Os Antígenos A e B não estão presentes apenas em eritrócitos, podendo ser encontrado também nas secreções de indivíduos chamados secretores. Esses indivíduos (cerca de 80% da população caucasiana é secretora) possuem caráter dominante para um gene (gene secretor FUT2) cujo produto transfere um resíduo de fucose para glicoproteínas, gerando o antígeno H das secreções. O indívuo que possui as glicosiltransferases A e/ou B então poderá adicionar N-acetilgalactosamina ou galactose, respectivamente, no antígeno H, formando os antígenos A e B das secreções.
Os antígenos eritrocitários são produto da ação das glicosiltransferases sobre o antígeno H dos eritrócitos, que é produzido graças ao gene H (FUT1) cujo produto catalisa a transferência de um resíduo de fucose a glicolipídios nas membranas eritrocitárias. Esses são os conhecidos antígenos A e B do sistema sanguíneo ABO. Lembrando que indívuos homozigotos para o alelo O não produzem nenhuma glicosiltransferase.
GABARITO. D
VOU COMENTAR PRA MEU/NOSSO APRENDIZADO.
B. Os antígenos A e B são proteínas sintetizadas pelos eritrócitos sob a ação de uma série de reações enzimáticas catalizadas pelos denominados glicosiltransferases.
Os genes A e B (codominantes) condicionam a produção dos antígenos A e B pela adição de carboidratos ao antígeno H. Sua ausência (gene recessivo O) condiciona a não adição de carboidratos a esta substância base. É só a gente lembrar que é devido à genética de nossos pais que apresentamos certo tipo sanguíneo, só sou A porque tenho gene A para produzir o antígeno A.
C. Os anticorpos anti-A e anti-B aparecem devido a uma estimulação imunológica de transfusão ou gestação. É genético, se sou A tenho naturalmente anti-B, se sou B tenho naturalmente anti-A. Podemos até produzir anticorpos contra outros tipos sanguíneos, como ex, contra a fator Rh, se formos Rh negativo e tivermos contato com Rh positivo.
*Indivíduos do grupo O (doador universal) não possuem nenhum dos dois antígenos, portanto possuem anticorpos anti-A e anti-B. Podem receber apenas sangue do grupo O, mas podem doar para todos os grupos.
*Indivíduos do grupo A possuem apenas o antígeno A, e portanto apresentam os anticorpos anti-B. Podem receber sangue dos grupos O e A, e doar para os grupos A e AB.
*Indivíduos do grupo B possuem apenas o antígeno B, e portanto apresentam os anticorpos anti-A. Podem receber sangue dos grupos O e B, e doar para os grupos B e AB.
*Indivíduos do grupo AB (receptor universal) possuem ambos os antígenos, e nenhum anticorpo. Podem receber sangue de qualquer grupo, mas doam apenas para o grupo AB.
***Da combinação entre o Sistema AB0 e do Fator Rh, podemos encontrar os chamados doadores universais (O negativo) e receptores universais (AB positivo).