-
a) as mulheres (sem crase, vitima quem? as mulheres)
b) das aldeias urbanas (de+as aldeias, e não apenas de aldeias)
c) não se separa o verbo de seu complemento por vírgula (perder o que? moradia e família)
d) Gabarito
e) Tem sido verificadAs ( tendências têm sido verificadas)
-
A) Errada, o verbo vitimar é VTD, portanto, é "as mulheres", sem crase.
B) Errada, é "está assegurada ... a mesma proteção".
C) Errada, não tem vírgula depois de "moradia".
D) Certa.
E) Errada, há dois erros: "são que intensificam a violência" e "Têm sido verificadas".
-
a) as mulheres
b) as impedem
c) que a acolhe
d) Gabarito
e) têm sido
-
Complementando os comentários, me parece que a letra a) tem erro de concordância em "assegurado" - "a mesma proteção"...
-
A) As mulheres (sem crase) / variaM
B) asseguradA / AS impedem
C) moradia e a família (sem vírgula após moradia) / A acolhe
D) Gabarito
E) intensificaM / tÊm
-
Na C) " pode perder a moradia, e a família que lhe acolhe." O "e" é uma conjunção coordenativa aditiva e como o sujeito é o mesmo, não deve haver vírgula.
-
" família que lhe acolhe."
Lhe só pode excercer papel de OI, o que não é cabível apos o verbo acolhe, vez que não é VTi.
-
a) (INCORRETO)
Nas aldeias indígenas, o aumento da violência vitima, sobretudo, às mulheres. Quase todos relatos de agressividade vieram à tona nos últimos anos. As penalidades para a agressão à mulher varia de acordo com a região e, em geral, vai de carpir a terra à expulsão da aldeia.
b)INCORRETO
Está assegurado às mulheres indígenas de aldeias urbanas a mesma proteção das demais moradoras das cidades. No entanto, persistem barreiras que lhes impedem de alcançar seus direitos. Elas, por exemplo, desconhecem a Lei Maria da Penha.
c) (INCORRETO)
Na tradição indígena, quando a mulher se casa, passa a morar com a família do marido e assim, ao denunciar o agressor, pode perder a moradia, e a família que lhe acolhe.
d) (GABARITO)
Um estudo sobre tribos da África, Ásia e América Latina, realizado pela ONU em 2013, revelou que a violência contra meninas e mulheres indígenas é velada na maioria dos países.
e) (INCORRETA)
De acordo com levantamento realizado pela ONU, o histórico de dominação colonial, a exclusão política e a falta de serviços básicos é que intensifica a violência. Tem sido verificado, no entanto, tendências de empoderamento das mulheres indígenas de aldeias urbanas.
(Adaptado de Planeta/abr.2016, p.29.
-
#estádomingoestudando?sem mimimi? vai passar!
-
Resposta: letra D
a) Nas aldeias indígenas, o aumento da violência vitima, sobretudo, às mulheres. Quase todos relatos de agressividade vieram à tona nos últimos anos. As penalidades para a agressão à mulher varia de acordo com a região e, em geral, vai de carpir a terra à expulsão da aldeia. (ERRADA)
► “às” → vitima quem? As mulheres (sem crase)
► “à tona” está correto → Trata-se de locução adverbial formada por palavra feminina.
► “varia” → deve ficar no plural concordando com “As penalidades”.
► “vai” → deve ficar no plural concordando com “As penalidades”.
b) Está assegurado [a quem?] às mulheres indígenas [OBJETO INDIRETO] de aldeias urbanas [ADJUNTO ADNOMINAL] a mesma proteção das demais moradoras das cidades [SUJEITO]. No entanto, persistem barreiras que lhes impedem de alcançar seus direitos. Elas, por exemplo, desconhecem a Lei Maria da Penha. (ERRADA)
► “assegurado” → deve concordar com o sujeito da frase “...a mesma proteção...”
► O verbo "impedir" é transitivo direto. Isso quer dizer que seu complemento não requer a intermediação de uma preposição. Os complementos diretos são substituíveis pelos pronomes átonos "me", "te", "se", "nos", "vos", "o", "a", "os" e "as". O correto é “...que AS [mulheres] impedem...”
c) Na tradição indígena, quando a mulher se casa, passa a morar com a família do marido e assim, ao denunciar o agressor, pode perder [o quê?] a moradia, [sem vírgula] e a família que lhe acolhe. (ERRADA)
► Termos complementares, como o objeto direto [a moradia e a família] e o objeto indireto, prendem-se ao verbo sem vírgula, independentemente da posição que ocupem na frase.
► O verbo "acolher" é transitivo direto. Isso quer dizer que seu complemento não requer a intermediação de uma preposição. Os complementos diretos são substituíveis pelos pronomes átonos "me", "te", "se", "nos", "vos", "o", "a", "os" e "as". O correto é “...que A [mulher] acolhe.”
d) Um estudo sobre tribos da África, Ásia e América Latina, realizado pela ONU em 2013, revelou que a violência contra meninas e mulheres indígenas é velada na maioria dos países.
e) De acordo com levantamento realizado pela ONU, o histórico de dominação colonial, a exclusão política e a falta de serviços básicos é que intensifica a violência. Tem sido verificado, no entanto, tendências de empoderamento das mulheres indígenas de aldeias urbanas.
(Adaptado de Planeta/abr.2016, p.29. (ERRADA)
► “intensifica” → fica no plural (“intensifiCAM”) concordando com o sujeito composto “o histórico de dominação colonial, a exclusão política e a falta de serviços básicos”
► “verificado” deve ficar no feminino plural para concordar com “tendências” e o verbo “Tem” terá de passar para a forma no plural com acento circunflexo “Têm”.
-
Alguns colegas estão afirmando que a parte inicial da letra E deve ser corretamente grafada da seguinte forma:
"De acordo com levantamento realizado pela ONU, o histórico de dominação colonial, a exclusão política e a falta de serviços básicos SÃO que INTENSIFICAM a violência. (...)".
Entretanto, É QUE é uma expressão de realce e, portanto, invariável, ou seja, não tem concordância.
Quanto ao verbo INTENSIFICAR, não tenho certeza se deve, obrigatoriamente, ir para o plural. Acho que poderia, sim, ficar no singular, concordando, portanto, com "a falta de serviços básicos".
A parte final deve ser escrita da seguinte forma: "(...). TÊM sido VERIFICADAS, no entanto, tendências de empoderamento das mulheres indígenas de aldeias urbanas".
-
OLÁ PESSOAL!!!
Sou nova por aqui. No meu perfil, não está aparecendo os comentários das questões que leio. Também quero salvá-los nos meus FAVORITOS.
ALGUÉM PODE ME AJUDAR ?
Muito obrigada.