SóProvas


ID
2054830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, acerca das características e dos elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de pessoas.

O conceito de espaço ocupacional é elemento central da gestão de pessoas por competências, pois indica que o nível de valor agregado atingido pelos funcionários se torna mais elevado na medida em que eles avançam na estrutura de cargos e salários da organização.

Alternativas
Comentários
  • Um dos conceitos envolvidos na gestão de pessoas por competência é o espaço ocupacional.Este espaço ocupacional trata da forma que cada pessoa evolui dentro de suas atribuições. Se o individuo executa bem o desafio que lhe foi dado é natural que outros desafios maiores lhe sejam dados. Porém, para que este profissional execute com competência tal desafio, não se faz necessário que ele mude de cargo, ele poderá desenvolver um trabalho eficiente e responsável, desde que seja observado o principio da remuneração por complexidade. Chamamos este processo de ampliação do espaço ocupacional; quando o individuo amplia sua atuação dentro da empresa.

    Não há, necessariamente, relação com a estrutura de cargos e salários.

  • É sempre bom dar crédito a quem de direito.

    A explicação do Matheus consta no artigo: http://www.webartigos.com/artigos/gestao-de-pessoas-por-competencia-espaco-ocupacional-e-complexidade/24844/ - Andreia Baro

  • MUITO INTERESSANTE ESTE ARTIGO QUE A NOSSA AMIGA, DANIELA, POSTOU.

     

    "...Um dos conceitos envolvidos na gestão de pessoas por competência é o espaço ocupacional. Este espaço ocupacional trata da forma que cada pessoa evolui dentro de suas atribuições. Se o individuo executa bem o desafio que lhe foi dado é natural que outros desafios maiores lhe sejam dados. Porém, para que este profissional execute com competência tal desafio, não se faz necessário que ele mude de cargo, ele poderá desenvolver um trabalho eficiente e responsável, desde que seja observado o principio da remuneração por complexidade."

     

    OU SEJA, O NÍVEL DE COMPLEXIDADE DA ATIVIDADE TENDE A AUMENTAR, TORNANDO, ASSIM, O TRABALHO MAIS DESAFIADOR; PORÉM ISSO NÃO SIGNIFICA QUE O FUNCIONÁRIO MUDARÁ NECESSARIAMENTE DE CARGO. QUANTO AO SALÁRIO, É PRECISO RESPEITAR A PROPORCDIONALIDADE, OU SEJA, O SALÁRIO MUDA. 

     

    UM ÓTIMO EXEMPLO É QUANTO À CARREIRA 'Y', ONDE O PROFISSIONAL PODE OPTAR ENTRE SEGUIR PARA O CARGO GERENCIAL OU ESCOLHER SER UM ESPECIALISTA NA ÁREA TÉCNICA DE UM DETERMINADO SETOR. UM OUTRO EXEMPLO TAMBÉM É QUANTO À PROGRSSÃO, QUE É O ENRIQUECIMENTO HORIZONTAL DO CARGO, MEDIDO ATRAVÉS DE TEMPO E TÍTULOS, SIGNIFICANDO O APERFEIÇOAMENTO DAS APTIDÕES DO SERVIDOR NA FUNÇÃO, OU SEJA, PASSA DE UMA REFERÊNCIA SALARIAL PARA OUTRA SEM MUDAR DE CLASSE VERTICAL. BOM, CHEGA DE EXEMPLOS...


    http://www.webartigos.com/artigos/gestao-de-pessoas-por-competencia-espaco-ocupacional-e-complexidade/24844/

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • O item está ERRADO.

     

    O conceito de espaço ocupacional não é elemento central, mas um dos dos três conceitos associados à gestão de pessoas por competências, segundo o autor Joel Souza Dutra.

     

    O autor, referenciando a abordagem de gestão pessoas por competências, diz que essa possui focos diferentes da gestão tradicional de pessoas, detalhando-os da seguinte forma:

     

    foco no desenvolvimento em vez do controle; 

    foco no processo (forma ampla) em vez dos instrumentos; 

    foco no interesse conciliado em vez do interesse da empresa; e

    foco no modelo integrado e estratégico em vez do modelo constituído por partes desarticuladas entre si. 

     

    Este modelo se concretiza, segundo o autor, na medida em que articula três conceitos associados à gestão por competências: entregacomplexidade espaço ocupacional que, em conjunto, possibilitam a integração da gestão de pessoas vertical e horizontalmente. 

     

    entrega está relacionada à forma da pessoa realizar o trabalho, agregando certo valor que permanece mesmo após sua saída da organização. 

     

    O nível de entrega das pessoas está associado a padrões de complexidade, diferenciados em função da necessidade de repertório de conhecimentos, habilidades, atitudes e experiência acumulada, os quais precisam ser mobilizados para atender às responsabilidades do trabalho.

     

    O conceito de espaço ocupacional é decorrente da entrega e da complexidade. Ou seja, uma pessoa agrega mais valor à medida que assume responsabilidades e atribuições mais complexas, mesmo sem mudar de cargo. A capacidade de atender às necessidades da organização em função das suas competências leva a pessoa a ampliar o espaço ocupacional (DUTRA, 2002).

     

    Adriel Sá.

  • O conceito de espaço ocupacional é elemento central da gestão de pessoas por competências, pois indica que o nível de valor agregado atingido pelos funcionários se torna mais elevado na medida em que eles avançam na estrutura de cargos e salários da organização. ERRADA

    No meu ponto de vista são dois erros:

    - É a CARREIRA que exerce papel central na Gestão de Pessoas.

    - Para aumentar o nível de valor agregado atingido pelos funcionários não é necessário mudar de cargo.

    _____________________

    2. REFERENCIAL TEÓRICO

    2.1. A Gestão por Competências

    (...) Este modelo se concretiza, para Dutra (2002), na medida em que articula três conceitos associados à gestão por competências: entrega, complexidade e espaço ocupacional que, em conjunto, possibilitam a integração da gestão de pessoas vertical e horizontalmente. A entrega está relacionada à forma da pessoa realizar o trabalho, agregando certo valor que permanece mesmo após sua saída da organização. O nível de entrega das pessoas está associado a padrões de complexidade, diferenciados em função da necessidade de repertório de conhecimentos, habilidades, atitudes e experiência acumulada, os quais precisam ser mobilizados para atender às responsabilidades do trabalho. O conceito de espaço ocupacional é decorrente da entrega e da complexidade. Ou seja, uma pessoa agrega mais valor à medida que assume responsabilidades e atribuições mais complexas, mesmo sem mudar de cargo. A capacidade de atender às necessidades da organização em função das suas competências leva a pessoa a ampliar o espaço ocupacional (DUTRA, 2002, 2004).
    A ampliação do espaço ocupacional e o alcance de níveis maiores de complexidade configuram-se, segundo a classificação proposta por Dutra (2002), na carreira do profissional, a qual exerce papel central na Gestão de Pessoas. Em função da centralidade desta dimensão, a questão da carreira será discutida conceitualmente a seguir, e terá destaque na análise do caso estudado. 

    2.2. A Carreira como dimensão central e perene para a caracterização das competências (...)
    https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/viewFile/9345/7015

  • Vejam a Q232943.

    Espaço ocupacional é um conceito que faz correlação entre complexidade e entrega.

    Essa teoria deixa bem claro que o aumento da complexidade não está atrelado à mudança de cargo (aqui o erro da questão).

    O funcionário ocupa um espaço ocupacional maior à medida que executa tarefas de maior complexidade.

  • Utilizei a questão abaixo para responder de forma assertiva... espero que ajude!

    Q874608

    O termo “espaço ocupacional” designa o conjunto de atribuições e responsabilidades das pessoas no seu trabalho nas organizações. Além disso, significa o estabelecimento de correlações entre a complexidade do trabalho e sua entrega. O espaço ocupacional reflete a possibilidade de o indivíduo ampliar o nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades, sem, necessariamente, mudar a posição dentro da organização.

    Bons estudos.... Fé e perseverança!

    1. O conceito de espaço ocupacional é elemento central da gestão de pessoas por competências, pois indica que o nível de valor agregado atingido pelos funcionários se torna mais elevado na medida em que eles avançam na estrutura de cargos e salários da organização.

    2 A Gestão por competências é modernidade e não há de que se falar que o espaço ocupacional é o elemento central, quando, na verdade, é a pessoa em sí.

    Nuca desista! Lá na frente, tudo valerá a pena.