SóProvas


ID
2054818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, acerca das características e dos elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de pessoas.

A competência individual mobiliza, integra e transfere conhecimentos, recursos e habilidades para o trabalho; por isso, a qualificação dos funcionários de uma organização deve ser o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Ribas (2014) = 4. MODELOS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA
    A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional, que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001).
    Questão de Concurso
    (Cespe/TST/Analista Judiciário/2008) A gestão por competências, por ser considerada ultrapassada pelas modernas técnicas de gestão, caiu em desuso nas organizações do conhecimento, tendo sido substituída pela gestão por objetivos e processos.
    Gabarito: errado. A gestão por competências é um tema contemporâneo e está em plena utilização, atrelada, inclusive, aos modelos de gestão estratégica.
    Para Brandão e Bahry (2005) a gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica pelas organizações, por meio do gerenciamento dos gaps ou das lacunas de competências, que se refere à diferença entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização. Para identificação e eliminação das lacunas de competências, é necessário realizar o mapeamento de competências.
    Questão de Concurso
    (Esaf/CVM/Analista de Recursos Humanos/2010 – Adaptada) A gestão por competências figura como um dos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações; propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as atividades necessárias à consecução de seus objetivos.
    Gabarito: errado. A gestão por competências é uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionais.
    O mapeamento e mensuração por competências é a base de toda a gestão por competências. Por

  • A competência individual mobiliza, integra e transfere conhecimentos, recursos e habilidades para o trabalho; por isso, a qualificação dos funcionários de uma organização deve ser o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

     

    Acredito que o erro da questão esteja em citar os pressupostos da competência em conhecimento ,habilidade e recursos. O termo correto aqui seria atitudes.

    Competência= conhecimento+ habilidade+ atitude

  • ERRADA. Acredito que o erro seja limitar a noção de competência como geradora de valores para o trabalho, pois, se por um lado a competência agrega valor econômico à organização, por outro não menos relevante deve agregar valor social ao indivíduo. Veja: “Le Boterf (1995) situa a competência numa encruzilhada, com três eixos formados pela pessoa (sua biografia, socialização), pela sua formação educacional e pela sua experiência profissional. A competência é o conjunto de aprendizagens sociais e comunicacionais nutridas a montante pela aprendizagem e formação e a jusante pelo sistema de avaliações. Segundo ainda este autor: competência é um saber agir responsável e que é reconhecido pelos outros. Implica saber como mobilizar, integrar e transferir os conhecimentos, recursos e habilidades, num contexto profissional determinado. [...] A noção de competência aparece assim associada a verbos como: saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber engajar-se, assumir responsabilidades, ter visão estratégica. Do lado da organização, as competências devem agregar valor econômico para a organização e valor social para o indivíduo. Definimos assim competência:  um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.”

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf

     

  • >> COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS 

       **O famoso CHA 

     Conhecimentos 

     Habilidades

     Atitudes

     

    Gab. E 

     

  • O erro é dizer que o foco primário é o desenvolvimento de competências individuais, haja vista que desenvolvimento de competências essenciais vem a priori, pois alinha as competências essenciais à estratégia da organização.

    Lembrar que o mapeamento de competências e por conseguinte seu desenvolvimento(interno) ou captação(externa) deve seguir uma lógica top down, vejamos:

    Mapeamento:

    1Competências Essenciais

    2Competências Gestão 

    3Competências Organizacionais

    4Competências Individuais

     

     

  • recursos é competencia da organização e não individual do funcionario (conhecimentos-habilidades-atitudes-entregas)

     

  • Na verdade, eu entendo que o que deve vir primeiro ou não vai depender da situação da organização. Se o quadro de funcionário está bem capacitado, não vai ser a qualificação deles uma prioridade. Talvez a necessidade seja o desenvolvimento de outras áreas, como a relativa à confiança dos funcionários na empresa.

  •  Competência de GESTÃO: Recursos

    Competências Individuais: CHA

  • Cuidado quando usarem a palavra "RECURSOS" ao se falar de competências individuais.

  • De que adianta o funcionário altamente qualificado se o mesmo não estiver MOTIVADO.

  • É o seguinte, se não falar dos Tr3s tá errado

  • essa professora passa insegurança, ficou lendo alguma coisa o tempo todo da explicação.... parece que quer justificar a questão de acordo com o enunciado

  • Marquei errada interpretando o enunciado principalmente pela associação entre qualificação e políticas e praticas de GP

    Na hora da prova com certeza deixaria em branco! A cespe as vezes faz o que bem quer!

    Professora Karen, por favor pare de ler e parafrasear as respostas de acordo com o enunciado! Seja mais didática e segura! Nossos estudos agradecem!

  • capacitação é um passo intermediário, o primário é o diagnóstico.

    Gestão por competências:

    1. definir os objetivos da empresa;

    1. definir as competências necessárias para alcançar esses objetivos;

    2. verificar as competências dos funcionários;

    3. descobrir a lacuna (GAP) entre as competências existentes e as necessárias:

    4. planejar a formação e a agregação;

    5. treinar e desenvolver os recursos existentes e contratar novas pessoas;

    6. avaliar.

    7. retroaliamentar

     

     

  • Também acho essa professora fraquíssima, assim como o Rodrigo Rennó do Estratégia.

  • Olá colegas, acredito que o foco primário de uma boa GP são : Competência e Motivação.

  • Pessoal, vamos fazer valer o nosso dinheiro colocado aqui nesse site. Não vamos deixar comentários sobre ela aqui no fórum. Abram os vídeos da professora, assitam e SE não gostarem da explicação deixem uma avaliação dizendo o motivo de não terem gostado. Já fiz isso em alguns vídeos dela e já enviei uma solicitação ao site por email. A união faz a força!

  • Galera, de fato é importante avaliar a professora, mas precisamos dar a ela a oportunidade de melhorar. Sejamos mais corretos nesse processo. De qualquer modo, concordo que por se tratar de uma matéria muito complicada precisamos de alguém que aborde melhor os assuntos.

  • Apesar dos inúmeros comentários (inclusive o da Prof ª), nenhum deles me convenceu.

     

    Analisei da seguinte forma:

     

    A assertiva traz o seguinte enunciado:

    A competência individual mobiliza, integra e transfere conhecimentos, recursos e habilidades para o trabalho; por isso, a qualificação dos funcionários de uma organização deve ser o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

    ___________________________________________________________________________________________________-

     

    Acredito que o foco primário da intervenção de politícas e práticas de gestão de pessoas depende de cada organização; depende do contexto em que ela está inserida; depende do nível de capacitação dos colaboradores; depende de qual setor está mais defasado. Até porque a área de GP é multidisciplinar.

     

    Na área de Gestão de Pessoas existem os seguintes processos: o de agregar pessoas, processo de aplicar pessoas, processo de recompensar pessoas, processo de desenvolver pessoas, processo de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas, sendo que cada processo tem sua importância para que a organização alcance seus objetivos. (CHIAVENATO, 2008).

     

    GAB: ERRADO.

     

     

  • Tem colegas que o QC devia pagar pelos comentarios, pois esclarece mais a questõe que os professores da materia. pelo amor de Deus! Nesse ponto o TEC CONCURSO esta saindo na frente do QC.

  • O item está ERRADO.

     

    Antes de mais nada, cabe informar que o erro da questão não está no fato de se citar "conhecimentos, recursos e habilidades" ao invés do tão conhecido "cha": "conhecimento, habilidades e atitudes". Isso porque, segundo Fleury e Fleury (2000), competência é "um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo".

     

    Assim, nosso erro está na afirmação de que a qualificação dos funcionários de uma organização deve ser o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas, NO CONTEXTO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. Ora, se a gestão de competências é isso o que foi afirmado, as ações iniciais não partem da qualificação, mas da identificação de necessidades de competências (lacuna de competências). Ou seja, identifico o que tenho, identifico o que procuro, preencho as lacunas de competências (seleção por competências, por exemplo), aí, sim, proponho as práticas de qualificação do meu quadro de funcionários.

     

    Prof. Adriel Sá.

  • IUHAUIAHIUHAIUHSU cada um fala que o erro é um ponto, a professora só lê e parafraseia a questão... q q faço meu deus

  • A competência individual mobiliza, integra e transfere conhecimentos, recursos e habilidades para o trabalho; por isso, a qualificação dos funcionários de uma organização deve ser o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

     

    *Segundo Andreia Ribas-Gestão de Pessoas para Concuros -págs 84 e 85 :

    "Quanto ao tipo, as competências podem ser definidas como: 

    ESSENCIAIS- São as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes. Aquilo que a organização sabe fazer de melhor. Também chamadas de core competences.

    FUNCIONAIS- São aquelas que cada área ou departamento precisa construir e que são próprias de suas atividades especializada.

    DE GESTÃO- Competências relacionadas com a gestão de RECURSOS : financeiros, comerciais, produtivos etc

    ORGANIZACIONAIS- Corresponde ao modus vivendi da organização à sua cultura corporativa, como a organização se estrutura e organiza para realizar o trabalho organizacional.

    INDIVIDUAIS-São as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização.Também chamadas de pessoais, humanas ou profissionais." 

    Acredito que o erro da questão está na utilização da palavra recursos.Os funcionários não devem  mobiliza, integra e transferir seus recursos a organização. Deveria ser o CHA para se referir as competências individuais. 

    Como está no comentário da colega Simone Vieira:

    Competência de GESTÃO: Recursos

    Competências Individuais: CHA

  • Gabarito: ERRADO

     

    Competências individuais: aquelas que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização.

     

    Ribas & Salim

  • Competência individual = Conhecimentos, habilidades e atitudes

  • gente, os comentários que essa professora faz esclarecem mto pouco pra mim 

  • FOCO PRIMÁRIO DA GESTÃO DE PESSOAS:

    Proporcionar maior competitividade à organização;

    Ajudar no alcance dos objetivos organizacionais;

    Servir como base para que a organização possa atuar conforme sua missão e realizar a sua visão de futuro;
    Disponibilizar pessoas preparadas para um funcionamento organizacional adequado;

    Possibilitar que as pessoas estejam satisfeitas com o trabalho;

    Possibilitar a autoatualização dos funcionários;

    Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;

    Ser uma força propulsora para as mudanças organizacionais;

    Atuar de maneira ética e com responsabilidade socioambiental;

    Construir equipes e organizações de excelência.

    DESSE MODO , não se pode restringir a competência individual apenas como foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

  • Leonardo Valente, a professora Karen já gravou mais de mil vídeos pelo QC. Acho que já foi oportunidade suficiente para ela melhorar e não melhorou. A questão é recente e ela continua no mesmo e velho método de ler sem se esforçar a dar uma explicação didática.

  • Gabarito: ERRADO

    .

    A Competências podem ser classificadas em categorias: Competência essencial, de gestão, organizacional e individual, essas são as principais, tem outros também como distintivas, funcionais, básica...

    .

    As organizações avaliam e definem quais são suas competências essenciais , depois partem para suas competências de gestão, competências organizacionais até chegar às competências individuais por meio de um processo estratégico de desenvolvimento de competências.

    .

    O erro é dizer que a INDIVIDUAL é o foco primário!

    .

    O foco primário, o foco principal é a ESSENCIAL.

    .

    !!A batalha é ardua, mas com dedicação todos iremos conseguir alcançar as metas e objetivos!!

    .

    Abraços a todos: Luiz Claudio


     

  • A competência individual mobiliza, integra e transfere conhecimentos, recursos e habilidades para o trabalho; por isso, a qualificação dos funcionários de uma organização deve ser o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

     

    O foco primário não deve ser a qualificacão dos funcionários. (isso está errado)

     

    A organização deve ser mapeada a fim de identificar quais são os seus gaps ( a diferença entre o que se tem e o que se busca) e a partir do mapeamento planejar e executar as mudanças. O ponto de partida, o foco, o fator principal a ser tratado dependerá do mapeamento e, por isso, não se pode determinar o que é o foco primário, se isso ou aquilo como se fosse um padrão.

     

     

     

  • o FOCO principal da Gestão de Pessoas e o de motivar, "motivar os colaboradores por meio de reconhecimento, realização de dinâmicas, promovendo desafios profissionais e planos de carreira". Por conseguinte, com os colaboradores já motivados desenvolve- se  com esses colaboradores  programas de treinamento e desenvolvimento profissional  com foco na missão organizacional.

    A motivação deve preceder o treinamento, pois como treinar o desmotivado?

    .

     

  • Gente, pelo amor de deus, né?

     

    O erro está bem óbvio na assertiva. É o fato de que não devemos colocar a meta. Devemos deixar a meta aberta. Quando atingirmos a meta, dobraremos a meta. 

  • Kkkkkkkkkkkkkkkk....Happy Gilmore, vc me arrancou risos agora. Obrigada...

  • O foco principal de qualquer setor/departamento não é alcançar os objetivos organizacionais?

  • Acho que saquei a parada, o segredo é:

     

    Nao é por causa da desse tipo de competência que a gp deve focar na qualificação, visto que é um tipo de competencia que se desenvolve naturalmente em cada indivíduo. 

    Ex. O carinha do atendimento que manja tudo sobre computador ou empressora e todo mundo pede ajuda pra ele quando aquilo da pauuu. Nunca teve e nem terá um curso de capacitacao pra ele, É UMA COMPETENCIA INDIVIDUAL.

    Acho que todas as outras competencias dariam certo com a questao pelo simples motivo de ser possivel dar um curso voltado pra esses tipos de competencia.

     

  • O erro está nesta parte a qualificação dos funcionários de uma organização deve ser o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

    Se você perceber ele colocou políticas e práticas de gestão de pessoas de modo geral, e quando iniciamos o estudo desta matéria, sabemos qual é a principal função da GP: alinhar os objetivos individuais de cada um à estratégia organizacional, ou seja, alinhar os objetivos individuais do empregado aos objetivos da organização, isso sim é o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

    E outra, Andréia Ribas em seu livro diz: "A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional, que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001)"

    Como meu filho? (olhando pelo foco da Gest. por Comp) eu vou ter como foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas na qualificação dos funcionários só por causa da competência individual deles ser importante? Se eu não fiz nem um mapeamento de competências para saber onde ele se encaixa melhor...

  • Véi, sou só eu que acho os comentários dessa professora do QC extremamente vagos?????

     

    Ai que ódio...

  • A competência individual mobiliza, integra e transfere conhecimentos, recursos e habilidades para o trabalho; por isso, a qualificação dos funcionários de uma organização deve ser o foco primário de intervenção das políticas e práticas de gestão de pessoas.

    --

    A qualificação dos funcionários não é necessáriamente o foco primário. Para suprir o GAP de competências de uma organização pode ser feito, por exemplo, o recrutamento e seleção de novos talentos.

    --

    Imagina o Paris Saint-Germain focado em suprir o GAP de competência de seus jogadores. Eles vão treiná-los até achar um craque ou vão recrutar e selecionar um talento externo ao clube? Neymar que o diga! Assim, quem vai escolher o método para suprir a lacuna de competência da organização é a política de Gestão de Pessoas.

    --

    GABARITO: ERRADO

  • Boa noite caros , alguém poderia me ajudar com uma pequena dúvida, qual a diferença da competência de gestão para a competência organizacionais ?

  • quando eu li "qualificação como foco primário da..." já fiquei com pé atrás. Mas não sei a resposta do porquê de estar errada. Aliás, quando eu leio essas questões de ADM, nada sei. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • trabalha o famoso CHÁ: conhecimento, habilidade e atitude
  • Essa prof. Karen é péssima.

  • Tem n QC como chamar Andreia Ribas .....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • No dia da prova eu deixo em branco kkkkkkkkkkkkk

  • Gestão de Competências é muita viagem, tá malucooooooooooo --'

  • a explicação da professora foi muito superficial, melhor ler os comentários mesmo

  • ADM É TAO SUBJETIVO, QUE SE A QUESTAO TIVESSE "CERTA", ENTAO TERIA MILHARES DE PESSOAS FALANDO SOBRE O PQ DA RESPOSTA. :)

  • Eu entendo que o foco da GP seria promover (ou dar suporte) ao equilíbrio organizacional.  

     

    Equilibrio organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.

     

    Realmente não faz sentido dizer que o foco principal da GP seria a qualificação dos funcionários de uma organização. De que adianta focar em qualificação se nem condições boas de trabalho a empresa oferece?

     

    Pode ser viagem minha, não sou professor... Rsrsrs. 

  • Virou moda falar que as questões de ADM e GP são SUBJETIVAS, o povo achou essa palavra bonita hein... 

  • Depende do contexto da organização.

    Pode ser, por exemplo, que recrutamento e seleção seja o foco primário da organização. Questões que generalizam geralmente tendem a estar equivocadas.

  • O foco primário não é a qualificação, mas sim a identificação das competências necessárias.

  • Colegas , vamos fazer o seguinte !

    Precisamos abrir o comentário da professora e clicar em ''não gostei', explicar os motivos.

    Quem sabe assim o  QC vai nos dar uma retorno !

    Essa professora nunca tem, ou pelo menos quase nunca,  um embasamento teórico e coerente !

  • Gente, acho que o comentário do Moisés é o único com menos maconha. 

    QC, chama da Andreia Ribas ! <3 <3

  • Nem tô acreditando nessa explicação dessa professora. Tive até a impressão de que ela estava lendo alguma coisa. Será que custa pesquisar um pouco antes de gravar o vídeo? Ninguém é obrigado a saber tudo, mas se vai gravar um vídeo exatamente para tirar as dúvidas dos assinantes, a gente espera que se faça isso e não uma coisa assim. Revoltada aqui. Desculpem o desabafo.

     

  • Estudei muito GP, logo, vou acertar a maioria das questões.

     

    é verdade esse 'bilete'

  • Vão direto no comentário do David B.

  • Não se pode determinar que a qualificação dos funcionários deve ser o foco primário.

     

    A GP é contingencial e situacional, depende de vários aspectos, como a cultura de cada organização, a estrutura, tecnologia utilizada, etc.

    Não existem leis ou princípios universais, muito menos regras imutáveis. Tudo depende da contingência.

  • Boa sorte, galera que vai fazer o MPU. Eis aí o que nos espera...

  • ERRADO

     O foco primário da Gestão de Pessoas não é a qualificação e sim a contribuição para que os objetivos organizacionais sejam alcançados. Pois as políticas e práticas dessa área devem estar intimamente ligadas ao planejamento estratégico....

    OBS: O foco da organização deve ser no conjunto de CONHECIMENTOS+HABILIDADES+ATITUDES !

    A questão dá a entender que os conhecimentos são mais importantes do que os outros fatores, o que não é verdade !

  • Em primeiro lugar, a competência individual é dividida em conhecimentos, habilidades e ATITUDES, e não recursos. Além disso, na gestão por competências não é a qualificação dos funcionários que vem em primeiro lugar. Primeiramente planeja-se o que suprirá as lacunas de competências, desenvolvendo na seguinte ordem de importância: competências essenciais, competências organizacionais e, somente após, as competências individuais.

    Gabarito: E

  • Gab: ERRADO

    Acrescentando...

    O alinhamento das pessoas, do desempenho e das competências às estratégias do negócio e aos objetivos da organização figura hoje COMO CONDIÇÃO BÁSICA para que os negócios sejam bem-sucedidos nas atividades. Nesse contexto, o relacionamento entre a organização e as pessoas que nela trabalham torna-se um aspecto de primordial importância.

    Chiavenato, Gestão de Pessoas, O Novo papel, 4° Ed, pág 375.

  • ERRADO

    O objetivo primário da organização é desenvolver competências organizacionais, ou seja, desenvolver as ditas competências essenciais, que trazem competitividade e resultados para a organização.

    Se a organização valorizar, em primazia, as competência individuais pode ser que ela acabe deixando de lado seus objetivos gerais para atender às demandas, exclusivamente, de seus colaboradores. Ex: um pessoa quer ser competente em uma língua estrangeira, contudo, a organização precisa que ela tenha, no momento atual, uma competência técnica para gerenciar um grupo ou processo de trabalho. Qual ela deve priorizar ? A competência técnica, pois será um necessidade organizacional (competência essencial).

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Stefan Fantini - Estratégia

    A primeira parte da assertiva está correta. De fato, a competência individual mobiliza, integra e transfere conhecimentos, recursos e habilidades para o trabalho. 

    Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, a “qualificação” dos funcionários nem sempre será o foco primário das políticas e práticas de Gestão de Pessoas. 

    Imagine, por exemplo, que a organização entenda que em seu quadro atual de funcionários não existe qualquer indivíduo apto para assumir determinado cargo (mesmo se fosse dado algum tipo de treinamento/qualificação aos funcionários, ainda assim eles não estariam aptos a assumir o referido cargo). 

    Então, nessa situação, o foco da organização será no recrutamento e seleção de pessoas externas à organização. A organização buscará contratar um indivíduo que detenha as competências necessárias ao bom desempenho das atribuições do cargo.