SóProvas


ID
2049970
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A seguinte afirmação diz respeito à Governança e Accountability:

Alternativas
Comentários
  • C) 5.3. Accountability
    Embora de origem remota, o termo accountability “veio para ficar” a partir da terceira onda de democratização dos anos 1980-1990. Um dos objetivos dos regimes democráticos é aumentar a responsabilização (accountability) dos governantes. Os políticos devem estar permanentemente prestando contas aos cidadãos. Quanto mais clara for a responsabilidade do político perante os cidadãos, e a cobrança destes em relação ao governante, mais democrático será o regime (Caderno Mare no 01).
    A utilização de recursos públicos e a prestação de contas sempre foram objeto de debate e preocupação, haja vista os constantes e contínuos desvios e má aplicação desses recursos, aliados à falta de penalização das autoridades responsáveis pela sua destinação. Como solução, busca-se não só fortalecer os controles, mas também despertar a consciência da correta utilização dos recursos e da necessidade de prestação de contas transparentes. O controle social também exerce importante papel nesse contexto.
    A noção de accountability encontra-se relacionada com o uso do poder e dos recursos públicos, em que o titular da coisa pública é o cidadão, e não os políticos eleitos. Nas experiências de accountability quase sempre “estão presentes três dimensões: informação, justificação e punição”. Essas dimensões podem ser vistas como diferentes modos para se evitar e corrigir abusos cometidos por governos, políticos e gestores públicos, “obrigando que seu exercício seja transparente; obrigando que os atos praticados sejam justificados; e sujeitando o poder à ameaça de sofrer sanções” (Schleder, apud Ana Mota, 2006).

     

  • A letra E está errada, porque os princípios básicos que norteiam as boas práticas de governança nas organizações públicas são: transparência, integridade e prestão de contas (accountability).

  • Curva ABC e matriz BCG em nada tem a ver com governaça corporativa.

    A prestação de contas não está limitada ao conselho de administração e aos proprietários.

    Os códigos de conduta facilitam a governança corporativa.

    O corporativismo não é um princípio da governança corporativa, pelo contrário.

  • Gabarito C

  • Não dá pra saber o que o examinador quis nessa questão ? Muito mal elaborada tanto o enunciado com as alternativas ...ficaram desconexas

  • Essa questão é do tipo que  o candidato elimina todas as alternativas absurdas e acaba marcando a mais lógica.Odeio com todas minhas forças esse tipo de banca

  • TEMA

    Códigos e Referências

    TIPO DE MATERIAL

    Livro

    ANO

    2015

    EDIÇÃO

    5ª Edição

    Principal documento do IBGC, o Código apresenta recomendações de boas práticas de Governança com o objetivo de contribuir para a evolução da Governança Corporativa das empresas e demais organizações atuantes no Brasil. Vamos parar de falar que a questão é mal elaborada e Estudar mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Erro do item E:

    O IBGC define como quatro os princípios da governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Eles são considerados essenciais, pois garantem uma gestão empresarial íntegra e sem práticas ilícitas, além da proteção dos interesses dos stakeholders internos e externos.

    https://glicfas.com.br/principios-da-governanca-corporativa/

  • A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226). Os itens são classificados como (Carvalho, 2002, p. 227):

    • de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período;
    • de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período;
    • de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período.