-
Existiram processadores que não acessavam diretamente toda a memória RAM disponível.
Parte da memória RAM é executável pelos processadores, recuperando instruções e as executando, e parte não é enderessável pelo processador.
-
O registrador Contador de Programa (PC) indica qual a posição (endereço) da próxima instrução que será executada de um programa. Sendo assim, é preciso que o PC possa acessar todos os endereços que o REM pode endereçar. Portando eles precisam ser do mesmo tamanho.
-
O registrador PC tem a função de armazenar sempre o endereço da próxima execução a ser executada, e as alterações do seu conteúdo determinam o seqüenciamento de execução das instruções armazenadas na memória principal.
SO - Machado/ Maia- 2007
-
Tamanho do PC = REM = barramento de dados.
Muitas questões são resolvidas com estas igualdades!
-
O gabarito dessa questão está errada.
Observe a arquitetura do 8086. Temos o IP (ou PC) com tamanho de 16 bits, que nos dá no máximo 64K combinações possíveis. O REM e o Barramento de Dados são de 20 bits, que resulta em 2^20 = 1M palavras de memória. O 8086 utiliza dois registradores para compor o endereço de 20 bits: o registrador de segmento e o registrador offset, ambos com tamanho de 16 bits.
O registrador que deveria ter o menor tamanho é o PC, pois podemos combiná-lo com outro registrador, para compor o endereço de 20 bits.
-
Questão correta. Segundo Stallings, a arquitetura interna da CPU possui os seguintes registradores Importantes:
PC, contador de programas: armazena o endereço da próxima instrução a ser executada - tem sempre o mesmo tamanho do REM.
RI, registrador de instruções: armazena a instrução a ser executada.
AC, Acumulador: armazena os dados para as operações na UAL;
-
Vai funcionar mal, sem aproveitar toda a RAM, mas vai.