-
Letra (a)
( 3 ) O coordenador adjunto do Programa Xingu do Instituto Socioambiental (ISA) informa que o eixo principal de atuação desse Instituto é contribuir para a solução dessas questões e para a efetiva apropriação do parque pelos índios, de modo a evitar que o assédio do mundo externo os induza a práticas prejudiciais ao meio ambiente, como venda de peixes, madeira e areia, em condições ambientais inadequadas.
( 1 ) Com esse objetivo, uma equipe do ISA, composta de 50 integrantes, presta assessoria aos índios sobre questões burocráticas, trabalhos de vigilância e geração de renda, defesa e segurança do território, visando, entre outras coisas, a apoiá-los no desenvolvimento de atividades sustentáveis.
( 2 ) Meio século depois da criação do Parque Indígena do Xingu, os índios provam diariamente sua autonomia. Várias aldeias e etnias se organizaram em associações, que desenvolvem projetos e levantam recursos para resolver questões internas e externas (resultado da assessoria).
( 5 ) Como resultado dessa assessoria e da atitude afirmativa dos xinguanos, estes passaram a comercializar diferentes tipos de pimenta, mel e sementes florestais, com resultados expressivos de geração de renda. Isso é importante, já que, nesse processo, os índios incorporaram bens de consumo ao seu dia a dia e querem dinheiro para comprar, entre outras coisas, roupas, sabão em pó, panela, barco motorizado.
( 4 ) De 2007 até hoje, já foram vendidas 150 toneladas dessas sementes, empregadas no reflorestamento ao longo dos rios da bacia do Xingu. Além da atuação positiva em favor do meio ambiente, os índios agem de modo cada vez mais eficaz na defesa e segurança do seu território.
-
Utilizando a malícia para uma resolução correta e rápida:
O primeiro e o último trechos possuem os termos "esse" e "desse", pronomes que estão remetendo a algo dito anteriormente (coesão anafórica). Assim já eliminamos as letras C e E, pois não podem iniciar um texto por falta de referência anterior.
Após a leitura do terceiro trecho, percebe-se o mesmo: "desse", remetendo a algo dito anteriormente (coesão anafórica). Assim eliminamos as letras B e D.
Restando a letra A.
-
Vamos de uma vez por todas acabar com essa chatice da ESAF, de colocar esse tipo de questão chata. Então, vou explicar um método, 99% de acerto que uso para passar rapidamente por esse tipo de questão.
1º Passo - Achar a tese da leitura.
Em 99% dos textos, a tese se escontra no primeiro paragráfo do texto. A tese nada mais é que a afirmativa do autor, ou seja, mesmo que seja absurda, essa será a tese. Na tese não se abre margem a dupla interpretação ou dúvida. É uma afirmação., digamos, incontestável, e que, a partir dela, todo o texto é desenvolvido.
Lendo o texto com calma e prestando bastante atenção é facil saber que na segunda lacuna temos a nossa tese. Veja: "Meio século depois da criação do Parque Indígena do Xingu, os índios provam diariamente sua autonomia"
Viu? Nesse trecho há uma afirmação categória, sem margem para dupla interpretação, sem subjetividade e a partir dela, o autor desenvolveu todo o texto.
Pronto, a única alternativa que tem como a segunda lacuna como primeiro parágrafo é a Letra A
Galera, é claro que essa questão é fácil por apresentar utilizando a eliminação. Caso houvesse mais de uma opção em que a lacuna 2 aparecesse como primeiro paragráfo, teríamos que usar o feeling e a experiencia.
Gabarito A
-
Dica importante, fiquem sempre atentos aos conectivos, dessas...aquelas...
-
So precisava identificar a primeira para matar a questao!
Tempo é precioso!
Foco e disciplina!
-
easy
-
Gabarito: Letra A
De fato, é preciso ficar atento à tese e aos conectivos como já disseram os colegas.
Na questão apresentada, achando a tese, por eliminação acertaria a questão, mas poderia não ser o caso.
Eu, particularmente, gosto de destacar logo de início o trecho que abre o texto (tese) e o que fecha (desfecho ou conlcusão).
O que resta está ligado por elementos conectivos e palavras-chave. Vou tentar destacá-los nos trechos do texto.
(3) Com esse objetivo (que objetivo? de evitar a exploração dos recursos de forma inadequada, ver (*2), uma equipe do ISA, composta de 50 integrantes, presta assessoria aos índios(*3) sobre questões burocráticas, trabalhos de vigilância e geração de renda, defesa e segurança do território, visando, entre outras coisas, a apoiá-los no desenvolvimento de atividades sustentáveis.
(1) Meio século depois da criação do Parque Indígena do Xingu, os índios provam diariamente sua autonomia. (é a tese apresentada, ideia que vai ser suportada por todo o texto) Várias aldeias e etnias se organizaram em associações, que desenvolvem projetos e levantam recursos para resolver questões internas e externas(*1). (Não elementos conectivos com trechos anteriores, é uma ideia introdutória)
(2) O coordenador adjunto do Programa Xingu do Instituto Socioambiental (ISA) informa que o eixo principal de atuação desse Instituto é contribuir para a solução dessas questões (que questões? ora, as questões interna e externas destacadas na parte introdutória, ver (*1)) e para a efetiva apropriação do parque pelos índios, de modo a evitar que o assédio do mundo externo os induza a práticas prejudiciais ao meio ambiente, como venda de peixes, madeira e areia, em condições ambientais inadequadas(*2).
(5) De 2007 até hoje, já foram vendidas 150 toneladas dessas sementes, empregadas no reflorestamento ao longo dos rios da bacia do Xingu. Além da atuação positiva em favor do meio ambiente, os índios agem de modo cada vez mais eficaz na defesa e segurança do seu território. (perceba que o trecho como um todo transmite uma ideia conclusiva. Isso fica mais evidente no segundo período do trecho. É o trecho que "fecha" o assunto)
(4) Como resultado dessa assessoria (que assessoria? ora, a assessoria aos índios sobre várias questões, ver (*3)) e da atitude afirmativa dos xinguanos, estes passaram a comercializar diferentes tipos de pimenta, mel e sementes florestais, com resultados expressivos de geração de renda. Isso é importante, já que, nesse processo, os índios incorporaram bens de consumo ao seu dia a dia e querem dinheiro para comprar, entre outras coisas, roupas, sabão em pó, panela, barco motorizado.
Resumidamente:
1) Acha ideia central, elementos introdutórios
2) Acha palavras-chave e conectivos
3) Acha trecho conclusivo
4) Faz a ligação entre os trechos
5) Lê tudo na ordem e veja se faz sentido