SóProvas


ID
2058550
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Em acordo com a legislação, posteriormente à manifestação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), cabe ao Ministério da Agricultura a emissão de autorizações e registros, assim como a fiscalização de produtos e atividades que utilizem organismos geneticamente modificados e seus derivados destinados ao uso animal, na agricultura, na pecuária, na agroindústria e áreas afins. São atividades sob responsabilidade da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.105, DE 24 DE MARÇO DE 2005

    Regulamenta os incisos II, IV e V do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, cria o Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS, reestrutura a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança – PNB, revoga a Lei no 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e a Medida Provisória no 2.191-9, de 23 de agosto de 2001, e os arts. 5o, 6o, 7o, 8o, 9o, 10 e 16 da Lei no 10.814, de 15 de dezembro de 2003, e dá outras providências.

    (...)

    Art. 11. A CTNBio, composta de membros titulares e suplentes, designados pelo Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, será constituída por 27 (vinte e sete) cidadãos brasileiros de reconhecida competência técnica, de notória atuação e saber científicos, com grau acadêmico de doutor e com destacada atividade profissional nas áreas de biossegurança, biotecnologia, biologia, saúde humana e animal ou meio ambiente, sendo:

    I – 12 (doze) especialistas de notório saber científico e técnico, em efetivo exercício profissional, sendo:

    a) 3 (três) da área de saúde humana;

     b) 3 (três) da área animal;

    c) 3 (três) da área vegetal;

    d) 3 (três) da área de meio ambiente;

    II – um representante de cada um dos seguintes órgãos, indicados pelos respectivos titulares:

    a) Ministério da Ciência e Tecnologia;

    b) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

    c) Ministério da Saúde;

    d) Ministério do Meio Ambiente;

    e) Ministério do Desenvolvimento Agrário;

    f) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;

    g) Ministério da Defesa;

    h) Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República;

    i) Ministério das Relações Exteriores;

    III – um especialista em defesa do consumidor, indicado pelo Ministro da Justiça;

    IV – um especialista na área de saúde, indicado pelo Ministro da Saúde;

    V – um especialista em meio ambiente, indicado pelo Ministro do Meio Ambiente;

    VI – um especialista em biotecnologia, indicado pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

    VII – um especialista em agricultura familiar, indicado pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário;

    VIII – um especialista em saúde do trabalhador, indicado pelo Ministro do Trabalho e Emprego.

    (...)

  • Gabarito: letra d

    Lei 11.105/05, Art. 14. Compete à CTNBio:

    XV – acompanhar o desenvolvimento e o progresso técnico-científico na biossegurança de OGM e seus derivados; (letra b)

     XX – identificar atividades e produtos decorrentes do uso de OGM e seus derivados potencialmente causadores de degradação do meio ambiente ou que possam causar riscos à saúde humana; ​ (letra a)

    Art. 11  § 6o Os membros da CTNBio devem pautar a sua atuação pela observância estrita dos conceitos ético-profissionais, sendo vedado participar do julgamento de questões com as quais tenham algum envolvimento de ordem profissional ou pessoal, sob pena de perda de mandato, na forma do regulamento. (letra c)

     Art. 11. A CTNBio, composta de membros titulares e suplentes, designados pelo Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, será constituída por 27 (vinte e sete) cidadãos brasileiros de reconhecida competência técnica, de notória atuação e saber científicos, com grau acadêmico de doutor e com destacada atividade profissional nas áreas de biossegurança, biotecnologia, biologia, saúde humana e animal ou meio ambiente, sendo:[...] ​ (letra d)

    Art. 14, XIX – divulgar no Diário Oficial da União, previamente à análise, os extratos dos pleitos e, posteriormente, dos pareceres dos processos que lhe forem submetidos, bem como dar ampla publicidade no Sistema de Informações em Biossegurança – SIB a sua agenda, processos em trâmite, relatórios anuais, atas das reuniões e demais informações sobre suas atividades, excluídas as informações sigilosas, de interesse comercial, apontadas pelo proponente e assim consideradas pela CTNBio; ​ (letra e)

     

  • 27 cidadãos brasileiros e não 30 como colocado na alternativa D. (Art. 11 da 11.105/05)

  • banca horrível

  • Art. 11. A CTNBio, composta de membros titulares e suplentes, designados pelo Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, será constituída por 27 (vinte e sete) cidadãos brasileiros de reconhecida competência técnica, de notória atuação e saber científicos, com grau acadêmico de doutor e com destacada atividade profissional nas áreas de biossegurança, biotecnologia, biologia, saúde humana e animal ou meio ambiente