SóProvas


ID
204760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne aos serviços de Internet, julgue os itens de 96 a
100.

O protocolo HTTP pode usar conexões persistentes e não persistentes, sendo as primeiras utilizadas por default.

Alternativas
Comentários
  •  A primeira parte da questão está certa. O protocolo HTTP pode usar conexões persistentes e não persistentes.

    Em uma conexão não persistente, é aberta uma conexão TCP a cada requisição ou resposta. Por exemplo, para a transferência de uma página com vários objetos, a transferência de cada objeto demandaria uma nova conexão TCP.

    Já em uma conexão persistente, é possível enviar diversos objetos pela mesma conexão TCP.

    Creio que o item está errado porque a versão 1.0 do HTTP não admite conexões persistentes e, por isso, esse tipo de conexão não pode ser utilizada por default.

    Para mais informações:

    http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP_persistent_connection

  • Não concordo com o gabarito.

    Direntamente da fonte (RFC que criou o HTTP/1.1)

    RFC 2616 - Hypertext Transfer Protocol -- HTTP/1.1

    8.1.2 Overall Operation   A significant difference between HTTP/1.1 and earlier versions of   HTTP is that persistent connections are the default behavior of any   HTTP connection. That is, unless otherwise indicated, the client   SHOULD assume that the server will maintain a persistent connection,   even after error responses from the server.
  • Sim, mas não foi dito que era HTTP/1.1
  • Na época da aplicação da questão(2010), a versão do HTTP 1.1 já era a dominante sobre a 1.0 a muito tempo. A RFC 2616, que a definiu inicialmente, é de 1999, ou seja, mais de 10 anos! Assim, a questão, ao meu ver, está com o gabarito incorreto! O default são conexões persistentes a mais de 10 anos!
  • RFC 2616:
    "...A significant difference between HTTP/1.1 and earlier versions of HTTP is that persistent connections are the default behavior of any HTTP connection..."

    Repetindo...a questão não informa a versão do HTTP, logo não se pode dizer que o comportamento padrão é o persistente.
  • Capitulo 2 do livro kurose, item 2.2.2.

    " o HTTP pode utilizar os dois tipos de conexão persistente ou não persistente, embora em seu modo padrão utilize conexões persistentes, os clientes e servidores HTTP podem ser configurados para utilizar conexões não persistente. Ou seja no minimo cabe recurso da questão. 
  • Segundo Kurose (Página 72) "O modo default do HTTP usa conexões persistentes com paralelismo."
    Não concordo com a questão!
  • Esse tipo de questão é um absurdo. Como a CESPE pode considerar o HTTP 1.0 como referência quando não explicita a versão?
    O HTTP 1.0 deixou de ser implementado pelos browsers (Explorer e Netscape!) em 1997, dando lugar ao HTTP 1.1. Desde então, a versão 1.1, que utiliza conexões persistentes, é a padrão em TODOS os browsers.

    A CESPE parou no tempo literalmente e quem se prejudica, somos nós que estudamos...
  • Acredito que foi um erro realmente, e não engano com versão, pois as conexões persistentes (Keep-Alive) foram implementadas no HTTP/1.1, não existiam antes disso.
  • Kurose como citado acima diz que usa conexões persistentes com paralelismo, muito estranho esse gabarito, olhei no site do CESPE e o definitivo ficou como errado mesmo.
  • Segundo o livro do professor Kurose, Redes de Computadores e a Internet - Uma Abordagem Top-down - 5ª Ed, página 72, por defalt os browsers utilizam conecção persistente e com parelismo. Se essa questão não foi anulada, ou tida como certa no gabarito oficial do Cespe, foi descuido .
  • Creio que o embasamento técnico da questão esteja desatualizado pois atualmente a operação do protocolo http prevê o funcionamento "Não Persistente" e "Persistente".
  • O protocolo HTTP usa dois formatos de mensagem: requisições e respostas.

  • Analisamos a persistência ou não persistência no protocolo HTTP sob a ótica de duas versões, isto é, a versão 1.0 e a versão 1.1

    • HTTPv.1.0 -> Utiliza conexões não persistentes (uma conexão TCP é estabelecida para cada solicitação/resposta.)

    • HTTPv.1.1 -> Especifica, por default, conexões persistentes (não necessito estabelecer uma nova conexão TCP a cada nova requisição/resposta). No entanto, há a possibilidade de usar o HTTP com conexões não persistentes.

    Acredito que o erro da questão 'mora' no default. Pois a conexão persistente foi especificada como padrão a partir do HTTP.v.1.1, sendo assim, o HTTPv.1.0 não utiliza ela por default/padrão. A generalização no emprego do HTTP não acarreta erro pois realmente podemos ter conexões persistentes e não persistentes, mas a especificação de uma das versões sendo colocada para a generalização ocasionou o erro.