SóProvas


ID
2052160
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade, aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Resolução 750 CFC


    A) Errado, o princípio em comento é o da entidade
    Art. 5º. O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância

    B) Errado, o princípio em comento é o da continuidade
    Art. 4º. O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição

    C) O princípio em comento é o da oportunidade
    Art. 5º. O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância

    D) Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido

    E) CERTO: Art. 7º. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional

    bons estudos

  • Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) – Estrutura Conceitual revogou, no dia 04/10/2016, a Resolução 750/93, que trata dos princípios de contabilidade.

    2B.    Ficam revogados, a partir de 1º de janeiro de 2017:

    (a)    a Resolução CFC n.º 750/1993, publicada no D.O.U., Seção 1, de 31.12.1993;

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-75093-revogada-fim-dos-principios-de-contabilidade/

  • GABA “E” de Estudarei E Estarei Estribado

    Vamos à 750 do CFC

    A) Tá Errado, pois esse princípio é o da entidade e NÃO oportunidade.
    B) Tá Errado, pois esse princípio é o da continuidade e NÃO entidade.
    C) Tá Errado, pois esse princípio é o da oportunidade e NÃO continuidade.
    D) Tá Errado, pois trocou as bolas. É menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO.      

    E) Tá CERTO, pois “o Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional”
     

  • Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) – Estrutura Conceitual revogou, no dia 04/10/2016, a Resolução 750/93, que trata dos princípios de contabilidade.

  • a) Errado, pois o conceito  refere-se ao princípio da entidade. 

    b) Errado, pois o conceito refere-se ao princípio da continuidade 

    c) Errado, pois o conceito refere-se ao princípio da oportunidade 

    d) Errado, pois o princípio da pridência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e maior para os do passivo, sempre que apresentem alternativas igualmente válidas para quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 

    e) Corretíssima. 

  • Princípios Contábeis (palavras-chave)

     

    Entidade: Autonomia patrimonial.

    Continuidade: Continuará em operação no futuro.

    Oportunidade: Tempestividade e integridade.

    Valor Original:  Custo histórico (custo de aquisição);

                             Custo corrente (data do balanço);

                             Valor realizável (valor de venda ou liquidação);

                             Valor presente (fluxo de caixa descontado);

                             Valor justo (transação sem favorecimento);

                             Atualização monetária (correção da moeda).

    Prudência: menor ativo, maior passivo, menor PL.

    Competência: Confronto de receitas e despesas correlatas na mesma competência;

                          Reconhecimento das receitas e despesas;

                          Ocorrência do fato gerador.

    ___________________________________________________________________________

    Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz.

  • Sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade, aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, é correto afirmar que:


    A) o princípio da Oportunidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    ERRADA. O princípio da oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas. O princípio que reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma sua autonomia patrimonial é o da entidade.



    @juniortelesoficial

  • Sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade, aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, é correto afirmar que:


    B) o princípio da Entidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

    ERRADA. O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a sua autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. O princípio que pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro é o a continuidade.



    C) o princípio da Continuidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    ERRADA. O princípio da continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. O princípio que refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas é o da oportunidade.



    D) o princípio da Prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do Ativo e do menor para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    ERRADA. É o contrário, o princípio da prudência determina que em condições de incerteza deve-se adotar o menor valor para o ativo e o maior valor para o passivo.


    E) o princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    CERTA. É exatamente isso, o principio do registro pelo valor original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelo valores originais das transações, expressos em moeda nacional.



    @juniortelesoficial