SóProvas


ID
2050231
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As Diretrizes Curriculares do Serviço Social apresentam a dimensão investigativa como um princípio formativo da profissão. Quanto à dimensão investigativa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Quando realizamos entrevistas, estamos exercitando a dimensão investigativa da profissão, por meio de informações extraídas diretamente da realidade, mas a sua preparação, em grande medida, dependeu de conhecimentos indiretos sobre vários temas que nos habilitaram a realizá-la.

     

    Na realização de estudo social, laudos, pareceres, buscamos informações nos documentos da instituição, na vizinhança e/ou no trabalho
    sobre algum sujeito social. Estes são momentos nos quais estamos exercitando nossa dimensão investigativa.

     

    A dimensão investigativa no exercício profissional
    Yolanda Guerra
    CFESS/2009

  • A dimensão investigativa é constituinte do exercício profissional e possibilita a formular respostas para atender as demandas DOS USUÁRIOS.

  • a) (...) no nível das competências técnico-operativas,a pesquisa desenvolve nossa capacidade de investigar as instituições, seus usuários, as demandas profissionais, os recursos institucionais, as agências financiadoras, o orçamento. Permite preparar respostas qualificadas às demandas institucionais, organizacionais ou dos movimentos sociais, vislumbradas no projeto de intervenção profissional. Pela via da pesquisa é facultado ao profissional formular respostas que não apenas atendam às demandas, mas que, compreendendo o conteúdo político delas e o contemplando, ele possa reconstruí-las criticamente.

    c) Como uma mediação privilegiada na relação entre conhecimento e realidade, a pesquisa resulta em um conhecimento sempre provisório, parcial, histórico (relativo a um tempo e espaço sociocultural e historicamente determinado).

    d) Quando realizamos entrevistas, estamos exercitando a dimensão investigativa da profissão, por meio de informações extraídas diretamente da realidade, mas a sua preparação, em grande medida, dependeu de conhecimentos indiretos sobre vários temas que nos habilitaram a realizá-la. Na realização de estudo social, laudos, pareceres, buscamos informações nos documentos da instituição, na vizinhança e/ou no trabalho sobre algum sujeito social. Estes são momentos nos quais estamos exercitando nossa dimensão investigativa.

  • Segundo Guerra (2009), a dimensão investigativa possibilita questionar, problematizar e desconstruir preconceitos e crenças cristalizadas. É a dimensão do novo, pois permite elaborar novas intervenções e construir novas posturas.

    Cespe 2012

    O assistente social que desenvolve ação investigativa na sua intervenção acentua a relação sujeito de prática/objeto real, ainda que, entendendo que a investigação, como instrumento do exercício profissional, supõe a necessária transformação do objeto real em objeto científico.