SóProvas


ID
2054854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

Por incentivar a integração de gestores e funcionários no planejamento, na implementação, no monitoramento e na revisão do desempenho individual e de equipes de trabalho, a avaliação 360º constitui alternativa técnica de superação de erros como, por exemplo, a leniência, a severidade, o efeito halo e a tendência central.

Alternativas
Comentários
  • avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho muito utilizado pelas empresas, que tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais dos colaboradores.

    http://www.sobreadministracao.com/avaliacao-360-graus-o-que-e-e-como-funciona/

     

  • Por incentivar a integração de gestores e funcionários no planejamento, na implementação, no monitoramento e na revisão do desempenho individual e de equipes de trabalho, a avaliação 360º constitui alternativa técnica de superação de erros como, por exemplo, a leniência, a severidade, o efeito halo e a tendência central.

    Creio que a avaliação 360º NÃO supera os erros, e sim MINIMIZA, diminui.

  • GABARITO: ERRADO

     

    A assertiva, na minha opinião, apresenta dois erros básicos:

     

    1º ERRO:  a avaliação 360º não envolve somente gestores e funcionários, mas também os clientes e o próprio subordinado.

     

    Principais AVALIADORES DA avaliação 360º: GESTOR; COLEGAS; CLIENTE; FORNECEDOR; SUBORDINADO; AUTOAVALIAÇÃO (Chiavenato)

     

    2º ERRO: a avaliação 360º pode até superar o efeito Halo, entretanto, não se pode deduzir com certeza que reduz a leniência ou a tendência central, por exemplo.

    Veja a definição dos erros segundo Chiavenato: 

    LENIÊNCIA - o avaliador apresenta-se POUCO RIGOROSO na avaliação.

    TENDÊNCIA CENTRAL - o avaliador não assume valores extremos na avaliação por medo de prejudicar os fracos e assumir responsabilidade pelos excelentes, marcando sempre valores medianos para não comprometer.

     

    Bons estudos!

  • Toda técnica possibilita erros. Avaliar alguem é algo subjetivo o que dificulta inferências. 

  • A avaliação 360 graus é uma forma contemporânea de avaliação que está diretamente ligada à visão estratégica, em que a preocupação é com o desempenho e o atendimento das necessidades dos stakeholders (agentes relacionados com a organização). Nesse método, o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.
    Esse método tem como vantagem a redução do efeito Halo, a facilidade de compreensão do processo e a possibilidade de obtenção de diversas perspectivas sobre o desempenho do avaliado. Como desvantagem, pode apresentar problemas de autoridade, uma vez que várias pessoas avaliam
    um funcionário, exige investimento em tecnologia e treinamento para funcionar e o retorno pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado. Outro ponto delicado está no fato de que, para implementação da avaliação 360 graus, é necessário que os envolvidos no processo apresentem
    bastante maturidade.

    Andréia Ribas

    Ou seja, não é uma técnica de superação de erros como afirma a questão.

     

  •  A Avaliação 360º (graus), também conhecida como feedback 360º, é uma ferramenta de avaliação de desempenho que permite a avaliação do funcionário por todos a sua volta, como superiores, subordinados, prestadores de serviços, clientes, e pelo próprio avaliado.

     

     

    Gab. E 

  • Por incentivar a integração de gestores e funcionários no planejamento, na implementação, no monitoramento e na revisão do desempenho individual e de equipes de trabalho, superação de erros como, por exemplo, a leniência, a severidade, o efeito halo e a tendência central.

     

    o conceito se aproxima da avaliação por resultados e não da 360.

  • efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um item, produto ou indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral. Por exemplo, nos processos de avaliação de desempenho o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_halo

  • A Avaliação 360 ou Circular não incentiva a integração entre gestores e funcionários. É possível ocorrer, inclusive, caso não haja preparação prévia na organização, uma disfunção quanto à autoridade, depois de divulgados os resultados das avaliações.

  • A integração de gestores e funcionários é APPO.

  • As questões de adm se vierem muito certinhas, redondas, marque errado que não tem erro.

  • O conceito trata da técnica de avaliação por resultado ou objetivo (APO)

    questão errada.

  • O item está ERRADO.

     

    O primeiro erro está no fato de que a avaliação 360º não integra apenas gestores e funcionários, mas qualquer pessoa que tenha contato com a avaliado. Por isso, pode incluir fornecedores, clientes, etc.

     

    O segundo erro está no fato de que não há como afirmar que os erros apresentados possam ser superados. Uma das vantagens da avaliação 360º é de que as avaliações provêm de múltiplas perspectivas. No entanto, pode envolver avaliações conflitivas sob diferentes pontos de vista.

     

    Adriel Sá.

  • redução dos erros... e demanda maturidade dos avaliadores e avaliados

  • Principais erros e distorções cometidos na avaliação de desempenho:

     

    Efeito Halo: generalizações; tendência de nivelar o jugalmento de uma pessoa por cima ou por baixo. O avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e o aplica para os demais quesitos. 

     

    Leniênica: o avaliador apresenta-se pouco rigoroso na avaliação, atribuindo, geralmente, notas muito altas nos itens avaliados por minimizar os erros do avaliado. (Excesso de rigor: outro erro, seria o oposto do comportamento de leniência).

     

    Obstáculos políticos: entraves relacionados à distorção das informações por interesses políticos, na busca da manutenção de uma boa imagem ou do setor, por exemplo. 

     

    Tendência central: o avaliador não assumi valores extremos na avaliação por medo de prejdicar os fracos e assumir responsabilidade pelos excelentes, marcando sempre valores medianos para não se comprometer. 

     

    Recenticidade (falta de memória): o avaliador atém-se apenas aos últimos acontecimentos; a avaliação fica viciada, pois situações recentes de erros ou acertos interferem exageradamente na avaliação. 

     

    Avaliação congelada (força de hábito): o avaliador mantém o mesmo padrão de avaliação, avaliando o funcionário do mesmo jeito e com os mesmos conceitos em todas as avaliações. 

     

    Falta de técnica: o avaliado age apenas pelo bom senso por desconhecer as técnicas de avaliação e as técnicas utilzadas na rotina de trabalho do funcionário avaliado.

     

    Desvalorização da avaliação: o avaliador não considera a avaliação algo importante e a desvaloriza;

     

    Uniteralidade: o avaliador dá maior atenção a aspectos que ele julga ser importante.

     

    Falsidade: distorção ou ocultação com fins de prejudicar ou favorecer o avaliado. 

     

    Projeção (subjetividade): o avaliador atribui (projeta) ao avaliado qualidades e defeitos que são próprias do avaliador. 

     

    Erro de distribuição: tendendia do avaliador a classificar todas as pessoas da mesma forma.  

     

    Fonte: Ribas e Salim

  • Avaliação 360º: é um método de analise indicado para processos de desenvolvimento das práticas de gestão. Neste processo, uma pessoas (avaliado) se auto avalia em relação a um conjunto de competências e é simultaneamente avaliada segundo as mesmas competências por seus colaboradores diretos, colegas e superiores (avaliadores). Na avaliação 360º  objetiva-se o desenvolvimento do avaliado a partir dos feedbacks recebidos de diversas fontes dentro da organização.

  • Cuidado com palavras como superação, que indica que uma coisa vai ser totalmente sanada. Esses erros são devidos a subjetividade. A subjetividade nunca vai ser totalmente superada.

  • Pessoal, o erro, como a Gabarito Vitória mencionou, está no fato da integração entre de gestores e funcionários no planejamento acontecer na APPO e não na Avaliação 360º. Esta última, inclusive com conceito consolidada entre a maioria dos estudantes concurseiros, trata da avaliação circular, que é realizada com todas as pessoas que têm contato com o avaliado.

     

    Em relação a segunda parte, a avaliação 360º realmente é uma técnica alternativa para DIMINIUIR os fatores mencionados. Não é garantido, contudo, que ela efetivamente realizará isso, pois os avaliadores podem demonstrar as mesmas características negativas na hora de avaliar.

  • Eu me sinto um fracassado respondendo questões de Gestão de Pessoas. Não consigo evoluir nessa disciplina e isso só aumenta minha frustração. :( :( :(  

  • ERRADO


    ERRO EM DIZER QUE SÓ POR SER (AD 360°) = IRÁ SUPERAR (SENTIDO DE ELIMINAR) OS ERROS COMUNS NA AVALIAÇÃO


    Avaliação 360°, por ser uma avaliação mais moderna, TENDE a diminuir os ERROS.




    Higino, continue na LUTA, uma hora Gestão entra! rsrsrs




  • Fique assim não caro HIGINO!!!

    Continue que uma hora entra sim!!

    O começo sempre é difícil

  • @Higino Teixeira, eu estudo essa matéria há um bom tempo e ainda tenho dificuldade em alguns tópicos, mas foi graças a minha perseverança que melhorei e estou melhorando a cada dia. Não sei quando minha aprovação vai chegar, mas a cada prova que faço vejo minha evolução e sinto que mais perto estou do tão sonhado cargo público. Não desista, continue na luta!!!

  • O erro da questão está no início:

    Por incentivar a integração de gestores e funcionários no planejamento, na implementação, no monitoramento e na revisão do desempenho individual e de equipes de trabalho, essa são características da Avaliação por Resultados (tb faz parte dos métods modernos de avaliação) e não a 360º, como incita a questão. 

  • Gabarito: errado

     

    Porque não supera erros, pois não há imparcilaidade na avaliação, já que envolve outras pessoas avaliando o comportamento.

     

     

    É nessa avaliação que seu inimigo de trabalho não declarado tem a possibilidade de se manifestar.

  • Atenuação de erros.

  • Higino tenha paciência, você não é o único a sentir dificuldades na matéria, estamos batalhando para isso, vencer estes obstáculos, não desista jamais, num momento certo vai dominar bem, treine bastante.

  • SE VOCÊ VAI AVALIAR ALGUÉM, NÃO TEM COMO ESCAPAR DE TAIS ERROS (VIESES)

    --> Subjetividade;

    --> Leniência;

    --> Preconceito;

    --> Indulgência;

    --> Severidade.

     

    (CAETANO, 1996)

     

    Ou seja, tais fatores são inerentes à avaliação de pessoas (infelizmente). A Avaliação 360 diminui, mas não SUPERA, como fala a questão. 

     

  • A maior integração entre gestor e funcionário se dá na APPO, e não na avaliação 360 graus, já que
    o desempenho é negociado entre eles. Desta forma, se a assertiva falasse a mesma coisa sobre a
    APPO, deveríamos considerar correta, mas não sobre a avaliação 360 graus, para a qual a
    afirmativa não gera nenhum sentido.
    GABARITO: Errado

    Carlos Xavier
    Estrategia Concursos

  • Gab: ERRADO

    É um erro também dizer que a avaliação 360º tende a superar os erros que as outras avaliações possuem, como se ela fosse a melhor ou a mais indicada. Cada organização deve se adequar àquela que achar melhor.

  • Errada. Pode minimizar, mas superar fica muito abrangente.

  • A maior integração entre gestor e funcionário se dá na APPO (Avaliação Participativa Por Objetivos) , e não na avaliação 360 graus, já que
    o desempenho é negociado entre eles. Desta forma, se a assertiva falasse a mesma coisa sobre a
    APPO, deveríamos considerar correta, mas não sobre a avaliação 360 graus, para a qual a
    afirmativa não gera nenhum sentido.

    estratégia

  • Questão belíssima! Aqui a banca quis te pegar, confundindo a Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) com a Avaliação 360o. Apesar de ambas serem métodos modernos de avaliação, são coisas bem diferentes. Na APPO há o estabelecimento de objetivos, metas e indicadores de forma consensual e participativa, além de serem plenamente aceitos pelos subordinados. Neste método, planeja-se como melhorar o desempenho e há um maior comprometimento de toda a equipe no alcance dos objetivos da organização.

    Já na avaliação 360o, todo mundo avalia todo mundo, de forma a termos informações do desempenho do indivíduo nos seus diferentes papéis, ou seja, sob várias perspectivas.

    Trataremos mais a frente sobre os vieses da avaliação, mas basta você saber que se tratam de erros de subjetividade. Assim, todas as características citadas na questão são do método de avaliação participativa por objetivos (APPO), e não da avaliação 360o. Não há diminuição dos vieses por conta da aplicação do método 360o, pelo contrário. Como muitas pessoas avaliam, fica difícil diminuir a subjetividade e controlar sua aplicação. Na APPO, isso é possível, pois os empregados participam e discutem plenamente o processo. Item errado por conta da troca dos conceitos.

    Gabarito: E

  • O primeiro erro está no fato de que a avaliação 360º não integra apenas gestores e funcionários, mas qualquer pessoa que tenha contato com a avaliado. Por isso, pode incluir fornecedores, clientes, etc.

     

    O segundo erro está no fato de que não há como afirmar que os erros apresentados possam ser superados. Uma das vantagens da avaliação 360º é de que as avaliações provêm de múltiplas perspectivas. No entanto, pode envolver avaliações conflitivas sob diferentes pontos de vista.