Gab. E
Chiavenato divide os subsistemas de gestão de pessoas em seis políticas, quais sejam:
-> Política de agregar pessoas: são os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem planejamento de RH, pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como estar relacionada à adaptação dos novos participantes ao ambiente organizacional.
-> Política de aplicar pessoas: são os processos utilizados para a integração dos novos participantes ao ambiente organizacional (programas de integração), desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, movimentação interna (transferências, remoções, alocações) e avaliação de desempenho.
-> Política de recompensar pessoas: são os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios.
-> Política de manter pessoas: são os serviços sociais, como criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem programas de higiene e segurança, qualidade de vida (QVT) e manutenção de relações sindicais.
-> Política de desenvolver pessoas: são os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal. Incluem treinamento e desenvolvimento das pessoas, desenvolvimento organizacional e planejamento de carreiras.
-> Política de monitorar pessoas: são os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados, sistemas de informações gerenciais e auditoria.
RIBAS e SALIM - Gestão de Pessoas para Concursos - pag. 58 e 59
GABARITO: E
RESUMIDAMENTE:
- Agregar pessoas: recrutamento e seleção;
- Aplicar pessoas: modelagem do trabalho, avaliação de desempenho;
- Recompensar pessoas: remuneração, benefícios, incentivos;
- Desenvolver pessoas: treinamento, desenvolvimento, aprendizagem, gestão de conhecimento;
- Manter pessoas: higiene, segurança e qualidade de vida, relações com empregados e sindicatos;
- Monitorar pessoas: banco de dados, sistema de informações gerenciais.
Bons estudos.