SóProvas


ID
2051737
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A problemática do multiculturalismo é atravessada tanto pelo acadêmico, quanto pelas questões políticas, culturais e sociais. Multiculturalismo é um termo polissêmico, que tanto pode, do ponto de vista de seu uso pelas políticas públicas, colaborar para a integração das diferentes culturas, gêneros, etnias, como pode colaborar para a afirmação de uma cultura dominante e homogênea, na qual todos devem se encaixar.

A essa perspectiva homogeneizadora das culturas chamamos:

Alternativas
Comentários
  • Monoculturalismo Enciclopédia

     

    Lista de significados e derivados de Monoculturalismo:

     

    Monoculturalismo

     

    Monoculturalismo - O contrário da sociedade multicultural. É uma sociedade bastante homogênea, composta por uma só cultura - ou por uma cultura muito dominante - onde as tradições, identidade cultural e língua oficial são partilhadas pela esmagadora maioria dos cidadãos, existe menor diferenciação regional, as etnias constituintes têm tendência para uma menor variedade, existe também a tendência para a adopção de uma religião dominante e as liberdades individuais são delineadas de acordo com a promoção da monoculturização, entre outras coisas.É bastante dominante na França.

     

    FONTE: http://isignificado.com/significado/Monoculturalismo

  • Gabarito letra C.

     

    Multiculturalismo: Sociedade composta por uma massa bastante heterogénea de culturas, com diferentes costumes, tradições, particularidades regionais acentuadas, diferentes etnias, diferentes religiões, diferentes línguas oficiais, onde cada cultura chega mesmo a subdividir-se, por vezes, em diversas subculturas, desenvolve um conjunto de liberdades individuais que possibilita essa variedade cultural, etc.

    Monoculturalismo: O contrário da sociedade multicultural. É uma sociedade bastante homogénea, composta por uma só cultura - ou por uma cultura muito dominante - onde as tradições, identidade cultural e língua oficial são partilhadas pela esmagadora maioria dos cidadãos, existe menor diferenciação regional, as etnias constituintes têm tendência para uma menor variedade, existe também a tendência para a adopção de uma religião dominante e as liberdades individuais são delineadas de acordo com a promoção da monoculturização, entre outras coisas.

    Fonte: http://alive-book.blogspot.com.br/p/sociedade-de-consumo_02.html

  • O multiculturalismo é pluralista, porque as diferenças coexistem em um mesmo país ou região. Há o diálogo e convivência pacífica entre as culturas diversas. Mas esta coexistência não significa negar as diferenças, nem homogeneizá-las, mas compreendê-las, a partir de uma visão dialética sobre os termos igualdade e diferença. Igualdade leva em conta diferenças culturais, e diferença nao é medida de valor.

  • Observando o comportamento mistura de raças, de polvos oriundos de lugares, países diferentes de diferentes dialetos, ou idiomas dos mais diversos possíveis contido no Brasil. Isto é o que vincula a ideia de "multiculturalismo. Porém, o MONOCULTURALISMO. prevalece para os que do estudo não fizeram proveito e vivem alocados em seu pais. Então a monocultura referência a quem tem apenas uma cultura e não teve asas para voar, ao contrário dos que conquistaram várias culturas e passou a ser um individuo multicultural, pois em todo canto ele está ou tem conhecimento. Eu Opino na Letra "C".