SóProvas


ID
2047309
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Adotando como referência o conceito de ação afirmativa, comum em políticas dessa natureza, julgue as alternativas abaixo:

I. A ação afirmativa surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos e recomendava que o Estado construísse dispositivos legais para melhoria da qualidade de vida da população indígena.

II. O conceito de ação afirmativa surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos e exigia que o Estado viesse também a assumir uma postura ativa para a melhoria das condições da população negra.

III. A política de cotas é uma das ações que está ligada à prática de ações afirmativas.

IV. A política de cotas é a única política de ação afirmativa executada na contemporaneidade.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Políticas de Ação Afirmativa nos EUA  Decreto 10925, assinado pelo Pres. Kennedy em 1961 é o momento em que o termo ação afirmativa aparece no contexto da luta pelos direitos civis requer que os prestadores de serviço para o governo “adotem ação afirmativa para assegurar que os candidatos sejam empregados e que os empregados sejam tratados sem discriminação de raça, credo, cor ou origem nacional”.Em meados dos anos 60: amplia-se a idéia de que a legislação anti-discriminatória não é suficiente para combater os efeitos historicamente acumulados da discriminação.  Medidas adicionais são necessárias para remediar a discriminação passada e prevenir situações futuras de discriminação

    http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/pdf/apresentacoes/politicas_de_acoes_afirmativas1.pdf

     

  • O termo ação afirmativa foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 60 do século XX, para se referir a políticas do governo para combater as diferenças entre brancos e negros. Antes mesmo da expressão, as ações afirmativas já eram pauta de reivindicação do movimento negro no mundo todo, além de outros grupos discriminados, como árabes, palestinos, kurdos, entre outros oprimidos.

    No Brasil, as ações afirmativas integram uma agenda de combate a herança histórica de escravidão, segregação racial e racismo contra a população negra.

    Para compreender a necessidade de uma ação afirmativa, é preciso, antes de tudo, compreender o contexto social vivido por um país, por isso o que gera preconceito por parte de setores da sociedade em muitos casos é analisar uma ação afirmativa sem antes entender o histórico que precedeu a política pública.

    Ao debater as cotas para negros nas universidades, por exemplo, é preciso retornar ao Brasil colonial e perceber como o processo de escravidão criou desigualdades sociais que são presentes até hoje, mesmo após 127 anos da abolição da escravidão. A partir de dados estatísticos que demonstram a diferença entre negros nas universidades comparados com o percentual desta população no total de brasileiros, o governo comprova a necessidade de criar uma política para compensar séculos de desigualdades.

     

    http://www.seppir.gov.br/assuntos/o-que-sao-acoes-afirmativas

  • II. O conceito de ação afirmativa surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos e exigia que o Estado viesse também a assumir uma postura ativa para a melhoria das condições da população negra.

    III. A política de cotas é uma das ações que está ligada à prática de ações afirmativas.