SóProvas


ID
2062321
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

Rito de Passagem

    Um dia seu filho se aproxima e diz, assim como quem não quer nada: “Pai, fiz a barba”. E, a menos que se trate de um pai desnaturado ou de um barbeiro cansado da profissão, a emoção do pai será inevitável. E será uma complexa emoção essa, um misto de assombro, de orgulho, mas também de melancolia. O seu filho, o filhinho que o pai carregou nos braços, é um homem. O tempo passou.

    Barba é importante. Sempre foi. Patriarca bíblico que se prezasse usava barba. Rei também. E um fio de barba, ou de bigode, tradicionalmente se constitui numa garantia de honra, talvez não aceita pelos cartórios, mas prezada como tal. Fazer a barba é um rito de passagem.

    Como rito de passagem, ele não dura muito. Fazer a barba. No início, é uma revelação; logo passa à condição de rotina, e às vezes de rotina aborrecida. Muitos, aliás, deixam crescer a barba por causa disto, para se ver livre do barbeador ou da lâmina de barbear. Mas, quando seu filho se olha no espelho, e constata que uns poucos e esparsos pelos exigem - ou permitem - o ato de barbear-se, ele seguramente vibra de satisfação.

    Nenhum de nós, ao fazer a barba pela primeira vez, pensa que a infância ficou pra trás. E, no entanto, é exatamente isto: o rosto que nos mira do espelho já não é mais o rosto da criança que fomos. É o rosto do adulto que seremos. E os pelos que a água carrega para o ralo da pia levam consigo sonhos e fantasias que não mais voltarão.

    É bom ter barba? Essa pergunta não tem resposta. Esta pergunta é como a própria barba: surge implacavelmente, cresce não importa o que façamos. Cresce mesmo depois que expiramos. E muitos de nós expiramos lembrando certamente o rosto da criança que, do fundo do espelho, nos olha sem entender.

    (SCLIAR, Moacyr et al. Histórias de grandeza e de miséria. Porto Alegre: L&PM, 2003)

Em “o rosto que nos mira do espelho já não é mais o rosto da criança que fomos” (4°§), os termos em destaque têm sua correta classificação gramatical indicada em:

Alternativas
Comentários
  • O pronome "que" é o relativo de mais largo emprego, sendo por isso chamado relativo universal. Pode ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais", "as quais" quando seu antecedente for um substantivo.

    Por exemplo:

    O trabalho que eu fiz refere-se à corrupção. (= o qual)

    A cantora que acabou de se apresentar é péssima. (= a qual)

    Os trabalhos que eu fiz referem-se à corrupção. (= os quais)

    As cantoras que se apresentaram eram péssimas. (= as quais).

    Disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf51.php

  • Gabarito C

     

    Pronome Relativo. 

    Que substitui por O Qual.

     

    Conjunção Subordinativa Integrante.

    Que substitui por Isso.

  • Galera, uma forma prática de identificar a ocorrência de pronome relativo.

    As orações adjetivas são introduzidas por pronomes relativos. E se empregarmos vírgulas serão explicativos. Se não empregarmos vírgulas serão restritivos. Basta fazer o teste e saber se a possibilidade se aplica.

    "o rosto que nos mira do espelho (restritivo) já não é mais o rosto da criança que fomos (restritivo)”

    "o rosto, que nos mira do espelho, (explicativo) já não é mais o rosto da criança, que fomos (explicativo.)”

     

    Logo, concluímos que se trata de pronome relativo.

  • C) Ambos são pronomes relativos, porém os referentes são distintos.  Correto

     

    o rosto que(pronome relativo só substituir por a qual para ter certeza de que é um PR. o pronome que retoma rosto) nos mira do espelho.[..]

     

    o rosto da criança que(pronome relativo só substituir por a qual para ter certeza de que é um PR. o pronome que retoma criança) fomos.

     

    PR = Pronome Relativo

  • Gabarito Letra C

  • GABARITO: LETRA C

    Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações.

    Não conhecemos o alunoO aluno saiu.

    Não conhecemos o aluno que saiu.

    Como se pode perceber, o que, nessa frase está substituindo o termo aluno e está relacionando a segunda oração com a primeira.

    Os pronomes relativos são os seguintes:

    Variáveis

    O qual, a qual

    Os quais, as quais

    Cujo, cuja

    Cujos, cujas

    Quanto, quanta

    Quantos, quantas

    Invariáveis

    Que (quando equivale a o qual e flexões)

    Quem (quando equivale a o qual e flexões)

    Onde (quando equivale a no qual e flexões)

    FONTE: BRASILESCOLA.UOL.COM.BR

  • PRONOME RELATIVO.

    PÔDE SER SUBSTITUIDO POR: O QUAL