SóProvas


ID
204694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos conceitos de virtualização, julgue os itens a seguir.

As ferramentas de virtualização podem ser implementadas de duas maneiras diferentes: hipervisores executados diretamente no hardware ou hipervisores executados como programas aplicativos na camada superior de algum sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Em relação à arquiterura, o hipervisor (também conhecido como VMM, monitor de máquina virtual) é uma camada de abstração implementada em software que é responsável por hospedar, gerenciar e controlar as máquinas virtuais e seus recursos. A arquitetura de virtualização pode ser classificada em dois tipos, de acordo com os hipervisores:

    O hipervisor tipo 1 opera diretamente sobre o hardware físico do computador (é o único programa funcionando no modo núcleo) e é por seu intermédio que o sistema operacional executa as instruções para que as aplicações funcionem. A ideia aqui é que as máquinas virtuais criadas no hipervisor possam receber sistemas operacionais diferentes e que estes SO’s “acreditem” que estejam executando instruções privilegiadas sobre o hardware no modo núcleo, mesmo que na prática estes SO's sejam apenas processos que executam no modo usuário.

    O hipervisor tipo 2 nada mais é do que um programa (mais especificamente um ambiente de virtualização) que roda no sistema instalado no hardware como se fosse um processo deste SO e permite a criação de máquinas virtuais, onde poderão ser instaladas várias instâncias de sistemas virtualizados. Neste caso o sistema operacional que recebe o hipervisor tipo 2 é chamado de sistema operacional hospedeiro, enquanto aquele que é instalado nas máquinas virtuais é chamado de sistema hóspede.
    http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2010_2/luizaugusto/tipos_arq.html
  • Conceitos de Virtualizaçõa Total e Para-virtualização.
  • Complementando o Sérgio:

     Virtualização Completa

          Como o nome sugere, o hardware hospedeiro é completamente abstraído e todas as características de um equipamento virtual são emulados, ou seja, todas as instruções solicitadas pelo sistema convidado são interpretados no Monitor de Máquina Virtual. O sistema hospedado ignora a existência da máquina virtual e opera como se funcionasse diretamente sobre o sistema operacional para o qual foi projetado para funcionar.

    Paravirtualização

            Nessa técnica, a máquina virtual não é idêntica ao equipamento físico original, para que o sistema hospedado possa enviar as instruções mais simples diretamente para o hardware, restando apenas as instruções de nível mais alto para serem interpretadas pelo MMV. Entretanto, esse procedimento requer que o sistema operacional convidado seja modificado para interagir com o MMV e selecionar quais instruções devem ser interpretadas nele ou diretamente no hardware hospedeiro.

    http://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/virtualizacao/quanto%20a%20tecnica.html
    • Tipo 1 - executado diretamente no hardware do hospedeiro para controlar o hardware e gerenciar sistemas operacionais convidados. Um sistema operacional convidado, portanto, funciona em outro nível acima do hypervisor.
     
    • Tipo 2 (ou hospedado) hypervisors executado dentro de um convencional sistema operacional ambiente. Com a camada hypervisor como um nível de software distintas segundo, sistemas operacionais convidados executar no terceiro nível acima do hardware.VMware Workstation e VirtualBox são exemplos do tipo 2 hypervisors.

    Em outras palavras, hypervisor tipo 1 é executado diretamente no hardware, um tipo 2 hypervisor é executado em outro sistema operacional, como FreeBSD, Linux  ou Windows.

  • Correto. A questão fez uma descrição sucinta dos hipervisores de tipo 1 e tipo 2, respectivamente.

  • GABARITO CORRETO!

    Há dois tipos diferentes de hipervisores que podem ser usados para a virtualização: tipo 1 e tipo 2.

    Tipo 1

    Um hipervisor tipo 1, também chamado de hipervisor nativo ou bare-metal, é executado diretamente no hardware do host para gerenciar sistemas operacionais guest. Ele ocupa o lugar de um sistema operacional host, e os recursos da máquina virtual são programados diretamente no hardware pelo hipervisor. 

    Este tipo é mais comum em datacenters corporativos ou outros ambientes baseados em servidor.

    Tipo 2

    O hipervisor tipo 2 também é chamado de hosted e é executado em um sistema operacional convencional como uma camada de software ou aplicação.

    Ele funciona abstraindo sistemas operacionais guest do sistema operacional host. Os recursos de máquina virtual são operados em um sistema operacional host, que é executado no hardware. 

    Esse tipo de hipervisor é mais adequado para usuários individuais que desejam executar vários sistemas operacionais em um computador pessoal. 

    VMware Workstation e Oracle VirtualBox são exemplos de hipervisores tipo 2. 

    Red Hat, Inc.

  • TIPO 1 - Nativo, baremetal, supervisor, unhosted 

    Comum em servidores, o software é executado direto sobre o hardware

    TIPO 2 - hosted

    Comum em desktops, software é executado sobre o S.O nativo

  • GAB. CORRETO

    TIPO 1 - BAREMETAL NATIVO : MAIS RÁPIDOS.

    HYPERVISOR

    HARDWARE

    TIPO 2 - HOSTED ALOJADO : MENOR SEGURANÇA , MENOR DESEMPENHO.

    HYPERVISOR

    HOST SISTEMA OPERACIONAL

    HARDWARE