SóProvas


ID
20593
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A operação de arbitragem de câmbio tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • A arbitragem consiste na compra de determinada quantidade de uma moeda e na venda de outra moeda estrangeira, de forma que, aplicada a paridade entre elas, o resultado seja de equivalência, podendo a liquidação ser simultânea, pronta ou futura.
  • · Arbitragem de câmbio é a operação que consiste em remeter moedas de uma praça para outra, no sentido de se obter vantagens de temporárias diferenças de preços. Aproveitando-se das diferenças de cotações de uma moeda em diferentes mercados, procura-se a obtenção de lucro, comprando-a onde estiver com menor cotação para vendê-la onde o preço estiver mais elevado
  • OU SEJA, LETRA "A"

  • Operações realizadas pelos operadores de câmbio. Consiste na compra de uma moeda estrangeira e na venda de outra moeda noutro mercado, conseguindo com isso uma diferença de taxas .

    EXEMPLO PRÁTICO

    Quando uma empresa nacional tem uma dívida, em moeda de baixa liquidez , com uma empresa estrangeira, ela contrata um banco para receber os reais e compra dólares no mercado local. Esse mesmo banco remete esses dólares a um banco no Exterior, que por sua vez os troca pela moeda original da dívida, pagando a empresa.

  • A operação de arbitragem é nada mais nada menos que comprar moeda estrangeira com moeda estrangeira. exemplo: comprar euro com dolares.

    O principal objetivo dessa operação é buscar vantagens em função de diferenças de preços nos diversos mercados.
  • Letra A.

    Arbitragem de câmbio
    - a operação consiste em explorar a diferença da cotação de uma moeda que está sendo negociada em mercados diferentes, com preços também diferentes (+ barata em um mercado e + cara em outro).


    Fonte:
    Lorenzo Rousselet Marques
  • Alguém sabe se tem alguma ¨lei¨ que fale sobre arbitragem de câmbio?

  • Arbitragem, no mercado financeiro e em Economia, entende-se por uma operação de compra e venda de valores negociáveis, realizada com o objetivo de ganhos econômicos sobre a diferença de preços existente, para um mesmo ativo, entre dois mercados. Trata-se de uma operação sem risco (ou de risco reduzido) em que o arbitrador aproveita o lapso de tempo existente entre a compra e a venda (em que o preço do ativo ainda não se ajustou) para auferir lucro. Por exemplo, sendo uma mesma ação cotada em dois mercados, o arbitrador compra a ação no mercado em que esse ativo estiver cotado a preço mais baixo e vende-o no outro mercado, obtendo lucro. Outro exemplo é a arbitragem de compra de 'direitos a uma ação' contra a compra desta mesma 'ação', aplicando-se o mesmo princípio.

    Arbitragem cambial: é uma operação de compra e venda de uma moeda em duas praças financeiras diferentes, com o objetivo de obter lucro derivado da diferença de preços que possa existir durante pequenos intervalos de tempo.

    Arbitragem de bolsa a bolsa: é uma operação de arbitragem que consiste na compra e venda de um mesmo ativo financeiro em duas praças diferenças, com o objetivo de lucro em razão da diferença de preço entre as duas praças.

    Arbitragem à vista contra a prazo : consiste numa operação de arbitragem realizada com o objetivo de lucro decorrente da diferença entre o preço à vista de um ativo e o preço deste mesmo ativo a prazo.


  • Arbitragem cambial: é uma operação de compra e venda de uma moeda em duas praças financeiras diferentes, com o objetivo de obter lucro derivado da diferença de preços que possa existir durante pequenos intervalos de tempo.


  • A arbitragem é uma estratégia de operação com moeda estrangeira em diferentes mercados com a finalidade de obter luro pela diferença das cotações.

    Resposta: A