Análise Vertical
Procura-se obter o percentual de cada verba ou de cada grupo de verbas, em relação ao valor global do demonstrativo, ou, ainda, de cada verba em relação ao total do seu respectivo grupo. Trata-se de discernir o ritmo de crescimento dos vários itens. A análise horizontal também é conhecida como análise de tendência ou análise de evolução.
Análise Horizontal
Compara em forma de percentual, o valor de determinada verba ou de determinado grupo de verbas em relação ao(s) ano(s) anterior(es). Sua técnica é bastante simples, pois consiste em dividir todos os elementos do ativo pelo valor do total desse mesmo ativo e todos os valores do passivo pelo total desse passivo.
http://www.cienciascontabeis.com.br/analise-demonstracoes-contabeis-analise-horizontal-vertical/
a) ERRADA. O Índice de Liquidez Seca mede a capacidade de pagamento das dívidas de curto prazo, sem considerar os estoques.
LS = (Ativo Circulante - Estoques) / Dívidas de Curto Prazo (Passivo Circulante);
b) ERRADA. O Índice de Rentabilidade do Ativo se referencia no Ativo Total e não no volume da Receita Total.
ROI = Lucro Líquido / Ativo Total Médio;
c) ERRADA. A análise que permite comparações entre grupos de contas numa determinada data é a VERTICAL;
d) ERRADA. O Índice de Liquidez Corrente compara o Ativo Circulante com o Passivo Circulante. Portanto, está incorreto dizer algo sobre a dívida total, já que o referido indicador fez menção somente às dívidas de curto prazo (Passivo Circulante).
e) GABARITO. Se o Ativo Circulante possui 25%, segundo a análise vertical, o restante (Ativo Não Circulante) possuirá 75%.
Espero ter ajudado. Bons estudos!
As explicações item a item já foram dadas pelo Flávio, seguem algumas definições!
A análise de demonstrações financeiras se dá basicamente pela comparação de valores entre as contas ou grupos de contas em determinado exercício ou de exercícios distintos.
-> Análise Vertical:
1) Quando o índice ou indicador, em seu cálculo, utilizar valores de um mesmo exercício.
2) Nessa análise, sempre em um mesmo exercício, compara-se a importância relativa de uma conta em relação a seu grupo de contas, ou de um grupo de contas em relação ao total do Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido, ou mesmo um grupo de Receitas, Custos ou Despesas.
-> Análise Horizontal:
1) Quando na composição do índice ou indicador forem utilizados valores de exercícios distintos.
2) Análise horizontal nominal ou real:
2.1) Nominal - utiliza-se a base (período de referência) sem considerar a inflação;
2.2) Real - deve-se ajustar o valor mais antigo (base de referência) a valor presente ou ajustar o valor mais recente ao tempo da base de referência (descapitalizar) de acordo com a inflação.
-> Índice de Liquidez Seca (Teste Ácido)
LS = (AC - Estoque) / PC
1) Esse índice indica o quanto a entidade possui do chamado ativo circulante líquido; de maneira mais simples, exclui-se do AC o valor dos Estoques, que são as contas "menos líquidas" nesse subgrupo do ativo.
2) Também pode ser calculado considerando-se as disponibilidades, as aplicações financeiras e os clientes com reais possibilidades de conversão de dinheiro, excluindo, portanto, os clientes menos líquidos, as despesas antecipadas e os estoques.
-> Índice de Liquidez Corrente ou Comum
LC = AC / PC
1) Representa a capacidade da entidade em honrar seus compromissos de curto prazo por meio de seus recursos também de curto prazo.
-> Índice de Rentabilidade do Ativo ou do Investimento (ROI - Return of Investment)
ROI = LLE / Ativos Totais
1) Para tentar simplificar, imagine que o investidor esteja cogitando realizar um aporte em uma entidade; ele irá avaliar se os recursos dele serão melhores aproveitados (remunerados) investindo-os no patrimônio da entidade ou em alguma aplicação financeira de referência. Ou seja, o capital a ser aplicado deve ser remunerado pela empresa (de maneira geral) de forma que o retorno do capital investido na empresa (LLE/Ativos) seja superior ao mesmo montante de capital caso fosse aplicado em algum investimento.