SóProvas


ID
2058424
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O paciente doente mental era tratado, até pouco tempo, somente em hospitais psiquiátricos, com longas internações, causando o isolamento social desses pacientes que viviam em um “mundo à parte”. Nos dias atuais, essa história mudou, por meio de legislações que trouxeram um novo olhar e uma nova prática a respeito do doente mental, não causando seu afastamento do seu convívio familiar e comunitário. Embora hoje o número de serviços seja insuficiente para atender essa demanda, são nesses espaços (CAPS) que o trabalho passou a ser realizado não apenas pelo médico, com intervenções medicamentosas, mas também por uma equipe multiprofissional, visando reconhecer o paciente com transtorno mental em sua totalidade, como um sujeito com potencialidades, em uma lógica de inclusão. Considerando essa nova proposta de tratamento ao paciente com transtorno mental, trazida pela Reforma Psiquiátrica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • BO@ NOIT:>)

     

    Hoje, estamos diante de uma nova lógica a orientar a atenção ao doente mental – a lógica da inclusão – entendendo-se este sujeito não constituído apenas de um aparelho psíquico que, eventualmente, necessita de diagnóstico e tratamento. A doença mental deve ser compreendida como um fenômeno complexo e histórico, atravessado pelas dimensões psicossociais, que determinam o processo saúde-doença mental.

     

    http://tcstata.blogspot.com.br/2009/11/influencia-da-familia-no-tratamento-do.html

  • A

    O histórico da saúde mental brasileira traz em seu percurso uma série de conquistas discriminadas na CLT aos Centros Médicos de Filantropia, aos voluntários e aos profissionais da saúde pública.

    B

    A doença mental deve ser compreendida como um fenômeno histórico e complexo, atravessado pelas dimensões psicossociais que determinam o processo saúde-doença mental.

    C

    A saúde mental está atrelada às condições conjunturais econômicas do ser humano, considerando suas incapacidades de prover as necessidades básicas ao seu pleno desenvolvimento.

    D

    A doença mental surge, em via de regra, como uma descarga emocional do paciente que não aceita em seus mais íntimos pensamentos sentimentos como o desamor e o luto.

    E

    Os hospícios passaram a ser construídos apenas para os pacientes condenados pela Justiça Carcerária e considerados incapazes de viver em sociedade.