SóProvas


ID
206257
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Suponha um fluxo circular de renda com quatro setores: famílias, empresas, setor financeiro e governo. O equilíbrio é alcançado quando

S + T = I + G

Onde S é a poupança das famílias, T é o imposto, I é o investimento e G é o gasto do governo.

Com base neste modelo, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Achei essa questão bem esquisita, então marquei a que achei menos errada. Vamos lá:
    a) Quando a poupança (S) é maior do que o investimento (I), a economia encontra-se necessariamente em desequilíbrio macroeconômico. Errada. Se S>I então T-G>0.
    b) Se (S + T) for maior do que (I + G), a renda das famílias e o produto da economia crescem, restabelecendo o equilíbrio.
    Parcialmente errada. No caso o investimento e os gastos do governo podem crescer, aumentando o produto e a renda das familias. Mas pode acontecer também da poupança diminuir.
    c) Se (T - G) é a poupança do governo, então o investimento é maior quanto menor a poupança do governo. Errada. O Investimento será maior quanto maior for a poupança do governo.
    d) A tributação é um vazamento no fluxo circular da economia, pois ela reduz o valor corrente da renda, diminuindo os gastos com bens e serviços. Correta, pois se aumenta a tributação, coeteris paribus, diminui a renda disponível e consequentemente os com bens e serviços.
    e) O setor financeiro injeta na economia, via empresas, poupança, e retira da economia, via famílias, investimento. Errada. As famílias injetam poupança e as empresas retiram com os investimentos

    A princípio, fiquei na dúvida entre a B e a D. Mas a D parece mais correta
    um abraço
  • Bastante dúvida em relação à letra B.....

  • S + T = I + G
    (S+T) representam vazamentos, já que estes recursos deixam de fluir das famílias para a compra da produção de bens e serviços por parte das empresas.  Já (I+G) representam injeções ao fluxo, pois representam demandas de outros agentes que não são as famílias (demanda das empresas, I, demanda do governo, G)
    Vazamentos > Injeções – queda da renda nacional
    Injeções >Vazamentos– crescimento da renda nacional
    Vazamentos = Injeções = equilíbrio
    A) Errado
    Partindo da equação de equilíbrio:
    S + T = I + G
    Rearranjando a equação:
    S - I = G – T
    Quando a poupança (S) é maior do que o investimento (I), logo S-I>0, consequentemente, podemos ter S - I = G – T>0, mantendo o equilíbrio. De outra forma, se tivermos em equilíbrio, se a poupança superar o investimento, os gastos do governo superaram os tributos, uma situação de déficit público.
    B) Errado. Vide explicação no prefácio.
    C)Errado.
    Partindo da equação de equilíbrio:
    S + T = I + G
    Rearranjando a equação:
    Poupança do governo = T - G = I -S 
    Podemos extrair da equação a relação direta entre poupança do governo e investimento, consequentemente, quanto maior a poupança do governo, maior será o investimento.
    D) Correto. A tributação é um vazamento no fluxo circular da economia, já que não regressam imediatamente às empresas na compra de bens e serviços.
    E) Errado. Vide explicação no prefácio

    Gabarito: Letra “D"