SóProvas


ID
204640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Quanto às principais características dos processadores de sistemas
de computação, julgue os próximos itens.

Considere que João chegou em uma loja de informática, e o vendedor mostrou alguns computadores que estavam em promoção. Entre as características descritas pelo vendedor, ele disse que determinado computador é um micro de 16 bits, e um outro micro é de 32 bits. Essas informações dizem respeito ao tamanho da célula do computador.

Alternativas
Comentários
  • Se referem ao tamanho da palavra. O tamanho da célula não necessariamente é igual ao tamanho da palavra. Fonte: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/rmano/comp9am.html

  • A questão não tem nada a ver com memória. Na realidade a questão quer induzir o candidato a pensar examente isso, quando cita o termo célula, porém um computador ser de 32 bits ou de 16 bits está relacionado ao tamanho das instruções e dos registradores de seu processador.
  • Na verdade está relacionada ao barramento. Ou seja, quantos bits são transferidos por clock.
  • Errado. Quando se fala em processador de 32 ou 64 bits, faz-se referência a seus bits internos: a quantidade de bits que o processador é capaz de manipular nas operações aritméticas.

    Para maiores informações, leiam um trecho desse artigo:

    Bits internos e externos, endereçamento e clock

    Bits internos

    O número de bits é uma das principais características dos processadores e tem grande influência no desempenho. Os processadores mais comuns (Pentium II, III e 4, Athlon XP, Duron, etc) operam a 32 bits, enquanto chips antigos, como o 286, operavam com 16 bits. Repare que estes valores correspondem ao trabalho dos circuitos do processador, por isso são chamados de bits internos. Já existe nos mercados processadores que trabalham a 64 bits por vez, como o Athlon 64, da AMD.

    Quanto mais bits internos o processador trabalhar, mais rapidamente ele poderá fazer cálculos e processar dados em geral (conseqüentemente, ele será mais caro). Só para dar uma noção, um processador de 32 bits pode manipular números de valor até 4.294.967.296. Processadores de 16 bits não conseguem trabalhar com este valor, de forma que é necessário dividi-lo em valores menores e possíveis de serem manipulados com 16 bits. Assim, a tarefa leva várias etapas. Com 32 bits, a tarefa pode ser realizada numa etapa só.

    Bits externos

    Acima você viu que bits internos medem a capacidade do processador trabalhar internamente, ou seja, sozinho, "dentro dele mesmo". O processador sozinho não é nada e precisa se comunicar com os dispositivos periféricos. Como as instruções que o processador executa ficam armazenadas na memória, é preciso que ela seja acessada de forma rápida e precisa. Essa velocidade depende da quantidade de bits que o barramento de dados consegue manipular simultaneamente. Tais bits são chamados de bits externos. Esse valor aumenta com o avanço da tecnologia. Na época do auge do processador Pentium, por exemplo, esse barramento poderia ser encontrado em 32 e 64 bits.

    Endereçamento

    O endereçamento consiste na capacidade que o processador tem de acessar um número máximo de células da memória. Para acessar uma célula, o processador precisa saber o endereço dela. Cada célula armazena um byte. Assim, um processador com o barramento de dados com 16 bits, pode acessar duas células por vez. Isso porque um byte equivale a 8 bits e 16 divididos por 8 é igual a 2, portanto, duas células. Um processador com 32 bits pode acessar até 4 células. Para descobrir o valor máximo de memória que o processador consegue acessar, basta fazer um cálculo: elevar a 2 o número de bits do barramento de endereços. Por exemplo, 2 elevados a 32:

    232 = 4.294.967.296 bytes => 4 GB

    A maioria dos processadores usa esse valor atualmente.



    Fonte: http://www.cassao.eti.br/portal/processadores

     

  • Ficaria correto se assim escrito: "Essas informações dizem respeito ao tamanho da PALAVRA do computador." Pois, a unidade de dados movimentados entre os registradores e a memória é chamada palavra. Essa unidade é o tamanho dos dados processados em um determinado processador.

    Bons estudos!
  • A questão tem a ver com memória sim, pois dependendo da quantidade de bits do processador eu consigo acessar menos ou mais endereços na memória. Porém isso não tem ligação com o tamanho da célula, portanto a afirmativa está incorreta.