SóProvas


ID
204658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos dispositivos de entrada/saída (E/S) e dos barramentos
de um sistema computacional, julgue os itens de 60 a 63.

DMA (direct memory access) é uma das opções usadas para se realizar a comunicação entre a UCP e a interface de E/S. Ela destaca-se por alto desempenho, porque consiste na realização da transferência de dados entre determinada interface e a memória principal, praticamente sem a intervenção da UCP.

Alternativas
Comentários
  • Dúvida. Sabemos que a DMA é usada sempre que um dispositivo que ler ou escrever na memória, mas em qual situação a DMA é usada pela CPU para se comunicar com uma interface?

    obrigado.
  • Gusmao,
    É a CPU que aciona o DMA para realizar uma operação E/S. Portanto, a CPU usa sim a DMA para executar uma E/S
  • Eu ainda acho que a questão está errada. Alguém poderia complementar a resposta de Junior?

    "DMA (direct memory access) é uma das opções usadas para se realizar a comunicação entre a UCP e a interface de E/S" - Pelo que sei o método de acesso direto a memória é DIRETO À MEMÓRIA, não havendo intervenção do processador, diferentemente da E/S dirigida por interrupção ou E/S programada que existe uma comunicação entre a CPU e a interrupção causada.


  • Quando diz que DMA é método de acesso direto a memória sem intervenção da CPU, isso se refere à transferência dos dados. Toda a transferência pode ocorrer sem que haja qualquer intervenção da CPU (PODE ocorrer, pois há três métodos: burst, com roubo de ciclo e transparente, apenas o transparente é "totalmente" sem intervenção).
    Entretanto, para iniciar a transferência, a CPU pode ter de intervir. Quando um programa requisita certa operação de I/O, a CPU deve setar 3 registradores na DMA: o endereço, o contador (tamanho do dado) e o controle (para indicar direção e afins). Portanto, há uma mínima intervenção da CPU para iniciar a transferência.
    O Tanenbaum possui uma boa explicação.
  • Apenas para exemplificar na pratica:
    O MS-Word executando eh, na verdade, um processo em execução, o winword.
    Todo processo tem seu ciclo de execução(pronto, executando, bloqueado) controlado pela CPU. Nem a MP, nem DMA intervem num processo.
    Quando o usuario pressiona, por exemplo, a tecla A, eh o processador quem define os valores para onde essa letra vai(em q posicao de memoria ela vai ficar), mas a transferencia da letra A para a MP não conta com a intervencao da CPU.
    Entao, diz-se q, em DMA, a leitura/escrita ocorre praticamente sem intervençao da CPU, pois esta eh muito limitada, ocorrendo apenas no inicio/fim de cada transferencia.