SóProvas


ID
205942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca das preferências do consumidor.

Uma relação de preferência, mesmo sendo apenas racional, isto é, completa, pode ser representada por uma função de utilidade.

Alternativas
Comentários
  • "Uma relação de preferência, mesmo sendo apenas racional, isto é, completa, pode ser representada por uma função de utilidade".
    Falsa.
    Para que uma relação de preferência seja racional, são necessários, no mínimo, dois axiomas básicos:
    1) Completude (x é preferida a y; ou y é preferida a x; ou se é indiferente entre x e y)
    2) Transitividade (se x é preferida a y e y é preferida a z, então x é preferida a z)
    Dependendo da literatura, você pode encontrar outros axiomas, como o da reflexividade, não saciedade, continuidade, etc. O que importa é que, para ser racional, é preciso haver completude e transitividade. O erro da questão está em associar racionalidade APENAS com o axioma  de completude. Se não houver transitividade, as curvas de indiferença poderão se cruzar. Consequentemente, a relação de preferência não será racional.
  • Acho que o ponto principal da questão é que uma relação de preferência racional (mesmo que fosse transitiva, reflexiva e completa), não implica uma função de utilidade. Esta é uma equação matemática que atribui um valor à "felicidade" conferida por um bem. Dessa forma a mera preferência entre um bem e outro não quantifica a utilidade de um ou outro bem, e por isso não pode ser representada por uma função utilidade.
  • Uma relação de preferência, para ser representada por uma função utilidade, precisa ser completa e transitiva. Ou seja, precisa ser racional.