-
GABARITO A
[2º parágrafo]
Essa experiência nacional, que oferece lições de respeito e de resiliência aos problemas enfrentados pelo dito mundo civilizado, é prova de que a ideia dos índios como seres primitivos está superada. Eles desenvolvem culturas riquíssimas e conhecimentos interessantíssimos de tecnologia leve – de clima, solo, espécies, plantas.
-
Uma dúvida:
"permitem concluir" para a FCC seria o mesmo que inferir?
-
Pegando um gancho no comentário de Vitor Rocha, eu marcaria a alternativa B, pois a opção A está descrita no texto mas em outras palavras. Na minha modesta opinião a alternativa A tem haver com compreensão de texto e não interpretação de texto. Segundo vídeo aula (youtube) da professora Rafaela Motta, o comando "permitem concluir" nos remete à interpretação de texto
-
Gab:A Veja que esse trecho do texto confirma a afirmação da alternativa A: "(...)a concepção do índio como ser primitivo é equivocada e obsoleta.(...)"
Realmente a concepção do índio como ser primitivo é equivocada e obsoleta. Obsoleta pra quem não sabe significa: algo desatualizado; que caiu em desuso.
-
Para o CESPE, "concluir" seria inferência. Mas isso era irrelevante uma vez que as outras estão totalmente fora do contexto do texto
-
"é prova de que a ideia dos índios como seres primitivos está superada."
por essa parte do texto é possível retirar que a alternativa A é a correta.
-
Podemos chergar a obtenção da resposta ao voltarmos no texto e constatarmos no parágrafo "Essa experiência nacional, que oferece lições de respeito e de resiliência aos problemas enfrentados pelo dito mundo civilizado, é prova de que a ideia dos índios como seres primitivos está superada". Portanto resposta certa alternativa A.( questão que de tão fácil nem pareçe ser ESAF)
-
Obsoleto = Significa tudo aquilo que está ultrapassado, fora de uso...
"é prova de que a ideia dos índios como seres primitivos está superada."
A) A concepção do índio como ser primitivo é equivocada e obsoleta "
Superada, ultrapassada ou obsoleta, foram usadas como sinônimos.
-
Embora achemos que outras alternativas sejam afirmações corretas, verdades no mundo real, é preciso analisar se o texto diz realmente aquilo. O texto é primordial.
-
A professora Isabel dá umas dicas legais, principalmente quando cita a diferença entre inferir e compreender, neste último as expressões devem estar claras no texto, enquanto ao inferir o estudante deve usar a sua bagagem de conhecimento.
-
Compreensão e interpretação de textos
- Compreender o texto significa decodificar a redação e entender o que foi dito. Ou seja, consiste em assimilar o que está realmente escrito.
- Interpretar significa ir um pouco além e estabelecer conexões entre o texto e a realidade. Quer dizer, tirar conclusões tendo como base as ideias apresentadas pelo autor.
Uma forma eficiente de identificar se a pergunta exige compreensão ou interpretação é ficar atento às expressões usadas no enunciado.
-Questões de compreensão geralmente são estruturadas com: “No texto…”, “De acordo com o autor”, “Segundo o texto…”, “O autor afirma…”, entre outras composições.
- Já os questionamentos de interpretação vêm com anúncios do tipo: “Infere-se do texto que…”, “Diante do que foi exposto, conclui-se que…”, “Pretende o texto mostrar que o leitor…”, “O texto possibilita deduzir …”.
Ao saber diferenciar as questões pelo enunciado, a chance de escolher a resposta adequada aumenta e, dessa forma, o resultado final da avaliação também tende a ser mais promissor.