GABARITO: B
➜ TEMPO CIRCULAR OU CÍCLICO: Quando você pensa em se preparar para ir à escola, lembra-se de que há um ritual diário que precisa cumprir: acordar cedo, organizar o material, arrumar-se, assistir às aulas, voltar para casa, almoçar e muitas outras coisas até o dia se encerrar! Quando o novo dia se inicia, porém, você se vê compromissado com as mesmas tarefas, dando a sensação de que se trata praticamente do mesmo dia.
Essa sucessão repetida e constante de atividades (que ocorrem todos dias) coloca você dentro de um ciclo com começo, meio e fim, que se torna sempre um novo começo, percebe? Esta percepção do tempo é chamada de tempo cíclico.
➜ TEMPO LINEAR: Agora pense em outra situação. Quando imagina o futuro e traça planos para alcançar objetivos, você não tem a sensação de que o tempo é como uma linha reta que aponta para determinada direção, obedecendo a uma sequência cronológica?
Para dar um exemplo, lembre-se da linha do tempo que estudamos em História: ela traça os acontecimentos distribuídos ao longo do tempo, numa perspectiva do mais antigo para o mais recente, vislumbrando o que ainda está por vir.
Nesse caso, a percepção temporal é distinta da do tempo cíclico, pois se tem a sensação de que os acontecimentos são sucessivos e de que você pode pensar a longo prazo (planejar). É como se houvesse um começo, um meio e um fim mais longos, espaçados. Essa percepção é chamada de tempo linear.