SóProvas


ID
2058814
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A Administração de Materiais consiste em suprir a organização dos materiais nas quantidades certas, na qualidade requerida, no momento oportuno, armazenando-os de maneira adequada e em local apropriado, praticando preços econômicos e minimizando estoques. O conceito a seguir encerra a definição de:

“Indicador responsável por informar o período (geralmente em dias) que o estoque médio será capaz de atender a demanda média”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C. RENNÓ (2013) - 

    Outra informação necessária é a do consumo médio do item. Esse dado é facilmente calculável, pois é a média aritmética dos últimos períodos. Dessa maneira, teremos uma ideia da velocidade em que esses materiais são consumidos.
    Em seguida, podemos calcular o ponto de pedido. O ponto do pedido é o momento em que devemos emitir um pedido, de modo que o estoque não “entre” dentro do nível de segurança.
    Esse cálculo é feito através da seguinte fórmula:
    PP = (C Médio × TR) + Estoque Seg.
    Vamos ver um caso prático? Imagine que a banca trouxe a informação de que o consumo médio mensal da empresa é de 200 unidades. O tempo de ressuprimento é de 90 dias (3 meses) e o estoque de segurança é de 50 unidades. Nosso ponto de pedido seria:
    PP = (200 × 3) + 50 = 650
    Desse modo, quando o estoque da organização indicar 650 unidades, está no momento de ser feito um novo pedido. Tranquilo, não é mesmo?
    Outro indicador muito cobrado é o do giro de estoque, o qual dá uma noção de quantas vezes ao ano o estoque foi reposto. Assim, quanto maior for esse dado, maior foi a eficiência financeira, pois vendemos mais vezes com o mesmo investimento.

    Veja um caso prático. A empresa consumiu 1200 unidades durante o ano, e o estoque médio foi de 220 unidades. Assim, o giro de estoque foi:

    Ou seja, o estoque “girou” cerca de 5,45 vezes durante o ano.
    Vamos ver como esse tema já foi cobrado?
    1. (Esaf/ Susep / Adm. financeira/2010) Com base nos seguintes dados sobre o consumo de um material qualquer, assinale a opção que indica, corretamente, o ponto de pedido (P) e a quantidade (Q) a ser adquirida em cada pedido:
    – consumo mensal: 50 unidades. 
    – tempo de reposição: 1,5 mês.
    – estoque mínimo: 2,0 meses de consumo.
    a) P = 175 // Q = 75
    b) P = 100 // Q = 50
    c) P = 150 // Q = 75
    d) P = 175 // Q = 50
    e) P = 150 // Q = 50
    O ponto do pedido é o momento em que devemos emitir um pedido, de modo que o estoque não “entre” dentro do nível de segurança. Esse cálculo é feito através da seguinte fórmula:
    PP = (C Médio × TR) + Estoque Seg.
    Assim, no caso citado na questão, teríamos o seguinte cálculo do ponto de pedido:
    PP = (50 × 1,5) + (2 × 50) = (75) + (100) = 175
    Já a quantidade do pedido tem este cálculo:
    QP = (Consumo × TR)
    Assim, com os dados da questão, teríamos o seguinte cálculo:
    QP = (50 × 1,5) = 75
    Desse modo, o ponto do pedido seria 175 unidades, e a quantidade comprada seria de 75 unidades. O gabarito seria, portanto, a letra A.

  • Giro de estoque (ou rotatividade de estoque, ou, ainda, índice de rotação) é o número de vezes que o estoque de determinado item de material é renovado, em determinado período. O giro de estoque é determinado pela seguinte relação: Giro de estoque = Itens consumidos no período / Estoque médio no período.

     

     

    Cobertura de estoque (ou taxa de cobertura, ou, ainda, antigiro) é o período que o estoque médio será capaz de atender a demanda média (caso não haja reposição). A cobertura de estoque é dada pela seguinte fórmula: Cobertura de estoque (tempo) = Estoque médio no período / Taxa de consumo (unidades/tempo). 

     

    Fonte: texto da questão Q670940

  • A rotatividade ou giro de estoque é uma relação existente entre o consumo anual e o estoque médio do produto.

    O estoque médio pode ser calculado de diversas formas e uma delas é fazer a soma do estoque inicial com o estoque final do período, feito isso, dividimos o resultado por 2. O resultado será a média do seu estoque.

    O giro de estoque é a soma de tudo que foi vendido, dividido pela média de estoques, dentro de um período. O resultado pode ser analisado individualmente, e o que podemos dizer é que quanto maior for o giro, melhor.

    Cobertura dos Estoques, que é um índice utilizado para medir o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento,  ou seja, o tempo que o produto leva para sair do estoque. Para o cálculo da média de vendas, é necessário somar a quantidade de vendas diárias no período e dividir pelas quantidade de dias. Quanto menor for o resulta

  • ✅Letra C

    Giro/Rotatividade = Número de vezes.

    Fórmula = Consumo médio/ estoque médio.

    Antigiro/taxa de cobertura = Tempo estimado.

    Fórmula = Estoque médio/Consumo médio.

    Erros? Só avisar!! Boraaaa!!!!