SóProvas


ID
2052598
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A vaidade é uma marca ostensiva do povo zoé, que, desde a primeira dentição, usa como adorno de identidade o ebber’pot: cravo de madeira, que é pendurado no lábio inferior, previamente perfurado. Para os zoés, uma das mais preciosas inovações dos kihari (os não índios) é o espelho. O utensílio, introduzido pela Funai, ajuda as mulheres a embelezarem o corpo com a tintura vermelha de urucum e a conservarem as tiaras de penugem branca de urubu-rei.

Além de vaidosa, a sociedade zoé é poligâmica e poliândrica. As mulheres se casam com vários homens. Geralmente, uma mulher tem de quatro a cinco maridos ao longo de sua vida e convive com dois ou três ao mesmo tempo.

Os zoés formam uma sociedade de 270 indivíduos que vivem em 12 aldeias, de forma itinerante, na Terra Indígena Zoé, em uma área de 6,4 mil km2 de floresta, no noroeste do Pará, às margens do rio Cuminapanema.

(Adaptado de Planeta/abr./2016, p.29.)

As informações expressas no texto asseguram a seguinte inferência:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada, a vaidade não nasce com o índio zoé, ele a adquire pela tradição do povo.

    B) Errada, a vaidade não é prevalente, uma vez que tem também a poligamia e a poliandria.

    C) Errada, tem direito a escolher dois ou três, não obrigatoriamente três.

    D) Errada, é o povo zoé que é itinerante, não a mulher.

    E) Certa.

  • É muito complicado quando uma banca pede sobre inferência textual, pois eu posso interpretar de um jeito, o coleguinha de outro...

    Eu marquei a letra B, mas a banca considerou a letra E.

    Não consegui achar que o tamanho e localização da Terra indigena são fatores relevantes... Como a localização é importante se a tribo é itinerante??

  • Realmente o texto não diz nada que o tamanho das terras interfere na cultura deste povo. A letra B não deixa de está certo.

  • Concordo com o André Alves. 

  • Marquei a letra "E" por entender que, já que eles são um povo intinerante, necessariamente, precisariam de uma área de terra maior para manter esssa tradição. Sobre a letra "B", a vaidade não é o único valor prevalente, já que eles são poligâmicos e poliândricas. 

  • Sobre a letra B, não podemos considerar o espelho imprescindível, pois o próprio texto diz que foi a Funai que levou esse utensílio a eles - portanto eles já eram vaidosos sem espelho e poderiam permanecer com essa característica sem o utensílio

  • Gabarito: E.

     

    Mesmo a tribo sendo itinerante não significa que a localização de suas terras seja um fator irrelevante.

     

    Em alguns casos de inferência pode-se até "esquecer" um pouco o texto e analisar somente a afirmação dada na alternativa. Na letra E, por exemplo, é só imaginar se seria errado dizer que os fatores citados não têm importância. Na minha opinião, tanto o tamanho quanto a localização da Terra Indígena Zoé são importantes para a tradição cultural.

     

    E isso acaba valendo para, praticamente, qualquer sociedade/tribo: a localização de suas terras tem influência na manutenção de sua tradição cultural.

  • Alternativa certa: LETRA E

    Trara-se de uma qusetão de interpretação textual, claramente explicitada por meio de parte do comando da questão: "As informações expressas no texto asseguram a seguinte inferência".

    Questões de interpretação textual, diferentemente das de compreensão,  abrem margem para inferências e deduções, a partir de pistas deixadas no texto pelo autor. Dessa forma, a subjetividade possível nesse tipo de questão não é assim tão livre, ela deve ser guiada pelas pistas (informações ditas e não ditas no texto) - a própria inferência.

    Logo,

    a alternativa"A" está errada, pois não ha nada no texto que licencie a inerência de a vaidade ser algo "inato" ao índio Zoé. Isto é, apesar de a iniciarem muito cedo, a vaidade não nasce com esse povo.

    a alternativa "B" está errada, pois, apesar da importância do espelho, a vaidade já existia e continuaria a existir sem ele, o que faz desse utencílio algo prescindível e não "IMprescindível". Além disso, esse atributo não é "prevalente" (dominante), há a questão da "poligamia" e da "poliandria". Isto está posto no texto, uma pista expressa.

    a alternativa "C" está errada devido ao fato de o texto não dar pistas sobre a questão de "direito de escolha", pode ser até que os casamentos lhes sejam impostos. Torna-se mais salutar, assim, inferir que a convivência com cerca de três maridos ser algo "natural" da vivência. Dois dos cinco maridos podem ter morrido, por exemplo.

    a alternativa "D" está errada, pois além de não ser apenas a mulher "itinerante", não há pista no texto que licencie a inferência de ser a "itinerância" o fator responsável pela "poliandria".

    Oss!

      

  • O tamanho da terra ok, mas a localização???

  • Intepretação de texto às vezes é totalmente sem fundamentos, não tem como inferir do seguinte texto tal interpretação, em momento algum o enunciado citou que o tamanho citado em quadrado seria de grande importância para  manutenção da tradição. Sabemos sim que essa afirmativa é real em relação aos nossos conhecimentos externos, fora do texto. Interpretação se torna muito subjetivo. Tudo bem que mede a articulação mental e intelectual ao compreender as informações,mas as bancas deveria rever tais questões...

    Ao assinalar fui por eliminação e a que entendir possuir menos discrepância com o texto apresentado, foi a letra B) Embora ainda apresentando possível erro: pois nada lido nos leva a conclusão de indispensável "imprescidivel" como na afirmação citada.

    Porém a e) já não temos como interpretar tal vertente,pois imaginamos como é possível um candidato fazer a leitura de um texto e no seu último paragrafo pensar: _ OH essa informação me leva a concluir que o tamanho é importante para a manutenção de tal cultura.  ^^ fico pensando, como alguém pode entrar com recurso em questões do tipo? Pois se é algo tão subjetivo. :/

  • Discordo do gabarito. Não consigo ver no texto essa relação entre o tamanho e localização da terra como fator RELEVANTE para manutenção da tradição cultural.

    Marquei letra A, justamente por inferir que se desde a primeira dentição (ou seja, meses de nascidos) já são vaidosos, posso então considerar a vaidade algo inato a eles. 

  • Pensei exatamente como você Rodrigo...tanto que errei a questão marcando a alternativa A.

  • Gabarito E

    Questão de Interpretação (Interpretação ≠ Compreensão). A resposta está além do texto.

    Questão retirada do concurso da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Nesse concurso, além dos conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática) também foi exigido conhecimentos específicos, incluindo "Legislação Indigenista" e "Indigenismo", que tratam sobre as terras indígenas, além de outros temas, como etnologia indígena, antropologia social e cultural, resgate histórico-cultural, etc. Assim, nesse concurso, os candidatos já deveriam ter o conhecimento prévio de que as Terras Indígenas localizadas nessa região são maiores do que aquelas existentes em outras regiões do país e de que a ocupação do território brasileiro pelos não índios, desde 1500, começou com a expulsão dos índios que viviam em áreas mais ou menos próximas ao litoral. Assim, as áreas mais afastadas, no interior do país, como a Amazônia Legal, foram as últimas a serem ocupadas, e é por isso que hoje em dia as Terras Indígenas lá são maiores. Para os povos que habitam a região isso significa uma melhor qualidade de vida, pois eles dependem diretamente do tamanho da área que ocupam para manter sua vida e sua cultura. Quanto maior é a Terra Indígena, mais plantas e animais existem e, assim, mais alimentos, mais remédios, mais matéria-prima para a fabricação de objetos e casas, etc. 

    Inferências não ocorrem apenas quando o leitor estabelece ligações entre as palavras e organiza redes conceituais no interior do texto. Ocorrem, também, quando o leitor busca, fora do texto, informações e conhecimentos adquiridos pelos seus estudos e pela sua experiência de vida, com os quais preenche os “vazios” textuais.

    Sem esses conhecimentos prévios acaba-se assinalando outra alternativa por não se entender o sentido do texto.

     

     

     

  • kkkkk, ainda bem que não foi somente eu que fiquei com um "Ué, cade a resposta disso?" 

  • O espelho somente ajuda as mulheres a embelezarem o corpo, ele não é imprescindível, mas afirmar que essa letra "E" é a correta fica difícil.

  • marquei a "E" apenas porque não as demais estão erradas...

    Mas o texto não apresenta nada que possa realmente concluir isto...

  • Não encontrei resposta "-"

  • O que eu entendi é que a coisa está mudando...

    A Mulher agora tem mais de 1 Marido... Eita cultura do cabrunco!

  • A letra "E' é uma interpretação que vai além do texto

  • Trago o parecer da ESAF sobre essa questão (que ainda está no site da ESAF) e creio que foi um ERRO GRAVÍSSIMO, pois quem elaborou a questão e respondeu o recurso se confundiu todo e disse que todas são verdadeiras, a questão devia ser ANULADA. Uma pena a banca cometer esse tipo de erro.

     

    Diante dos argumentos nos recursos impetrados pelos candidatos, a banca examinadora vem prestar esclarecimentos. Para tanto, há um comentário sobre cada uma das opções. Os comentários da banca foram elaborados em resposta aos argumentos apresentados pelos candidatos.

     

    a) a vaidade é um atributo inato do povo zoé e se manifesta mais intensamente entre as mulheres. Opção correta. No primeiro parágrafo do texto, há várias informações que comprovam essa afirmativa. Está dito, no texto, que o povo zoé tem a vaidade como característica ostensiva e que essa característica é ainda mais marcante entre as mulheres daquele povo.

     

    b) o espelho tornou­se utensílio imprescindível para a manutenção do valor prevalente na sociedade zoé: a vaidade. Pode­se verificar a autenticidade dessa afirmação no trecho: “O utensílio, introduzido pela Funai, ajuda as mulheres a embelezarem o corpo com a tintura vermelha de urucum e a conservarem as tiaras de penugem branca de urubu­rei”. O espelho é um recurso que ajuda na manutenção da vaidade do povo zoé.

     

    c) na sociedade zoé, a mulher que se casa com cinco homens tem direito de escolher três deles para conviver com ela ao longo da vida. O trecho que comprova essa informação é: “As mulheres se casam com vários homens. Geralmente, uma mulher tem de quatro a cinco maridos ao longo de sua vida e convive com dois ou três ao mesmo tempo”.

     

    d) por ser itinerante, a mulher zoé convive cotidianamente com parte dos homens com quem se casou. Pelo fato de o povo zoé ser nômade, itinerante, significa que esse povo muda constantemente de moradia, o que faz com que as mulheres convivam somente com parte de seus companheiros.

     

    e) o tamanho e a localização da Terra Indígena Zoé são fatores relevantes para a manutenção da tradição cultural desse povo. Única opção correta. O fato de as aldeias zoé estarem localizadas em uma grande área de floresta preservada faz com que a cultura nômade desse povo possa ser mantida.

     

    Em vista das explicações fornecidas para cada opção, a banca examinadora decide manter a questão. Recurso indeferido.

  • Assustada com os erros ABSURDOS que a ESAF cometeu nessa prova de português da FUNAI. Um desrespeito total! 

  • Os zoés formam uma sociedade de 270 indivíduos que vivem em 12 aldeias, de forma itinerante, na Terra Indígena Zoé, em uma área de 6,4 mil km2 de floresta, no noroeste do Pará, às margens do rio Cuminapanema. 

     

    De onde posso extrair da frase acima que o tamanho e a localização da Terra Indígena Zoé são fatores relevantes para a manutenção da tradição cultural desse povo? 

     

    Uma coisa é fazer suposiçoes, outra coisa é extrair do texto informaçoes que assegurem conclusoes!

     

    Para que a "E" seja a correta, eu teria que fazer uma suposiçao, pois o texto em momento algum me da condiçoes de concluir o que a assertiva afirma! Isso nao é interpretaçao de texto. 

     

     

  • Gabriel Caroccia


    , posso saber o motivo de você ter considerado a "E" como certa?

    Grato!

  • Acrescentando, caso alguém tenha maior interesse em compreender nato x inato

     

    http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/por-que-inato-nao-e-o-contrario-de-natoh/

     

    Essa questão é pertinente a temas relacionados à FUNAI. Provavelmente, quem estudou para as provas desse órgão possuía uma compreensão maior desses assuntos, conseguindo inferir esses detalhes que a maioria de nós não percebe, por viver outra realidade.

  • É simplesmente absurda esta questão. Nem de longe a letra E traduz o que se é discutido na questão. A afirmativa não faz adoção nenhuma da interpretação exigida pela ESAF. 
     LETRA A talvez um pouco semelhante logicamente ao que é pedido , já que fica claro no texto  o foco nas mulhes zoes. Agora dizer que é a letra E, aí a ESAF esculhambou legal o sentindo de  INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

  • O estranho é que o parecer da ESAF afirma ser correta a letra A:

    "Opção correta. No primeiro parágrafo do texto, há várias informações que comprovam essa afirmativa. Está dito, no texto, que o povo zoé tem a vaidade como característica ostensiva e que essa característica é ainda mais marcante entre as mulheres daquele povo."

  • Gabarito absurdo!

    Nem mesmo o elaborador da banca foi coerente na resposta aos recursos. Ele mesmo afirmou que várias são "corretas".

    Não perca seu tempo com os comentários dos colegas que afirmam com "convicção" que chegaram à letra E como gabarito. Estão praticando o pior tipo de enganação que um concurseiro pode praticar: a enganação a eles mesmos.

    Abç a todos!