SóProvas


ID
205054
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre as entrevistas preliminares - noção utilizada por Jacques Lacan e que encontra um correspondente em Freud naquilo que este último chamou de tratamento de ensaio - e sobre as psicoterapias breves, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As entrevistas preliminares se referem ao início do tratamento analítico, quando é preciso atentar-se ao diagnóstico e à possibilidade de haver uma demanda de análise; assim, tais entrevistas não produzem efeitos clínicos sobre o paciente e seu sofrimento psíquico, pois isso depende da continuação do tratamento.

( ) Várias linhas de trabalho compõem o campo das psicoterapias breves ou emergenciais, sendo que as principais originaram-se da psicanálise e muitas absorveram contribuições das teorias comportamentais, das teorias cognitivas e das teorias dos sistemas e da comunicação.

( ) A questão transferencial não é importante no período das entrevistas preliminares.

( ) As psicoterapias breves se caracterizam por enfatizar alguns aspectos da clínica psicológica tradicional, focalizando as questões a serem alvo do trabalho clínico e delimitando um tempo, exato ou aproximado, para o término dos atendimentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão, foram abordados conceitos fundamentais da clínica psicanalítica, transferência e entrevistas preliminares. É importante saber que sem a transferência não existe análise. Desde a primeira entrevista, a transferência cumpre o seu papel e deve ser considerada. Desta forma, mesmo as entrevistas preliminares produzem efeitos clínicos sobre o paciente e seu sofrimento psíquico.
  • bem produzida essa questão. Achei legal. Valoriza quem está estudando

  • Gabarito- B.  F, V, F, V

  • Gabarito B.

    É sempre bom observar em que abordagem a questão foca. Ela trouxe no enunciado a perspectiva psicanalítica, então o que se espera é que cobre o ponto de vista psicanalítico.

    Na abordagem cognitiva, especialmente a tratada por Knobel, a terapia em PB é não-transferencial, enquanto na psicanálise a transferência sempre será um conteúdo de interesse.