SóProvas


ID
2058700
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Juramento do Médico Veterinário

“Sob a proteção de Deus, PROMETO que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial respeito ao Código de Ética da profissão, sempre buscando uma harmonização entre ciência e arte, aplicando os meus conhecimentos para o desenvolvimento da sanidade e do bem-estar dos animais, da qualidade dos seus produtos e da prevenção de zoonoses, tendo como compromissos a promoção do desenvolvimento sustentado, a preservação da biodiversidade, a melhoria da qualidade de vida e o progresso justo e equilibrado da sociedade humana. E prometo tudo isso fazer, com o máximo respeito à ordem pública e aos bons costumes. Assim o prometo.”

(http://www.vetcardio.50webs.com/juramento.html. Acesso em 14/03/2016.) 

As palavras "harmonização" e "desenvolvimento" são formadas por:

Alternativas
Comentários
  • Derivação Sufixal (palavra primitiva + sufixo)

    Neste caso a palavra é formada através da soma de uma palavra primitiva com o seu sufixo.

    Exemplos:

    último + mente = ultimamente

    jornal + eiro = jornaleiro

    chuva + oso = chuvoso
    casa + eiro = caseiro

  • Parabéns para essa banca, por favor! \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

    Não comenteu o erro da banca FCM (Q712246), que considerou erroneamente a palavra envelhecimento (envelhecer + mento), como uma derivação parassintética. :P

  • Para não causar dúvidas, a banca adotou o posicionamento do Bechara que não reconhece a existência de derivação prefixal e sufixal (as duas juntas). De modo que ou é prefixal ou sufixal. 

    HARMONIZAÇÃO: harmoni (radical) + zação (sufixo)

    DESENVOLVIMENTO: desenvolver (radical) + mento (sufixo).

  •  

    É sufixação por se tratar de um radical + desinência substantiva. Exemplos de palavras formadas pelos demais processos:

    composição por aglutinação - aguardente, boquiaberto etc. Aglutinação é quase a mesma coisa que justaposição, exceto que há perda de unidade fonética quando as palavras originais se juntam; na justaposição, nao.

     derivação prefixal - descolar, refazer etc.simplesmente se adiciona um afixo antes da palavra principal, enquanto que na derivação sufixal o afixo vai no final

     derivação parassintética - entoar, enfrentar etc. É parecido com a derivação sufixal e prefixal, exceto que os afixos devem aparecer ao mesmo tempo. 

    derivação prefixal e sufixal - infelizmente, desilusão etc os afixos adicionados podem ser removidos livremente sem causar uma palavra agramtical. 

  • a questão teria que ser anulada,pois a Banca não diz que considerou a gramática do Pestana e mesmo se tivesse dito eu não teria como saber já que minha gramática é outra.