-
GAB: CERTO
A Remuneração por competência, consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem para depois ao cargo. A avaliação é feita sobre as atividades e responsabilidades que o empregado assume na empresa.
Algumas vantagens na utilização dessa Remuneração por competência são:
1. Direciona o foco para as pessoas e não para os cargos ou responsabilidades;
2. Remunera os funcionários com uma parcela fixa do salário a cada competência adquirida;
3. Garante o reconhecimento aos empregados pela parcela de contribuição especializada disponibilizada à empresa;
4. Mantém o nível de profissionalização e especialização dos empregados compatível com a competitividade;
5. Encoraja as pessoas a ter responsabilidades plenas e à busca contínua do desenvolvimento profissional;
6. Melhora a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa;
7. Facilita a seleção e a contratação de talentos humanos adequados aos requisitos do cargo;
8. Aumenta a motivação da equipe, uma vez que ela percebe a relação de sua performance com os aumentos salariais.
Para utilização desse sistema de remuneração, é importante observar alguns critérios:
- Não vincular o sistema de remuneração ao modelo de estrutura organizacional adotado pela empresa;
- Utilizar uma metodologia participativa;
- Usar comunicação interna para disseminar o sistema.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/11085/remuneracao-por-competencia
-
Segundo Chiavenato (2008), Remuneração por Competências é uma forma de remuneração relacionada com o grau de informação e o nível de capacitação de cada pessoa.
Para Oliveira e Ribeiro (2002), a Remuneração por Competências abrange o trabalho administrativo, que se caracteriza pela incerteza, abstração e criatividade. A empresa que deseja implantar tal modelo de remuneração deverá descobrir que habilidades e competências são essenciais para a organização. Determinar essas habilidades e competências não é tarefa fácil para a organização, porém depois que for identificada, a organização deverá buscar tais competências nos indivíduos ou grupos dentro da organização.
Para Minamide (2008) afirma que a Remuneração por Competências cresceu por diversos fatores como o crescimento do setor de serviços, aumento por profissionais qualificados, redução da estrutura hierárquica rígida. Diante disso as empresas estão procurando identificar os conhecimentos, comportamentos e atitudes que os profissionais devem possuir para enfrentar essa nova realidade.
Fonte: www.administradores.com.br/producao-academica/...por-competencias/.../download/
-
Livro Andreia Ribas e Cassiano Salim - GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS-
A complexidade de atuação do profissional no conjunto de competências é que, portanto, a faixa salarial na qual ele será colocado e é um dos elementos de decisão sobre seu posicionamento ao longo da faixa.
(Quando fui responder a questão e disse gestão de competência eu na hora pensei que o valor era fixado conforme competência da pessoa, pq eu imaginei que para pagar conforme o resultado alcançado a remuneração seria baseada em resultado e não em competência.) Não entendi essa questão
-
A Remuneração por Competência desvia dos moldes tradicionais da remuneração aplicadas nas empresas, iniciando a partir dos aspectos inovadores na Gestão de Pessoas foi inserido nesse contexto de competitividade crescente. A gestão por competência permite entre outros benefícios melhor desenvolvimento e aproveitamento dos recursos humanos (DUTRA, 2001 p.118)
Gab. C
-
O uso do "tanto - quanto" aponta a remuneração por competência como resultado de um esforço individual e coletivo, o que vai contra o entendimento de remuneração por competência em sentido estrito (relacionado ao funcionário enquanto indivíduo), que foi o que eu entendi da questão e por isso marquei falsa. Questão confusa, no mínimo deveria ser anulada.
-
GAB:C
A questão não é confusa,ela trata da gestão por competencias.
Explicando de uma forma simplista,na gestão por competencia, os funcionários devem ser remunerados de acordo com a complexidade das atividades que exercem e não de acordo com o cargo,como a gestão tradicional entende!
Sendo assim, esta correto dizer que os funcionarios serão recompensados por seus esforços,ou os de sua equipe,como afirma a questão.
-
Não concordo com o gabarito. A questão trata de remuneração por resultado, e não por competência.
Conforme Ribas & Salim: "Segundo França (2010), a construção de um sistema de gestão salarial por competências parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas. Define-se, então, as competências necessárias aos profissionais, como já mencionado, para que mantenham a empresa competitiva em longo prazo. E cada uma das competências é descrita em níveis de complexidade e de responsabilidade encontrados em seu exercício. Para cada nível de complexidade e de responsabilidade do conjunto de competências utilizadas pelos profissionais, são associadas faixas salariais e estabelecidos critérios de evolução ao longo delas. A complexidade de atuação do profissional no conjunto de competências é que define, portanto, a faixa salarial na qual ele será colocado e é um dos elementos de decisão sobre seu posicionamento ao longo da faixa (HIPÓLITO, 2002)."
-
Realmente está dificil engolir esse gabarito. A questão está falando sobre remuneração por resultados. O conceito basilar da remuneração por competências está no fato da complexidade das competencias envolvidas no cargo , logo cargos mais complexos via de regra seriam associados com remunerações maiores....
-
( ACREDITO QUE ACONTECE UM EQUILIBRIO ORGANIZACIONAL= CONTRIBUIÇOES GERA RECOMPENSAS.)
Destacam-se, a seguir, algumas vantagens da utilização da remuneração por competências: • Direciona o foco para as pessoas e não para os cargos ou responsabilidades; • Remunera o empregado com uma parcela fixa do salário a cada competência adquirida; • Garante o reconhecimento aos empregados pela parcela de contribuição especializada disponibilizada à empresa; • Mantém o nível de profissionalização e especialização do empregado compatível com a competitividade; • Encoraja as pessoas a ter responsabilidades plenas e à busca contínua do desenvolvimento profissional; • Melhora a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços prestados pela empresa; • Facilita a seleção e a contratação de talentos humanos adequados aos requisitos do cargo; • Aumenta a motivação dos empregados, uma vez que estes percebem claramente a relação de sua performance com os aumentos salariaiS.
Quanto mais competencias mais salario é isso?
-
Para cada nível de complexidade e responsabilidade há faixas salariais e critérios de evolução.
-
Bom...Tá meio assim
Julgo a questão e marco o gabarito contrario.
Acertarei todas!
-
-
A remuneração por competências consiste na utilização de mecanismos para que a remuneração de um indivíduo seja influenciada pelo nível de sua contribuição à organização. No estabelecimento da remuneração por competência, pode-se adotar recompensas em razão do esforço individual, do esforço de uma equipe ou mesmo de toda a organização. Portanto, enunciado correto.
Gabarito: Certo