-
Gabarito B
4.8. Departamentalização
A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.8
O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si. De acordo com Chiavenato,9 a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.
A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Assim sendo, os critérios devem ser os mais racionais, visando atingir os objetivos da organização.
-
Gabarito letra B, talvez a dúvida venha no item II. Pessoal, tem que haver uma diferenciação sim na departamentalização, qual sentido há em possuir dois departamentos de finanças? Ou 3 departamentos para atender o mesmo perfil de cliente? E outra, os departamentos têm que interagir. Do contrário, há uma especialização muito forte do trabalho, tornando os departamentos muito autorreferentes, voltados para si mesmos, dificultado a sinergia e o equilíbrio dos trabalhos realizados dentro das organizações.
-
DIFERENCIAÇÃO?? FALA SÉRIO...
-
Diferenciação - Atividades diferentes devem ficar em departamentos separados . A diferenciação ocorre quando:
- O fator humano é diferente
- A tecnologia e a natureza das atividades são diferentes
- Os ambientes externos são diferentes
- Os objetivos e estratégias são diferentes
Integração - Quanto mais atividades trabalham integradas, maior razão para ficarem no mesmo departamento.
Giovanna Carranza
-
I-CORRETA
II-CORRETA
III-Errada, pois podem ser aplicadas em universidades públicas
IV-Errada, pois a coordenação também pode ser usada nas organizações universitárias.
-
Paralelamente à diferenciação vertical (definição do número de níveis hierárquicos), o processo de organizar consiste em tomar decisões relativas à diferencia-ção horizontal, ou seja, consiste em agrupar e integrar – com base em critérios racionais – tarefas, atividades e funcionários em unidades organizacionais (departamentos) a fim de obter uma melhor coordenação das atividades. Esse processo de diferenciação horizontal denomina-se departamentalização
-
Se obtém a homogeneidade a partir da diferenciação.
-
Departamentalização- Diferenciação horizontal que permite simplificar o trabalho, aproveitando os recursos de forma mais racional. É o agrupamento dos indivíduos em unidades organizacionais para facilitar a coordenação e controle.
Fonte:Giovanna Carranza
-
I. No processo de departamentalização, o organograma é o instrumento utilizado para representar graficamente os órgãos e linhas hierárquicas que compõem a estrutura de uma organização.
II. A departamentalização é o agrupamento de atividades em unidades organizacionais, que observa o princípio da diferenciação e integração.
III. Os critérios de departamentalização podem ser aplicados às organizações públicas e privadas, exceto no caso das universidades públicas.
IV.As coordenações são unidades organizacionais departamentalizadas, que só podem ser usadas nas organizações universitárias.
-
Não dá, velho! Princípio da diferenciação... Ou é princípio da homogeneidade ou da diferenciação, os dois não dá.
-
III. Os critérios de departamentalização podem ser aplicados às organizações públicas e privadas, exceto no caso das universidades públicas.
IV.As coordenações são unidades organizacionais departamentalizadas, que só podem ser usadas nas organizações universitárias.
-
ORGANOGRAMA
Gráfico que representa visualmente a estrutura organizacional de uma instituição ou empresa.
O principal propósito deste modelo estrutural é apresentar a hierarquização e as relações entre os diferentes setores da organização.