SóProvas



Questões de Doenças Hematológicas


ID
71236
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hemofílico tipo A, submetido a procedimento invasivo em região bucomaxilar, refere tontura, mal estar e apresenta sangramento no local da incisão cirúrgica. Nessa situação de hemorragia é indicada a administração de

Alternativas
Comentários
  • Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. 

    O tratamento da hemofilia evoluiu consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Paciente com hemofilia A recebe a molécula do fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX. Os hemocentros distribuem gratuitamente essa medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde. Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as seqüelas que deixarão os sangramentos. Por isso, o paciente deve ter em casa a dose de urgência do fator anti-hemofílico específico para seu caso e ser treinado para aplicá-la em si mesmo tão logo apareçam os primeiros sintomas. Deve também fazer também aplicações de gelo, no mínimo, três vezes por dia, por 15 ou 20 minutos, até que a hemorragia estanque. Vencida a fase aguda, o portador de hemofilia deve ser encaminhado para fisioterapia a fim de reforçar a musculatura e promover estabilidade articular.

  • A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ligada ao cromossomo X, caracterizada pela deficiência ou anormalidade da atividade coagulante do fator VIII (hemofilia A) ou do fator IX (hemofilia B).

    O tratamento das hemofilias tem como principal pilar a reposição do fator da coagulação deficiente (fator VIII na hemofilia A ou fator IX na hemofilia B). Além disso, outros agentes hemostáticos podem ser utilizados.


ID
1405696
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anemia pode ser definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais. O ferro é um dos mais graves problemas nutricionais mundiais sendo determinada, quase sempre, pela ingestão deficiente de alimentos ricos em ferro ou pela inadequada utilização orgânica. Um fator inibidor para a adequada absorção do ferro é o(a):

Alternativas
Comentários
  • C - CÁLCIO

  • Cálcio funciona como inibidor do ferro

    Você sabia que o cálcio tem a capacidade de inibir a absorção de ferro pelo organismo? Pois é, isso ocorre porque essas duas substâncias têm propriedades semelhantes - tal como o mecanismo de transporte celular, que é bem parecido nos dois casos.


ID
1492843
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A transfusão de sangue é um procedimento utilizado para, por meio de acesso venoso, administrar sangue total ou um de seus componentes, tais como plasma, concentrado de hemácias, crioprecipitado, concentrado de plaquetas. Considerando-se o tratamento com produto hemoterápico, analise as afirmativas abaixo.

I O produto deverá ter uma etiqueta informando obrigatoriamente nome completo do doador; grupo ABO e tipo Rh do receptor; data e nome do responsável pela realização do teste e sua liberação.

II O sangue conservado em refrigerador, considerando-se o risco de hemólise, deve ser retirado no momento de ser administrado.

III O tempo de transfusão não deve exceder a 4 horas, devido ao risco de proliferação bacteriana.

IV Nos primeiros 15 minutos deve-se deixar o sangue gotejar rapidamente – o que evita a ocorrência de coagulação.

V Se, durante a transfusão, ocorrerem reações, recomenda-se interromper a transfusão, mantendo a punção venosa com uma solução fisiológica a 0,9%.

VI Se absolutamente necessário, pode-se adicionar ao produto hemoterápico medicamentos e substâncias, bem como a sua infusão concomitante pela mesma linha/equipo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com PORTARIA Nº 158, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

     

    I- Errado.

    Na etiqueta da bolsa de transfusão não deve haver o nome completo do doador de sangue.

     

    II-Errado.

    Art. 200. O plasma fresco congelado e o plasma isento de crioprecipitado serão descongelados à temperatura de 37ºC (trinta e sete graus Celsius) em dispositivo devidamente qualificado.


    § 1º Para evitar contaminação, a bolsa será protegida por invólucro plástico durante o descongelamento em banho-maria.


    § 2º As unidades de plasma serão transfundidas o mais brevemente possível após seu descongelamento, não excedendo 24 (vinte e quatro) horas, quando armazenadas a 4 ± 2oC.

    § 3º É proibido o recongelamento das unidades de plasma não transfundidas

     

    III-Correto.

     

    IV- Errado.

    A rapidez do gotejamento é evitado devido ao risco de sobrecarga volêmica.

     

    V- Correto.

     

    VI- Errado.

     

    Art. 188. O cartão de transfusão do componente sanguíneo conterá, ainda, as seguintes instruções de procedimento ao transfusionista:

    V - não adicionar e nem infundir conjuntamente com medicamentos ou soluções não isotônicas;

     

    Art. 199. Nenhum medicamento será adicionado à bolsa do componente sanguíneo ou infundido na mesma linha venosa, exceto a solução de cloreto de sódio a 0,9%, em casos excepcionais.

  • Por que a III e a V estão corretas? Onde nessa portaria diz que o limite de 4 de infusão de deve por possível contaminação microbiana? E onde ta escrito que de deve manter a punção venosa com solução fisiológica?

    Ajudem, please!!!


ID
1494493
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às reações transfusionais (RTs), leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) Consideram-se RTs os agravos ocorridos durante ou após a transfusão sanguínea e a ela relacionados.
( ) As RTs imediatas são aquelas que ocorrem até 24 horas após a transfusão sanguínea.
( ) As RTs imediatas notificáveis são aquelas que ocorrem por doenças transmissíveis como hepatite, HIV/AIDS, doença de chagas, entre outras.
( ) A constante vigilância e a identificação precoce dos sintomas de RTs garantem o sucesso das intervenções. Devem ser observados os sintomas de alterações de pele (rubor, piloereção e sudorese) e nos parâmetros hemodinâmicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    ( V )

     

    ( V )

     

    Imediata-Ocorrência da RT durante atransfusão ou até 24 horas após o seu início.

     

    Tardia-Ocorrência da RT após 24 horas do início da transfusão.

     

    ( F )

    As RTs TARDIAS notificáveis são aquelas que ocorrem por doenças transmissíveis como hepatite, HIV/AIDS, doença de chagas, entre outras.

     

    ( V )

     


ID
1494496
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos cuidados na transfusão de sangue e componentes, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    a) Errada.

     

    De acordo com RDC N° 34, DE 11 DE JUNHO DE 2014 .Dispõe sobre as Boas Práticas no Ciclo do Sangue.

     

    Art. 143. A transfusão deve ser monitorada durante todo o seu transcurso e o tempo máximo de infusão (instalação da bolsa) não deve ultrapassar 4 (quatro) horas, sendo obrigatório, no mínimo, o uso de dispositivo de filtro capaz de reter coágulos e agregados.

     

    b) Errada.

     

    De acordo com a Portaria nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016. Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

    Art. 198. O aquecimento do sangue antes da transfusão, quando indicado, será realizado de forma controlada, em aquecedores próprios para este fim.

     

    c) Errada.

     

    De acordo com a Portaria nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016. Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

    Art. 199. Nenhum medicamento será adicionado à bolsa do componente sanguíneo ou infundido na mesma linha venosa, EXCETO a solução de cloreto de sódio ( NaCl ) a 0,9%, em casos excepcionais.

     

    d) Correta.


ID
1494499
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à aférese, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- Consiste na retirada do sangue total do indivíduo (neste caso, o doador), separação dos componentes sanguíneos por meio de centrifugação ou filtração, retenção do componente desejado numa bolsa e retorno dos demais componentes do sangue para o doador, sendo esse processo concomitante.
II- Na aférese apenas o concentrado de hemácias pode ser obtido por esse método.
III- O concentrado de plaquetas por aférese é obtido por coleta em máquina, a partir de doador único. A bolsa tem validade de até 5 dias, a partir da data da coleta.

Alternativas
Comentários
  • Concentrado de hemácias (CHM) – 35 a 42 dias (dependendo da solução de conservação).

    Concentrado de plaquetas (CP) – cinco dias.

    Plasma fresco congelado (PFC) – um ano.

    Crioprecipitado (CRIO) – um ano

  • Aférese é uma palavra grega que significa “separação”. Na aférese (ou férese) terapêutica, o sangue é coletado do cliente e passa por uma centrífuga, onde um componente específico é separado do sangue e removido. O sangue remanescente em seguida é devolvido ao cliente. 

    A aférese também é utilizada para a obtenção de grandes quantidades de plaquetas de um doador, que podem ser fornecidas a partir de uma única unidade de sangue total. Uma unidade de plaquetas obtida deste modo é equivalente a seis a oito unidades de plaquetas obtidas de seis a oito doadores separados por meio de métodos padrão de doação de sangue.

    Resposta correta: A


ID
1494502
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos hemocomponentes e hemoderivados, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) Os hemocomponentes são obtidos a partir do sangue total por meio de processos físicos (centrifugação, congelamento) e produzidos um a um, na unidade hemoterápica.

    c) Os hemoderivados são obtidos a partir do fracionamento do plasma por prcessos físicos-químicos e produzidos em escala industrial.

    d) É necessária a realização da prova de compatibilidade para  a prescrição de hemocomponentes contendo hemácias, pois a frequência de reação transfusional envolvendo esse tipo de hemocomponente é muito alta.

  • B. CORRETA

    EXAMES LABORATORIAIS DO DOADOR

    Os hemocomponentes processados só poderão ser liberados para o consumo após a conclusão dos testes imuno-hematológicos e sorológicos.

    A seguir citamos os testes obrigatórios que deverão ser feitos na amostra do doador.

    Imuno-hematológicos:

    • Tipagem sangüínea ABO (direta e reversa)

    • Tipagem sangüínea RhD (pesquisa do D fraco, quando aplicável)

    • Pesquisa de anticorpos irregulares (PAI)

    Sorológicos (para detecção das seguintes infecções/doenças):

    • Doença de Chagas

    • Hepatite B

    • Hepatite C

    • HIV/AIDS • HTLV I/II

    • Sífilis 

    Além dos testes citados, em algumas situações especiais, deve ser realizada sorologia para citomegalovírus. E, nas regiões endêmicas com transmissão de malária, deve ser realizado um exame parasitológico do sangue para esse fim.


ID
1518946
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a tipagem sanguínea exata e a prova cruzada, chegou- se à conclusão de que o cliente que se submeterá a uma transfusão de sangue é portador do sangue tipo A. Portanto, só poderá ser hemotransfundido com sangue tipo:

Alternativas

ID
1521367
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A transfusão de sangue total salva muitas vidas, e seu objetivo é repor

Alternativas

ID
1521370
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre os cuidados prévios da transfusão de sangue, está a prova cruzada que consiste em estabelecer se o sangue do

Alternativas
Comentários
  • Prova cruzada é um exame usado para testar, antes de uma transfusão sanguínea ou transplante de órgãos, se o sangue do doador é compatível com o sangue do receptor.

    A técnica que é utilizada é pegar o soro do receptor e colocar junto com linfócitos do doador com a finalidade de não ocorrer uma rejeição da parte do receptor, pois o paciente poderá ter em seu organismo anticorpos contra os antígenos expressados na superfície das células do doador, podendo consequentemente causar rejeição.

    Alternativa D.


ID
1553341
Banca
ASSCONPP
Órgão
Prefeitura de Xaxim - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Os sintomas mais comuns são os sangramentos prolongados. Esses sangramentos podem ser externos, como quando ocorrem cortes na pele, ou internos, quando o sangramento ocorre dentro das articulações, dentro dos músculos ou em outras partes internas do corpo. Estamos falando do(a):

Alternativas
Comentários
  • Hemofilia é uma doença hereditária que se caracteriza pelo retardo no tempo de coagulação. Deficiência no fator VIII de coagulação.

    Gabarit:  C

  • Jurava que era diabete

ID
1580191
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Wong (2006), a anemia falciforme é um grupo de doenças coletivamente denominadas hemoglobinopatias, nas quais a hemoglobina adulta normal está parcialmente ou completamente substituída pela hemoglobina anormal falcêmica. Sobre a anemia falciforme é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito> Letra E.

    A- Recomenda-se a esplenectomia como tratamento de rotina para crianças com sequestro esplênico recorrente.

    (As transfusões com concentrado de hemácias são recomendadas para o tratamento do sequestro esplênico e choque e usadas em pré-operatório acompanhadas da manutenção da hidratação IV para a maioria dos procedimentos cirúrgicos em criança com doença falciforme....Em crianças com sequestro esplênico com risco recorrente de vida, a esplenectomia pode ser uma medida para salvar a vida. Entretanto, o baço usualmente atrofia sozinho por intermédio de mudanças fibróticas progressivas)

    B- Recomenda-se o uso de meperidina (petidina) para o tratamento da dor vaso-oclusiva.

    (A meperidina (Demerol®) não é recomendada. A normeperidina, um metabólito da meperidina, é um estimulante do sistema nervoso central (SNC) que produz ansiedade, tremores, mioclonia e convulsões generalizadas quando se acumula com dosagens repetidas.)

    C- O problema mais frequente em portadores de anemia falciforme é o priapismo doloroso.

    (Crise vaso oclusiva)

    D- O tratamento clínico envolve a reposição de sangue para tratar a anemia e hidratação para aumentar a viscosidade do sangue afoiçado.

    (A hemotransfusão é um método rápido e bem-sucedido de redução do número de células falciformes circulantes e, por isso, diminui o círculo vicioso da hipóxia,trombose, isquemia tecidual e lesão)

    Fonte: WONG: paginas 2241 e 2242.


ID
1580197
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Herlon (2008), em relação à neutropenia febril, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 500 mm3


ID
1717699
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após o parto de uma gestante RH negativo (com parceiro RH positivo), constatou-se que o recém-nascido é RH positivo.

Essa paciente deve ser sensibilizada com imunoglobulina até

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com o CAB nº 32 Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco.Brasília-DF.2012

     

     

    6.3.12 Doença hemolítica perinatal

     

    A doença hemolítica perinatal (DHP) caracteriza-se pela hemólise fetal, com suas múltiplas e graves repercussões sobre a vitalidade do feto. É decorrente da incompatibilidade sanguínea materno-fetal, em que anticorpos maternos atravessam a barreira placentária e agem contra antígenos eritrocitários fetais. Ocorre, neste caso, uma reação antígeno-anticorpo que promove a hemólise eritrocitária. Isso representa, em maior ou menor grau, o principal determinante das diversas manifestações clínicas da doença (anemia, hipóxia).

     

    De modo geral:

     

    Todas as mulheres com Rh negativo não sensibilizadas (Coombs indireto negativo) devem receber 300mcg de imunoglobulina anti-D nas primeiras 72 horas após o parto de um recém nascido com Rh positivo e Coombs direto negativo.

     

    Também deve ser indicada imunoglobulina, dentro de 72 horas, após abortamento, gestação ectópica, gestação molar, sangramento vaginal ou após procedimentos invasivos (amniocentese, biópsia de vilo corial, cordocentese) quando o pai é Rh+ e a mãe é Rh-.


ID
1726921
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a anemia, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A Talassemia é uma desordem hereditária (transmitida de pais para filhos) e que comumente produz anemia (a anemia é um sinal / sintoma comum a várias desordens do corpo humano). Portanto, não é contagiosa, e sim provocada por uma falha genética, a qual leva a uma malformação da Hemoglobina. A Hemoglobina é a proteína encontrada nas hemácias (ou células vermelhas) do sangue, sendo a responsável pelo transporte do Oxigênio a todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano.

    Cada hemácia circulante possui cerca de 300 milhões de moléculas de Hemoglobina. Cada uma destas moléculas, em seu estado normal, é formada por duas cadeias α (alfa) conectadas a duas cadeias β (beta) de globina(α2β2). As Talassemias são caracterizadas como defeitos no processo de sua produção ou Eritropoiese (do gr. Grego erytra = vermelho + poeisis = producção).

    http://www.abrasta.org.br/definicao-talassemia

  • Talassemias são hemoglobinopatias quantitativas, hereditárias, genéticas, decorrentes de mutações nos genes das globinas (alfa ou beta na maioria dos casos), que promovem redução ou ausência de síntese de uma ou mais das cadeias de globina, formadoras da hemoglobina. O resultado dessas alterações moleculares ocasiona desequilíbrio na produção das cadeias tendo como maior consequencia a eritropoese ineficaz. Apresentam uma enorme variedade de manifestações clínicas e laboratoriais, de acordo com a cadeia afetada e com o grau de desequilíbrio na produção quantitativa. São classificadas, de acordo com a cadeia polipeptídica afetada; as mais frequentes são as talassemias do tipo alfa e do tipo beta.

    Também são descritas as talassemias do tipo delta-beta, delta e gama-del-ta-beta, porém são muito raros estes tipos de talassemia


ID
1726939
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à coleta de sangue de doador, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Portaria 158/2016 - Art. 38. O doador de sangue ou componentes deverá ter idade entre 16 (dezesseis) anos completos e 69 (sessenta e nove) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

    § 1º Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar.

    § 5º O limite para a primeira doação será de 60 (sessenta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

    Art. 39. Para ser selecionado para doação, o candidato deve ter, no mínimo, peso de 50 kg (cinquenta quilogramas).

  • Art. 38. O doador de sangue ou componentes deverá ter idade entre 16 (dezesseis) anos completos e 69 (sessenta e nove) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

  • Questão está desatualizada de acordo com a nova portaria n° 158/2016.

  • Durante a DOAÇÃO POR AFÉRESE o sangue é retirado do braço do doador, passa por um kit estéril e descartável, instalado em um equipamento separador de células, através de uma centrifugação. O sangue não entra em contato com a máquina. O componente desejado é drenado para uma bolsa de coleta e os demais componentes vão retornando continuamente ao doador. Na PLAQUETAFÉRESE somente as plaquetas são separadas e coletadas do doador.


ID
1831783
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente de 25 anos é internada na Unidade de Clínica Médica e a enfermeira de plantão, ao iniciar o exame físico de admissão, observa:

- Av. neurológica: sem alterações, ECGw: 15; - Pele e anexos: íntegros com moderada palidez cutânea;

- Mucosas descoradas: +++/4+;

- Sem edemas, pulsos palpáveis;

- SSVV: FC: 110 bpm; FR: 22 irpm; PA: 120X70 mmHg.

Com base nesses dados adicionais, espera-se quais alterações nos exames laboratoriais?

Alternativas

ID
1831795
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o sistema ABO para as transfusões sanguíneas, os antígenos ABO estão presentes no seguinte componente do sangue:

Alternativas
Comentários
  • As substâncias ABO presentes nas membranas da hemácias são carboidratos ligados a proteínas ou lipídeos (glicoproteínas e glicolipídeos).

    Livro Fundamentos da imuno-hematologia eritrocitária  da Ana Lúcia Girello

    Gab: A

  • Antígeno - hemácias

    Anticorpo - Plasma

  • A pergunta está errada kkk Não existe antígeno O! As hemácias do grupo O não apresentam antígenos de superfície!


ID
1831813
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente de 35 anos, 43º DIH – Pancitopenia a/e, comunicativa, deambulando. Alimentação nula às refeições, perda ponderal de 5 quilos em 5 dias, IMC: 20. Refere não conseguir alimentar-se devido a úlceras e sangramento na boca desde um tratamento dentário. Ao exame físico da boca: mucosa hidratada, corada, apresentado ressecamento importante de lábios com fissuras em lábio inferior; apresenta sangramento gengival ativo; gengivas retraídas, edemaciadas e hiperemiadas. Eliminações fisiológicas: 2 episódios de fezes líquidas com presença de sangramento ativo. Diurese: hematúria, 2.100ml/24hs. Exames laboratoriais, coletados após 2 horas de infusão de Hemocomponentes: 2U Concentrados de Glóbulos vermelhos; 07 U Plaquetas: Hb: 10.2g/dl; Ht: 40%; Plaquetas: 1000 mm3. A partir do raciocínio sobre o mecanismo de coagulação, o sangramento que a paciente está apresentando deve- se prioritariamente à

Alternativas
Comentários
  • Primeira fase: a hemostase primária. Em caso de ferida numa parede vascular, o próprio vaso sanguíneo contrai-se de maneira reflexa para reduzir a quantidade de sangue que chega à lesão. De imediato, as plaquetas que circulam na zona, atraídas pelas substâncias segregadas pelos tecidos dos vasos afectados, dirigem-se para a lesão, fixam-se nas suas extremidades e unem-se entre si, segregando outras substâncias químicas que atraem mais plaquetas para se acumularem na zona. Este processo, conhecido como agregação plaquetária, provoca a formação de uma massa de plaquetas unidas entre si e tecido circundante - o trombo plaquetário. Este "obstáculo" consegue travar a hemorragia, mas como é frágil pode desunir-se com alguma facilidade.


ID
1858894
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A imunoglobulina Rhogan promove a suspensão da sensibilidade produzida pelo organismo da mãe, desenvolvida ao entrar em contato com o sangue do feto. Sobre o recebimento da imunoglobulina Rhogan para evitar a eritroblastose fetal (doença hemolítica por incompatibilidade Rh ou doença hemolítica do recém-nascido), que acontece quando o sangue de um feto sofre hemólise pelos anticorpos do sangue da mãe, analise. 

I. Mãe Rh positivo e recém-nascido Rh positivo.

II. Mãe Rh positivo e recém-nascido Rh negativo.

III. Mãe Rh negativo e recém-nascido Rh positivo.

IV. Mãe Rh negativo e recém-nascido Rh negativo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)  

Alternativas

ID
1877899
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a assertiva correta no que se trata de tipagem sanguínea:

Alternativas
Comentários
  • A e B- ERRADA - A tipagem ABO é definida através das provas direta e reversa. Na prova direta pesquisa-se os 
    antígenos do sistema ABO que estão presentes nas hemácias do indivíduo, enquanto que, na 
    prova reversa procura-se determinar os anticorpos do sistema ABO que estão presentes no soro 
    ou no plasma do indivíduo. 

     

     


ID
1905316
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Transfusão sanguínea consiste em um evento irreversível que acarreta riscos potenciais ao receptor. Esses riscos constituem as reações transfusionais que podem ocorrer durante ou após a administração da transfusão. Assinale a alternativa correta acerca dos sinais e sintomas, conduta clínica e prevenção das principais reações transfusionais imediatas.

Alternativas

ID
1906969
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A transfusão de sangue refere-se à necessidade de introduzir, diretamente no sistema circulatório, sangue total ou derivados de sangue (papa de hemácias, plasma, plaquetas) em um cliente. Assinale a alternativa que apresenta sintomas de complicações na transfusão sanguínea.

Alternativas

ID
1907692
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.

“Os produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processo físico (centrifugação, congelamento) são denominados de ______________. Já os produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do plasma por processo físico-químico são denominados de _____________.”

Alternativas
Comentários
  • Hemocomponentes e hemoderivados são produtos distintos. Os produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos (centrifugação, congelamento) são denominados hemocomponentes. Já os produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do plasma por processos físico‑químicos são denominados hemoderivados


ID
1907743
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do tema transfusão sanguínea, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Deve sim inspecionar a bolsa, porém a posição de fowler pode fazer uma sobrecarga no paciente, a posição mais indicada e decúbito dorsal.

    B) GABARITO.

    C) A primeira medido e interromper a transfusão.

    D) São sinais da anafilaxia menos a oliguria e ictericia.

    E) Tipagem sanguínea.


ID
1923259
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O termo anemia traduz um estado em que a concentração de hemoglobina se encontra abaixo dos limites normais. São manifestações clínicas da “síndrome anêmica”, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Osteomalacia é o enfraquecimento e desmineralização de ossos maduros, geralmente devido a uma deficiência de vitamina D e cálcio (na criança essa mesma situação causa raquitismo).


ID
1923265
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A imunohematologia é o termo utilizado para definir o estudo e classificação dos grupos sanguíneos através de reações imunológicas. Sobre o Sistema ABO, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa incorreta letra C.

    Corrigindo: Tipo AB possui aglutinógenos (antígenos) A e B nas hemácias e não possuem anticorpos no plasma. 


ID
1923271
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atualmente, sabemos que a anemia falciforme é uma doença genética da hemoglobina. A hemoglobina S possui uma tendência a se polimerizar quando desligada do oxigênio e despolimerizar-se quando na forma ligada ao oxigênio. Esses polímeros de hemoglobina transformam a hemácia semelhante a uma foice. Em casos de hemoglobinopatia S, assinale a alternativa INCORRETA, sobre os achados laboratoriais:

Alternativas
Comentários

ID
1927768
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
TBG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Doença incapacitante, mais comum em pessoas da raça negra, cujos sinais e sintomas incluem icterícia, alargamento dos ossos faciais e cranianos, taquicardia, sopros cardíacos e cardiomegalia, tendo como característica mais importante a dor de forte intensidade, principalmente, nas articulações. Esta sintomatologia refere-se à seguinte doença:

Alternativas
Comentários

ID
1954033
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São anemias do tipo Normocítica, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO DAS ANEMIAS

    Morfológica

    Baseia-se nos dados fornecidos pelos índices hematimétrico e não dá ideia da causa da anemia, mas do aspecto morfológico das hemácias. A partir disso, temos:
    I. Anemia hipocrômica microcítica - VCM, HCM e CHCM diminuídos
    · Anemia por deficiência de ferro ou
    Anemia por alterações no metabolismo do ferro (anemia sideroblástica)
    · Alterações na síntese de hemoglobina: talassemias
    · Anemia de doença crônica
    II. Anemia normocítica normocrômica - VCM, HCM e CHCM normais 
    · Anemia por diminuição de produção: anemia aplástica
    · Anemia de doença crônica
    · Anemia secundária à insuficiência renal crônica
    · Anemias hemolíticas
    III. Anemia normocrômica macrocítica - VCM aumentado, HCM e CHCM normais
    · Anemias megaloblásticas (deficiência de folato e/ou vitamina B12)
    · Anemia secundária à doença hepática
    · Anemia secundária ao hipotiroidismo
    · Anemias hemolíticas 

    http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4075

  • Letra C - A anemia sideroblástica é uma anemia hipocrômica microcítica e não normocítica.

    .

    I. Anemia hipocrômica microcítica - VCM, HCM e CHCM diminuídos
    - Anemia por deficiência de ferro ou
    - Anemia por alterações no metabolismo do ferro (anemia sideroblástica)
    - Alterações na síntese de hemoglobina: talassemias
    - Anemia de doença crônica

  • No início, as hemácias apresentam tamanho e cor normais (hemácias normocíticas normocrômicas). Com a piora da anemia, ficam pequenas (microcíticas) e pálidas (hipocrômicas). Volume médio das hemácias (VGM) – Pode diminuir. Quantidade média de hemoglobina por hemácia (HGM) – Pode diminuir.

    No caso da anemia sideroblástica congênita, corresponde a uma alteração genética hereditária, ligada ao cromossomo X, que devido a mutações promove alterações no metabolismo mitocondrial, resultando no desenvolvimento desse tipo de anemia.


ID
1964323
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Contagem de plaquetas abaixo de 20.000/mm³, equimoses, menstruação intensa e petéquias em membros e tronco são características de

Alternativas
Comentários
  • GAB correto D


ID
1977439
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA. São complicações tardias das transfusões de sangue e componentes:

Alternativas

ID
1992676
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A reação transfusional advém de uma reação antígeno-anticorpo importante e pode resultar de uma transfusão única ou maciça de sangue ou produtos sanguíneos. Assinale uma medida a ser tomada neste caso.

Alternativas

ID
1992817
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os distúrbios do sangue, correlacione:

1- Anemia falciforme

2- Trombocitopenia


( ) Apresenta eritrócitos em forma de foice.

( ) É caracterizada pela deficiência no número de plaquetas circulantes.

( ) Tem como sinais e sintomas sangramento anormal, indisposição e fadiga.

( ) Tem como sinais e sintomas ossos doloridos, úlceras de perna, icterícia, palidez e fadiga crônica.

Alternativas

ID
1993912
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Observe:

Com relação à tipagem sanguinea,

I) o sangue do doador deve ser compatível com o do receptor.

II) a tipagem Rh determina se o fator Rh está presente ou ausente no sangue.

III) a tipagem sanguínea exata e a prova cruzada são essenciais, principalmente nos casos de transfusões de sangue.

Estão corretas

Alternativas

ID
1993933
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito de hemoterapia, analise as afirmativas abaixo observando se são F (falsas) ou V (verdadeiras) e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O concentrado de hemáceas tem validade por mais de 30 dias.

( ) O plasma fresco congelado tem validade de 12 meses.

( ) O crioprecipitado é rico em fatores de coagulação.

Alternativas

ID
1993942
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto às complicações transfusionais, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

1 – Reação Aguda

2 – Reação Tardia


( ) embolia aérea

( ) hemossiderose

( ) edema pulmonar agudo

( ) reação hemolítica imune

( ) reação enxerto x hospedeiro

Alternativas
Comentários
  • a questão fala em evitar a desmobilização

  • Ótimo comentário!

    Em verdade, a administração de materiais deve fomentar/aumentar/favorecer a desmobilização de estoques por meio do Giro de Estoques. Isso porque estoque imobilizado representa Custo de Capital, ou seja, juros perdidos em aplicações financeiras.

  • Ótimo comentário!

    Em verdade, a administração de materiais deve fomentar/aumentar/favorecer a desmobilização de estoques por meio do Giro de Estoque. Isso porque estoque imobilizado representa Custo de Capital, ou seja, juros perdidos em aplicações financeiras.


ID
2006050
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo através do qual plaquetas, plasma e fatores de coagulação interagem para controlar o sangramento é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Hemostasia - Letra B.

    Pode ser dividida em:

    Primária - Onde ocorre a vasoconstricção local, adesão e agregação plaquetária, formando um tampão plaquetário inicial;

    Secundária - Compreende uma série de reações em cascata cujo resultado final é a formação de um coágulo estável;

    Fibrinólise - Fase onde o coágulo estável é dissolvido através da ação de uma enzima proteolítica, restaurando o fluxo sanguíneo.

    Bons estudos!


ID
2006095
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Distúrbio hemorrágico hereditário que resulta da falta de fatores de coagulação específicos”.

O texto acima refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Deficiência de fator VII e XI da coagulação. Distúrbio predominante no sexo masculino devido associação ao fator X.

ID
2006110
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“O sangue do doador deve ser compatível com o do receptor ou o resultado pode ser fatal.” O grupo sanguíneo tipo AB é compatível somente com grupo sanguíneo tipo

Alternativas

ID
2038492
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Araújo (2012), a Síndrome de HELLP é caracterizada por:

Alternativas

ID
2038564
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Woods (2005) a síndrome patológica que resulta na formação indiscriminada de coágulos de fibrina por toda ou pela maior parte da microvasculatura, resultando em sangramento difuso, indicativo de consumo de fatores de coagulação e plaquetas é chamada de:

Alternativas

ID
2048608
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos tipos de anemia, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • GAB correto B

  • "anemia megaloblástica ----- é uma condição causada pela redução no número de glóbulos vermelhos normais, que se tornam grandes, imaturos e disfuncionais na medula óssea".

    "Anemia ferropriva

    É um dos tipos mais comuns de anemia, que é causado pela baixo consumo de alimentos com ferro, como carne vermelha, ovo ou espinafre. No entanto, este tipo de anemia também pode surgir após uma hemorragia ou menstruação severa, devido à perda de ferro pelo sangue".

    'anemia aplásica se manifesta de acordo com o grau dos danos causados à medula óssea, que é a responsável pela produção de novas células sanguíneas no nosso corpo.

      Condição rara em que o organismo deixa de produzir uma quantidade suficiente de células sanguíneas novas.

    continue a nadar...


ID
2058340
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O grupo sanguíneo ABO foi o primeiro a ser descoberto em 1900 por Karl Landsteiner e até hoje é o mais importante grupo sanguíneo na prática transfusional. Com relação ao grupo sanguíneo ABO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os Antígenos A e B não estão presentes apenas em eritrócitos, podendo ser encontrado também nas secreções de indivíduos chamados secretores. Esses indivíduos (cerca de 80% da população caucasiana é secretora) possuem caráter dominante para um gene (gene secretor FUT2) cujo produto transfere um resíduo de fucose para glicoproteínas, gerando o antígeno H das secreções. O indívuo que possui as glicosiltransferases A e/ou B então poderá adicionar N-acetilgalactosamina ou galactose, respectivamente, no antígeno H, formando os antígenos A e B das secreções.

    Os antígenos eritrocitários são produto da ação das glicosiltransferases sobre o antígeno H dos eritrócitos, que é produzido graças ao gene H (FUT1) cujo produto catalisa a transferência de um resíduo de fucose a glicolipídios nas membranas eritrocitárias. Esses são os conhecidos antígenos A e B do sistema sanguíneo ABO. Lembrando que indívuos homozigotos para o alelo O não produzem nenhuma glicosiltransferase.

  • GABARITO. D

    VOU COMENTAR PRA MEU/NOSSO APRENDIZADO.

    B. Os antígenos A e B são proteínas sintetizadas pelos eritrócitos sob a ação de uma série de reações enzimáticas catalizadas pelos denominados glicosiltransferases.

    Os genes A e B (codominantes) condicionam a produção dos antígenos A e B pela adição de carboidratos ao antígeno H. Sua ausência (gene recessivo O) condiciona a não adição de carboidratos a esta substância base. É só a gente lembrar que é devido à genética de nossos pais que apresentamos certo tipo sanguíneo, só sou A porque tenho gene A para produzir o antígeno A.

    C. Os anticorpos anti-A e anti-B aparecem devido a uma estimulação imunológica de transfusão ou gestação. É genético, se sou A tenho naturalmente anti-B, se sou B tenho naturalmente anti-A. Podemos até produzir anticorpos contra outros tipos sanguíneos, como ex, contra a fator Rh, se formos Rh negativo e tivermos contato com Rh positivo.

    *Indivíduos do grupo O (doador universal) não possuem nenhum dos dois antígenos, portanto possuem anticorpos anti-A e anti-B. Podem receber apenas sangue do grupo O, mas podem doar para todos os grupos.

    *Indivíduos do grupo A possuem apenas o antígeno A, e portanto apresentam os anticorpos anti-B. Podem receber sangue dos grupos O e A, e doar para os grupos A e AB.

    *Indivíduos do grupo B possuem apenas o antígeno B, e portanto apresentam os anticorpos anti-A. Podem receber sangue dos grupos O e B, e doar para os grupos B e AB.

    *Indivíduos do grupo AB (receptor universal) possuem ambos os antígenos, e nenhum anticorpo. Podem receber sangue de qualquer grupo, mas doam apenas para o grupo AB.

    ***Da combinação entre o Sistema AB0 e do Fator Rh, podemos encontrar os chamados doadores universais (O negativo) e receptores universais (AB positivo).


ID
2058349
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao sistema Rh podemos afirmar:

I. RhD “normal”: possui todos os epítopos, previstos inicialmente como nove, mas estudos atuais demonstraram 37 epítopos já descritos até o momento.

II. RhD fraco: Fraca Expressão de RhD e são causados pela substituição de aminoácidos nas porções transmembranas e intracelulares da proteína RhD devido a uma única mutação missense no gene RHD.

III. D parciais: São caracterizados pela ausência de um ou mais epítopos originais do antígeno D que foram substituídos para outra(s) sequência(s) de aminoácidos. Essas trocas foram promovidas por mutações de ponto missenses no gene RHD ou rearranjos gênicos entre RHD e RHCE, alterando qualitativamente a proteína RhD na porção extracelular.

IV. Os indivíduos que expressam o antígeno D fraco e os indivíduos D parciais devem ser considerados fenotipicamente Rh(D)negativo, e não poderão receber transfusões de hemácias contendo antígeno Rh(D) sob risco de produzirem anti-D.

Alternativas

ID
2058367
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os epítopos do sistema ABO são resíduos terminais encontrados nos hidratos de carbono presentes na superfície das células e nas secreções que são biossintetizadas por glicosiltransferases específicas codificadas no locus ABO. A heterogeneidade fenotípica do sistema sanguíneo ABO é devido à diferença estrutural do gene das glicosiltransferases, que são responsáveis pela transferência dos resíduos específicos de açúcar ao substrato H, e os convertem ao antígeno A ou B. Indique a alternativa que apresenta o açúcar imunodominante em indivíduos do grupo sanguíneo B.

Alternativas
Comentários
  • A transferase A adiciona o açúcar N acetil galactosamina e produz o antígeno A e a

    transferase B adiciona a galactose e produz o antígeno B

  • N-acetilgalactosamina --> A

    D-galactose --> B

    L-Fucose --> H


ID
2068897
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A segunda via de escolha para a realização da "exsangüino-transfusão" é denominada veia

Alternativas

ID
2073901
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O paciente H.B.S. fez cirurgia de ressecção de Tumor (RTU) de próstata e bexiga em 23 de janeiro. Está em segundo dia de pós-operatório, com sonda vesical de demora e irrigação contínua, sendo que vem apresentando muitos coágulos e sangue no débito urinário. Foi avaliado por seu médico, que lhe prescreveu três bolsas de plaquetas. Em relação à hemotransfusão, nesse caso, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2087089
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de doenças crônicas, como Anemia Falciforme e Talassemia é realizado por meio do

Alternativas
Comentários
  • Em recém-nascidos com hemoglobinopatias, principalmente aqueles que envolvem a cadeia beta da globina, os testes de triagem só encontrarão traços da hemoglobina variante, sendo o perfil hemoglobínico característico obtido somente após o sexto mês de vida.

    A partir do sexto mês, o recém-nascido começa a sofrer com a falta de oxigênio, com manifestações clínicas de anemia, devido aos defeitos genéticos das moléculas de hemoglobina.


ID
2087092
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a hemofilia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado visto q hemofilia é uma doença ligada ao cromossomo X portanto podendo ser passado tanto pelo pai quanto pela mãe. Outro detalhe, o indivíduo não passa um par de cromossomos para o o filho e sim um dos pares.
  • Dbil Cortez concordo com você além disso a mãe tem maiores chances de passar um gene defeituoso porém o pai tbm têm chances, só que se o pai passa o cromossomo x com o gene defeituso a chance de uma mulher (XX) ter hemofilia é bem pequena logo a banca quis usar dessa informação como base para essa questão.

  • Concordo com o Dbil e com o Lucas, mas mesmo tentando entender o raciocínio da banca, a questão continua errada. Pois genitores só passam cada um, um alelo. E não os dois como fala na questão.
  • questão erradissima...


ID
2087095
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anemia falciforme grave tem uma característica em comum com a talassemia grave ou homozigótica. Qual é esta característica e quem transmite este defeito genético?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

  • Alternativa E:

    A anemia falciforme é um tipo de anemia transmitida por genes dos pais para os filhos e, em consequência dessa alteração genética, ocorre a produção da hemoglobina S, responsável pelo quadro clínico da anemia falciforme.

    A forma HbS da hemoglobina vem de "Sickle", ou seja "foice", que sob determinadas condições de desoxigenação, sofrem deformação,assumindo uma forma semelhante a foice.

    Portanto, o portador de anemia falciforme é o paciente que apresenta o gene da hemoglobina S (HbS) em homozigose, herdados do pai e da mãe, em uma herança do tipo autossômica recessiva.

    Bons estudos!


ID
2087098
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quais são os dois tipos de Hemofilia existentes?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com o Ministério da Saúde.

     

    A hemofilia se apresenta por 2 tipos – A ou B –, atinge predominantemente o sexo masculino e não tem cura.

     

    Hemofilia A – deficiência no fator VIII;

    Hemofilia B – deficiência no fator IX.

     

    A doença, que vitimou personalidades como o cartunista Henfil e seu irmão, o sociólogo Betinho, é grave, hereditária e genética.

     

    Entre os sintomas registrados estão as hemorragias e sangramentos constantes.

     


ID
2089297
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o internamento de uma paciente de 32 anos, foi constatado que ela apresentava um quadro de anemia megaloblástica. Sobre esse quadro, é correto afirmar que é caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • A anemia megaloblástica é causada por um defeito na síntese de DNA, que afeta as células de renovação rápida, às quais se incluem os precursores hematológicos e as células do epitélio gastrointestinal. Ocorre um desequilíbrio entre crescimento e divisão celular, assim, enquanto o desenvolvimento citoplasmático é normal, a divisão celular é lenta, levando à desproporção observada entre o tamanho do núcleo e do citoplasma, a chamada dissociação núcleo-citoplasmática. Estas alterações ocorrem em todos os setores da hematopoese: eritrocítico, granulocítico e megacariocítico. A consequência dessa dissociação é a eritropoese ineficaz, com consequente destruição eritrocitária já no meio intramedular. As deficiências de folato, de vitamina B12 ou de cobalamina são as causas mais comuns e mais importantes de anemia megaloblástica.

    Logo, o quadro de anemiqa megaloblática é caracterizado por deficiência de vitamina do complexo B12 e folatos.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2010.

  • Gabarito: Letra C.

     

    As manifestações clínicas da deficiência de vitamina B12 são polimórficas, variando de estados mais brandos até condições muito severas.

     

    De uma maneira geral, é uma desordem que se manifesta por um quadro clássico caracterizado por anemia megaloblástica associada a sintomas neurológicos  com freqüente aparecimento da tríade fraqueza, glossite e parestesias.

     

    O folato ou ácido fólico é necessário para a formação e proliferação dos glóbulos vermelhos.

     

    Na anemia por deficiência de ácido fólico, os glóbulos vermelhos estão anormalmente aumentados de tamanho; no sangue são chamados de megalocitos, na medula óssea megaloblastos e, consequentemente, o quadro anémico é conhecido como anemia megaloblástica.

  • - A anemia falciforme, também chamada de drepanocitose ou siclemia é uma doença hematológica (do sangue), hereditária, que causa destruição crônica das células vermelhas (as hemácias, ou eritrócitos) do sangue é muito comum em pessoas da raça negra. Para se obter um caso completamente desenvolvido de anemia falciforme, um gene para a doença deve ser herdado de ambos os pais. Quando uma pessoa herda só um gene da anemia falciforme, de um pai por exemplo, é dito que a pessoa tem um “traço” da doença ao invés de ter anemia falciforme verdadeira. As pessoas com “traços” de anemia falciforme normalmente não têm nenhum sintoma da doença, mas elas podem passar o gene para seus filhos.

     

    - A anemia perniciosa é uma doença em que o corpo não produz quantidade suficiente de uma substância chamada “fator intrínseco”. É uma proteína produzida por células da parede do estômago que se liga à vitamina B12, permitindo sua absorção pelo intestino delgado. A vitamina B12 é importante para a produção de hemácias. Sem fator intrínseco, o corpo não pode absorver essa vitamina da dieta, o que prejudica a formação de hemácias e resulta em anemia.

    - O ácido fólico é outra vitamina do complexo B, e sua deficiência também provoca anemia. O ácido fólico (ou folato) é encontrado em muitos alimentos, especialmente vegetais com folhas verdes.

    - As anemias resultantes de deficiência de vitamina B12 ou de folato são chamadas anemias macrocíticas ou anemias megaloblásticas, porque as hemácias são maiores que as normais. A falta dessas vitaminas prejudica o desenvolvimento e a divisão dos precursores das hemácias, produzindo hemácias grandes e anemia.

     

    - A anemia aplástica é uma doença em que há diminuição de todos os tipos de células produzidas na medula óssea. Em condições normais, a medula óssea produz hemácias, leucócitos e plaquetas em número suficiente para as funções do corpo. Cada tipo de célula passa para a corrente sanguínea, circula e morre depois de um determinado tempo. Por exemplo, a vida normal das hemácias é de cerca de 120 dias. Se a medula óssea não for capaz de produzir células suficientes para repor as que morrem, ocorrem diversos sintomas, incluindo os de anemia.

     

    Letra C

    Fonte: https://labtestsonline.org.br/conditions/anemia

    https://www.infoescola.com/doencas/anemia-falciforme/


ID
2109646
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“A anemia pode ser determinada por diversos fatores. Cerca de 50% dos casos acontecem em função da deficiência de ferro, (...).”
(Ministério da Saúde, 2013.)

Sobre as causas, os fatores predisponentes e as consequências da anemia por deficiência de ferro na gestação e nos primeiros anos de vida, analise as afirmativas a seguir. 

I. Uma das suas consequências é o aumento da mortalidade materna e infantil.
II. A alimentação inadequada e o não uso de suplemento de ferro profilático são os únicos determinantes deste problema nas gestantes.
III. O clampeamento precoce do cordão umbilical é uma das suas causas ao nascimento.
IV. Uma das consequências deste tipo de anemia é a alteração na resposta imunológica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com o artigo O CLAMPEAMENTO TARDIO DO CORDÃO UMBILICAL REDUZ A ANEMIA INFANTIL.

     

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o clampeamento tardio do cordão umbilical

     

    O clampeamento tardio do cordão umbilical (realizado 1 a 3 minutos após o nascimento) é recomendado para todos os nascimentos, iniciando simultaneamente os cuidados essenciais ao recém-nascido.

     

    É sugerido que o clampeamento tardio do cordão umbilical fornece até 75 mg de ferro (um suprimento de 3,5 meses) nos primeiros 6 meses de vida do bebê e que o maior benefício é constatado em crianças nascidas a termo de mães com deficiência de ferro e em bebês com pesos ao nascimento inferiores a 3.000 gramas.


ID
2111671
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Matão e Lima (2010), as anemias podem ser classificadas, quanto à etiologia, em :

Alternativas
Comentários
  • ANEMIAS

    APLÁSTICA = diminuição da produção de células sanguíneas

    FALCIFORME = hemácias em forma de foice

    FERROPRIVA = deficiência de ferro

    HEMOLÍTICA = produção de anticorpos contra as hemácias

    PERNICIOSA = deficiência de B12

  • Na realidade perniciosa é aqueja cuja ha falta do fator intrinseco .

    Megablastica é falta de folato e B12


ID
2113018
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A transfusão de sangue e hemoderivados é um evento irreversível que acarreta benefícios e riscos potenciais ao receptor. Apesar da indicação precisa e da administração correta, reações às transfusões podem ocorrer. É reação transfusional imediata:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com o Guia para o uso de Hemocomponentes.Brasília – DF.2010

     

    a) reação transfusional imediata.

    b) reação transfusional tardia.

    c) reação transfusional tardia.

    d) reação transfusional tardia.

     

  • É reação transfusional imediata:

    (CORRETA) a) reação febril não hemolítica (RFNH). Assim como por exemplo: reação hemolítica aguda (rha); reação alérgica (leve, moderada, grave); TRALI (Transfusion Related Lung Injury) (reação transfusional imediata).

    b) reação enxerto versus hospedeiro. (reação transfusional tardia).

    c) aloimunização eritrocitária. (reação transfusional tardia).

    d) hemossiderose. (reação transfusional tardia).


ID
2113021
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na etapa pré-transfusional, é realizada a coleta de amostras para exames, utilizando-se dois tubos, um deles com EDTA, para a tipagem sanguínea e outro, sem anticoagulante, para os testes pré-transfusionais. Este é um momento crítico em que a ocorrência de erros pode comprometer todo o processo transfusional e provocar sérios danos ao receptor. Sobre os testes pré-transfusionais, escreva V para verdadeiro e F para falso sobre o que se afirma nos itens abaixo e assinale a alternativa correta que preenche corretamente os parênteses de cima para baixo.
( ) Os tubos devem ser identificados imediatamente após a coleta das amostras, ainda ao lado do paciente, com etiquetas manuscritas ou impressas, preferencialmente com código de barras, quando houver tecnologia disponível. Essas etiquetas devem conter pelo menos dois dados diferentes de identificação (ex.: nome completo e registro), ser legíveis, sem abreviaturas e resistentes à umidade, uma vez que as amostras poderão ficar conservadas em geladeira. Nas etiquetas ainda devem constar a data, a hora da coleta (as amostras têm validade de 48 horas) e a identificação de quem as coletou.
( ) Para se realizar a coleta, devem ser utilizados equipamentos de proteção individual (EPI) – avental, luvas e protetor facial que devem ser descartados, respeitando-se as normas de biossegurança.
( ) Os hemocomponentes só devem ser transfundidos após a conclusão desses testes pré-transfusionais. Contudo, existem situações em que o tempo necessário para isso pode colocar em risco a vida do paciente. Nessas situações, permite-se a liberação do hemocomponente para transfusão com a autorização do médico antes da conclusão do teste.
( ) As amostras devem ser encaminhadas ao laboratório acondicionadas em suporte que possibilite a visualização dos tubos e estar devidamente identificadas com o símbolo de risco biológico.

Alternativas
Comentários
  • protetor facial?

  • Os tubos devem ser identificados imediatamente após a coleta das amostras, ainda ao lado do paciente, com etiquetas manuscritas ou impressas, preferentemente com código de barras, quando houver tecnologia disponível. Essas etiquetas devem conter pelo menos dois dados diferentes de identificação (ex.: nome completo e registro), serem legíveis, sem abreviaturas e resistentes à umidade, uma vez que as amostras poderão ficar conservadas em geladeira. Nas etiquetas ainda deve constar a data e a hora da coleta (as amostras têm validade de 72 horas) e a identificação de quem coletou. A primeira afirmativa é falsa, já que o tubo pode ser conservado em geladeira por 72 horas e não apenas 48 horas.

    Devem ser criados registros que permitam a rastreabilidade e a identificação do profissional que realizou a coleta das amostras, de preferência, no prontuário do paciente. Para realizar a coleta, devem ser utilizados equipamentos de proteção individual (EPI) – avental, luvas e protetor facial que devem ser descartados, respeitando-se as normas de biossegurança. Segunda afirmativa é verdadeira.

    Os hemocomponentes só devem ser transfundidos após a conclusão dos testes pré-transfusionais. Contudo, existem situações em que o tempo necessário para isso pode colocar em risco a vida do paciente: são as chamadas transfusões de emergência. Nesses casos, permite-se a liberação do hemocomponente para transfusão com a autorização do médico assistente, mediante assinatura de um termo de responsabilidade no qual ele declara estar ciente dos riscos e que os assume devido à gravidade do quadro do paciente. Terceira afirmativa é verdadeira.

    As amostras devem ser encaminhadas ao laboratório acondicionadas em suporte, dentro de recipiente rígido, fechado, impermeável, que possibilite higienização e esteja devidamente identificado com o símbolo de risco biológico. Portanto a última afirmativa é falsa.

    Gabarito do professor: Letra C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão do Trabalho na Saúde. Técnico em hemoterapia: livro texto / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. Imuno‑hematologia laboratorial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

  • NÃO CONCORDO, O QUE SE DESTACA NAS ALTERNATIVAS A E D DE ERRADO? 

    QUANTO A ALTERNATIVA B PROTETORFACIAL, DESCARTE DAS ROUPAS A CADA COLETA? 

    LETRA C LIBERAR UMA INFUSÃO SEM TESTE CONCLUIDO ?

     

    A ALTERNATIVA CORRETA SEM DÚVIAS É A LETRA (B) : V,F,F, V

  • As amostras tem validade de 72h. Devem ser encaminhadas ao laboratório acondicionadas em suporte, dentro de recipiente rígido, fechado, impermeável, que possibilite higienização e esteja devidamente identificado com o símbolo de risco biológico.

  • Professora  Anita Salvadori Randi do QC

    Gabarito do professor: Letra C
    Os tubos devem ser identificados imediatamente após a coleta das amostras, ainda ao lado do paciente, com etiquetas manuscritas ou impressas, preferentemente com código de barras, quando houver tecnologia disponível. Essas etiquetas devem conter pelo menos dois dados diferentes de identificação (ex.: nome completo e registro), serem legíveis, sem abreviaturas e resistentes à umidade, uma vez que as amostras poderão ficar conservadas em geladeira. Nas etiquetas ainda deve constar a data e a hora da coleta (as amostras têm validade de 72 horas) e a identificação de quem coletou. A primeira afirmativa é falsa, já que o tubo pode ser conservado em geladeira por 72 horas e não apenas 48 horas.

    Devem ser criados registros que permitam a rastreabilidade e a identificação do profissional que realizou a coleta das amostras, de preferência, no prontuário do paciente. Para realizar a coleta, devem ser utilizados equipamentos de proteção individual (EPI) – avental, luvas e protetor facial que devem ser descartados, respeitando-se as normas de biossegurança. Segunda afirmativa é verdadeira.

    Os hemocomponentes só devem ser transfundidos após a conclusão dos testes pré-transfusionais. Contudo, existem situações em que o tempo necessário para isso pode colocar em risco a vida do paciente: são as chamadas transfusões de emergência. Nesses casos, permite-se a liberação do hemocomponente para transfusão com a autorização do médico assistente, mediante assinatura de um termo de responsabilidade no qual ele declara estar ciente dos riscos e que os assume devido à gravidade do quadro do paciente. Terceira afirmativa é verdadeira.

    As amostras devem ser encaminhadas ao laboratório acondicionadas em suporte, dentro de recipiente rígido, fechado, impermeável, que possibilite higienização e esteja devidamente identificado com o símbolo de risco biológico. Portanto a última afirmativa é falsa.

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão do Trabalho na Saúde. Técnico em hemoterapia: livro texto / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. Imuno‑hematologia laboratorial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
     


ID
2121103
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Indivíduos hemofílicos não devem receber medicamento (s) como:

Alternativas
Comentários
  • AAS e heparina pois impedirá a coagulação e agravará o quadro.

ID
2203435
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na observação a um paciente em hemoterapia, ao suspeitar de uma reação transfusional, a enfermeira deverá adotar as seguintes condutas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Entretanto, deveria ser anulada de acordo com as normas atuais.

     

    De acordo com a Portaria 158/2016-MS:

     Art. 207:

    § 2º Em caso de reações transfusionais imediatas, serão adotadas, entre outras, as seguintes medidas:
    I - interromper a transfusão, exceto em caso de reações alérgicas leves (urticária) nas quais a transfusão do componente sanguíneo não precisa ser suspensa;

    IV - não desprezar as bolsas de componentes sanguíneos transfundidas e encaminhá-las ao serviço de hemoterapia, quando pertinente;
    V - comunicar ao médico assistente e/ou médico do serviço de hemoterapia;

     

    Além disso, o Art. 190, fala:

    § 4º Se houver alguma reação adversa o médico será comunicado imediatamente.

     

    Deve-se comunicar ao médico e não a chefe de enfermagem.


ID
2203474
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Embora uma criança portadora de anemia falciforme seja assintomática até os seis meses de idade, já no primeiro ano de vida começam os primeiros sintomas, sendo um dos quadros mais frequentes o episódio vasoclusivo. Este fenômeno invariavelmente está relacionado

Alternativas
Comentários
  • anemia falciforme é um grupo de distúrbios hereditários em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice. As células morrem prematuramente, causando uma escassez de glóbulos vermelhos saudáveis (a anemia), e podem obstruir o fluxo sanguíneo, causando dor (crise de dor).

    Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo.

    Sintomas:

    A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.

    - Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais freqüente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo. Essas crises têm duração variável e podem ocorrer várias vezes ao ano. Geralmente são associadas ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez ou desidratação;

    - Síndrome mão-pé: nas crianças pequenas as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sangüíneos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor e vermelhidão no local;

    - Infecções: as pessoas com doença falciforme têm maior propensão a infecções e, principalmente as crianças podem ter mais pneumonias e meningites. Por isso elas devem receber vacinas especiais para prevenir estas complicações. Ao primeiro sinal de febre deve-se procurar o hospital onde é feito o acompanhamento da doença. Isto certamente fará com que a infecção seja controlada com mais facilidade;

    - Úlcera (ferida) de Perna: ocorre mais freqüentemente próximo aos tornozelos, a partir da adolescência. As úlceras podem levar anos para a cicatrização completa, se não forem bem cuidadas no início do seu aparecimento. Para prevenir o aparecimento das úlceras, os pacientes devem usar meias grossas e sapatos;

    - Seqüestro do Sangue no Baço: o baço é o órgão que filtra o sangue. Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por seqüestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial.

  • A crise vaso-oclusiva (CVO) é um episódio de dor muito frequente em pacientes com doença falciforme (DF), sendo a principal causa de atendimento e internação. O primeiro episódio pode ocorrer logo aos 6 meses de idade e recorrer durante toda a vida. A crise álgica decorre da isquemia tissular resultante da obstrução do fluxo sanguíneo produzido pelas hemácias falcizadas (falciformes) levando à acidose e potencialização do processo de falcização (formação de hemácias falciformes) e isquemia. A intensidade da CVO é variável e a duração geralmente é de 4 a 6 dias podendo, no entanto, persistir por várias semanas. Pode ser desencadeada por infecção, febre, acidose, desidratação, apneia do sono, exercício físico e exposição ao frio, porém, na maioria das vezes, nenhum fator precipitante é identificado.


ID
2235178
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Se um homem de 22 anos apresentar suspeita de mononucleose infecciosa, poderá ter seu diagnóstico confirmado por meio de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com  GUIA DE BOLSO Doenças Infecciosas e Parasitárias 8ª edição revista .BRASÍLIA - DF.2010

     

     

    Mononucleose Infecciosa

     

    ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS

     

    Descrição - É uma síndrome infecciosa que acomete, principalmente, indivíduos entre 15 e 25 anos de idade.

    Essa infeccção pode ser assintomática ou apresentar-se com febre alta, odinofagia, tosse, artralgias, adenopatia cervical posterior simétrica (que pode se generalizar), esplenomegalia, hepatomegalia discreta (raramente com icterícia), erupção cutânea e comprometimento da orofaringe – sob a forma de faringo-amigdalite exudativa.

     

    Sinonímia - Angina monocítica, doença do beijo.

     

    Diagnóstico - Clínico, associado ao leucograma, que revela leucocitose com elevada linfocitose atípica. Para confirmação laboratorial, pode-se usar: testes rápidos para a detecção de anticorpos heterófilos e/ou de anticorpos específicos para o vírus Epstein-Barr.


ID
2235181
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente com anemia normocrômica macrocítica deve apresentar os índices hematimétricos da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

    Normocrômica = coloração normal. Logo, hemoglobina corpuscular média e concentração de hemoglobina corpuscular média normais

    Macrocítica = tamanho aumentado. Logo, o volume corpuscular médio estará aumentado

  • tem como voce manda o calculo de cada letra por favor?


ID
2235190
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em algumas patologias, é possível a visualização de neutrófilos não maduros durante a contagem diferencial de leucócitos. Essas células são denominadas

Alternativas
Comentários
  • c) mielócitos

  • Lembrem de leucemia mielóide


ID
2235196
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente com tipo sanguíneo B negativo necessita de transfusão sanguínea. Em relação às bolsas de sangue disponíveis no hemocentro, que pode(m) ser utilizada(s) para esse paciente, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Bolsa com sangue A positivo.

II. Bolsa com sangue B positivo.

III. Bolsa com sangue O negativo.

IV. Bolsa com sangue AB negativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

                                             Doa para                          Recebe de

    Receptor- B negativo         B + -, AB + -                        B-, O -

     

  •  Pode doar para:                                                                           Pode receber doação de:

    Sangue tipo A+  (AB+ e A+ )    ------------------------------------------>   (A+, A-, O+ e O- )

    Sangue tipo A-   (A+, A-, Ab+ e AB-)----------------------------------->   (A- e O-)

    Sangue tipo B+   (B+ e AB+)--------------------------------------------->   (B+,B-, O+ e O-)

    Sangue tipo B-    (B+, B-, AB+ e AB-)---------------------------------->   (B- e O-)  (LETRA C)

    Sangue tipo AB + (AB+ A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-) ----->   (todos)

    Sangue tipo AB- (AB+ e AB-)---------------------------------------------> (A-, B-, O- e AB-)

    Sangue tipo O+   (A+, B+, O+ e AB+)-----------------------------------> (O+ e O-)

    Sangue tipo O-    (A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- (todos)-----> ( O- )

  • B-  ----------------------------------RECEBE : B- , O-

    RESPOSTA: C

  • Uma pessoa de RH negativo (no caso da questão B-), caso receba uma transfusão de sangue RH positivo, pode não sentir absolutamente nada (no caso B+ da alternativa II). Simplesmente ficará sensibilizada para uma segunda transfusão RH positiva.

    Porém, se ela já estiver sensibilizada, poderá ter graves consequências. Por segurança, administra-se sempre a tipagem e fator com margem de erro mínima possível.

    Alternativa III, O-, Gabarito C.


ID
2236090
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 20 - Carências de Micronutrientes, em relação aos sintomas da anemia falciforme, assinalar a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários

ID
2291839
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de sangue e de hemocomponentes exige dos profissionais de saúde envolvidos o conhecimento de técnicas corretas e a capacidade de identificação de potenciais eventos adversos. Na suspeita de reação transfusional, a primeira ação a ser realizada é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos. 

     

    Art. 207. As reações transfusionais imediatas serão avaliadas e acompanhadas pelo serviço que realizou a transfusão.


    § 1º Consideram-se reações transfusionais imediatas aquelas que ocorrem até 24 (vinte e quatro) horas depois de iniciada a transfusão.


    § 2º Em caso de reações transfusionais imediatas, serão adotadas, entre outras, as seguintes medidas:


    I - interromper a transfusão, exceto em caso de reações alérgicas leves (urticária) nas quais a transfusão do componente sanguíneo não precisa ser suspensa;

     

    II - manter acesso venoso;


    III - examinar rótulos das bolsas e de todos os registros relacionados à transfusão para verificar se houve erro na identificação do paciente ou das bolsas transfundidas;


    IV - não desprezar as bolsas de componentes sanguíneos transfundidas e encaminhá-las ao serviço de hemoterapia, quando pertinente;


    V - comunicar ao médico assistente e/ou médico do serviço de hemoterapia;


    VI - informar ao comitê transfusional; e


    VII - notificar a ocorrência à autoridade sanitária competente.


ID
2300491
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O serviço de hemoterapia deve adotar mecanismos que garantam a inviolabilidade dos registros referentes à doação e à transfusão, devendo garantir sua guarda por, pelo menos,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

    Portaria 158/2016-MS:

    Art. 229. Os registros referentes à doação e à transfusão serão armazenados por, pelo menos, 20 (vinte) anos.


ID
2300497
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O candidato à doação informou, durante a entrevista com o enfermeiro, que realizou uma tatuagem há mais ou menos dois meses, mas se certificou de que o local seguia todas as normas de segurança para a realização do procedimento.
Nesse caso o profissional de saúde informou que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:Letra B.

     

      De acordo com a PORTARIA Nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016 

     

    Piercing, tatuagem ou maquiagem definitiva

     

    6 meses após realização;

    12 meses se não houver condição de avaliação da segurança do procedimento realizado;

    se na cavidade oral e/ou na região genital, devido ao risco permanente de infecção, a inaptidão é 12 meses da retirada.

     


ID
2300500
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o processo de seleção, o doador de sangue pode ser considerado apto, inapto temporário ou inapto definitivo. Em relação a essa classificação e às condições ou patologias que as caracterizam, analise as afirmativas a seguir.
I. O candidato submetido a procedimento odontológico deve ser considerado inapto por tempo variável de acordo com o procedimento e a evolução clínica.
II. O candidato que tenha feito sexo em troca de dinheiro ou de drogas é considerado inapto temporário por 12 meses.
III. O candidato com antecedentes de acidente vascular cerebral, assim como doença de Chagas, é considerado definitivamente inapto para a doação.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

    a) Correto.

    Art. 65. Quanto ao histórico de cirurgias e procedimentos invasivos, deve ser observado o disposto no Anexo II.


    § 1º O candidato submetido a cirurgia deve ser considerado inapto por tempo variável de acordo com o porte do procedimento e a evolução clínica.


    § 2º O candidato submetido a procedimento odontológico deve ser considerado inapto por tempo variável de acordo com o procedimento e a evolução clínica.


    § 3º Qualquer procedimento endoscópico leva a uma inaptidão à doação de sangue por 6 (seis) meses.

     

    b) Correto.

    Art. 64. Considerar-se-á inapto temporário por 12 (doze) meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma das situações abaixo:


    I – que tenha feito sexo em troca de dinheiro ou de drogas ou seus respectivos parceiros sexuais;

     

    c) Correto.

     

    ANEXO I
    TABELA DE TRIAGEM CLÍNICA DE DOADORES DE SANGUE - DOENÇAS


    A - PRINCIPAIS CAUSAS DE INAPTIDÃO DEFINITIVA PARA DOAÇÃO DE SANGUE

     

    Antecedentes de acidente vascular cerebral (AVC)

    Doença de Chagas

     

     


ID
2300503
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para pacientes acima de 4 meses de idade, assinale a alternativa que indica a situação para a qual é indicada uma transfusão de Concentrado de Hemácias.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com Guia para o uso de Hemocomponente.Brasília – DF.2010

     

    Quadro 8. Indicações de transfusão de CH em pacientes > 4 meses de idade

     

    Indicações


    1. Perda sanguínea aguda ≥ 15% da volemia total
    2. Hb < 8g/dL com sintomas de anemia
    3. Anemia pré-operatória significativa sem outras terapêuticas corretivas disponíveis
    4. Hb < 13g/dL e paciente com:


    • Doença pulmonar grave.
    • Oxigenação de membrana extracorpórea (ECMO).


ID
2300506
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à doação/transfusão autóloga, analise as afirmativas a seguir.
I. A doação autóloga de gestantes pode ser aceita se contar com a aprovação formal do obstetra responsável e do médico do serviço de hemoterapia.
II. O nome do doador não deve constar na etiqueta das bolsas de sangue, nem mesmo naquelas destinadas a transfusão autóloga.
III. As doações autólogas devem ser submetidas aos mesmos testes imuno‐hematológicos e sorológicos realizados nas doações alogênicas.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

    a) Correto.

    Art. 45. A gestação é motivo de inaptidão temporária para doação de sangue até 12 (doze) semanas após o parto ou abortamento.

     

    § 3º A doação autóloga de gestantes será aceita se contar com a aprovação formal do obstetra responsável e do médico do serviço de hemoterapia.

     

    b) Errada.

    Art. 71. Será garantida a identificação correta e segura do doador durante todo o processo de coleta de sangue.

     

    § 2º O nome do doador não constará na etiqueta das bolsas de sangue, com exceção daquelas destinadas à transfusão autóloga.

     

    c) Correto.

    Art. 215. As doações autólogas serão submetidas aos mesmos testes imuno-hematológicos e testes para detecção de infecções transmissíveis pelo sangue realizados nas doações alogênicas.

     

  • O que é doação autóloga?
    Este tipo de doação consiste em coletar, antes de uma cirurgia, o sangue do paciente que vai ser operado. O sangue coletado fica armazenado no HEMOCENTRO até a véspera da cirurgia. Com a doação autóloga, o paciente vai receber seu próprio sangue. Com isso não corre o risco de uma eventual contaminação numa transfusão. A liberação das bolsas de sangue somente é feita para o respectivo doador e hospital onde será realizada a cirurgia. A quantidade de bolsas a serem doadas varia de acordo com o tipo de cirurgia. Normalmente são colhidas de duas a quatro bolsas, As doações são feitas com intervalo de uma semana, com a última doação ocorrendo 3 dias antes da cirurgia. A realização das doações nesse pouco espaço de tempo não faz nenhum mal à saúde, desde que o doador autólogo receba medicamento a base de sais de ferro.

    FONTE: http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/Doacao_autologa.htm


ID
2300509
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Neutropenia e Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) são condições para as quais são indicadas, respectivamente, as seguintes terapias:

Alternativas
Comentários
  •  

    concentrado de granulócitos e plasma fresco congelado.

  • Questão desatualizada.

     

    De acordo com Guia para o uso de Hemocomponente.Brasília – DF.2010

     

    3.5 Concentrado de granulócitos ( CG )
    3.5.1 Indicações e contra-indicações

     

    Nestas situações, as transfusões profiláticas de CG podem limitar o período de neutropenia reduzindo subseqüentemente suas complicações.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

    Art. 98. O PIC é o plasma do qual foi retirado, em sistema fechado, o crioprecipitado.


    § 1º O PIC tem, a partir da data da doação, a validade de 12 (doze) meses a partir da coleta, devendo ser armazenado à temperatura de -20oC (vinte graus Celsius negativos) ou inferior.


    § 2º A Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é a única indicação clínica possível para o PIC.


ID
2300512
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As reações transfusionais podem ser classificadas em imediatas ou tardias, podendo ainda, dentro dessa classificação, serem imunes ou não imunes.
Considerando os tipos de reações e suas características, relacione os itens a seguir.
1. Reação Hemolítica Aguda (RHA)
2. Hemólise não‐ imune
3. Púrpura pós‐transfusional
4. Reação Hemolítica Tardia (RHT)
5. Reação Anafilática
( ) Essa reação resulta na formação do complexo antígeno‐ anticorpo e posterior processo de degranulação dos mastócitos e/ou outros mecanismos de hipersensibilidade;
( ) Ocorre após um período que pode variar de 24 horas até três semanas da transfusão, caracterizada pela hemólise das hemácias transfundidas devido à presença de aloanticorpos não detectados nos testes pré‐transfusionais;
( ) É uma reação grave e pode evoluir com insuficiência renal aguda por necrose tubular aguda e coagulação intravascular disseminada;
( ) O evento pode estar associado a diversas causas relacionadas à obtenção, armazenamento e preparo do produto como por exemplo lesão térmica ou mecânica das hemácias.
( ) Consiste em um episódio agudo de trombocitopenia severa que ocorre de 5 a 10 dias após uma transfusão de sangue.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C ( 5 – 4 – 1 – 2 – 3 ).

     

    5. Reação Anafilática

     Essa reação resulta na formação do complexo antígeno‐ anticorpo e posterior processo de degranulação dos mastócitos e/ou outros mecanismos de hipersensibilidade;

     

    4. Reação Hemolítica Tardia (RHT)

    Ocorre após um período que pode variar de 24 horas até três semanas da transfusão, caracterizada pela hemólise das hemácias transfundidas devido à presença de aloanticorpos não detectados nos testes pré‐transfusionais;

     

    1. Reação Hemolítica Aguda (RHA)

    É uma reação grave e pode evoluir com insuficiência renal aguda por necrose tubular aguda e coagulação intravascular disseminada;

     

    2. Hemólise não‐ imune

    O evento pode estar associado a diversas causas relacionadas à obtenção, armazenamento e preparo do produto como por exemplo lesão térmica ou mecânica das hemácias.

     

    3. Púrpura pós‐transfusional

    Consiste em um  episódio agudo de trombocitopenia severa que ocorre de 5 a 10 dias após uma transfusão de sangue.

     

     

     

     

     

     

     

  • 5. Reação Anafilática

     Essa reação resulta na formação do complexo antígeno‐ anticorpo e posterior processo de degranulação dos mastócitos e/ou outros mecanismos de hipersensibilidade;

     

    4. Reação Hemolítica Tardia (RHT)

    Ocorre após um período que pode variar de 24 horas até três semanas da transfusão, caracterizada pela hemólise das hemácias transfundidas devido à presença de aloanticorpos não detectados nos testes pré‐transfusionais;

     

    1. Reação Hemolítica Aguda (RHA)

    É uma reação grave e pode evoluir com insuficiência renal aguda por necrose tubular aguda e coagulação intravascular disseminada;

     

    2. Hemólise não‐ imune

    O evento pode estar associado a diversas causas relacionadas à obtenção, armazenamento e preparo do produto como por exemplo lesão térmica ou mecânica das hemácias.

     

    3. Púrpura pós‐transfusional

    Consiste em um  episódio agudo de trombocitopenia severa que ocorre de 5 a 10 dias após uma transfusão de sangue.


ID
2300515
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere aos critérios que devem ser seguidos para a liberação de uma unidade de sangue ou hemocomponente para estoque em outro serviço de hemoterapia, analise as afirmativas a seguir.
I. É necessária a solicitação por escrito do médico do serviço de hemoterapia ao qual se destina, com aposição de sua assinatura, nome legível e indicação do CRM do solicitante.
II. A liberação deve ser feita para o serviço de hemoterapia que tenha contrato, convênio ou termo de compromisso com o serviço de hemoterapia distribuidor.
III. O responsável técnico do centro fornecedor responde pela liberação da bolsa, caso o pedido de sangue não tenha todos os dados do médico solicitante.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Portaria 158/2016-MS:

     

    Art. 173. A liberação de uma unidade de sangue ou componente sanguíneo para estoque em outro serviço de hemoterapia será feita:


    I - para serviço de hemoterapia que tenha contrato, convênio ou termo de compromisso com o serviço de hemoterapia distribuidor, definindo as responsabilidades entre as partes, para o fornecimento de unidades de sangue ou componentes sanguíneos;


    II - mediante solicitação por escrito do médico do serviço de hemoterapia ao qual se destina, com aposição de sua assinatura, nome legível e CRM do solicitante;

     

    Item III: errado. Art. 169 § 2º Não serão aceitas pelo serviço de hemoterapia requisições de transfusão fora dos padrões descritos no § 1º, incompletas, ilegíveis ou rasuradas.

  • Pegadinha do maladro 


ID
2300518
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Hemocomponentes e hemoderivados se originam da doação de sangue, porém são produtos distintos. Os produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos são denominados hemocomponentes. Já os produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do plasma por processos físico‐ químicos são denominados hemoderivados.
A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta um hemocomponente.

Alternativas
Comentários
  • Os hemocomponentes são produzidos a partir do sangue total (ST) por processos físicos (centrifugação ou congelamento), podendo resultar nos seguintes hemocomponentes:

    Hemácias:

    •I - Concentrado de Hemácias (CH)
    •II - CH lavadas
    •III - CH com camada lecoplaquetária removida
    •IV - CH desloucocitados
    •V - CH congeladas
    •VI – Hemácias rejuvenescidas

     

    Plasma:

    •I - Plasma Fresco Congelado (PFC)
    •II - PFC24
    •III - PIC
    •IV - PC
    •V - CRIO

     

    Plaquetas:

    •I - Concentrado de Plaquetas (CP) obtido de ST
    •II - CP obtido por aférese
    •III - CP desleucocitados
    •IV - Pool de plaquetas

     

    O plasma rico em plaquetas é um produto intermediário do qual são extraídos o CP e PFC.

     

    Fonte: Portaria 158-2016-MS


ID
2300521
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando forem destinadas apenas à produção de concentrado de hemácias (CH) e plasma fresco congelado (PFC), as bolsas de sangue total devem ser acondicionadas, após a coleta, o mais brevemente possível à temperatura de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

     

    Art. 79. As bolsas de sangue total resultantes do processo de coleta serão adequadamente acondicionadas.


    § 1º Para a produção apenas de Concentrado de Hemácias (CH) e plasma fresco congelado (PFC), as bolsas de sangue total serão acondicionadas o mais brevemente possível, após a coleta, a 4 ± 2oC.

     

    Complementando

    § 2º Se a produção de Concentrado de Plaquetas (CP) também for programada, as bolsas de sangue serão acondicionadas a temperaturas entre 20 a 24ºC (vinte a vinte e quatro graus Celsius), nunca devendo ser inferior a 20oC (vinte), preferencialmente dentro das primeiras 8 (oito) horas e não excedendo o máximo de 24 (vinte quatro) horas, até que as plaquetas sejam separadas.

     

     


ID
2300524
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade para identificação de doenças transmitidas pelo sangue é obrigatória em todas as doações, sendo que o sangue doado não pode ser transfundido antes da obtenção dos resultados finais dos testes para detecção das doenças listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale‐a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

     

     

    Art. 130. É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue, cumprindo-se ainda, os algoritmos descritos no Anexo V para cada marcador:


    I - sífilis;
    II - doença de Chagas;
    III - hepatite B;
    IV - hepatite C;
    V - AIDS; e
    VI - HTLV I/II.
     


ID
2300527
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao transporte de sangue e hemocomponentes analise:
I. O sangue total coletado em locais diferentes daqueles em que será processado deve ser transportado à temperatura de 1 a 10°C, caso se destine à preparação de plaquetas.
II. O aspecto de cada unidade deve ser inspecionado no momento do envio e no momento da recepção, devendo ser descartadas todas aquelas que apresentem alterações à inspeção visual.
III. O sangue total e todos os componentes eritrocitários líquidos já processados devem ser transportados de forma a se assegurar a manutenção da temperatura entre 22 e 4ºC.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

    Item I- Errado.

    § 2º O sangue total coletado em locais diferentes daqueles em que será processado será transportado à temperatura de 22 ± 2°C (vinte a vinte e quatro graus Celsius), sendo que para produção de concentrado de plaquetas, a temperatura de transporte não poderá ser inferior a 20°C (vinte graus Celsius).

     

    Item II- Correto.

     § 9º O aspecto de cada unidade será inspecionado no momento do envio e no momento da recepção, sendo descartadas todas as unidades que apresentem alterações à inspeção visual.

     

    Item III- Errado.

    § 3º Se o sangue total não for destinado à produção de concentrado de plaquetas, ele poderá ser transportado à temperatura de 1°C (um grau Celsius) a 10°C (dez graus Celsius).

     

     

  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

    Complementando

     

    Art. 270. O componente sanguíneo será transportado em temperaturas adequadas para a manutenção das suas propriedades biológicas.


    § 1º Os recipientes de transporte serão resistentes, impedirão vazamentos e possibilitarão a lavagem e desinfecção regular.
    § 2º O sangue total coletado em locais diferentes daqueles em que será processado será transportado à temperatura de 22 ± 2°C (vinte a vinte e quatro graus Celsius), sendo que para produção de concentrado de plaquetas, a temperatura de transporte não poderá ser inferior a 20°C (vinte graus Celsius).
    § 3º Se o sangue total não for destinado à produção de concentrado de plaquetas, ele poderá ser transportado à temperatura de 1°C (um grau Celsius) a 10°C (dez graus Celsius).
    § 4º Os concentrados de hemácias serão transportados de forma a assegurar a manutenção da temperatura entre 1oC (um grau Celsius) e 10oC (dez graus Celsius).
    § 5º Os concentrados de plaquetas e de granulócitos serão conservados e transportados à temperatura de 22±2oC (vinte a vinte e quatro graus Celsius).

    § 6º É recomendado que os concentrados de plaquetas sejam agitados antes do uso se a agitação não for mantida durante o transporte.
    § 7º Os componentes serão mantidos congelados durante o transporte, quando for o caso.
    § 8º Os componentes descongelados serão transportados em temperaturas entre 1oC (um grau Celsius) e 10oC (dez graus Celsius).
    § 9º O aspecto de cada unidade será inspecionado no momento do envio e no momento da recepção, sendo descartadas todas as unidades que apresentem alterações à inspeção visual.


ID
2300530
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à conservação e à validade do sangue e hemocomponentes, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira ou (F) para a falsa.
( ) As geladeiras e incubadoras de plaquetas devem ser dotadas de alarmes de alta e de baixa temperatura. Os congeladores não precisam de alarmes de baixa temperatura.
( ) Os equipamentos da cadeia do frio devem ser calibrados e validados periodicamente e os alarmes devem ser testados, no mínimo, a cada seis meses.
( ) O horário do vencimento de componentes que não foram submetidos a manipulações em sistema aberto será sempre às 23h e 59min, do último dia de validade.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Cadê os comentários dos professores!!


ID
2300533
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Sistema ABO é composto por quatro tipos sanguíneos, A, B, AB e O. Ao mesmo tempo em que as hemácias possuem substâncias designadas A e B e que funcionam como antígeno, o plasma possui substâncias que funcionam como anticorpos anti‐A e anti‐ B. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir.
I. No plasma dos indivíduos do tipo sanguíneo A estão presentes antígenos B, e nos indivíduos do tipo B, antígenos A.
II. Numa transfusão de sangue entre indivíduos de grupos sanguíneos diferentes, pode ocorrer a ligação do antígeno com o anticorpo correspondente, causando a formação de aglomerados das hemácias do doador.
III. Os indivíduos do tipo sanguíneo AB possuem os dois tipos de antígenos (AB) e nenhum dos anticorpos; já os pertencentes ao tipo O não possuem tais antígenos, mas apresentam anticorpos anti‐A e anti‐B.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    Item I-Errado.

    No plasma dos indivíduos do tipo sanguíneo A estão presentes antígenos A, e nos indivíduos do tipo B, antígenos B.

     

    No plasma desses indivíduos podem existir, ou não, dois tipos de anticorpos: Anti-A e Anti-B.

     

     O indivíduo de sangue tipo A não produz anticorpos Anti-A, mas é capaz de produzir anticorpos Anti-B, uma vez que o antígeno B lhe é estranho;

     O indivíduo de sangue tipo B não produz anticorpos Anti-B, mas é capaz de produzir anticorpos Anti-A, uma vez que o antígeno A lhe é estranho;

     O indivíduo AB não produz nenhum dos dois anticorpos pois os dois antígenos lhe são familiares;

     O indivíduo O é capaz de produzir anticorpos Anti-A e Anti-B, pois não apresenta em suas hemácias antígenos A e B.

     

    Item II-Correto.

     

    Item III-Correto.


ID
2300536
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O fator Rh é caracterizado pela presença ou ausência do antígeno D na superfície das hemácias. Quando presente, o individuo é “Rh Positivo” (Rh+); quando ausente, “Rh Negativo” (Rh–).
A primeira transfusão de sangue de um indivíduo Rh positivo para um Rh negativo ocasionará

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com o site prosangue

     

    Incompatibilidade sangüínea no sistema Rh

     

    É importante conhecer o tipo sangüíneo em relação ao sistema Rh, pois também nesse caso podem ocorrer reações de incompatibilidade em transfusões de sangue.

     

    Um indivíduo Rh negativo só deve receber transfusão de sangue Rh negativo. Caso receba sangue Rh positivo, haverá sua sensibilização e a formação de anticorpos Anti-Rh.

  • Aglutinogênio (antígeno) D- presente na superfície das hemácias.

    Aglutininas (anticorpos no plasma)

    Serão produzidos anticorpos anti-Rh em resposta à presença do antígeno.


ID
2300545
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No inicio do plantão, o enfermeiro foi informado que determinado paciente estava recebendo transfusão de concentrado de hemácias (CH). Ao se dirigir ao leito o profissional observou que haviam se passado 5 horas desde a instalação da bolsa.
Nesse caso, a conduta recomendada é

Alternativas
Comentários
  • Mano Concurseiro, a questão não fala nada de tempo para coleta. O correto é que a infusão (instalação da bolsa) do CH não poderá ultrapassar o tempo de 4 horas. 

  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com RDC N° 34, DE 11 DE JUNHO DE 2014

    Dispõe sobre as Boas Práticas no Ciclo do Sangue.

     

    Art. 143. A transfusão deve ser monitorada durante todo o seu transcurso e o tempo máximo de infusão (instalação da bolsa) não deve ultrapassar 4 (quatro) horas, sendo obrigatório, no mínimo, o uso de dispositivo de filtro capaz de reter coágulos e agregados.

     

    De acordo com a Portaria nº 158, de 04 de Fevereiro de 2016 

    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

    Art. 75. O procedimento da coleta de sangue garantirá a segurança do doador e do processo de doação.

    § 3º O tempo de coleta não será superior a 15 (quinze) minutos, sendo o tempo ideal de até 12 (doze) minutos.

  • Valeu, Danilo Rodrigues.

    Esclareceu minha argumentação anterior.


ID
2300554
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à atuação da equipe de enfermagem na área de Hemoterapia, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao enfermeiro compete planejar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar os procedimentos de Hemoterapia nas Unidades de Saúde, visando assegurar a qualidade do sangue, hemocomponentes e hemoderivados.
II. Participar da definição da política de recursos humanos, da aquisição de material e da disposição da área física necessária à assistência integral aos usuários não faz parte das atribuições do Enfermeiro.
III. Em todas as Unidades de Saúde, onde se realiza o Ato Transfusional, é necessária a implantação de uma Equipe de Enfermagem capacitada e habilitada para executar essa atividade.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    Item I- Correto.

     

    Item II- Errado.

    II. Participar da definição da política de recursos humanos,   da aquisição de material e da disposição da área física necessária à assistência integral aos usuários faz parte das atribuições do Enfermeiro.

     

    Item III-Correto.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

    O INCISO II DA RESOLUÇÃO 306 DE 2006 NÃO CONSTA NA NOVA RESOLUÇÃO ATUALIZADA.

    II- Participar da definição da política de recursos humanos,  da aquisição de material e da disposição da área física necessária à assistência integral aos usuários faz parte das atribuições do Enfermeiro.

    A NOVA RESOLUÇÃO É A RESOLUÇÃO COFEN 629 DE 2020

     


ID
2310445
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que contemple a vitamina que é importante no tratamento de anemia perniciosa e para o funcionamento normal do metabolismo das células, principalmente as do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso. Ela é relativamente resistente ao calor e é sensível à luz.

Alternativas
Comentários
  • d) B12


ID
2360758
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema Rh é o maior e o mais complexo sistema de grupos sanguíneos, representando um dos sistemas de maior interesse clínico, pelo respectivo envolvimento na doença hemolítica perinatal, nas reações transfusionais hemolíticas e nas anemias hemolíticas autoimunes. Assinale a alternativa que corresponde aos principais antígenos do sistema Rh.

Alternativas

ID
2360779
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da autoexclusão na doação de sangue, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. 

    VOTO DE AUTOEXCLUSÃO

     

    É aconselhável que os serviços ofereçam ao doador a possibilidade da autoexclusão. Permite que o doador evite que seu sangue seja utilizado em transfusão e se ele tenha omitido algum fato  ou que esteja utilizando a doação para realização de exames para doenças transmissíveis. Ela pode ser feita logo após a triagem ou após a doação. É fundamental que, em qualquer situação, seja preservada a privacidade e o anonimato do doador. As bolsas coletadas de doadores que se autoexcluíram devem ser descartadas e os seus exames realizados normalmente.

    FONTE: Técnico em Hemoterapia. Livro Texto. MS, 2013.

     

     

  • Art. 66. Os registros dos doadores serão mantidos com a finalidade de garantir a segurança do processo da doação de sangue e a sua rastreabilidade.

    § 5º O serviço de hemoterapia, a seu critério, poderá oferecer ao doador a oportunidade de se auto excluir por motivos de risco acrescidos não informados ou deliberadamente omitidos durante a triagem, de forma confidencial.

    GAB: C

    FONTE: PORTARIA Nº 158, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2016


ID
2360788
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Candidatos a doadores de sangue ou de hemocomponentes serão inabilitados permanentemente no(s) seguinte(s) caso(a):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com a PORTARIA Nº 158, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2016
    Redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos.

     

    a) Errado.

    Art. 64. Considerar-se-á inapto temporário por 12 (doze) meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma das situações abaixo:
     

    IV – homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes;

     

    b) Errado.

    Art. 64. Considerar-se-á inapto temporário por 12 (doze) meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma das situações abaixo:
     

    V – que tenha tido relação sexual com pessoa portadora de infecção pelo HIV, hepatite B, hepatite C ou outra infecção de transmissão sexual e sanguínea;

     

    c) Errado.

    Art. 64. Considerar-se-á inapto temporário por 12 (doze) meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma das situações abaixo:



    VI – que tenha vivido situação de encarceramento ou de confinamento obrigatório não domiciliar superior a 72 (setenta e duas) horas, durante os últimos 12 (doze) meses, ou os parceiros sexuais dessas pessoas;

     

    d) Errada.

    Art. 64. Considerar-se-á inapto temporário por 12 (doze) meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma das situações abaixo:
     

    VII – que tenha feito “piercing”, tatuagem ou maquiagem definitiva, sem condições de avaliação quanto à segurança do procedimento realizado;

     

    e) Correta.

    Art. 62. Em situações de risco acrescido vivenciadas pelos candidatos, considerar-se-á inapto definitivo o candidato que apresente qualquer uma das situações abaixo:


    II – ter sido o único doador de sangue de um paciente que tenha apresentado soroconversão para hepatite B ou C, HIV ou HTLV na ausência de qualquer outra causa provável para a infecção;

  • PORTARIA Nº 158, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2016


    Art. 62. Em situações de risco acrescido vivenciadas pelos candidatos, considerar-se-á inapto definitivo o candidato que apresente qualquer uma das situações abaixo:

    I - ter evidência clínica ou laboratorial de infecções transmissíveis por transfusão de sangue;

    II - ter sido o único doador de sangue de um paciente que tenha apresentado soroconversão para hepatite B ou C, HIV ou HTLV na ausência de qualquer outra causa provável para a infecção;

    III - possuir "piercing" na cavidade oral e/ou na região genital, devido ao risco permanente de infecção, podendo candidatar-se a nova doação 12 (doze) meses após a retirada; e

    IV - ter antecedente de compartilhamento de seringas ou agulhas;


    Art. 64. Considerar-se-á inapto temporário por 12 (doze) meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma das situações abaixo:

    I - que tenha feito sexo em troca de dinheiro ou de drogas ou seus respectivos parceiros sexuais;

    II - que tenha feito sexo com um ou mais parceiros ocasionais ou desconhecidos ou seus respectivos parceiros sexuais;

    III - que tenha sido vítima de violência sexual ou seus respectivos parceiros sexuais;

    IV - homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes;

    V - que tenha tido relação sexual com pessoa portadora de infecção pelo HIV, hepatite B, hepatite C ou outra infecção de transmissão sexual e sanguínea;

    VI - que tenha vivido situação de encarceramento ou de confinamento obrigatório não domiciliar superior a 72 (setenta e duas) horas, durante os últimos 12 (doze) meses, ou os parceirossexuais dessas pessoas;

    VII - que tenha feito "piercing", tatuagem ou maquiagem definitiva, sem condições de avaliação quanto à segurança do procedimento realizado;

    VIII - que seja parceiro sexual de pacientes em programa de terapia renal substitutiva e de pacientes com história de transfusão de componentes sanguíneos ou derivados; e

    IX - que teve acidente com material biológico e em consequência apresentou contato de mucosa e/ou pele não íntegra com o referido material biológico. 



    Gabarito: E


ID
2377876
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente com poiquilocitose possui

Alternativas
Comentários
  • ESSA FORMA PODE SER EM FORMA DE FOICE, LÁGRIMA , ESFERA ENTRE OUTRAS, É O QUE DETERMINA AS ANEMIAS, TIPO: ANEMIA FALCIFORME.  RESOSTA: D

  • Poiquilocitose = Variação na forma das hemácias.

    Anisocitose = Variação no tamanho das hemácias.

  • Poiquilocitose é referente a alterações na forma dos eritrócitos


ID
2427175
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os sistemas de grupos sanguíneos analise as alternativas abaixo:

I. Os antígenos do sistema de grupo sanguíneo Kell estão bem desenvolvidos ao nascimento e geralmente não são destruídos pelo tratamento por enzimas proteolíticas.

II. Os antígenos do sistema de grupo sanguíneo Duffy é associado à resistência à malária.

III. Os antígenos do sistema de grupo sanguíneo MNS geralmente são destruídos pelo tratamento por enzimas proteolíticas.

IV. Os antígenos Lewis, ou substâncias encontradas na secreções, são glicolipídeos, como também são as substâncias ABH de indivíduos secretores.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Sistema Kell: Antígenos do sistema Kell são inativados por tratamento com reagentes thiol, como DDT-2, 2-ME, AET e ZZAP.

    Sistema Sanguíneo Duffy: Duffy é quimioreceptora nas hemácias para diversas substâncias. É receptora também para o Plasmodium vivas e Plasmodium Knowlesi é essencial para a invasão desses parasitas.

    O sistema MNS: Os antígenos M, N. S, são geralmente destruídos por enzimas proteolíticas: Exceto S, s, N são tripsina resistentes. As vezes o S não é destruído por tratamento com ficina ou papaína.


ID
2427178
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um individuo do grupo A RhD positivo com pesquisa de anticorpos irregulares negativa e prova de compatibilidade positiva com hemácias do grupo A RhD positivo sugere: Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Anticorpo contra antígenos de baixa frequência.
II. Erro na classificação ABO da bolsa.
III. Teste da antiglobulina humana direto positivo do doador. IV. Presença de Anti-A1 no soro do receptor.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2427184
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os anticorpos relacionados com a incompatibilidade materno-fetal ABO são imunoglobulinas do tipo:

Alternativas
Comentários
  • e) somente IgG

  • IgG é o único tipo de imunoglobulina que atravessa a barreira placentária.


ID
2427190
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o sistema de grupo sanguíneo ABO e assinale a alternativa correta.
I. O desenvolvimento dos antígenos do sistema ABO inicia-se na sexta semana de vida fetal e os anticorpos já estão presentes ao nascimento.
II. Os níveis de expressão dos antígenos A e B nos recém nascidos são diferentes dos observados em adultos.
III. A Doença Hemolítica do Recém-nascido (DHRN) por incompatibilidade ABO normalmente é de média intensidade, pois os antígenos ABO estão presentes em vários tecidos do feto e fluidos corporais, reduzindo o potencial hemolítico do anticorpo.

Alternativas
Comentários
  • I. O desenvolvimento dos antígenos A, B e H do sistema ABO inicia-se na sexta semana de vida fetal e estarão totalmente desenvolvidos no nascimento; Os anticorpos anti-A e anti-B vão estar presentes NO SORO A PARTIR DE 3 A 6 MESES DE IDADE.

    II. Os níveis de expressão dos antígenos A e B nos recém nascidos são diferentes dos observados em adultos. 

    III. A Doença Hemolítica do Recém-nascido (DHRN) por incompatibilidade ABO normalmente é de média intensidade, pois os antígenos ABO estão presentes em vários tecidos do feto e fluidos corporais, reduzindo o potencial hemolítico do anticorpo.


ID
2427193
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hemaglutinação é provocada por reações que levam à formação de grumos de eritrócitos e estas podem ser específicas ou inespecíficas. Assinale a alternativa incorreta sobre as substancias/reagentes que são consideradas produtoras de hemaglutinação.

Alternativas

ID
2427196
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema de grupo sanguíneo ABO foi o primeiro a ser descoberto e até hoje é o mais importante na prática transfusional. São características dos antígenos e anticorpos desse sistema, exceto:

Alternativas
Comentários
  • ANTÍGENO - Fragmento de um microorganismo, OU de uma proteína estranha ao organismo, que é capaz de desencadear uma resposta imune. Todos os tecidos próprios têm autoantígenos que são apresentados e são ignorados pelos linfócitos quando a auto-tolerância está ativa. Logo, NEM SEMPRE SERÃO PROTEÍNAS, como afirma a questão.

  • Os antígenos do sistema ABO são CARBOIDRATOS.


ID
2427202
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o sistema de grupo sanguíneo Rh analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
1) Expressão: provavelmente apenas em hemácias.
2) Prováveis funções: manutenção da integridade da membrana e transporte.
3) Anticorpos Rh normalmente não se ligam a baixas temperaturas.
4) Anticorpos Rh na maioria das vezes são IgM e não ativam complemento.

Alternativas
Comentários
  • Anticorpos anti-rhd são geralmente IgG attivos a 37ºC.

     

    Anticorpos IgG não fixam complemento;

    Anticorpos IgM fixam complemento.

     

    Por isso, a 4 está errada.


ID
2445931
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo. A tipagem ABO é necessária antes de uma transfusão para evitar uma reação letal. Assinale a alternativa que indica as provas de tipagem ABO.

Alternativas

ID
2491483
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No transplante alogênico, as células doadoras têm origem em um doador diferente do paciente. Em relação ao transplante de medula óssea alogênico, envolvendo quimioterapia em alta dose, marque a opção que apresenta um efeito colateral crônico.

Alternativas

ID
2491516
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Brunner & Suddarth (2011), a anemia é uma condição em que a concentração de hemoglobina é inferior à normal. Que tipo de anemia é causada pela deficiência de B12 ou ácido fólico?

Alternativas
Comentários
  • 1. Anemia ferropriva: É um dos tipos mais comuns de anemia, que é causado pela baixo consumo de alimentos com ferro, como carne vermelha, ovo ou espinafre. 

    2. Anemia megaloblástica: É um tipo de anemia caracterizado pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela baixa ingestão de vitamina B12, mais comum em vegetarianos.

    3. Anemia perniciosa

    Este é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.

    4. Anemia hemolítica

    Este tipo de anemia produz anticorpos que destroem as células sanguíneas. Ela é mais comum em mulheres do que em homens e gera sintomas como palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros.

    5. Anemia falciforme

    É uma anemia genética causada pela destruição das células vermelhas do sangue o que gera sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés e dor em todo o corpo.

    Anemia aplástica

    É uma doença auto-imune onde a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas, causando sintomas como manchas roxas na pele, hematomas frequentes e sangramentos que demoram muito para parar.

    7. Anemia de Fanconi

    É outro tipo de anemia genética caracterizado pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela deficiência de vitamina B12. Os sintomas incluem dor na barriga, queda de cabelo, cansaço e feridas na boca, por exemplo.


ID
2507392
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A transfusão de hemoderivados pode resultar em efeitos adversos categorizados como reações agudas e tardias. Em relação à causa da reação transfusional, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2519893
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um candidato elegível a doação de sangue refere que foi vacinado contra influenza. Neste caso hipotético, a equipe de saúde deve orientá-lo que, após a vacinação, a pessoa ficará inapta temporariamente a doar sangue, por um período de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com o Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.Brasília-DF.2016

     

     

    Doadores de Sangue

     

    De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra influenza devem serem considerados como inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas.

  • As vacinas impedem, temporariamente, a doação de sangue pois podem causar alteração nos resultados dos testes da triagem sorológica (por exemplo vacina da gripe - interfere na sorologia da hepatite) ou o microorganismo da imunização, ainda que na forma atenuada, permanece por um determinado período circulante no sangue do doador. 

    De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra influenza devem serem considerados como inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas. 

     

    Gabarito do Professor: Letra D 

     

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de orientações para promoção da doação voluntária de sangue / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. – 1. ed., 1. reimpr. –  Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 

     

    Brasil, Ministério da Saúde. Informe Técnico, 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Brasília, abril de 2019.