som e de vídeo, aparelhos de ar-condicionado, bicicletas, microcomputadores, chips, aparelhos transmissores/receptores...

    B - A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi idealizada pelo presidente Getúlio Vargas em seu primeiro mandato, através do Decreto-lei nº88, de 1937. Foi no governo de Juscelino Kubistchek que a ZFM foi idealizada e criada a lei N°3.173, de 1957, 10 anos depois foi de fato efetivada através do decreto N° 288, de 1967 (durante o governo do Presidente Castelo Branco).

    C- Uma série de benefícios é dada às empresas ali instaladas, como: isenção de imposto de exportação e importação, isenção de ICMS, isenção de contribuição de INSS e isenção de IOF. Errada https://blog.conexos.com.br/as-principais-vantagens-zona-franca-de-manaus/

    D- Apesar de ter sido efetivada em outro momento, a Lei nº 3.173/1957 cria uma zona franca na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, e dá outras providências. Exato, a lei cria, e depois de dez anos é efetivada.

    E- O setor secundário é o primeiro setor de maior contribuição para a economia do município de Manaus, empregando nas indústrias 65% dos 4 milhões de trabalhadores do município. Errado, o setor de serviços (terciário), é o responsável para a maior contribuição na economia de Manaus e do Amazonas.

  • Correção: a E está errada devido à segunda parte da oração "(...) empregando nas indústrias 65% dos 4 milhões de trabalhadores do município.", ora, não há 4 milhões de pessoas em Manaus. O setor secundário (indústria) de fato é o que maior contribui para a economia de Manaus.

  • As indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus recebem os seguintes benefícios fiscais:

    • Isenção do , que permite que empresas atuem como montadoras usando tecnologia internacional;
    • Isenção do imposto de exportação;
    • Isenção do  (IPI);
    • Desconto parcial, fornecido pelo , no  (ICMS);
    • Isenção por dez anos, fornecido pelo , de , da taxa de licença para funcionamento e da taxa de serviços de limpeza e conservação pública.

  • FOCO NA PM -AM 2022

  • a) polo de 2 rodas predomina.

    b) JK

    c)

    • Redução do  sobre os insumos de bens industriais;
    • Para produtos eletrônicos o Imposto de Importação é reduzido proporcionalmente ao valor agregado local;
    • Sem imposto sobre produtos industrializados (IPI);
    • Redução no imposto de renda. Exclusivamente para reinvestimentos;
    • Isenção do COFINS e PIS para entrada de mercadorias e vendas internas entre indústrias;
    • Restituição do  desde que comprove algumas contribuições aos fundos de apoio à educação superior, turismo, P&D e outros.

    d) vdd

    e) setor primário: extração, agricultura

    setor secundário: serviços

    Setor terciário: (indústria)

  • a) polo de 2 rodas predomina.

    b) JK

    c)

    • Redução do  sobre os insumos de bens industriais;
    • Para produtos eletrônicos o Imposto de Importação é reduzido proporcionalmente ao valor agregado local;
    • Sem imposto sobre produtos industrializados (IPI);
    • Redução no imposto de renda. Exclusivamente para reinvestimentos;
    • Isenção do COFINS e PIS para entrada de mercadorias e vendas internas entre indústrias;
    • Restituição do  desde que comprove algumas contribuições aos fundos de apoio à educação superior, turismo, P&D e outros.

    d) vdd

    e) setor primário: extração, agricultura

    setor secundário: serviços

    Setor terciário: (indústria)

  • a) A indústria automobilística brasileira possui uma relativa distribuição espacial no país, tendo fábricas, por exemplo, em São Paulo, Goiás e Santa Catarina. ITEM INCORRETO.

    b) Juscelino Kubistchek, com a Lei nº 3.173/1957, criou a Zona Franca na cidade de Manaus, que apenas seria efetivada com o Decreto-Lei 288/1967, 10 anos depois. ITEM INCORRETO.

    c) Isenção de contribuição de INSS não faz parte dos benefícios concedidos. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) O setor terciário é o primeiro setor de maior contribuição para a economia do município de Manaus. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • Apesar de ter sido efetivada em outro momento, a Lei nº 3.173/1957 cria uma zona franca na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, e dá outras providências.


ID
3475687
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d´água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente. A descoberta foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica. A estatal procurava petróleo. Como foi batizado, inicialmente, pelos cientistas o fluxo subterrâneo?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Por exclusão, ficaria mais fácil.

    Apenas Informação:

    As diferenças entre o Amazonas e o Hamza também são significativas quando se compara a largura e a velocidade do curso d'água dos dois rios. Enquanto as margens do Amazonas distam de 1 a 100 quilômetros, a largura do rio subterrâneo varia de 200 a 400 quilômetros. Por outro lado, a s águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local. Embaixo da terra, a velocidade é muito menor: de 10 a 100 metros por ano.

  • Rio Hamza

  • Batizado de Hamza em homenagem a um dos pesquisadores que participaram do estudo.

  • O nome do Rio surgiu em homenagem ao orientador, um pesquisador indiano que vive no Brasil desde 1974, os cientistas batizaram o fluxo subterrâneo de Rio Hamza.

    Fone: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/08/rio-de-6-mil-km-e-descoberto-embaixo-do-rio-amazonas.html

  • Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros, o Rio Hamza, que tem sua foz no Oceano Atlântico

    Os dois cursos d´água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente.

    O nome do aquífero foi dado em homenagem ao chefe da expedição que fez a descoberta, o pesquisador Valiya Hamza.

    Resposta: E

  • Hamza é um aquifero localizado na Amazônia brasileira. O nome do aquífero foi dado em homenagem ao chefe da expedição que fez a descoberta, o pesquisador valiya hamza. Sua descoberta foi realizada após análise de 241 poços de petróleo desativados da petrobrás, perfurados entre 1970 e 1980. A equipe, da qual fez parte Elizabeth Tavares Pimentel da ufrr am, identificou que existe uma grande movimentação de água a 4 000 m sob a superfície de oeste para leste sob as bacias dos rio solimoes, amazonas e a ilha de marajó e desaguando nas profundezas do oceno atlantico, aproximadamente sob a foz do rio Amazonas.

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: E

  • Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros, o Rio Hamza, que tem sua foz no Oceano Atlântico

    Os dois cursos d´água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente.

    O nome do aquífero foi dado em homenagem ao chefe da expedição que fez a descoberta, o pesquisador Valiya Hamza.

    FONTE: Direção Concursos

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!


ID
3531160
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O aquífero amazônico foi recentemente rebatizado pelos pesquisadores da Universidade Federal do Pará - UFPA de Sistema Aquífero Grande Amazonas O SAGA compreende unidades litoestratigráficas posicionadas do Eo-Neo Cretáceo à Era Cenozóica que ocorrem em quais bacias brasileiras?

Alternativas
Comentários
  • E-Solimões, Amazonas, Marajó e Acre

    • O Sistema Aqüífero Grande Amazônia – SAGA compreende unidades litoestratigráficas posicionadas do Eo-Neo Cretáceo à Era Cenozóica que ocorrem, no Brasil, nas bacias do Marajó, Amazonas e Solimões e Acre, todas na região amazônica, e, talvez, até nas bacias sub-andinas
  • O Sistema Aqüífero Grande Amazônia – SAGA compreende unidades litoestratigráficas posicionadas do Eo-Neo Cretáceo à Era Cenozóica que ocorrem, no Brasil, nas bacias do Marajó, Amazonas e Solimões e Acre, todas na região amazônica, e, talvez, até nas bacias sub-andinas. A caracterização geométrica do SAGA em cada uma das bacias é, ainda, preliminar. Os cálculos iniciais sobre reservas aquíferas indicam volumes hídricos que alcançam mais de 160.000 km³ situando-o, assim, entre os maiores sistemas aquíferos do mundo.

    Fonte: https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27831

  • que a fgv cobre assim no dia da minha prova

  • O Saga e a vegetação amazônica dependem um do outro para que ambos possam existir. E é dessa relação entre aquífero e floresta que nascem as chuvas que irrigam quase todo o país.

    O SAGA compreende unidades litoestratigráficas posicionadas do Eo-Neo Cretáceo à Era Cenozóica que ocorrem nas bacias brasileiras (todas na região amazônica):

    Marajó;

    Amazonas;

    Solimões; e

    Acre.

    Resposta: E

  • Solimões, Amazonas, Marajó e Acre

  • Só lembrar da música do Skank que acerta essa

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: E

  • O Saga e a vegetação amazônica dependem um do outro para que ambos possam existir. E é dessa relação entre aquífero e floresta que nascem as chuvas que irrigam quase todo o país.

    O SAGA compreende unidades litoestratigráficas posicionadas do Eo-Neo Cretáceo à Era Cenozóica que ocorrem nas bacias brasileiras (todas na região amazônica):

    É só lembrar da A.S.M.A

    Amazonas;

    Solimões;

    Marajó e

    Acre.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!


ID
3613477
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O rio Amazonas é navegável durante todo o ano, havendo restrições de navegação somente na época da seca, que ocorre normalmente nos meses de

Alternativas
Comentários
  • Períodos de cheia: Janeiro a Julho

    Períodos de vazante: Agosto a Dezembro

  • Durante setembro e dezembro.

  • esse ano ja começou enchendo em novembro

  • ESSES MESES AI NAÃO ESTÃO BATENTO

  • Dezembro aqui o rio está bem cheio.
  • Também não entendi essa resposta, essa época o mundo acaba em aguá aqui, chove todos os dias.

  • O rio Amazonas é navegável durante todo o ano, havendo restrições de navegação somente na época da seca (vazante). Os períodos de cheia e vazante do rio Amazonas são os seguintes:

    Períodos de cheia: janeiro a julho

    Períodos de vazante: agosto a dezembro

    Assim, a alternativa que mais se aproxima da dinâmica do rio é a que está exposta na alternativa A.

    Resposta: A

  • Esse gabarito deve ser desconsiderado,pois a vazante ocorre entre junho e novembro nem sempre é claro, esse ano por exemplo está chuvoso demais e rios não desceram ainda.

  • Vai haver muitas discordâncias dos gabaritos, em especial pelos moradores da região, pois no final de ano existe incidência da quantidade Chuva, logo os rios acabam subindo, porém NÃO EXPRESSIVAMENTE!

  • Durante setembro e dezembro é cheia rapaz.

  • Chove nessa época mas mesmo assim os rios ficam na seca kkk digo isso pq fui lá no centro e tava seco, e antes tava cheio pra caramba

  • Moro no beiradão. Os rios começam a secar em agosto e começam a encher novamente no mês de dezembro.

  • rapaz, essa é difícil de acertar até para quem mora no estado.

  • Agosto estava totalmente seco o Rio, como isso é possivel!

  • Se tratando de clima Amazônico essa pergunta não devia nem existir!! Dezembro aqui se acaba em água , chove todo dia e já estamoa em Janeiro e toma-lhe chuva!!

  • A bacia Amazônica possui o seu ciclo natural: de junho a novembro a água desce, ocorrendo a chamada “vazante” e de dezembro a maio a água sobe, realizando a “cheia”. De tempos em tempos ocorre uma cheia histórica, quando a água atinge uma altura como nunca antes. O intrigante é que, observados os 10 maiores níveis de água, que tem como referência o , monitorado desde 1902, metade dos recordes ocorreu só na última década (2021, 2012, 2014, 2015 e 2013, em ordem decrescente).

    Fonte: https://oeco.org.br/reportagens/cheia-historica-no-amazonas-e-uma-mistura-da-variabilidade-natural-com-mudancas-climaticas/

    errei a questão.

  • O rio Amazonas é navegável durante todo o ano, havendo restrições de navegação somente na época da seca (vazante). Os períodos de cheia e vazante do rio Amazonas são os seguintes:

    • Períodos de cheia: janeiro a julho

    • Períodos de vazante: agosto a dezembro

    Assim, a alternativa que mais se aproxima da dinâmica do rio é a que está exposta na alternativa A

    Fonte: Direção Concursos

  • questão estranha, principalmente dezembro é chuva e inicio de cheia, julho - o cão pede socorro de tão quente.

  • Quem formulou essa questão procurou em algum site com informações falsas com certeza

    Deveria ser anulada, quem mora na região sabe como o clima funciona


ID
3788005
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Sem o gentio, portanto, não se dava um passo. Era ele que remava, caçava, pescava, fazia as farinhas, lavrava a terra, guiava as expedições, passava as cachoeiras, indicava os perigos e os meios de escapar a eles, apontava os tipos de flora e da fauna, construía os povoados, fazia mil artefatos de que havia necessidade para que se pudesse prosseguir na campanha de fundação do Império Ocidental no ambiente exótico e hostil: ele era nervo e vida” (REIS, A. C. F. O processo histórico da economia amazonense. RJ: Imprensa Nacional, 1944).

O processo histórico de ocupação e colonização dos rios do vale amazônico resulta de um disputado processo político e, sobretudo, econômico visto a sua exuberância e riqueza natural. O texto acima expõe o fato de que na área amazônica do Brasil Colonial registrou-se, em termos econômicos, a adoção de uma mão de obra caracterizada pela:

Alternativas

ID
3788950
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As migrações nordestinas para a região amazônica foram motivadas por fatores de expulsão de indivíduos de suas sociedades de origem e fatores de atração concernentes à Amazônia. A migração foi particularmente acentuada no final do século XIX e voltou a se intensificar durante a Segunda Guerra Mundial, como resultado

Alternativas
Comentários
  • O período da borracha foi fator crucial na migração de pessoas de todo o país, em grande parte da região Norte e Nordeste, com os soldados da borracha.


ID
3794056
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1980, a Eletronorte construiu no rio Uatumã a Usina Hidrelétrica de Balbina (UHB). Esse empreendimento, que fazia parte da política dos “grandes projetos desenvolvimentistas” do Governo Federal, atingiu, com a construção da barragem para formar o lago, cerca de 30.000 ha de uma reserva indígena Waimiri-Atoari.

Sobre a Usina Hidrelétrica de Balbina, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3952492
Banca
FAFIPA
Órgão
Cispar - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Embora haja grande oferta de água nesta região hidrográfica, configuram-se como os piores do país, em que 55,7% dos domicílios não são abastecidos de água por rede geral; do volume total de água distribuída em sistemas públicos, 32,4% não recebe tratamento e 92,9% dos municípios não possuem redes de esgotamento sanitário (IBGE, 2002). Não obstante, essa região, tão aclamada por suas riquezas naturais, também ostenta grandiosa sociodiversidade, que se verifica pela ocorrência de 180 povos indígenas, 357 comunidades remanescentes quilombolas e milhares de comunidades de seringueiros, ribeirinhos ou babaçueiros (Heck e col., 2005). Este texto remete à qual unidade de federação brasileira?

Alternativas
Comentários
  • PARA OS NÃO ASSINANTES

    LETRA C - AM

  • "CERCA DE 180 povos indígenas vivem na região amazônica do Brasil, somando uma população de aproximadamente 208 mil indivíduos. São povos com as mais diversas situações de relação e contato com as sociedades não indígenas, marcadamente ocidentais e européias.(...)"

    Egon HeckFrancisco LoebensPriscila D. Carvalho

    Link: https://www.scielo.br/j/ea/a/5RnftMKtzRwmyTMrKpqX63S/?lang=pt

  • No ranking das dez piores cidades em coleta de esgoto, Manaus é a sexta colocada com apenas 12,43% da população beneficiada, segundo o Relatório Trata Brasil como base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS – base 2018).

    Pior que a capital do Amazonas está Caucaia, Aparecida de Goiânia, Rio Branco, Jaboatão dos Guararapes e Belém. Macapá, Porto Velho, Santarém, e Ananindeua vêm na sétima, oitava, nona e décima posição.

    Amazonas, apesar de ser um estado bastante rico em questão hidrográfica, ainda vive um sério problema em relação ao saneamento básico.

    Resposta: C

  • Dificilmente cai uma questão dessa muito fácil pra FGV

  • Não subestime Jessica. Vai cair!!! ;-)
  • Questão mal formulada e mistura o conceito "amazônia" como se fosse o sinônimo do Estado do Amazonas, vejam que o autor Egon Heck Francisco Loebens Priscila D. Carvalho escreve: "CERCA DE 180 povos indígenas vivem na região amazônica do Brasil, somando uma população de aproximadamente 208 mil indivíduos. São povos com as mais diversas situações de relação e contato com as sociedades não indígenas, marcadamente ocidentais e européias.(...)"

    eu anularia esta questão pelo simples motivo de que não existe este número de comunidades quilombolas para o Amazonas o dado está disponível em https://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2015/07/TABELA-DE-CRQ-COMPLETA-QUADRO-GERAL-20-07-2020.pdf.

    Pela matemática o único estado com babaçueiros e quilombolas é o Maranhão, mas como não está na questão por eliminação numérica é o Pará!


ID
3954745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A rede urbana do estado do Amazonas se localiza em meio à floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta. A respeito dos municípios amazonenses e de sua relação com o território, julgue o item a seguir.


Com exceção de Manaus, as principais cidades do estado do Amazonas — Parintins, Autazes, Manacapuru, Coari e Tefé — localizam-se às margens dos rios Solimões e Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • Autazes não é uma das cidades mais importantes do Amazonas. Gabarito errado.

  • As principais cidades do Amazonas são Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Coari. Ou seja, as cidades apresentadas já estão erradas. Quais cidades são banhadas por cada rio é que poderia causar maior confusão, mas saber o tamanho das maiores cidades já foi o suficiente marcar o gabarito como errado.

    Pra minha surpresa, no entanto, a banca considerou este item correto.

    Se a banca realmente considerou esta questão como CERTA, acredito que este item é um forte candidato a ter o gabarito alterado ou, em última instância, até anulado. E explico por quê.

    As maiores cidades do Amazonas são Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Coari, tanto sob o aspecto econômico (PIB municipal) quanto pelo aspecto populacional – e não as citadas no enunciado (Parintins, Autazes, Manacapuru, Coari e Tefé). No final dos comentários deste item apresento os dados do IBGE que corroboram estas informações.

    Autazes, por exemplo, que a questão afirma ser uma das maiores cidades do Amazonas, possui apenas o vigésimo maior PIB do estado, dentre os 62 municípios desta unidade federativa. Em termos populacionais, Autazes é apenas a décima sexta maior cidade. Ou seja, não tem como a alternativa estar correta mesmo – a não ser que o conceito de maiores cidades seja amplo demais e extremamente subjetivo.

    Não bastasse este erro, a questão afirma que, dentre as cidades citadas, Manaus é a única que não está às margens dos rios Solimões e Amazonas.

    Ora, é justamente na altura da cidade de Manaus que ocorre a confluência dos rios Negro e Solimões, quando, a partir de então, o rio Amazonas passa a ser chamado por este nome.

    Fontes:

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/panorama

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/autazes/panorama

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/coari/panorama

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/manaus/panorama

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/parintins/panorama

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/itacoatiara/panorama

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/manacapuru/panorama

    Gabarito: Errado.

    Direção concursos

  • Fui na lógica dos municípios e marquei como errada. Ainda tá tendo o gabarito como certo
  • Autazes não é uma das principais cidades, a questão deve ser considerada como "errada".

  • Errado, Autazes é no rio Pantaleão, próximo ao Rio Madeira

  • eu marquei errada. fui pelo fato de autazes não ficar as margens de nenhum desses rios. não sei o nome do rio que ele se localiza mas não é nem Amazonas nem Solimões
  • questão erradae equivocada ( sou de manaus ) e essa questão está errada nível hard .

  • Pm, am tá em peso aqui

  • Errada a Cidade de Autazes fica localizada na margem direita do Rio Autaz - Açu

  • Caso marcou errado não se preucupem porque você acertou a questão.

    Essa questão esta errada, concordo plenamente como Lauriston Vaz

  • MARGEM DIREITA : JAVARI, JUTAÍ, JURUÁ, TAPAJÓS, TOCANTINS, TEFÉ, COARI, PURUS, MADEIRA, XINGU.

    MARGEM ESQUERDA: IÇÁ, JAPURÁ, NHAMUNDÁ, UATUMÃ, NEGRO, MANACAPURU, TROMBETAS.

  • Resposta Professor TEC Concursos:

    O examinador considerou a questão como correta por considerar as cidades citadas como médias localizadas ao longo da calha do rio Solimões e Amazonas. Mas caberia recurso para mudança de gabarito para errado.

    Conforme o Banco de Dados Geográficos do Exército Brasileiro, a cidade de Coari está localizada no lago de Coari, próxima ao rio Solimões, mas não às margens do rio Solimões; a cidade de Tefé está localizada no Lago de Tefé, próxima ao Paraná do Panamim, próximo ao rio Solimões, e a cidade de Autazes está localizada no Paraná do Autaz-Açu, a uma boa distância do rio Amazonas.

  • ISSO QUE DÁ PESSOAS QUE NÃO CONHECEM NEM O AMAZONAS FAZEM QUESTÃO NA MARRA.

  • A questão faz referência a que Rio margeiam esses munícipios , portanto está correto.

    Parintins- RIO AMAZONAS

    Autazes- RIO SOLIMÕES

    Manacapuru- RIO SOLIMÕES

    Coari- Rio Amazonas e a margem direita Rio Solimões

    Tefé- Rio Solimões.

    Assim interpretei a questão e não pelo quantitativo de habitantes ( pq não é isso que a questão quer saber) , espero ter contribuído.

  • acho que deve ter uns 15/20 mil inscritos. poucos de fora irão fazer a prova. com Mestrado o salário chega a 20000. Farei as duas provas perito e investigador
  • Banca medonha. Toda vez que respondo aqui lembro dos preciosos pontos que perdi no concurso por causa dela

  • A questão erra tanto ao citar os principais municípios quanto a citação dos rios Solimões e Amazonas, uma vez que o Rio Solimões é o próprio Rio Amazonas.
  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: Certo

  • Iai Cespe, já tinha que ter anulado essa questão.


ID
3954748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A rede urbana do estado do Amazonas se localiza em meio à floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta. A respeito dos municípios amazonenses e de sua relação com o território, julgue o item a seguir.


Estado de dimensões continentais, o Amazonas possui uma rede urbana formada por municípios de pequeno porte demográfico, apesar da grande concentração populacional na capital, Manaus, único município amazonense com mais de um milhão de habitantes.

Alternativas
Comentários
  • Exato!!

    Segundo a estimativa do IBGE de 2019, a população de Manaus é superior a dois milhões de habitantes. Como a segunda cidade mais populosa do estado, Parintins, possui apenas pouco mais de 114 mil habitantes, temos que, de fato, Manaus é a única cidade amazonense com população superior a um milhão de habitantes.

    Gabarito: Certo

    Fonte: Direção concursos

  • Apesar de sua grande extensão territorial o amazonas tem uma população demográfica reduzida com pouco mais de 4 milhões de pessoas "dados IBGE 2020" apesar de ser o maior estado do BR.

  • os cinco municípios mais populosos do Amazonas são Parintins (116.439 habitantes), Itacoatiara (104.046 habitantes), Manacapuru (99.613 habitantes), Coari (86.713 habitantes) e Tabatinga (68.502 habitantes).

  • Manaus 2,25 milhões de habitantes, a capital do Amazonas concentra 52,8% da população do Estado, sendo também a mais populosa da Região Norte e a sétima maior população do país. Os dados, são das Estimativas de População 2021, divulgadas nesta sexta-feira (27/08/2021) pelo .

    Os cinco municípios mais populosos do Amazonas são Parintins (116.439 habitantes), Itacoatiara (104.046 habitantes), Manacapuru (99.613 habitantes), Coari (86.713 habitantes) e Tabatinga (68.502 habitantes).

    Lembre-se:

    PIMCT

    1º lugar: Parintins

    2º Itacoatiara

    3º Manacapuru

    4º Coari

    5º Tabatinga

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: Certo


ID
3954751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A exploração de petróleo e gás natural faz parte de uma ação geopolítica de desenvolvimento econômico do Amazonas e da Amazônia brasileira. Nesse contexto, a atuação da PETROBRAS nos municípios amazonenses acontece de diversas formas, de acordo com as atividades desenvolvidas na região. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.


A província petrolífera do Urucu, próxima ao rio de mesmo nome, no município de Coari, é atualmente a maior reserva terrestre de petróleo e gás natural do Brasil. A extração mineral nessa bacia, que integra a bacia do rio Solimões, beneficia vinte municípios amazonenses, entre eles Coari, Tefé, Anamã e Manaus, que recebem os royalties da exploração mineral.

Alternativas
Comentários
  • Questão: Correta!

    Sendo a Bacia do Solimões uma referência mundial!

  • Já se passaram 30 anos desde que o petróleo jorrou pela primeira vez do poço pioneiro Rio Urucu número 1 (RUC-1), que deu origem à Província Petrolífera de Urucu, no Amazonas, maior reserva provada terrestre de óleo equivalente (petróleo e gás natural) do país.

    Fonte:

    Agencia Brasil

  • QUESTÃO: ERRADA

    OS MUNICÍPIOS MENCIONADOS NÃO RECEBEM ROYALTIES (REGALIAS, REPASSE DE VERBAS).

  • 19 são os municípios que recebem Royalties, mesmo os que não são explorados, mas tem o sistema de escoamento de gás passando por seu território, em ordem crescente de valores:

    1° Coari - R$ 61,9 milhões

    2° MAnaus - R$ 13,7 milhões

    3° Codajás - R$ 630,5 mil

    4° Anamã - R$ 569 mil

    5° Anori - R$ 570,5 mil

    *Dados de 2013

  • 19 são os municípios que recebem Royalties, mesmo os que não são explorados, mas tem o sistema de escoamento de gás passando por seu território, em ordem crescente de valores:

    1° Coari - R$ 61,9 milhões

    2° MAnaus - R$ 13,7 milhões

    3° Codajás - R$ 630,5 mil

    4° Anamã - R$ 569 mil

    5° Anori - R$ 570,5 mil

    *Dados de 2013

  • Errei por achar que Manaus não recebia royalties

  • Coari: quarta maior economia do estado, a maior parte da economia do município provém da extração de petróleo e gás natural, que ocorre no campo de Urucu, sendo esta unidade a maior em extração terrestre do Brasil. Atravessa o estado com o gasoduto de 663,2 km que liga Urucu até a capital, onde ocorre o processamento e distribuição a partir da Reman (Refinaria de Manaus). A província petrolífera do Urucu está localizada próxima ao rio de mesmo nome. A extração mineral nessa bacia, que integra a bacia do rio Solimões, beneficia vinte municípios amazonenses, entre eles Coari, Tefé, Anamã e Manaus, que recebem os royalties da exploração mineral.

    Resposta: Certo

  • A Lei Federal 7.990/89, estabelece a transferência de 25% de royalties de petróleo recebidos pelos estados A TODOS os municípios, sejam eles PRODUTORES OU NÃO. Ou seja, beneficiaria, segundo a lei, todos os 62 municípios amazonenses.

    A banca, no entanto, utilizou-se de tabela de repasse disponível no site da ANP. Ou seja, algo extremamente específico. E lá, sim, contam-se apenas como vinte os municípios que seriam beneficiários das transferências dos royalties.

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: Certo


ID
3954757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação a aspectos econômicos de Manaus, julgue o item subsecutivo.


O polo industrial da Zona Franca de Manaus, grande produtor de eletroeletrônicos, motocicletas e bens de informática, além de desenvolvedor de atividades termoplásticas e químicas, gera números expressivos de empregos e circulação de renda no município e região.

Alternativas
Comentários
  • A Zona Franca para impulsionar o desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental.

    Administrado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o polo industrial abriga na atualidade (2014) cerca de 720 indústrias, especialmente concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas.

    . A ZFM compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.

    O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada.

    O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM.

    O polo Agropecuário abriga projetos voltados às atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beneficiamento de madeira, entre outras.

  • gera números expressivos de empregos e circulação de renda no município e região

  • FGV ASSIM QUE FAZ QUESTÕES KK PM AM AQUI EM PESO

  • A Zona Franca de Manaus (ZFM) é uma zona industrial, com área de 10 mil quilômetros quadrados, que abrange a cidade de Manaus, mas também porções dos territórios dos estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.

    O principal objetivo da Zona Franca é fomentar o desenvolvimento econômico da região e integrar a região Norte às cadeias produtivas nacionais e internacionais. Para alcançar estes objetivos, o governo ofereceu grandes incentivos fiscais para atrair grandes indústrias para a região. Esta lógica ilustra o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos.

    Resposta: Certo

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: Certo

  • Com certeza é CERTO.


ID
4012777
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação aos aspectos geográficos da cidade de Manaus, leia as afirmativas a seguir:



I. É a maior cidade da região Norte do Brasil

II. A cidade localiza-se na confluência dos rios Amazonas e Solimões

III. Seu relevo é totalmente diferenciado do relevo dos municípios vizinhos.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D apenas a 1 esta correta

  • I - correto II- Localiza-se na confluência dos rios Negro e Solimões III- depressões e planícies, que são características predominantes em praticamente todos estados que fazem parte da Amazônia.
  • é bom ficar atento e não confundir Amazonas e amazonia ,isto é , primeiro estado , o segundo bioma

  • A afirmativa I muito confusa, pois ela não deixa claro em que aspecto está sendo referida a Cidade de Manaus (Área, população ou PIB).

  • a maior cidade em termos de tamanho ou população? em tamanho é Altamira !!!
  • A maior cidade do Amazonas em extensão é Barcelos e da região norte é Altamira.

  • MANAUS FICA NAS CONFLUÊNCIAS DO RIO NEGRO E SOLIMÕES E SEU RELEVO É IGUAL AOS DOS MUNICÍPIOS PM AM 22 SCVP

  • I.  Manaus, com uma população estimada em 2021 de 2,2 milhões de habitantes, é a capital do estado e a maior cidade da região Norte. ITEM VERDADEIRO.

    II. A cidade localiza-se na confluência dos rios Negro e Solimões, resultando no rio Amazonas. ITEM FALSO.

    III. Seu relevo NÃO é totalmente diferenciado do relevo dos municípios vizinhos. ITEM FALSO.

    Resposta: D

  • A confluência é rio negro e Solimões encontro das águas,é não amazonas,manaus e maior cidade do amazonas,e não há diferença entre seus relevos pois todos fazem parte da região Amazônica.

  • 86 713 habitantes. Coari é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada do município era de 86 713 em 2021, sendo o quinto município mais populoso do estado.

  • MAIORES MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE:

    1- Manaus 2.219.580

    2- Belém 1.499.641

    3- Porto Velho 539.354

    4- Ananindeua 535.547

    SÓ PARA AGREGAR NO CONHECIMENTO DE MUNDO:

    Ananindeua é um município brasileiro do estado do Pará na Região Metropolitana de Belém. É o segundo município mais populoso do estado e o quarto da Região Norte do Brasil. Está conurbada com Belém e Marituba, ambos municípios da Região Metropolitana de Belém.

    "Desistir nunca será uma opção" #Avante!!!

  • EU só sabia que a 2 tava errada... Geografia me quebra!

  • Em aspectos geográficos, Manaus nao é a maior do norte. Na realidade não é nem a maior do Amazonas, que no caso seria Barcelos. Do norte é Altamira
  • Todos sabemos que essa questão cabe um enorme recurso.

    Deveria especificar a modalidade que ela é a maior. Se fosse em termos metropolitano ou populacional estaria certa.

    Mas em termos geográficos, nem mesmo do Amazonas, Manaus é a maior. Pois Barcelos ocupa esse posto.

  • maior cidade em relação a qual critério???

  • Maior Cidade da região Norte em relação a quê?

  • A questão não deixa claro se o julgamento deve ser feito considerando a área ou a população.

  • Fiquei confusa nessa questão.

  • Por eliminação.. na mosca somente I

  • em extensão territorial a maior cidade é Altamira-PA

  • a maior cidade da regiao norte é altarima

  • Quais são as maiores cidades da Região Norte do Brasil em área territorial?

    1 Altamira-Pará 2 Barcelos-Amazonas 3 São Gabriel da Cachoeira-Amazonas 4 Oriximiná-Pará

    A CIDADE MAIS POPULOSA É MANAUS!

  • É A MAIOR CIDADE DA REGIÃO NORTE DO BRASIL EM TERMOS POPULACIONAIS

    RESPOSTA= D

  • Errado Luan. Barcelos é o maior MUNICÍPIO e não maior cidade.

  • Estudo pelo QConcursos há algum tempo e é a primeira vez em que vejo os comentários atrapalharem mais que ajudar... SOCORRO!! =/


ID
4028401
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Apesar de possuir um extenso território, o estado do Amazonas é formado por municípios com populações pouco numerosas, sendo exceção a capital: Manaus. Entre os municípios do Amazonas a seguir, assinale o que possui a população mais numerosa, segundo dados do Censo do IBGE.

Alternativas
Comentários
  • Coari possui uma população estimada em 85.910 pessoas.(IBGE 2020)
  • Vivian, melhor fonte para se consultar é o IBGE

  • Em 2018 era Coari

    Caso essa questão caia creio que a resposta seria   > 116 439 mil habitantes (2021)

  • Vários comentários errados aqui.

  • DESSAS OPÇÕES DE ALTERNATIVAS É COARI.

  • Opa, mais uma pra conta.

  • mais atualizado no momento é Parintins com 116 439 habitantes

  • Dentre as opções era Coari, caso uma pergunta nova em 2021 pm am seja feita perguntando o segundo mais populoso seria parintins seguido de Itacoatiara. Primeiro Manaus logico

  • De acordo com a lista apresentada a seguir, Coari, dentre os municípios amazonenses apresentados, é o que apresenta a maior população. 

    Resposta: D

  • A questão quer saber qual das cidades citadas possui a população mais numerosa, entre as citadas é Coari. O que não significa que Coari venha depois de Manaus. Atentar para o pedido da questão.

  • Minha cidade onde moro.Rumo a Pmam.

  • Municipios mais populosos do Amazonas:

    • 1° Manaus - (2.555.903 habitantes)
    • Parintins (116.439 habitantes)
    • 3° Itacoatiara (104.046 habitantes)
    • 4° Manacapuru (99.613 habitantes)
    • 5° Coari (86.713 habitantes)
    • 6° Tabatinga (68.502 habitantes)

    Já os cinco municípios menos populosos do Amazonas em 2021 são:

    • 1° Japurá (1.755 habitantes)
    • 2° Itamarati (7.777 habitantes)
    • 3° Silves (9.289 habitantes)
    • 4° Itapiranga (9.312 habitantes)
    • 5° Amaturá (11.934 habitantes).
  • A questão não pergunta o mais números depois de manaus. Que como alguns colegas falaram é parintins, a pergunta é qual o mais númeroso entre os listados. Que nesse caso é coari.

  • Fui pela dedução, já que Coari é um dos municípios com maior densidade populacional do Amazonas. Mas esqueceram de Parintins, além de que este fica perto ali de Santarém do Pará, o que aumenta a quantidade de pessoas ali.

  • essa pergunta pela FGV eu ja estava aprovado.

  • Uma obs: Barcelos e São Grabiel da Cachoeira os dois maiores municípios do Estado do Amazona. Esses em extensão só perde para o município Altamira (PA). RUMO À PCPA

  • Coari, dentre os municípios amazonenses apresentados na referida questão é o que apresenta a maior população. 

    Municípios mais populosos do Amazonas:

    1. Manaus;
    2. Parintis;
    3. Itacoatiara;
    4. Manacapuru;
    5. COARI.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!


ID
4028404
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre as alternativas a seguir, assinale a que melhor apresenta a característica do clima da cidade de Manaus.

Alternativas
Comentários
  • A-Baixíssima amplitude térmica com diminuição da pluviosidade no meio do ano.

  • LETRA: A

    clima de Manaus é considerado tropical úmido de monção (tipo Am segundo Köppen), com temperatura média compensada anual de 27 °C e umidade do ar relativamente elevada, com índice pluviométrico em torno de 2 300 milímetros (mm) anuais.

  • amostra grátis do inferno.

  • A lógica que explica o clima no Amazonas ajuda a explicar o clima em Manaus também. Vejamos:

    a) ITEM CORRETO.

    b) Por causa da Floresta Amazônica, que é úmida, o clima na região não chega a apresentar médias térmicas tão elevadas. ITEM INCORRETO.

    c) O estado do Amazonas como um todo é caracterizado por um clima com baixa amplitude térmica. ITEM INCORRETO.

    d) As médias térmicas do Amazonas como um todo fica entre 25 e 27ºC, não havendo muita diferença em Manaus. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A

  • No Amazonas há uma amplitude térmica baixa, de 1°C a 3°C, o que é comum nas baixas latitudes.

    Setembro e outubro são os meses mais quentes, com temperaturas atingindo entre 40°C e 42°C, os meses de junho a agosto são mais amenos, embora nenhum deles apresente temperaturas inferiores à média de 22°C, característica da zona equatorial

  • o bom é que temos central de ar condicionado. não existe lugar ruim pra morar.
  • Aqui são 4 estações bem definidas: é verão, quentura, calor e mormaço.

  • As duas estações de Manaus:

    Verão

    Inferno

    O resto nunca nem vi...

  • Fui por eliminação até chegar na certa.

    pm-am 22


ID
4028407
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a população do estado do Amazonas, assinale a alternativa que indica a faixa da quantidade de pessoas no estado.

Alternativas
Comentários
  • População no Amazonas atinge 4.207.814 milhões de habitantes.
  • O estado do Amazonas é a 13ª unidade federativa mais populosa do Brasil. Segundo a estimativa conta com 4 269 995 habitantes no ano de 2021

  • A capital Manaus 7° maior do país com 2 255 903 habitantes.

    O estado do AMAZONAS = 4 269 995 habitantes

    • População: 4.207.714 habitantes (IBGE, 2020) AMAZONAS
    • 2,25 milhões MANAUS (2021)

    2,25 milhões de habitantes, a capital do Amazonas concentra 52,8% da população do Estado, sendo também a mais populosa da Região Norte e a sétima maior população do país. Os dados, são das Estimativas de População 2021, divulgadas nesta sexta-feira (27) pelo IBGE.

  • OU SEJA MANAUS TODA FAZENDO CONCURSO DA OM AM 22

  • LETRA : A

    População Amazônica chega a 29,6 milhões de pessoas em 2021

    A estimativa mostra que os estados mais populosos são: Pará (8,7 milhões), Maranhão (7,1 milhões), Amazonas (4,2 milhões), Mato Grosso (3,5 milhões), Rondônia (1,8 milhão) e Tocantins (1,6 milhão)

  • Questão desatualizada, mas que demonstra que o avaliador não espera que o candidato saiba exatamente o tamanho da população do estado. Espera-se, como podemos concluir das alternativas apresentadas, que o candidato tenha uma noção do tamanho da população, o que o faria escolher pela opção “a”, “Entre 2.5 milhões e 5 milhões”.

    A população atual do Amazonas, segundo estimativa de 2021, é de 4.269.995 habitantes.

    Resposta: A

  • Questão desatualizada, mas dentre as alternativas apresentadas a que mais se aproxima é a alternativa: A

    A população atual do Amazonas, segundo estimativa de 2021, é de 4.269.995 habitantes.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!


ID
4028410
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Entre os tipos de relevos a seguir, assinale o que ocupa a maior parte do território do estado do Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

  • No relevo da região Norte, predominam as feições de depressão (com altitudes médias inferiores a 300 m), ligadas basicamente a processos erosivos.
  • Atenção: Depressão da Amazônia Ocidental (ocupa a maior parte com altitude de 100 a 200), entretanto, na Cidade de Manaus, observe que a maioria é Planalto da Amazônia Oriental (Recoberta de Mata densa).

  • No meu ponto de vista esta errada, o relevo que predomina o estado do Amazonas é a planície e não a depressão.

  • bom pelo que eu pesquisei o principal relevo do amazonas é a planície.

  • ASSUNTO COM GRANDE CHANCE DE SER COBRADO NA PM AM. É BOM NOS ATUALIZARMOS

  • Questão com gabarito errado. O correto é Planície.
  • relevo amazonense é caracterizado por depressão na maior parte, faixa de planície perto do Rio Amazonas e planaltos na porção leste.

    fonte:

  • Gabarito errado. Planície e não depressão. https://www.google.com/search?client=firefox-b-e&q=relevo+do+estado+do+amazonas

  • creio que a banca tenha se baseado pela definição de Jurandyr Ross

  • Entendam bem a pergunta. O Texto se refere a maior parte da região amazônica, a maior parte é a região Norte, onde o relevo predominante é a Depressão.

    Se a pergunta for assim: Qual o relevo predominante na Amazônia?

    Aí sim a resposta seria Planície.

  • relevo da Amazônia, Jurandyr Ross o define, de modo geral, com a presença de depressões na sua maior parte, com uma estreita faixa de planície ao longo do Rio Amazonas e planaltos nas porções norte e leste.

  • O território amazonense é quase todo recoberto por formações de planície, que raramente alcançam 200 metros de altitude.

    Tá diferente essa resposta da banca...

  • o relevo predominante na amazonia é de planices e depressoes . de acordo com jurandy ross temos tres tipos de depressoes. depresão da marginal norte, depressão marginal sul e depresão da amazonia ocidental . planices compreende uma estreita faixa de terras que vai do rio amazonas , solimoes , purus , jurua , javai e madeira

  • Segundo Jurandyr Ross, o relevo da floresta Amazônica, de modo geral, tem as seguintes características:

    Conta com a presença de depressões na sua maior parte;

    Há uma estreita faixa de planície ao longo do Rio Amazonas; e

    Tem planaltos nas porções norte e leste.

    Resposta: D

  • bomm para revisao

  • Eai? depressão ou planície? grande chance de vir uma questão dessa na pmam.

  • Colegas de estudo,

    Quando falarem de relevo procurem pelos mapas do Dr. Jurandyr Ross.

    Observem a imagem abaixo e tirem suas próprias conclusões.

    https://chicomarchese.files.wordpress.com/2014/01/b5ebf-mapajurandir.jpeg

    Imprimam e no tempo ocioso fiquem lendo e relendo o mapas que encaixa. Funciona.

  • Complicado...

    Sem o gabarito comentado lemos apenas as opiniões de cada pessoa, é interessante mas nada prático.

  • Pessoal pelo que eu entendi no Amazonas predomina a depressão... Porém no Rio Amazonas aí predomina planícies....

    Se eu estiver equivocado por favor me corrijam.

  • Jurandyr Ross define o relevo do Amazonas, de modo geral, com a presença de depressões na sua maior parte, com uma estreita faixa de planície ao longo do Rio Amazonas e planaltos nas porções norte e leste.

    Dessa forma, o compartimento de relevo que ocupa a maior parte do estado do Amazonas são as depressões.

    Comentário do ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Relevo do Amazonas: faixa de planície perto do rio Amazonas; planaltos a leste e depressão em grande parte do território.

  • Quando acabar minha assinatura, vou pular pro plano de questões do Estratégia concursos. Talvez lá tenha mais comentários de professores. Aqui, deixa muito a desejar


ID
4070266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    A Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula que cem mil crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual no Brasil, sendo que no Nordeste ocorre a maior incidência de turismo sexual. Uma pesquisa realizada em 2002 apontou o estado de Roraima como uma das principais rotas do tráfico de mulheres para o exterior. As meninas, em sua maioria aliciadas em Manaus, seguiam para Boa Vista, onde seriam obrigadas a trabalhar em casas de programa.
    Campanha desenvolvida em Roraima conscientiza a população sobre a importância de se erradicar o trabalho infantil. Panfletos informam sobre as conseqüências que o futuro pode trazer para as crianças que estão ingressando muito cedo no mercado de trabalho.
Folha de Boa Vista, 24/4/2004 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos dos temas que ele focaliza, julgue o item seguinte.


Uma boa parte das meninas aliciadas é transportada por caminhoneiros que trafegam entre Boa Vista e Manaus.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão. Gabarito certo, mas no texto em lugar nenhum fala sobre caminhoneiros.

  • Também não entendi a questão.

  • Não há dúvidas nessa questão, o texto explicita: "As meninas, em sua maioria aliciadas em Manaus, seguiam para Boa Vista,"

    O enunciado da questão pede "Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos dos temas que ele focaliza".

    A questão pede mais que compreensão de texto, pede interpretação e conhecimento de mundo.

    Portanto, CERTA a questão.

  • O texto não expressa que uma boa parte é transportada por caminhoneiros. Dizer isso com base no texto seria extrapolação.

  • Tipo de questão que a FGV não faz

  • sem pé nem cabeça


ID
5160931
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Brasil, a caverna mais profunda fica no Amazonas com cerca de 670 metros de desnível. Ela é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • abismo Guy Collet é a  mais profunda do mundo formada por  e também a de maior desnível do , com 671  de profundidade.

  • Esta questão já está desatualizada.

    "Em 2015 uma nova expedição formada por outra equipe, também da Itália e do Brasil, voltaram a caverna e constataram que sua profundidade não ultrapassava os 110m (desnível). Após esta constatação, a Gruta do Centenário em Minas Gerais, voltou a ser a mais profunda do Brasil. O relato deste fato foi oficialmente apresentado no Congresso Brasileiro de Espeleologia, realizado no município de Bonito-MS, em junho de 2019. Fonte: Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas e La Venta Esplorazioni Geografiche."

  • E agr, dois comentários divergentes. Qual a resposta correta da questão?

  • Abismo Guy Collet.

    resposta C

  • abismo Guy Collet é a  mais profunda do mundo formada por  e também a de maior desnível do , com 671  de profundidade. Está localizada no município de , no .

  • hoje a questao seria anulada

  • Abismo Guy Collet

    Localizada no município de Barcelos/ Amazonas.

  • O abismo Guy Collet é a caverna mais profunda do mundo formada por quartzito e também a de maior desnível do Brasil, com 671 metros de profundidade. Está localizada no município de Barcelos, no Amazonas. A caverna foi catalogada por Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e da ONG Akakor Geographical Exploring durante a expedição ao interior da Amazónia. A descoberta do Abismo Guy Collet (AM-3), como foi baptizado pelos exploradores da expedição ítalo-brasileira, com seus 670,6 metros de desnível, foi divulgada em no periódico InformAtivo SBE nº92 e registada no Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil (CNC), atendendo às recomendações para expedições estrangeiras no Brasil da SBE. Em 2015 uma nova expedição formada por outra equipe, também da Itália e do Brasil, voltaram a caverna e constataram que sua profundidade não ultrapassava os 110m (desnível). Após esta constatação, a Gruta do Centenário em Minas Gerais, voltou a ser a mais profunda do Brasil. O relato deste fato foi oficialmente apresentado no Congresso Brasileiro de Espeleologia, realizado no município de Bonito-MS, em junho de 2019. Fonte: Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas e La Venta Esplorazioni Geografiche.

    Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: C (Abismo Guy Collet)


ID
5372707
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Teatro Amazonas, em Manaus, é uma das construções que fizeram parte da reforma urbana da cidade. Sobre estas reformas, podemos corretamente afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sua construção ocorreu ainda no século XVIII, por conta do início da colonização da Amazônia em busca da borracha.

    XIX

  • QUE ISSO QUE ABSURDO... COMO PODEM CONSIDERA ESSA RESPOSTA CERTA, CONSIDERO UMA IMENSA FALTA DE RESPEITO COM A REGIÃO.

  • EU RESPONDI A LETRA B DE PROPOSITO, QUE LOUCURA E ESSA PEÇO PARA QCONCURSOS MAIS PREPARO NA FORMULAÇÃO DAS QUESTOES.

  • Alternativa B

    O Boom de pneus de borracha está ligado a alta demanda pela matéria prima que Manaus exportava, foi graças a essa alta na economia que a cidade de Manaus pôde se modernizar e se desenvolver tanto naquela época.

    Vale lembrar que nessa época a cidade de Manaus era uma das mais ricas do Brasil, tamanho foi esse boom econômico.


ID
5578435
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Márcio Souza, em seu livro História da Amazônia, afirma que 

Alternativas
Comentários
  • Márcio Souza, em seu livro História da Amazônia, afirma que 

    a emancipação dos escravos na cidade de Manaus foi proclamada em 24 de maio de 1884 e em todo o território da província do Amazonas, no dia 10 de julho de 1884.

  • "A história da presença negra no Amazonas é marcada por lutas, como o reconhecimento da Comunidade do Barranco, na Praça 14, em Manaus, como o segundo quilombo urbano no país. Ruas da cidade, como a 24 de maio, que é uma data de referência para o negro, pois é quando a capital libertou os escravos negros, pondo fim à escravidão, quatro anos antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea. Outra data de memória dá nome à Rua 10 de julho, que resgata a abolição da escravatura em toda a província do Amazonas. E o dia 28 de setembro, quando foi assinada a "Lei do Ventre Livre", que dava liberdade aos filhos dos escravos nascidos à partir desta data, antigamente Largo 28 de setembro, hoje a praça é chamada de Heliodo Balbi e conhecida como Praça da Polícia", pontua a pesquisadora.

    Fonte: https://portalamazonia.com/noticias/cidadania/de-eduardo-ribeiro-a-rua-24-de-maio-entenda-a-construcao-da-consciencia-negra-na-historia-do-amazonas

  • apenas duas cidades anteciparam a liberdade dos escravos antes da Lei áurea,

    Ceará em 1883 e Amazonas em 1884

  • Vale ressaltar que aqui (Amazonas) os escravos foram comprados e consequentemente libertados.

  • Curiosidade da alternativa C -> Na semana da Pátria, os amazonenses têm um motivo a mais para comemorar. Hoje, 5 de setembro, feriado estadual, é celebrada a elevação do estado à categoria de província. Nessa mesma data, em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à Província do Grão Pará e se tornou independente.

    Fonte : https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-09/amazonas-comemora-elevacao-do-estado-categoria-de-provincia

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: E


ID
5578441
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação aos últimos quinhentos anos da história dos povos originários do território amazônico,

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: C

  • Eu nem estudei a matéria, mas o contexto é muito referente à construção da BR 174, bem como outros projetos de engenharia que culminaram com a morte de muitos índios.

  • Dá pra responder essa questão só partindo do princípio de como os indígenas foram massacrados.

  • Cada questao nada haver[

  • Imagino que o correto na letra A seja o termo "escravizado" ao "assalariado".

  • Letra A: errado o termo ''assalariado'', foi empregada sim a força de trabalho indígena mas escrava.

    Letra B: praticamente tudo que se faz em relação obras/desenvolvimento na Amazonia Legal tem impacto nas populações nativas que vai desde os povos originários e chega até a parte da biodiversidade (fauna e flora).

    Letra D: século XVIII o enfoque na Amazonia na questão de mão de obra para a exploração foi voltada para a indígena e o principal angariador desta foi o clero, os missionários. Ou seja, não pouparam os indígenas, muito pelo contrário.

    Letra E: se até hoje, séc. XXI, infelizmente tem etnocídio, séc. XX não foi diferente.

    CORRETA: C

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: C

  • acertei por exclusão.


ID
5578444
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito da história do Amazonas, no contexto do sistema econômico, político e cultural brasileiro: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra E

  • Letra A está errada, pois o ano foi 1909. Uma curiosidade: a UFAM foi a primeira universidade do Brasil.

  • A criação da Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas foi criada em 1852

  • NIVEL NASA

  • 3. A “mexicanização” da Amazônia principia com o Estatuto da Hiléia Amazônica e prossegue com a questão indígena

    A “mexicanização” da Amazônia é conjuração em marcha, que vem desde o célebre Estatuto da Hiléia Amazônica e desemboca em fatos recentes, os quais traduzem sintomas de traição nacional e corrosão da unidade de nosso povo. Tais ventos sopram da parte daqueles que, consciente ou inconscientemente, fomentam teses desse teor, contra as quais sempre nos insurgimos: a relativização formal das soberanias nacionais, que só favorece os superfortes do Primeiro Mundo e arrebata aos povos fracos a arma jurídica e moral mais poderosa de que outrora se valeram as nacionalidades para fechar o ciclo histórico dos privilégios feudais.

    Fonte: https://www.revistameioambiente.com.br/2011/10/31/a-mexicanizacao-da-amazonia-e-o-assalto-a-soberania/

  • Que isso, meu patrão...

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: E

  • A navegação a vapor na Amazônia foi um tema bastante discutido desde o início do século XIX. Ela foi instituída na segunda metade deste século, por meio da Companhia de Navegação e Comércio do Amazonas, dirigida por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, tendo como tarefa principal navegar o rio Amazonas.

    Palavras-chave: Navegação a vapor, Rio Amazonas, Amazônia, Companhia do Amazonas, Legislação. 

    Fonte: https://www.abphe.org.br/uploads/ABPHE%202017/6%20A%20introdu%c3%a7%c3%a3o%20da%20navega%c3%a7%c3%a3o%20a%20vapor%20na%20Amaz%c3%b4nia%20no%20s%c3%a9culo%20XIX%20o%20processo%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20da%20Companhia%20de%20Navega%c3%a7%c3%a3o%20e%20Com%c3%a9rcio%20do%20Amazonas.pdf


ID
5613421
Banca
FGV
Órgão
PM-AM
Ano
2022
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito da estrutura político-administrativa do Amazonas, durante o período colonial e imperial, relacione cada unidade administrativa à sua respectiva descrição.


1. Estado do Maranhão

2. Capitania de São José do Rio Negro

3. Comarca do Alto Amazonas

4. Província do Amazonas


( ) Criada no período regencial para subdividir em três o território paraense, no contexto da aplicação do Código do Processo Criminal.

( ) Criada no século XVII por Filipe II de Habsburgo, com capital em São Luís e ligada diretamente a Lisboa.

( ) Criada no Segundo Reinado, após a Cabanagem, sendo considerada o marco da conquista da autonomia do Amazonas.

( ) Criada em meados do século XVIII, por influência política de Francisco Xavier de Mendonça Furtado, desmembrada da Capitania do Grão-Pará.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
5613433
Banca
FGV
Órgão
PM-AM
Ano
2022
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito da Zona Franca de Manaus (ZFM), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A ZFM é uma área de livre comércio e de incentivos fiscais especiais, estabelecida para criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitissem seu desenvolvimento.

( ) A administração das instalações e serviços da ZFM é exercida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), entidade autárquica com sede na cidade de Manaus.

( ) Os incentivos fiscais especiais da ZFM foram prorrogados até 2073, mediante emenda constitucional, exceto os descontos no ICMS e no IPTU que beneficiavam as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus.


As afirmativas são, de cima para baixo,

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    III - Entre os incentivos estão a isenção de impostos de importação e exportação e descontos no ICMS e no IPTU, que beneficiam 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), atuando nos segmentos eletroeletrônico, informática e produção de motocicletas. Em 2013, a receita dessas empresas foi de aproximadamente R$ 90 bilhões, gerando 113 mil empregos diretos e cerca de 500 mil empregos indiretos

    Fonte: Agência Senado

  • Em 2014 foi prorrogando mais uma vez pela , tendo seu prazo de vigência por mais 50 anos e os benefícios da Zona Franca de Manaus, sendo finalizando no ano de 2073.


ID
5614240
Banca
FGV
Órgão
PM-AM
Ano
2022
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A cidade de Manaus vivenciou, durante a segunda metade do século XIX, um surto modernizador proporcionado pela economia da extração da goma elástica. Ao experimentar essa dita modernidade, criou-se um discurso engrandecedor, enaltecedor que apresentava a cidade como um local de civilidade, de grandeza e riqueza exacerbada, um local de elite e para elite na qual tudo se importava do exterior.”

(BRAGA, B. Miranda. “A cidade, os índios e a belle époque: Manaus no final do século XIX” in Rev. Hist. UEG, 2016, p. 103.)

As afirmativas a seguir descrevem corretamente a belle époque manauara, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A valorização do passado colonial, índio e caboclo, era integrada ao processo de modernização.

  • As afirmativas a seguir descrevem corretamente a belle époque manauara, à exceção de uma. Assinale-a.

    D

    A valorização do passado colonial, índio e caboclo, era integrada ao processo de modernização.

    >>>Acertei por me atentar a palavra >> MODERNIZAÇÃO século 19 pensar em modernização meio contraditório.

     

    A vida não te ensina a ser forte, ela te obriga!

    Avante!

    #pcam


ID
5616940
Banca
FGV
Órgão
PM-AM
Ano
2022
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma causa da decadência da economia gomífera no Estado do Amazonas.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A produção da borracha entrou em decadência devido a dois fatores: biopirataria e concorrência internacional. Biopirataria é quando estrangeiros nos roubam organismos genéticos (plantas ou animais), ou receitas das comunidades tradicionais.

    Fonte: Estratégia.


ID
5616982
Banca
FGV
Órgão
PM-AM
Ano
2022
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A chamada “Comuna de Manaus” fez parte da sequência de levantes tenentistas ocorridos no Brasil, entre os anos de 1920- 1930.

Sobre esse movimento, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    Letra A

    Rebelião de 1924

    ✓ O movimento tenentista em Manaus, que eclodiu com a Rebelião de 23 de julho de 1924, ficou conhecido como Comuna de Manaus.

    ✓ O movimento ocorreu sob a liderança do tenente Alfredo Augusto Ribeiro Júnior. ( ALTERNATIVA A)

    ✓ A rebelião dos militares de Manaus era contrária ao poder estabelecido na política do Café-com-Leite, durante a Primeira República, atingindo-o na esfera jurídico-política.

    ✓ Os militares procuraram demonstrar o abuso do poder, por parte dos oligarcas que estavam controlando o governo.

    ✓ Manaus foi o único local em que o Tenentismo tomou efetivamente o poder.

    ✓ O movimento teve apoio da população pobre e isso lhe deu força, já que todos queriam mudanças sociais.

    ✓ A permanência das oligarquias ruralistas no poder era tida como um atraso nacional e isso foi um dos motivos da Revolução.