-
São títulos de renda fixa com pagamentos em datas preestabelecidas, remunerados a taxas pré ou pós-fixadas.
A liquidez é diária e ainda é permitida a transferência de titularidade.
-
CDI é semelhante à CDB, porém os CDIs somente são negociados no mercado interbancário, transferindo recursos de uma instituição financeira para outra.
CDIs são fundos pouco rentáveis, mas também fundos seguros e adequados para pessoas com perfil conservador
-
Certificado de Depósito Interbancário (CDI)
Taxa Básica Financeira (TBF)
Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M)
Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA)
-
TBF e CDI são indices diarios
IGP-M e IPCA são mensais
-
Taxas indexadas ao CDB:TBF - prazo mínimo de 60 dias.índice de inflação (IGPM, por exemplo): prazo mínimo de 01 ano.CDI - variação diáriaTaxa pré-fixada: não sofrerá a variação diária.NÃO APARECE COMO TAXA DO CDB:IPCA: registra a variação período do primeiro ao último dia de cada mês de referência e no período compreendido entre o dia oito e doze do mês.
-
CDB OU RDB-PRÉ FIXADO OU CDB PÓS FIXADO EM CDI:PRAZO MINIMO DE 1 DIA
CDB E RDB PÓS TAXA FLUTUANTE E TR E TJLP:MINIMO DE 1 MÊS
CDB E RDB PÓS TBF-MÍNIMO DE DOIS MESES
CDB E RDB PÓS ÍNDICE DE PREÇOS:MINIMO DE UM ANO
PRAZO MÁXIMO:NÃO HÁ EM NENHUM CASO
-
"A taxa média diária do CDI de um dia é utilizada como referencial para o custo do dinheiro", portanto acompanhando a evolução diária da taxa de juros. As características de um CDI são semelhantes àquelas de um CDB, porém os CDIs somente são negociados no mercado interbancário, transferindo recursos de uma instituição financeira para outra. CDIs são fundos pouco rentáveis, mas também fundos seguros e adequados para pessoas com perfil conservador. Em determinados momentos podem render mais que fundos agressivos, e vistos como mais rentáveis por indivíduos com perfil financeiro mais agressivo.
Resposta: D (CDI)
-
Se a aplicação será por 30 dias (prazo mínimo de emissão), ficaríamos entre as opções "b)" ou "d)"... mas, como o enunciado dá a dica da "evolução diária", aí descartamos a opção "b)"! Na verdade, acho que deveria ter como alternativa os indexadores: TR ou o TJLP, que são de prazo mínimo de emissão de 30 dias!!!
a) a TBF. 2 meses
b) uma taxa pré-fixada. 1 dia
c) o IGP-M. 1 ano
d) o CDI. 1 dia (correta)
e) o IPCA. 1 ano
Resumindo (serve pra RDB também):
1 dia - pré-fixada; ou CDI.
30 dias - TR; ou TJLP.
2 meses - TBF.
1 ano - índice de preços (ex.: IGP-M, IPCA).
-
mas Laura,se a taxa pré-fixada é fixa como o nome mesmo já diz,ela não pode acompanhar a variação da taxa de juros como pede a questão.Portanto,a única alternativa cabível é a letra d (CDI).
-
CDB a taxa pode ser pré ou pós fixada. A resposta da colega Laura está certa. CDI rende diariamente, logo se a pessoa for resgatar em 30 dias o melhor seria o CDI ou a Selic.
TR - prazo mínimo de 30 dias.
TBF - prazo mínimo de 60 dias.
IPCA ou IGPM - prazo mínimo de 1 ano.
-
Galera, vamos corrigir.
TBF - prazo de duração IGUAL ou SUPERIOR a 60 dias.
TR - taxa básica de referência, prazo mínimo de duração 30 dias.
TJLP - prazo mínimo de 12 meses (com base na inflação pro-rata) - conforme alteração da lei 10.183, de 12-02-2001.
CDI - prazo de 1 dia a 120 dias - não há incidência de qualquer tipo de imposto, não existe contrato e são fechadas por meio eletrônico nos terminais da CETIP.
IGP-M - títulos privados como as debêntures e os aluguéis residenciais e comerciais, ambos os índices da FGV - é o parâmetro de inflação do mercado financeiro.
IPCA - baseia-se na evolução da cesta de consumo das famílias com renda entre 1 a 40 salários mínimos, tem periodicidade MENSAL de pesquisa, foi selecionado para ser o ´´indice oficial de acompanhamento da inflação do país, dentro da metodologia de INFLATION TARGETING (METAS DE INFLAÇÃO).
Por favor, validem minhas estrelinhas.
:-)
-
Não se esqueçam que o CDI (certificado de depósito interfinanceiro) também pode ser usado com indexador!
Ele TENDE a acompanhar a Taxa Selic Meta!!!!
Normamente O CDI e A taxa selic meta andam muito próximos...
Isto explica o gabarito.
Pronto. Questão fácil.
-
Não pode ser letra b porque no enunciado ele fala em indexador e a taxa pré-fixada não possui indexador só a pós-fixada pode ser indexada
-
a) TBF = 2 meses;
b) Habitualmente esse tipo (evolução diária) é pós-fixado;
c) IGP-M = 1ano
d) CORRETO
e) IPCA = 1ano
-
O CDI é realizado normalmente no curto prazo, em geral com prazo de 1 dia.
Os CDBs podem ser negociados a partir de uma taxa fixa (chamados CDBs pré-fixados) de juros ou uma taxa atrelada a índices econômicos (chamados CDBs pós-fixados), como CDI, SELIC, IPCA, entre outros. Seus prazos variam de instituição para instituição e estão sujeitas à incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda na Fonte (IRF).
-
CDI/SELIC - 1 MÊS
TR/TLP - 1 MESES
TBF - 2 MESES
IPCA/IGPM - 1 ANO
-
No caso, o cliente quer resgatar em 30 dias e quer um indexador que acompanhe a evolução diária da taxa – ou seja, uma taxa pós-fixada. Portanto, já podemos eliminar a alternativa B.
No pós-fixado, há prazos mínimos para resgate que variam de acordo com o indexador. Relembre:
Portanto, o indexador mais indicado, entre as alternativas, é o CDI.
Resposta: D
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Amanda Aires
Para operações de curto prazo é importante que a rentabilidade esteja referenciada em índice que apresenta rentabilidade diária, como é o caso do CDI. O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é rentabilizado pela Taxa DI, que, assim como a Taxa Selic, é calculada diariamente e informa o custo dos empréstimos realizados entre as IFs no mercado interbancário.