SóProvas


ID
20554
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os depósitos interfinanceiros (DI) constituem um mecanismo ágil de transferência de recursos entre instituições financeiras. As operações para liquidação no dia seguinte ao da negociação são registradas

Alternativas
Comentários
  • Atualmente a CETIP utiliza um sistema semelhante ao SELIC, que possibilita negociações em tempo real, e a liquidação ocorre no mesmo dia.
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados(Certificados de Depósito Bancário - CDB, Recibos de Depósito Bancário - RDB, DEPÓSITOS INTERFINANCEIROS - DI, Letras de Câmbio-LC, Letras Hipotecárias - LH, debêntures e commercial papers, entre outros.), títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados.Fonte:http://www.bcb.gov.br/?SPBCETIP
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados¹, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados). As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação).Conforme o tipo de operação e o horário em que realizada, a liquidação é em D ou D+1.
  • Realmente é uma dúvida pertinente a liquidação, pois segundo o último curso do Ponto do César Frade:

    "Alteração  radical  no  Sistema  Financeiro  Brasileiro  afetou  profundamente  a
    CETIP:  a  implementação  do  SPB  –  Sistema  de  Pagamentos  Brasileiro,  em
    2002,  que,  dentre  outros  aspectos,  fez  com  que  os  negócios  cursados  na
    Câmara passassem a ser liquidados no mesmo dia (D+0)"
  • Questão desatualizada!


    A liquidação na CETIP, atualmente, ocorre no mesmo dia,isto é, D+0.
  • Questão desatualizada!

  • Alguém poderia explicar resumidamente o que são depósitos interfinanceiros (DI) sob a ótica de mercado de capitais? Está marcado como mercado de capitais, mas me parece muito mais mercado monetário...Enfim, help!!!

  • TAXA DI–Cetip

    Critério de Apuração a partir de 07/10/2013

    As estatísticas do ativo Taxa DI-Cetip Over (Extra-Grupo) são calculadas e divulgadas pela Cetip, apuradas com base nas operações de emissão de Depósitos Interfinanceiros pré-fixados, pactuadas por um dia útil e registradas e liquidadas pelo sistema Cetip, conforme determinação do Banco Central do Brasil.

    No universo do mercado interbancário são selecionadas as operações de 1 (um) dia útil de prazo (over), considerando apenas as operações realizadas entre instituições de conglomerados diferentes (Extra-grupo), desprezando-se as demais (Intra-Grupo). As estatísticas aqui apuradas são, portanto estatísticas da população DI Over (Extra-Grupo).

    https://www.cetip.com.br/astec/di_documentos/metodologia1_i1.htm


  • A Cetip agora é a B3.