SóProvas


ID
206029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Há consenso de que o sucesso do Plano Real está associado à existência da âncora cambial, em que havia uma taxa de câmbio fixa.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro "Economia Brasileira Contemporânea" org. Fabio Giambiagi e André Villela, no lancamento do Plano Real - Medida Provisória 542, optou-se que "o real adotaria âncora monetária (metas) e o câmbio atuaria numa banda assimétrica, isto é, seria livre para oscilar para baixo, mas teria o teto fixo em 1 real = 1 dólar". (...) "Em outubro de 1994, porém, devido, entre outras razoes, ao insucesso das metas monetárias, o governo resolveu mudar de âncora, abandonando a monetária em prol da cambial, como defendera Gustavo Franco". (p. 157)
    E, o câmbio permaneceu fixo até marco de 1995 quando ocorreu uma desvaloriazacao controlada e o o Bacen passou a administrar um esquema de microdesvalorizacoes, "através de movimentos ínfimos de uma banda cambial com piso e teto muitos próximos". (p. 168)
  • Atenção, pois essa questão está desatualizada. O Cespe não considera mais que a âncora cambial do Plano Real, que durou até janeiro de 1999, teve taxa de câmbio fixa.

     

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Analista Judiciário - Economia

    Entre os anos de 1995 e 1998, foi adotado pelo BCB o regime de câmbio fixo.

    Gabarito: E


    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: CGE-PI Prova: Auditor Governamental
    Até 1999, o Banco Central do Brasil adotou o regime de câmbio fixo como estratégia para ancorar as expectativas de inflação.
    Gabarito: E

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo
    Após a adoção de um regime de câmbio fixo durante os primeiros anos do Plano Real, o Brasil sofreu um ataque especulativo e adotou, desde 1999, um sistema de taxa de câmbio flutuante.
    Gabarito: E

  • Essa questão é foda. Em algumas provas Cespe, eles consideram que era câmbio fixo, outras não, falam em microbandas. Assim fica difícil mesmo saber o que responder nesses casos. 

  • Questão passível de recurso.

    Questão toda errada. Quando se fala que há consenso, já começa errada.

    E dizer que houve cambio fixo, é outro erro.