SóProvas


ID
2052370
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que você é responsável pelo controle de materiais, indique qual o tipo de cimento iria aceitar para executar um bloco de fundação de grande volume, apoiada sobre uma camada de rocha.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Considerei que a definição do cimento se daria devido à "fundação de grande volume", na qual o cimento deverá ter baixo calor de hidratação.

  • Devido as adições, é indicado o uso dos concretos CPIII ou CPIV nessa obra, pois há maior impermeabilização, menor probabilidade de ocorrer RAA e também menor calor de hidratação( fundação de grande volume).

  • CP-III - Alto-forno (25% a 65% de clinquer + gesso; 35% a 70% de escória; até 5% de filer)

    A adição de escória de alto-forno confere maior impermeabilidade e durabilidade ao concreto, além de reduzir o calor de reação e proporcionar maior resistência química ao produto. É particularmente vantajoso em obras de barragens, peças de grandes dimensões, fundações de máquinas, pilares, obras em ambientes agressivos, tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais.

    CP-IV - Pozolânico (45% a 85% de clinquer + gesso; 15% a 50% de pozolana; até 5% de filer)

    Com adição de pozolanas (cinzas volantes), é indicado para argamassas, concretos simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento, além de obras expostas à ação de água e ambientes agressivos. Em casos de grande volume de concreto também oferece baixo calor de reação.

     

    Fonte: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/34/cimentos-conheca-os-produtos-mais-adequados-as-caracteristicas-e-211891-1.aspx

  • O CPIII e CPIV geram menor calor de hidratação devido ser menos reativos. São ideais para grandes fundações, já que não haveria uma dissipação de calor tão grande quanto os outros cimentos. E também eles são de grande valia para o meio ambiente, já que incorporam ao cimento adições de escória de alto forno, resíduos de siderúrgicas, e pozolanas, diminuindo assim a concentração do clínquer, que para ser produzido libera muito CO2 para atmosfera. E diminui os aterros de escória deixado pela indústria de ferro.