-
Introdução
Uma enorme cordilheira (conjunto de altas montanhas), denominada Andes, localiza-se desde a Venezuela, percorrendo toda a zona ocidental da América do Sul, em direção ao seu extremo-meridional. É a segunda maior cadeia montanhosa do mundo, com uma grande quantidade de vulcões, cujos mais famosos são: Chimborazo e o Cotopaxi.
Países da América do Sul:
O continente sul-americano é composto por 12 países : Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, e Suriname.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/america_do_sul.htm
-
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/graphics/ref_maps/political/pdf/south_america.pdf
-
Letra A, América do Sul.
-
Mapeamento do carbono nas florestas
Depois do fracasso no lançamento de dois satélites artificiais voltados para o monitoramento do ciclo do carbono na Terra, os pesquisadores resolveram usar o chamado satélite do gelo, o ICESat, o mesmo que já havia servido para construir o mapa-múndi da altura das florestas. Com a ajuda de dados de campo, amostrados diretamente no solo, eles calcularam a quantidade de biomassa acima do solo e, assim, a quantidade de carbono contido. A equipe então extrapolou esses dados para a toda a variedade de terrenos e relevos ao redor do globo. O mapa revela que, no início dos anos 2000, as florestas nos 75 países tropicais estudados continham 247 bilhões de toneladas de carbono - para comparação, são liberados anualmente para a atmosfera cerca de 10 bilhões de toneladas de carbono pela queima de combustíveis fósseis e pela agricultura. Segundo o mapa, as florestas da América Latina contêm 49 por cento do carbono de todas as florestas tropicais do mundo. Por exemplo, o estoque de carbono do Brasil sozinho, com 61 bilhões de toneladas, é quase igual a todo o estoque de carbono na África Subsaariana, de 62 bilhões de toneladas.
fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=mapa-mundi-carbono#.WpbumGrwYdU
-
O texto de apoio aborda notícia sobre a importância da contribuição ecológica das grandes florestas e as ameaças à sua existência, em diversas partes do mundo. O enunciado questiona onde estão as maiores florestas do mundo em armazenamento de carbono no mundo.
A) Amazônia abrange o território de oito países na América do Sul com as maiores concentrações de biodiversidade de todo o mundo. Alternativa correta.
B) Região cujas florestas estão sendo continuamente exauridas desde o século XVI e que possui poucas áreas reflorestadas e menos ainda com vegetação original.
C) Ainda possui grandes áreas preservadas e naturais mas devido ao clima frio predomina vegetação de menor capacidade de reter carbono que espécies tropicais e equatoriais.
D) Ásia predominantemente desértica e montanhosa de pouca ocorrência de florestas.
E) A distribuição de florestas na África varia mais no sentido Norte-Sul que Leste-Oeste. Na porção ocidental (leste), há tanto áreas desérticas como de grandes florestas.
Gabarito do professor: A
-
Amazônia é vida
-
No nosso país localiza-se a maior floresta tropical do Mundo. Parte da Floresta Amazônica, o “Pulmão do Mundo”, também encontra-se em outros 8 países da América do Sul.
-
Segundo Lopes (2010), o solo do cerrado armazena muito mais carbono que o da floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pampas, por possuir um grande estoque de carbono subterrâneo, visto que a maior parte de sua biomassa encontra-se abaixo do solo.
letra A
-
Falou em zona tropical é a América do Sul kkkk